Ver baleias em Hermanus, na África do Sul

Hermanus é a capital de observação de baleias na África do Sul. Não bastasse o título, a cidade também se auto-define como o melhor lugar do mundo para ver esses lindos gigantes em seu habitat natural.

Depois de passar três meses no país nós resolvemos ir até lá para conferir se realmente Hermanus fazia jus à fama. E já vamos adiantar que sim. É tudo isso mesmo! E nesse post vamos mostrar o porquê.

Ver baleias em Hermanus
Coisa mais lindaaaaa!!!

A costa da África do Sul é frequentada principalmente por baleias Southern Rights, uma espécie de baleia franca que chega a pesar 70 toneladas, alcança 18 metros de comprimento e pode viver cerca de 100 anos. Infelizmente eram as preferidas para a caça porque são ricas em óleo, são mais lentas e flutuam quando mortas. Por isso chegaram à quase extinção no século 20. Mas desde 1935 são protegidas aqui na África do Sul. 

Por isso elas costumam chegar da Antártica em junho e permanecem nas águas mais quentinhas da costa sul-africana até novembro. Mas é bom lembrar que “águas mais quentinhas” é para quem vem da Antártica, né minha gente? Para nós, brasileiros, a água é fria pra chuchu!!! 😁

hermanus whale

Como Ver as Baleias em Hermanus

Você não precisa necessariamente contratar um passeio de barco para ver baleias em Hermanus, uma vez que muitas vezes é possível vê-las da orla mesmo.

Nós já tínhamos visto algumas baleias em Jeffreys Bay, em Plettenberg e até mesmo em Cape Town. Mas elas estavam muito longe da costa e muitas vezes era bem difícil dizer se o que estávamos vendo era mesmo uma baleia ou apenas uma grande rocha no mar….rs.

Foi então que decidimos, depois de muito pesquisar, ir até Hermanus e contratar um passeio de barco para vê-las mais de pertinho.

Dá até vontade de fazer um carinho, não dá?

O Passeio de Barco

Depois de muito pesquisar nós escolhemos a empresa Southern Right Charters. E nossa escolha foi baseada basicamente na responsabilidade ambiental da empresa, cujo slogan é “Observing, NOT Disturbing”, que em português seria “Observando, NÃO Perturbando”.

Mas além do barco ser super bacana, toda a equipe da Southern Right Charters é muito profissional e bastante experiente nesse tipo de atividade, nós adoramos o passeio e recomendamos a todos aqueles que quiserem viver essa experiência única! Clique aqui para acessar o site oficial.

Southern Right Charters HERMANUS
Southern Right Charters em Hermanus

Além disso, nós somos contra todo e qualquer tipo de turismo exploratório e tivemos muito cuidado ao pesquisar se o passeio de barco poderia ser prejudicial de alguma forma. Foi então que descobrimos que os barcos de turismo têm licença oficial para se aproximar até 50 metros de distância das baleias. Entretanto, ao chegar a 100 metros de distância os motores do barco são desligados e não há, em momento algum, interferência humana com os animais.

Entretanto, sendo curiosas por natureza, as baleias acabam chegando bem perto dos barcos, elas ficam por perto pelo tempo que quiserem (se quiserem) e somente depois delas se afastarem a uma distância segura é que os motores são ligados novamente.

Veja abaixo o vídeo caprichado que nós fizemos para mostrar como é o passeio:

Como Procurar Baleias no Mar?

Como o barco chega mais perto das baleias a missão de avistá-las é bem mais fácil. Especialmente porque um guia (normalmente um biólogo) vai apontando para o local onde elas estão e explicando um pouquinho sobre as espécies e suas graciosas manobras. Mas basicamente você precisará procurar por:

  • Charmosas nadadeiras apontando para fora d’água:

Olha uma nadadeira ali!
como ver baleias em hermanus
Até parece um tubarão, mas são só baleias mesmo…rs
  • Caldas gigantes sacudindo do lado de fora:

Olha elas ali!
  • Ou cabecinhas curiosas apontando no mar:

“Oi, como vai? Tudo bem?”
Não parece, mas é uma cabeça de baleia

Como Chegar 

Nós alugamos um carro para fazer um bate e volta até Hermanus. Mas é muito comum incluir essa parada em uma viagem pela Garden Route.

