Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Brasov – na Romênia – Roteiros, Dicas e Custos

Dizem que se você for à Romênia e não visitar Brasov, você não pode dizer que esteve no país. E de fato, a charmosa cidade e seus arredores merecem alguns dias em seu roteiro por esta parte do mundo. Nós passamos 4 dias em Brasov e amamos! Por isso neste post você encontra o que fazer em Brasov, incluindo dicas de onde comer e onde se hospedar gastando pouco.

Além disso, de Brasov é possível fazer alguns day trips (viagens de 1 dia), para Sibiu, Sinaia e para Bran, para conhecer o famoso castelo do Conde Drácula. Vem ver que legal!

o que fazer em brasov
O que fazer em Brasov

Onde se hospedar em Brasov

Em Brasov nós nos hospedamos no Drachenhaus Urban Village. O hotel é uma graça, super bem localizado – no centro da cidade – e você ainda pode optar por ficar nos chalés, que são puro charme. Nós pagamos USD 25 pela diária e não gastamos nenhum centavo com transporte. Super recomendo!

Nosso quarto no Drachenhaus Urban Village

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Brasov

Brasov é uma cidade charmosa, colorida, aconchegante e super fofa. Eu gostei muito. Ainda mais porque estivemos por lá no verão e tudo estava verdinho, contrastando com aquele céu azul maravilhoso, sabe? Mas acho que no inverno a paisagem deve ser bem bonita também, quando tudo fica coberto de neve. É que eu amo o frio, né minha gente?

Mas deixando o blá blá blá de lado, veja abaixo as principais atrações que nós visitamos em Brasov, incluindo um bate e volta para Sibiu, para Sinaia e para Bran.

➡️ Pode ser que você também queira ver nosso post completo com todas as atrações de Bucareste.

Fazer um bate e volta para Bran

Uma vez em Brasov você pode fazer uma viagem de um dia para ir até Bran e conhecer o famoso Castelo do Conde Drácula.

Bran é uma cidade super bonitinha e tudo por lá gira em torno de seu famoso Castelo. Entretanto, já lhe adianto, o castelo em si não tem nenhuma ligação com Vlad III, o Empalador, que serviu de inspiração para a criação do vampiro sombrio. Nem tampouco com a descrição que aparece nos livros de Bram Stoker, o escritor que deu vida ao Conde Drácula em seu livro escrito em 1897.

o que fazer em brasov
o Castelo do Conde Drácula

Mas acontece que na década de 70 a Romênia decidiu focar no turismo. Por isso, devido à localização do Castelo de Bran e sua arquitetura meio sombria, o governo romeno decidiu comercializar o castelo como sendo o “verdadeiro Castelo do Drácula”. Para assim atrair turistas e aumentar a economia do país. 

E deu super certo! Já que milhares de pessoas incluem a Romênia em seu roteiro, especialmente a região da Transilvânia, graças ao fascínio por seus castelos e suas lendas. E eu sou um belo exemplo disso, porque sempre quis conhecer a Transilvânia, especialmente graças aos filmes de Hollywood, confesso.

o Castelo do Conde Drácula
o Castelo do Conde Drácula

Fazer um bate e volta para Sinaia

Se conselho fosse bom, a gente não dava, né? Vendia. Mas mesmo assim eu vou te dar um: se você precisar escolher entre ir para Bran ou ir para Sinaia, vá para Sinaia.

Em primeiro lugar porque o Castelo de Peles é MUITO mais bonito que o Castelo do Drácula que não é do Drácula…rs, e também porque a cidade é um charme!

Castelo de Peles
Castelo de Peles

Além disso, a grande vantagem do Castelo de Peles para o Castelo de Bran é que você só paga para visitar o interior do castelo, caso queria. Mas pode explorar seu jardim e seu exterior sem ter que pagar nada. E no Castelo de Bran a bilheteria fica bem antes do castelo em si, ou seja, para chegar pertinho dele já é necessário pagar.

➡️ Veja aqui o post completo sobre o Castelo de Peles, em Sinaia – quanto custa, como chegar até lá e dicas práticas para visitar a cidade.

o que fazer em bucareste
Castelo de Peles

Fazer um bate e volta para Sibiu

Sibiu é outra cidadezinha super fofa que também fica pertinho de Brasov. Nós fizemos um bate e volta até lá e gostamos muito.

Nós passamos apenas algumas horas na cidade, mas que foram suficientes para conhecer suas principais atrações.

