Visitando o Cabo da Boa Esperança, em Cape Town

Assim como a Table Mountain, o Cabo da Boa Esperança é uma das atrações imperdíveis para quem estiver em Cape Town ou planejando uma viagem para esta linda cidade da África do Sul.

Contudo, e isso pode parecer confuso, mas você precisa saber que dentro do parque existem duas atrações, dois cabos: o Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) e o Cape Point. E nós vamos falar sobre ambos neste post.

Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança

O Cape Point está dentro do Cape of Good Hope Nature Reserve, que por sua vez faz parte do Table Mountain National Park. Mas calma, a Table Mountain não fica por aqui, esse é apenas o nome do parque que contempla toda essa região que vai desde Signal Hill, passando pela costa da Península do Cabo até chegar aqui. A Table Mountain, grande atração de Cape Town, fica próxima da cidade.

Onde se hospedar em Cape Town

Durante nossos dias em Cape Town nós nos hospedamos no Cape Town Lodge Hotel. Um hotel super bem localizado, pertinho do V&A Waterfront, com piscina e vista para a Table Mountain. Nós gostamos muito!

Mas caso queira checar outras boas opções de hospedagem, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você.

Nosso quartão no Cape Town Lodge Hotel

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Cabo da Boa Esperança

O primeiro navegador a contornar essa ponta do continente africano foi o português Bartolomeu Dias, em 1488. Ele estava em busca de uma nova rota comercial para a Índia.

Entretanto, inicialmente o ponto mais sudoeste do continente africano foi batizado por Bartolomeu Dias de Cabo das Tormentas, devido ao tempo no local que mudava drasticamente de uma hora para outra, podendo ocorrer tempestades a qualquer momento. Por isso mesmo, quase uma década depois é que Vasco da Gama conseguiu concluir a missão dada a Bartolomeu Dias, chegando até a Índia.

Mas devido ao grande otimismo que essa nova rota trouxe para Portugal, o rei João II mudou o nome do cabo de Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança.

Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança

Cape Point

Cape Point é onde fica o farol que foi construído para alertar os navegantes quanto a presença de pedras próximas a costa. Contudo, ele foi construído em uma área tão alta (a 238 metros de altitude) que acabava ficando encoberto pela neblina por aproximadamente 900 horas por ano – o que fez com que o farol não servisse para quase nada, né?

Por isso ele acabou sendo desativado e um novo farol foi instalado a 87 metros de altitude.

cabo da boa esperança
Cape Point Lighthouse – Farol de Cape Point

Além disso, para chegar até o farol você tem duas opções:

  • Ir caminhando, como nós fizemos, e aproveitar para apreciar a linda paisagem e tirar belas fotos:
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Parada para foto no meio da subida – de tirar o fôlego, não!?
  • Ou você pode subir com o funicular, uma espécie de bondinho. O valor é de ZAR 85,00 ida e volta – USD 5.70. Ou ZAR 70,00 só para subir ou só para descer – USD 4.70.
O funicular

Chegar ao Cape Point é mais tranquilo pois toda a área é bem sinalizada, basicamente basta entrar no parque e continuar seguindo as placas que indicam “Cape Point”.

Talvez você encontre certa dificuldade para encontrar o Cape of Good Hope. Mas nada de assustador, pois se perguntar a qualquer turista (sempre haverá dezenas deles por lá) logo você será direcionado para o local correto.

Outras Atrações do Parque

Além disso, a vantagem de ir com um carro alugado, ou de carona com um amigo sul-africano (que foi o que nós fizemos) é poder aproveitar melhor o parque e suas comodidades.

Cabo da Boa Esperança – Piscinas Naturais

Nós estivemos por lá no inverno, então não desfrutamos muito das piscinas. Mas era um dia de sol e tinha uma criancinha bem corajosa brincando em uma delas. No verão deve ser muito bacana. Mas vale ressaltar que a água do mar é bem gelada, para os padrões brasileiros.

Piscina natural

Cabo da Boa Esperança – Churrasqueiras

Bem próxima a essa piscina da foto acima fica uma área com 22 churrasqueiras onde você poderá aproveitar para fazer um churrasco, ou um “braai”, como eles chamam aqui. E foi exatamente o que nós fizemos.

Nosso “braai” no Cabo da Boa Esperança – tem coisa mais sul-africana que isso?