➡️  Veja aqui nosso post com um roteiro de 8 dias pela Garden Route.

Saindo de Cape Town nós pegamos a estrada N2 para George. Viramos à esquerda na R43 em direção a Hermanus. E seguimos utilizando o APP Maps.Me, que funciona bem off-line.

Melhor época para ver baleias em Hermanus

As baleias vêm para a costa da África do Sul entre os meses de junho e novembro. Por isso a melhor época para observá-las é de julho a outubro.

Além disso, tempo claro, sem vento e mar calmo são as melhores condições para observação de baleias. Fique de olho nos esguichos, pois geralmente são os primeiros sinais da presença delas.

Como ver baleias em Hermanus
Olha duas delas ali! Que coisa mais linda!

Quanto Custa

O passeio de barco para observação de baleias custa ZAR 800,00 por pessoa, ou USD 62. E o valor inclui refrigerante, água e alguns snacks distribuídos no fim do tour.

Nós fizemos o passeio com a empresa Southern Right Charters.

Telefone para contato: +27 (0) 82 353 0550

E-mail: [email protected]

Website: http://www.southernrightcharters.co.za/

O que Levar

  • Protetor solar
  • Boné ou chapéu
  • Binóculos (para vê-las ainda mais de perto) 
  • Máquina fotográfica
  • Uma jaqueta corta vento ou qualquer coisa que proteja do frio 

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles!

Por isso, para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código  CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

E não é caro viu, gente!? Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila para a África do Sul. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

✅  Planejando uma viagem para a África do Sul? Veja todos os posts que escrevemos sobre o país:

Tudo sobre Cape Town ⤵️

Tudo sobre a Garden Route ⤵️

Sobre a África do Sul ⤵️

🌎  Além disso, acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

10 Comentários

  1. Olá! Adorei o relato mas fiquei um tantinho preocupada. O passeio para ver tubarão vocês fizeram? Ele influencia na natureza? Queria fazer mas depois de ler o que disse, fiquei me questionando se ele tem impacto também…. e acho que tem =(

    • Oiii Daniii…
      Ai menina…tão complicado isso…
      Já li mtas pessoas dizendo que não impacta, outras dizendo que é danoso para o ecossistema e para os bichos sim.
      Vou deixar aqui o link para um post que eu gostei muito. Foi escrito por uma amiga minha: https://emalgumlugardomundo.com.br/mergulho-com-tubarao-branco/
      Dá uma lida.

      Vc tem algum amigo biólogo? Converse com algum biólogo para ter a opinião de um profissional tb, sabe!? Eu não faria o mergulho, pq preferiria gastar o $$ com outras coisas 🙂
      Mas vai de cada um!
      Bjao e obrigada pela msg!

  2. Que legal esse passeio!!
    Fiquei com uma dúvida… vou para lá na minha lua de mel em novembro e quero fazer esse passeio também.
    Pelo que vi, essa empresa vende em torno de 45 ingressos por passeio… Vão todas no mesmo barco? Porque acabei ficando com medo de ser gente demais e que fique barulhento ou difícil de aproveitar a natureza com tanta gente junta num pequeno espaço.
    Obrigado pelas dicas e ficarei muito agradecida pela resposta!

    • Oi Sarah, tudo bem?
      Nosso barco tinha mesmo umas 40 pessoas. Mas não achei insuportável de gente, achei bem tranquilo e sem muvuca. Não era um barquinho pequeno.
      Quando as baleias aparecem todo mundo fica mudo de tanta emoção. Aliás é indicação da embarcação para que as pessoas não façam barulho para não atrapalhar a vidinha dos grandes mamíferos que sempre chegam bem pertinho do barco. É a coisa mais linda!
      Contudo, por ser sua lua-de-mel, você pode procurar algo mais privativo de repente. Que tal?
      De qualquer maneira é uma experiência incrível e nós amamos!
      Abração