O que fazer em Brasov – na Romênia – Roteiros, Dicas e Custos

Dizem que se você for à Romênia e não visitar Brasov, você não pode dizer que esteve no país. E de fato, a charmosa cidade e seus arredores merecem alguns dias em seu roteiro por esta parte do mundo. Nós passamos 4 dias em Brasov e amamos! Por isso neste post você encontra o que fazer em Brasov, incluindo dicas de onde comer e onde se hospedar gastando pouco.

Além disso, de Brasov é possível fazer alguns day trips (viagens de 1 dia), para Sibiu, Sinaia e para Bran, para conhecer o famoso castelo do Conde Drácula. Vem ver que legal!

o que fazer em brasov
O que fazer em Brasov

Onde se hospedar em Brasov

Em Brasov nós nos hospedamos no Drachenhaus Urban Village. O hotel é uma graça, super bem localizado – no centro da cidade – e você ainda pode optar por ficar nos chalés, que são puro charme. Nós pagamos USD 25 pela diária e não gastamos nenhum centavo com transporte. Super recomendo!

Nosso quarto no Drachenhaus Urban Village

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Brasov

Brasov é uma cidade charmosa, colorida, aconchegante e super fofa. Eu gostei muito. Ainda mais porque estivemos por lá no verão e tudo estava verdinho, contrastando com aquele céu azul maravilhoso, sabe? Mas acho que no inverno a paisagem deve ser bem bonita também, quando tudo fica coberto de neve. É que eu amo o frio, né minha gente?

Mas deixando o blá blá blá de lado, veja abaixo as principais atrações que nós visitamos em Brasov, incluindo um bate e volta para Sibiu, para Sinaia e para Bran.

➡️ Pode ser que você também queira ver nosso post completo com todas as atrações de Bucareste.

Fazer um bate e volta para Bran

Uma vez em Brasov você pode fazer uma viagem de um dia para ir até Bran e conhecer o famoso Castelo do Conde Drácula.

Bran é uma cidade super bonitinha e tudo por lá gira em torno de seu famoso Castelo. Entretanto, já lhe adianto, o castelo em si não tem nenhuma ligação com Vlad III, o Empalador, que serviu de inspiração para a criação do vampiro sombrio. Nem tampouco com a descrição que aparece nos livros de Bram Stoker, o escritor que deu vida ao Conde Drácula em seu livro escrito em 1897.

o que fazer em brasov
o Castelo do Conde Drácula

Mas acontece que na década de 70 a Romênia decidiu focar no turismo. Por isso, devido à localização do Castelo de Bran e sua arquitetura meio sombria, o governo romeno decidiu comercializar o castelo como sendo o “verdadeiro Castelo do Drácula”. Para assim atrair turistas e aumentar a economia do país. 

E deu super certo! Já que milhares de pessoas incluem a Romênia em seu roteiro, especialmente a região da Transilvânia, graças ao fascínio por seus castelos e suas lendas. E eu sou um belo exemplo disso, porque sempre quis conhecer a Transilvânia, especialmente graças aos filmes de Hollywood, confesso.

o Castelo do Conde Drácula
o Castelo do Conde Drácula

Fazer um bate e volta para Sinaia

Se conselho fosse bom, a gente não dava, né? Vendia. Mas mesmo assim eu vou te dar um: se você precisar escolher entre ir para Bran ou ir para Sinaia, vá para Sinaia.

Em primeiro lugar porque o Castelo de Peles é MUITO mais bonito que o Castelo do Drácula que não é do Drácula…rs, e também porque a cidade é um charme!

Castelo de Peles
Castelo de Peles

Além disso, a grande vantagem do Castelo de Peles para o Castelo de Bran é que você só paga para visitar o interior do castelo, caso queria. Mas pode explorar seu jardim e seu exterior sem ter que pagar nada. E no Castelo de Bran a bilheteria fica bem antes do castelo em si, ou seja, para chegar pertinho dele já é necessário pagar.

➡️ Veja aqui o post completo sobre o Castelo de Peles, em Sinaia – quanto custa, como chegar até lá e dicas práticas para visitar a cidade.

o que fazer em bucareste
Castelo de Peles

Fazer um bate e volta para Sibiu

Sibiu é outra cidadezinha super fofa que também fica pertinho de Brasov. Nós fizemos um bate e volta até lá e gostamos muito.

Nós passamos apenas algumas horas na cidade, mas que foram suficientes para conhecer suas principais atrações.