➡️ Veja aqui o post completo com nosso day trip para Sibiu – como ir de Brasov até lá de maneira econômica e diversas dicas práticas para visitar a cidade.

Sibiu

Council Square – Piața Sfatului

A Council Square é a principal praça de Brasov e pode ser o ponto de partida em seu roteiro pela cidade.

A antiga praça, conhecida pela população saxônica como Markplatz, era o local dos mercados anuais desde 1364, e costumava ser visitada por comerciantes do país e do exterior. As casas ao redor da praça guardam uma história rica, assim como o centro dela, que já foi usado como meio de humilhação pública, punição, decapitações e até extermínio de “bruxas”.

Entretanto, atualmente no centro da praça você encontra uma fonte, bancos e alguns restaurantes e cafés vendendo comidinhas, sorvetes e doces. Ela é um ponto de encontro dos moradores nos dias de verão.

Brasov Council Square
o que fazer em brasov
Brasov Council Square – a fonte

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Council House

O Council House é o principal prédio da praça central, e também o ponto de encontro para o Free Walking Tour de Brasov.

O edifício, que já serviu como prefeitura e abrigou uma câmara de tortura e execução no século XVI, hoje funciona como um museu e um dos must do em sua visita à Brasov.

Council House

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada para o museu custa RON 6,00 (1.40).

Black Church – “Biserica Neagra”

A Black Church, igreja dedicada à Virgem Maria, levou quase 100 anos para ser construída.

Entretanto, ela ficou conhecida como Black Church porque foi quase totalmente destruída durante o grande incêndio que aconteceu em 1689 em Brasov, incêndio este que matou 30% da população e destruiu 50% da cidade.

Contudo a igreja passou por grandes restaurações e hoje é um dos mais belos monumentos góticos da Romênia, abrigando em seu interior o maior órgão mecânico do país e a maior coleção de tapetes orientais fora da Turquia.

o que fazer em Brasov
Black Church
Black Church

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: horário de funcionamento: fechado às segundas-feiras. De abril a setembro, de terça a sábado: 10h – 19h, domingo: 12h – 19h. De outubro a março, de terça a sábado: 10h – 15h, domingo, 12h – 15h. Adultos pagam 9,00 (USD 2.10), estudantes pagam 6,00 (USD 1.40) e crianças pagam 3,00 (USD 0.70).

Strada Sforii – Rope Street

Reza a lenda que esta seria a rua mais estreita da Europa. Mas não é, já vou logo te dando esta má notícia…rs.

A rua, que foi construída no século XV para permitir a passagem de brigadas de combate a incêndio entre as principais vias de acesso da cidade, ganhou esta fama, sabe-se lá deus porque, e hoje figura a lista das atrações da cidade. Nós passamos por lá com o Free Walking Tour.

Strada Sforii

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Beth Israel Synagogue

A Sinagoga de Brasov também é um dos pontos de paradas do Free Wlaking Tour. Nós passamos por lá rapidinho e não tivemos oportunidade de entrar nela.

Mas além da arquitetura, do lado de fora da Sinagoga também é possível ver um monumento feito em homenagem aos judeus enviados para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Sinagoga

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Catherine’s Gate

O Portão de Catarina, construído em 1559, é o único portão original da fortaleza de Brasov que sobreviveu desde os tempos medievais.

Mas o fato mais curioso sobre o portão, e também sobre a arquitetura que podemos ver em outros monumentos da Transilvânia, são essas quatro pequenas torres nos cantos da torre central, que simbolizam o fato de a cidade ter autonomia judicial e o “direito de espada” (“Jus Gladii”), que permitia às autoridades locais infligir a pena de morte.

Catherine’s Gate

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Saint Nicholas Church

O Free Walking Tour termina nesta igreja, a igreja Ortodoxa de São Nicolau. E foi na rápida visita que fizemos à igreja que eu descobri que a missa dos ortodoxos dura várias horas e que todas as pessoas a assistem de pé, já que não tem cadeiras e bancos para os fiéis se sentarem – apenas algumas poucas para as pessoas com necessidades especiais.

Outra coisa que eu também não sabia é que os ortodoxos fazem o sinal da cruz de maneira diferente dos católicos, eles unem o indicador e os dois dedos seguintes, tocam a testa, depois o estômago, na sequência o ombro direito e depois o ombro esquerdo – os católicos tocam primeiro o ombro esquerdo. Interessante, né?