Cabo da Boa Esperança – Natureza

Você pode aproveitar que está em uma reserva natural e admirar as belezas da natureza. O parque é conhecido por ter vários macacos babuínos perambulando por lá. Eles podem ser bastante agressivos, aliás. Mas existem diversos outros bichinhos para você admirar, fotografar e ficar babando.

Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança

Cabo da Boa Esperança – Paisagens

E tem coisa mais maravilhosa nessa vida do que poder aproveitar essa vista incrível? Uma coisa nós garantimos, para onde quer que você olhar, seus olhos vão se deliciar!

Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança

Cabo da Boa Esperança – Quanto Custa

A entrada para o parque custa:

💰  ZAR 320,00 para adultos – USD 21

💰  ZAR 160,00 para crianças – USD 10

Cabo da Boa Esperança – Como Chegar

O parque fica a 70 km de Cape Town. E existem algumas opções para você chegar até lá.

  • Alugar um carro;
  • Ir com o ônibus de turismo Citysightseeing por ZAR 550,00 ou USD 41 incluindo a entrada do parque e uma parada na Boulders Beach para ver pinguins;
  • Ir com a empresa Comoot por ZAR 198,00 ou USD 15 – apenas transporte de ida e volta.

Horário de Funcionamento

O parque abre das 06h às 18h entre os meses de Outubro a Março e das 07h às 17h de Abril a Setembro.

Hospedagem

Você sabia que dá para se hospedar dentro do parque? Veja mais opções no site oficial clicando aqui.

Curiosidade

Entretanto, por ser uma grande atração turística de Cape Town, muitas empresas vendem a ideia de que o encontro dos oceanos Índico e Atlântico acontece aqui, no Cabo da Boa Esperança. Mas a verdade é que os oceanos se encontram em Cape Agulhas, a 257 km deste local.

Cape Agulhas, onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram.

Quando visitar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, em algumas cidades da África do faz frio, e muito.Por isso, veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual em Cape Town:

Lembre-se do Seguro Viagem!

O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila para a África do Sul. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Planejando uma viagem para Cape Town?

Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

Tudo sobre Cape Town

Tudo sobre a Garden Route

Sobre a África do Sul

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 Comentários

  1. Oi!! Adoro o blog de vocês e sempre uso pra planejar minhas viagens!
    Estou avaliando se vale a pena ou não ir pro cabo da boa esperança. Vou ficar 7 dias completos em Cape Town, sendo que em um desses dias vou fazer o wine tour. Vocês acham que dá tempo de aproveitar bem a cidade, com calma, e mesmo assim fazer o cabo?

    Beijos!

    • Oi Gabi,
      Que delícia de mensagem! Obrigada!!! Ganhamos o dia!!!
      Olha, em nossa opinião, se tivéssemos apenas 7 dias inteiros, nós iríamos mesmo assim para o Cabo da Boa Esperança.
      A gente gosta de natureza, de vistas bonitas, de locais para admirar a paisagem e ver uns bichinhos. E lá tem tudo isso!
      Tirando este dia e o dia do wine tour, lhe sobrarão 5 dias inteiros em Cape Town. Dá para curtir a cidade sim!
      Mas se sua pegada não for essa de paisagem, você pode trocar o Cabo por um dia nos museus, por exemplo. Cape Town tem vários museus interessantes.
      Mas resumindo e respondendo a sua pergunta: sim! Mesmo com o Cabo você ainda terá tempo de aproveitar a cidade.
      Bjos

  2. Olá! Tudo bem? Sei que a pergunta que vou fazer é difícil rs marcamos á viagem para a Africa dos umas sem pensarmos sequer em conhecer Cape Town… vamos ficar bastante tempo em reservas privadas pelo kruger fazendo safari (objetivo da viagem) e vamos nos hospedar por alguns dias em vinícolas pela região de Stellenbosch… então vale Town seria só uma passagem para nós. Mas como vamos para as vinícolas a partir de vale Town, pensei em tirar um dia para fazer alguma coisa por lá. Sei que não vai dar para ver praticamente nada. Pensei em subir a table mountain… mas ja vi que o bondinho estará fechado para manutenção (vamos no inicio de agosto) E não está nos meus planos messsmo subir aquilo tudo a pé. Será que cabo da boa esperanca e boulders beach é uma boa opção? Agradeco desde já!