➡️ Veja aqui o post completo com nosso day trip para Sibiu – como ir de Brasov até lá de maneira econômica e diversas dicas práticas para visitar a cidade.

Sibiu

Council Square – Piața Sfatului

A Council Square é a principal praça de Brasov e pode ser o ponto de partida em seu roteiro pela cidade.

A antiga praça, conhecida pela população saxônica como Markplatz, era o local dos mercados anuais desde 1364, e costumava ser visitada por comerciantes do país e do exterior. As casas ao redor da praça guardam uma história rica, assim como o centro dela, que já foi usado como meio de humilhação pública, punição, decapitações e até extermínio de “bruxas”.

Entretanto, atualmente no centro da praça você encontra uma fonte, bancos e alguns restaurantes e cafés vendendo comidinhas, sorvetes e doces. Ela é um ponto de encontro dos moradores nos dias de verão.

Brasov Council Square
o que fazer em brasov
Brasov Council Square – a fonte

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Council House

O Council House é o principal prédio da praça central, e também o ponto de encontro para o Free Walking Tour de Brasov.

O edifício, que já serviu como prefeitura e abrigou uma câmara de tortura e execução no século XVI, hoje funciona como um museu e um dos must do em sua visita à Brasov.

Council House

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada para o museu custa RON 6,00 (1.40).

Black Church – “Biserica Neagra”

A Black Church, igreja dedicada à Virgem Maria, levou quase 100 anos para ser construída.

Entretanto, ela ficou conhecida como Black Church porque foi quase totalmente destruída durante o grande incêndio que aconteceu em 1689 em Brasov, incêndio este que matou 30% da população e destruiu 50% da cidade.

Contudo a igreja passou por grandes restaurações e hoje é um dos mais belos monumentos góticos da Romênia, abrigando em seu interior o maior órgão mecânico do país e a maior coleção de tapetes orientais fora da Turquia.

o que fazer em Brasov
Black Church
Black Church

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: horário de funcionamento: fechado às segundas-feiras. De abril a setembro, de terça a sábado: 10h – 19h, domingo: 12h – 19h. De outubro a março, de terça a sábado: 10h – 15h, domingo, 12h – 15h. Adultos pagam 9,00 (USD 2.10), estudantes pagam 6,00 (USD 1.40) e crianças pagam 3,00 (USD 0.70).

Strada Sforii – Rope Street

Reza a lenda que esta seria a rua mais estreita da Europa. Mas não é, já vou logo te dando esta má notícia…rs.

A rua, que foi construída no século XV para permitir a passagem de brigadas de combate a incêndio entre as principais vias de acesso da cidade, ganhou esta fama, sabe-se lá deus porque, e hoje figura a lista das atrações da cidade. Nós passamos por lá com o Free Walking Tour.

Strada Sforii

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Beth Israel Synagogue

A Sinagoga de Brasov também é um dos pontos de paradas do Free Wlaking Tour. Nós passamos por lá rapidinho e não tivemos oportunidade de entrar nela.

Mas além da arquitetura, do lado de fora da Sinagoga também é possível ver um monumento feito em homenagem aos judeus enviados para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Sinagoga

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Catherine’s Gate

O Portão de Catarina, construído em 1559, é o único portão original da fortaleza de Brasov que sobreviveu desde os tempos medievais.

Mas o fato mais curioso sobre o portão, e também sobre a arquitetura que podemos ver em outros monumentos da Transilvânia, são essas quatro pequenas torres nos cantos da torre central, que simbolizam o fato de a cidade ter autonomia judicial e o “direito de espada” (“Jus Gladii”), que permitia às autoridades locais infligir a pena de morte.

Catherine’s Gate

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Saint Nicholas Church

O Free Walking Tour termina nesta igreja, a igreja Ortodoxa de São Nicolau. E foi na rápida visita que fizemos à igreja que eu descobri que a missa dos ortodoxos dura várias horas e que todas as pessoas a assistem de pé, já que não tem cadeiras e bancos para os fiéis se sentarem – apenas algumas poucas para as pessoas com necessidades especiais.

Outra coisa que eu também não sabia é que os ortodoxos fazem o sinal da cruz de maneira diferente dos católicos, eles unem o indicador e os dois dedos seguintes, tocam a testa, depois o estômago, na sequência o ombro direito e depois o ombro esquerdo – os católicos tocam primeiro o ombro esquerdo. Interessante, né?