Igreja Ortodoxa

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

O Seguro Viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa! Por isso, para garantir uma passagem tranquila pela imigração, faça já o seu Seguro (com descontos) clicando aqui.

White Tower – Turnul Alb

A White Tower é um dos pontos de Brasov de onde você pode ter uma bela vista da cidade.

Construída entre 1460 e 1494, a torre também sofreu danos no grande incêndio de 1689. O primeiro processo de restauração aconteceu em 1723, depois outro ocorreu em 1902, em 1974 e finalmente entre 2003 e 2005.

O que fazer em Brasov
White Tower

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Black Tower – Turnul Negru

Depois de passar pela White Tower nós seguimos caminhando até a Black Tower, que de negra não nada, como você bem pode notar na foto abaixo…rs.

Contudo a torre construída no século XV, recebeu esse nome depois que foi atingida por um raio e pegou fogo. Hoje ela abriga algumas exposições em seu interior.

Black Tower

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada custa RON 7,00 (1.60).

Mount Tampa – Cable Car

Você pode subir o Monte Tampa pela trilha, que tem duração de 45 minutos e é super tranquila, ou você pode ir até lá em cima confortavelmente com o bondinho, o cable car.

Além disso, do alto no monte você terá uma bela vista da cidade e também poderá ver de pertinho o letreiro com o nome de Brasov.

O que fazer em Brasov
O letreiro
Vista da Cidade

Quanto custa: para ir de bondinho você para RON 18,00 (USD 4.20) para subir e descer ou 10,00 (USD 2.30) só para subir ou só descer. O bondinho funciona das 12h às 17h na segunda-feira, de terça à sexta das 9h30m às 17h e sábados e domingos das 9h30 às 18h. Sendo que o último horário para subir é as 4h30m e o último para descer é as 17h.

Strada Republicii – Walking Street

A Walking Street de Brasov é a rua principal da cidade, onde você encontra bares, cafés e os mais badalados restaurantes da cidade.

Mas nossa dica de onde comer não fica por ali não, já que na Wlaking Street os preços geralmente são mais salgados, já que o local é lotado de turistas.

O que fazer em Brasov
Walking Street

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: entrada gratuita.

Citadel on Straja Hill

A fortaleza de Brasov, restaurada em 1981, fica no Fortress Hill. Ela teve um importante papel de defesa ao longo do tempo e também serviu como prisão e até mesmo como armazém por muitos anos. 

Entretanto, nós acabamos não indo até lá, por preguiça mesmo, confesso…rs. Mas dizem que ela também rende uma bela vista da cidade.

O que fazer em Brasov

Poiana Brașov

Nós viajamos pela Romênia durante o verão. Mas caso você esteja planejando sua viagem pelo país durante o inverno e, se estiver procurando lugares para esquiar, saiba que a Poiana Brasov já foi considerada uma das estações de esqui mais baratas de toda a Europa. Veja mais informações no site oficial clicando aqui.

Onde comer bem e barato em Brasov

Como eu falei mais acima, esqueça os restaurantes badalados da Walking Street. Porque em Brasov nós descobrimos um restaurante super fofo, com comida deliciosa e cerveja barata (quer combinação melhor?), o Transilvania Restaurant.

Nós comemos todos os dias neste restaurante e amamos! Os pratos principais custam em média RON 15,00 (USD 3.50), as entradas RON 8,00 (USD 1.80) e a cerveja local (deliciosa, aliás) custa em média RON 6,00 (USD 1.40).

Além disso, o Transilvania Restaurant funciona das 11h às 23h e você encontra a localização exata clicando aqui.

O que fazer em Brasov
Mămăligă com carne – um prato super típico da Romênia

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Chegando em Brasov

Nós fomos até Brasov de trem, partindo de Buscareste.

E você pode clicar aqui para ver como foi a viagem e todos os custos envolvidos.

Saindo de Brasov

De Brasov nós pegamos um ônibus até Chisinau, na Moldávia. Já já um post completo por aqui 😉

Curiosidade sobre Brasov

Durante o regime comunista a cidade de Brasov mudou seu nome para Stálin. Mas na verdade a cidade escolhida para ser batizada com o nome do líder comunista foi Sibiu. Entretanto Sibiu produzia o salame mais famoso do país, que também se chamava Sibiu. Por isso a cidade relutou, dizendo que ao mudar de nome, a identidade ligada ao salame seria perdida. Aí quem se lascou e que teve mesmo que mudar de nome foi Brasov…rs.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

Deixe uma resposta