Mzoli’s, uma verdadeira experiência sul-africana

Se você quiser vivenciar uma atividade tipicamente sul-africana em sua viagem pelo país, não deixe de ir até o Mzoli’s, nos arredores de Cape Town.

Sabe aquele negócio de sucesso que começou do nada, de maneira bem despretensiosa?  Foi assim que surgiu o Mzoli’s em 2003, quando Mzoli Ngcawuzele (tente pronunciar o segundo nome e nos conte se conseguiu) abriu um açougue informal na garagem de sua casa. De lá para cá o Mzoli’s se tornou um super sucesso entre moradores, viajantes e diversas personalidades, entre elas grandes chefes de cozinha que já estiveram por lá.

Mzoli’s

Onde se hospedar em Cape Town

Durante nossos dias em Cape Town nós nos hospedamos no Cape Town Lodge Hotel. Um hotel super bem localizado, perto do V&A Waterfront, com piscina e vista para a Table Mountain. Nós gostamos muito! Mas caso queira ver outras boas opções clique aqui para ver a seleção de hotéis que nós preparamos.

Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Nosso quarto no Cape Town Lodge Hotel

Como o Mzoli’s Funciona

O Mzoli’s é um açougue, na essência, mas não somente. Logo na entrada há um balcão onde você poderá escolher a sua carne. São opções de carne de porco, carneiro, boi, frango ou linguiça – nos desculpem por isso vegetarianos 😁

Nesse momento você também poderá escolher o molho que eles acrescentarão nas carnes selecionadas. Nós escolhemos um molho picante.

Opções de carnes

Depois você segue até o caixa para efetuar o pagamento da carne e escolher o acompanhamento. Não são muitas opções. Tem a papa, uma espécie de polenta sem muito tempero que é bem tradicional na África em geral, vinagrete e pão caseiro.

Após o pagamento você vai receber a sua carne crua, juntamente com o molho escolhido. E tudo isso vem dentro de uma bacia ou um vasilhame metálico como este da foto. Em seguida você precisa entregar a sua compra ao churrasqueiro, que fica em uma área reservada do local. E após 20 minutos já poderá voltar para buscar o seu “braai”, que é como eles chamam o churrasco por aqui.

Nossa escolha

Você ficará com um bilhete (um compovante) com a numeração referente a sua carne que está lá, sendo assada. Guarde-o, pois será necessário apresentá-lo na hora de retirar o seu braai. O nosso era esse aí da foto, número 122 😋

Depois disso é só pegar sua carne prontinha e escolher um local para se sentar na tenda. Tem desde mesas gigantes e compartilhadas, que foi a nossa opção, até uma área VIP com sofás e tudo mais.

Nosso almoço

É Seguro?

É sim. Nós fomos até lá utilizando transporte público, as minivans ou lotações, que aqui eles chamam de táxis. O local é frequentado por famílias locais, jovens, turistas e como falamos mais acima, por algumas celebridades também.

Porém, o Mzoli’s fica em um bairro periférico da cidade que não é exatamente conhecido por ser um dos mais seguros. Conhecemos uma alemã que foi assaltada na região. Então, fique atento e não dê bobeira por lá.

Horário de Funcionamento

O Mzoli’s fica aberto diariamente das 9h as 18h, mas nos finais de semana esse horário pode se estender noite adentro. Nós estivemos por lá às 12h e achamos um horário perfeito para almoçar e passar a tarde bebendo cerveja.

Quanto Custa

Comemos quase um quilo de carne por ZAR 150,00 ou USD 11,50. E pagamos mais ZAR 20,00 ou USD 1,50 por pessoa para acessar a área da tenda, onde ficam as mesas e um DJ que anima o local.

Veja só a minha vergonha tentando dançar com o pessoal…hahaha ⬇️ 😂

E a Cerveja?

Pois é, a má notícia é que o Mzoli’s não vende bebidas alcóolicas. Mas a boa notícia é que há vários bares e “liquor stores” nos arredores. Há um bar bem ao lado do Mzoli’s, mas a cerveja é mais cara por ali.

Nós saímos do Mzoli’s, viramos à esquerda e depois dobramos a próxima esquina, à direita, e encontramos uma “liquor store” onde compramos long necks por ZAR 10,00 ou USD 0,75. Na dúvida é só perguntar ao próprio pessoal que trabalha por lá que eles indicarão o lugar mais barato para comprar sua cerveja gelada.

Como chegar no Mzoli’s

Endereço: Ny 115, Guguletu, Cape Town, 7751.

Chegar no Mzoli’s não é das tarefas mais simples para quem não estiver com um carro alugado. A estação de trem mais próxima fica um pouco distante e o ônibus MyCiti não passa por lá.

Nós fomos de lotação, ou táxi, como eles chamam as minivans por aqui. Pegamos a minivan no Bus Rank, o ponto de onde elas saem, próximo a estação central de ônibus e trem de Cape Town. A lotação ia para Nyanga, partindo da plataforma 9, e pedimos para saltar no Mzoli’s. O motorista nos deixou bem na porta.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles! Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

Tudo sobre Cape Town ⤵️

Tudo sobre a Garden Route ⤵️

Sobre a África do Sul ⤵️

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 Comentários