Igreja Ortodoxa

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

O Seguro Viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa! Por isso, para garantir uma passagem tranquila pela imigração, faça já o seu Seguro (com descontos) clicando aqui.

White Tower – Turnul Alb

A White Tower é um dos pontos de Brasov de onde você pode ter uma bela vista da cidade.

Construída entre 1460 e 1494, a torre também sofreu danos no grande incêndio de 1689. O primeiro processo de restauração aconteceu em 1723, depois outro ocorreu em 1902, em 1974 e finalmente entre 2003 e 2005.

O que fazer em Brasov
White Tower

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Black Tower – Turnul Negru

Depois de passar pela White Tower nós seguimos caminhando até a Black Tower, que de negra não nada, como você bem pode notar na foto abaixo…rs.

Contudo a torre construída no século XV, recebeu esse nome depois que foi atingida por um raio e pegou fogo. Hoje ela abriga algumas exposições em seu interior.

Black Tower

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada custa RON 7,00 (1.60).

Mount Tampa – Cable Car

Você pode subir o Monte Tampa pela trilha, que tem duração de 45 minutos e é super tranquila, ou você pode ir até lá em cima confortavelmente com o bondinho, o cable car.

Além disso, do alto no monte você terá uma bela vista da cidade e também poderá ver de pertinho o letreiro com o nome de Brasov.

O que fazer em Brasov
O letreiro
Vista da Cidade

Quanto custa: para ir de bondinho você para RON 18,00 (USD 4.20) para subir e descer ou 10,00 (USD 2.30) só para subir ou só descer. O bondinho funciona das 12h às 17h na segunda-feira, de terça à sexta das 9h30m às 17h e sábados e domingos das 9h30 às 18h. Sendo que o último horário para subir é as 4h30m e o último para descer é as 17h.

Strada Republicii – Walking Street

A Walking Street de Brasov é a rua principal da cidade, onde você encontra bares, cafés e os mais badalados restaurantes da cidade.

Mas nossa dica de onde comer não fica por ali não, já que na Wlaking Street os preços geralmente são mais salgados, já que o local é lotado de turistas.

O que fazer em Brasov
Walking Street

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Citadel on Straja Hill

A fortaleza de Brasov, restaurada em 1981, fica no Fortress Hill. Ela teve um importante papel de defesa ao longo do tempo e também serviu como prisão e até mesmo como armazém por muitos anos. 

Entretanto, nós acabamos não indo até lá, por preguiça mesmo, confesso…rs. Mas dizem que ela também rende uma bela vista da cidade.

O que fazer em Brasov

Poiana Brașov

Nós viajamos pela Romênia durante o verão. Mas caso você esteja planejando sua viagem pelo país durante o inverno e, se estiver procurando lugares para esquiar, saiba que a Poiana Brasov já foi considerada uma das estações de esqui mais baratas de toda a Europa. Veja mais informações no site oficial clicando aqui.

Onde comer bem e barato em Brasov

Como eu falei mais acima, esqueça os restaurantes badalados da Walking Street. Porque em Brasov nós descobrimos um restaurante super fofo, com comida deliciosa e cerveja barata (quer combinação melhor?), o Transilvania Restaurant.

Nós comemos todos os dias neste restaurante e amamos! Os pratos principais custam em média RON 15,00 (USD 3.50), as entradas RON 8,00 (USD 1.80) e a cerveja local (deliciosa, aliás) custa em média RON 6,00 (USD 1.40).

Além disso, o Transilvania Restaurant funciona das 11h às 23h e você encontra a localização exata clicando aqui.

O que fazer em Brasov
Mămăligă com carne – um prato super típico da Romênia

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Chegando em Brasov

Nós fomos até Brasov de trem, partindo de Buscareste.

E você pode clicar aqui para ver como foi a viagem e todos os custos envolvidos.

Saindo de Brasov

De Brasov nós pegamos um ônibus até Chisinau, na Moldávia. Já já um post completo por aqui 😉

Curiosidade sobre Brasov

Durante o regime comunista a cidade de Brasov mudou seu nome para Stálin. Mas na verdade a cidade escolhida para ser batizada com o nome do líder comunista foi Sibiu. Entretanto Sibiu produzia o salame mais famoso do país, que também se chamava Sibiu. Por isso a cidade relutou, dizendo que ao mudar de nome, a identidade ligada ao salame seria perdida. Aí quem se lascou e que teve mesmo que mudar de nome foi Brasov…rs.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.