Casal Wanderlust

Mzoli’s, uma verdadeira experiência sul-africana

Se você quiser vivenciar uma atividade tipicamente sul-africana em sua viagem pelo país, não deixe de ir até o Mzoli’s, nos arredores de Cape Town.

Sabe aquele negócio de sucesso que começou do nada, de maneira bem despretensiosa?  Foi assim que surgiu o Mzoli’s em 2003, quando Mzoli Ngcawuzele (tente pronunciar o segundo nome e nos conte se conseguiu) abriu um açougue informal na garagem de sua casa. De lá para cá o Mzoli’s se tornou um super sucesso entre moradores, viajantes e diversas personalidades, entre elas grandes chefes de cozinha que já estiveram por lá.

Mzoli’s

Como Funciona

O Mzoli’s é um açougue, na essência, mas não somente. Logo na entrada há um balcão onde você poderá escolher a sua carne. São opções de carne de porco, carneiro, boi, frango ou linguiça – nos desculpem por isso vegetarianos 😁

Nesse momento você também poderá escolher o molho que eles acrescentarão nas carnes selecionadas. Nós escolhemos um molho picante.

Opções de carnes

Depois você segue até o caixa para efetuar o pagamento da carne e escolher o acompanhamento. Não são muitas opções. Tem a papa, uma espécie de polenta sem muito tempero que é bem tradicional na África em geral, vinagrete e pão caseiro.

Após o pagamento você vai receber a sua carne crua, juntamente com o molho escolhido. E tudo isso vem dentro de uma bacia ou um vasilhame metálico como este da foto. Em seguida você precisa entregar a sua compra ao churrasqueiro, que fica em uma área reservada do local. E após 20 minutos já poderá voltar para buscar o seu “braai”, que é como eles chamam o churrasco por aqui.

Nossa escolha

Você ficará com um bilhete (um compovante) com a numeração referente a sua carne que está lá, sendo assada. Guarde-o, pois será necessário apresentá-lo na hora de retirar o seu braai. O nosso era esse aí da foto, número 122 😋

Depois disso é só pegar sua carne prontinha e escolher um local para se sentar na tenda. Tem desde mesas gigantes e compartilhadas, que foi a nossa opção, até uma área VIP com sofás e tudo mais.

Nosso almoço

É Seguro?

É sim. Nós fomos até lá utilizando transporte público, as minivans ou lotações, que aqui eles chamam de táxis. O local é frequentado por famílias locais, jovens, turistas e como falamos mais acima, por algumas celebridades também.

Horário de Funcionamento

O Mzoli’s fica aberto diariamente das 9h as 18h, mas nos finais de semana esse horário pode se estender noite adentro. Nós estivemos por lá às 12h e achamos um horário perfeito para almoçar e passar a tarde bebendo cerveja.

Quanto Custa

Comemos quase um quilo de carne por ZAR 150,00 ou USD 11,50. E pagamos mais ZAR 20,00 ou USD 1,50 por pessoa para acessar a área da tenda, onde ficam as mesas e um DJ que anima o local.

Veja só a minha vergonha tentando dançar com o pessoal…hahaha ⬇️ 😂

E a Cerveja?

Pois é, a má notícia é que o Mzoli’s não vende bebidas alcóolicas. Mas a boa notícia é que há vários bares e “liquor stores” nos arredores. Há um bar bem ao lado do Mzoli’s, mas a cerveja é mais cara por ali.

Nós saímos do Mzoli’s, viramos à esquerda e depois dobramos a próxima esquina, à direita, e encontramos uma “liquor store” onde compramos long necks por ZAR 10,00 ou USD 0,75. Na dúvida é só perguntar ao próprio pessoal que trabalha por lá que eles indicarão o lugar mais barato para comprar sua cerveja gelada.

Como chegar no Mzoli’s

Endereço: Ny 115, Guguletu, Cape Town, 7751.

Chegar no Mzoli’s não é das tarefas mais simples para quem não estiver com um carro alugado. A estação de trem mais próxima fica um pouco distante e o ônibus MyCiti não passa por lá.

Nós fomos de lotação, ou táxi, como eles chamam as minivans por aqui. Pegamos a minivan no Bus Rank, o ponto de onde elas saem, próximo a estação central de ônibus e trem de Cape Town. A lotação ia para Nyanga, partindo da plataforma 9, e pedimos para saltar no Mzoli’s. O motorista nos deixou bem na porta.

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 comentários sobre “Mzoli’s, uma verdadeira experiência sul-africana

Deixe uma resposta