Como ir da Tailândia para o Myanmar de ônibus

Como ir da Tailândia para o Myanmar – O Myanmar era um país super fechado para o turismo até poucos anos atrás. Contudo, recentemente, ele vem ficando cada vez mais conhecido por oferecer uma experiência culturalmente mais genuína do sudeste asiático. E, infelizmente, também ficou muito famoso pelos recentes conflitos que aconteceram no país. Sendo o governo militar acusado de genocídio contra a minoria muçulmana que vive no norte do território.

Apesar dos problemas, uma visita ao Myanmar é mais que obrigatória em sua passagem pela região. Especialmente porque longe da região onde os conflitos ocorrem, o país é super seguro.

Vamos contar neste como fizemos para ir da Tailândia para o Myanmar por terra, o que era até pouco tempo considerado impossível por muitos viajantes.

O sol nascendo em Bagan

Como ir da Tailândia para o Myanmar por terra

Apesar de até pouco tempo ser considerado impossível de se entrar no Myanmar por terra, a verdade é que existe pelo menos 3 fronteiras onde é permitida a entrada de turistas no país saindo da Tailândia:

  • A fronteira entre Mae Sai e Tachileik, contudo por aqui você não conseguirá chegar aos principais destinos turísticos do país por terra, sendo necessário pegar um avião;
  • A fronteira entre Ranong e Kawthaung, no sul do país. Não sabíamos desta possibilidade até conhecermos um casal de alemães em Hpa-An que entraram por lá;
  • E a fronteira entre Mae Sot e Myawaddy, que foi a que nós utilizamos.

Atravessando a fronteira de Mae Sot (Tailândia) para Myawaddy (Myanmar)

Essa é a fronteira mais utilizada pelos viajantes que chegam ou saem do Myanmar por terra. Na verdade, ela é ideal para aqueles que estão saindo do norte da Tailândia.

A cidade de Mae Sot é a cidade fronteiriça do lado da Tailândia. E fica a somente a 6h de ônibus desde Chiang Mai. A empresa Greenbus oferece ônibus conectando as duas cidades e é possível comprar as passagens online. Também é possível chegar até a cidade saindo de Bangkok. A viagem dura aproximadamente 9h.

Uma vez em Mae Sot você encontrará o Songthaew, que nada mais é do que caminhonetes adaptadas para o transporte público de passageiros e que fazem o percurso do Mercado de Mae Sot até a fronteira por THB 20,00, ou seja, USD 0.60. Mas também existe a opção de ir de tuk-tuk até a fronteira. A viagem de tuk-tuk custará entre THB 50,00 e THB 100,00.

como ir da Tailândia para o Myanmar
Como ir da Tailândia para o Myanmar – Songthaew – o transporte mais barato até a fronteira

A fronteira entre Mae Sot e  Myawaddy

Uma vez na fronteira é só se dirigir até ao guichê para carimbar a saída da Tailândia.

Com o passaporte carimbado, você pode seguir andando pela ponte que conecta os dois países. Os países são separados pelo rio Moei e a ponte é o caminho para atravessar de um lado para o outro.

como ir da Tailândia para o Myanmar
Como ir da Tailândia para o Myanmar – Atravessando a ponte

Chegando do lado do Myanmar, dirija-se ao guichê número 4, um escritório na verdade. Ali  você deverá apresentar seu passaporte com o visto tirado em alguma embaixada ou o passaporte e a carta de aprovação do visto online, junto com o formulário de entrada disponibilizado no local. Caso tenha tirado o visto online, guarde a carta de aprovação, que também será carimbada, pois ela será pedida na saída.

➡️ Veja neste post como solicitar o visto online para o Myanmar – passo a passo!

visto para o Myanmar
Carimbo do visto no passaporte

Já no Myanmar

Uma vez passada a imigração, você estará na cidade de Myawaddy. Daqui é possível pegar um ônibus direto para Yangon, saída às 9h30m da manhã. Ou, pegar um táxi compartilhado até Hpa-An por MMK 10.000,00, ou USD 6.50.

Os táxis saem assim que ficam cheios e a viagem até Hpa-An dura em torno de 3h. Os táxis ficam estacionados a uns 100m da fronteira, bem pertinho. É só ir perguntando.

Hpa-An é uma cidade super simpática e vale a pena uma parada para ver seus encantos. Veja neste post o que fazer por lá.

Trocando $$ na fronteira entre Tailândia e Myanmar

Por ali também já tem ATM (caixas eletrônicos) e lojas de câmbio, caso você precise trocar dinheiro.

Mas fique atento ao movimento de outros turistas saindo do Myanmar, você pode trocar seus Bahts tailandeses por Kyats do Myanmar. E neste caso os dois sairão ganhando, porque vocês podem usar a taxa de câmbio oficial. Trocamos nosso dinheiro assim (com um turista que estava deixando o país) e acabamos economizando USD 5. Parece pouco mas dá para beber várias cervejas no Myanmar, sabia?

➡️ Veja aqui todos os custos de uma viagem pelo Myanmar.

Onde se hospedar

Caso tenha que dormir um dia perto da fronteira, recomendamos que fique do lado tailandês. A cidade de Mae Sot tem uma infraestrutura melhor, com mais hotéis por melhores preços.

Nós ficamos no Ban Pang Pond Hotel. O hotel era super bacaninha e ainda oferecia bicicletas grátis. Como passamos um dia inteiro na cidade, nós usamos as bicicletas para visitar os templos e os mercados locais.

como atravessar a fronteira da Tailandia para o Myanmar
Como ir da Tailândia para o Myanmar – Nosso hotel em Mae Sot

Caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Sudeste Asiático, e para o Myanmar não é diferente. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de Seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Além disso, utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Sudeste Asiático. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

É isso pessoal, assim de fácil. Para quem quiser saber mais, achamos este site com informações sobre todas as fronteiras terrestres do Myanmar, da até para entrar pela Índia. Vale a pena conferir.

Gostou? Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired