Casal Wanderlust

Cape Town: a Mecca Africana das Cervejas Artesanais

Como já comentado no post do Beer Tour em Port Elizabeth, para a alegria dos amantes de cerveja de plantão, a África do Sul é um destino mais que especial para aqueles que gostam de saborear este elixir feito tradicionalmente de cevada, lúpulo e água 🍺🍺🍺  …além da levedura, claro! E Cape Town é simplesmente a cereja do bolo do país. Existem várias cervejarias artesanais e bares com uma grande seleção de diferentes estilos e sabores para se degustar.

A lista de cervejarias e bares especializados é imensa, desde as maiores e mais conhecidas CBC e Devil’s Peak, passando pela Darling Brewery  e o Banana Jam Pub. Muitas delas oferecerem um tour pela fábrica e um menu para degustação dos vários estilos fabricados.

Nós visitamos algumas cervejarias e bares temáticos na cidade e vamos contar aqui como foi essa deliciosa experiência. Segue com a gente!

Urban Brewery

Localizada na Harbour Road, em Hout Bay, próxima ao porto e bem ao lado de onde acontece semanalmente o mercado de Hout Bay. A Urban Brewery é uma das mais novas cervejarias da cidade. Fundada em 2015, seu criador e mestre cervejeiro trabalhou e estudou na Alemanha, de onde diz ter trazido a inspiração para o forte papel do malte em suas criações.

A cervejaria oferece 4 diferentes cervejas e uma cidra (SS Maori). Entre as cervejas temos a Monkey’s Paw (Pilsner),  a Judas Peak (Blond Ale), a Dungeons (Stout) e a Talisman (Weiss).

Tem Happy Hour com promoções todos os dias e se você fizer o check in ainda ganha 50% de desconto na primeira cerveja 😋

Nós experimentamos a Judas Peak. A cerveja tem um aroma frutado e sabor um pouco adocicado, com um corpo médio pra leve. Apesar de gostar um pouco mais de lúpulo, ela caiu super bem!

💰  Custo cerveja 500ml: ZAR 30 ou USD 2,30.

Urban Brewery, em Cape Town

Woodstock Brewery

Criada pelo sul-africano Andre Viljoen, que acreditava que uma cervejaria era a combinação perfeita entre arte, negócios e ciência, a Woodstock Brewery é definitivamente uma das melhores surpresas que tivemos em Cape Town. Situada em um bairro super badalado por suas várias galerias de arte e pelo famoso Old Biscuit Mill Market, a cervejaria ainda oferece um beer tour pela fábrica e um combo para degustação super atrativo.

Woodstock Brewery

Quando estivemos lá nós fizemos a degustação das 5 cervejas ‘fixas’ do menu, eles também tem algumas brejas sazonais, que são: Happy Pills (German Pilsner), Hazy Daze (Belgiun Wit), Californicator (American IPA), Pot Belge (Belgian Amber Ale) e a Rhythm Stick (English Pale Ale).

Cervejas da Woodstock Brewery

Não dá para negar que nossa preferida foi a Californicator, com um aroma cítrico e corpo médio, essa IPA é uma ótima pedida.

💰  Custo degustação: ZAR 30 ou USD 2,30

💰  Custo Tour: ZAR 30 ou USD 2,30

Newlands Brewery

A primeira cervejaria que recebeu autorização, do então governo provincial, a comercializar cerveja na África do Sul em 1657. E depois de muitos anos de sucesso, a Newlands Brewery foi comprada pela SAB (South African Breweries). E recentemente a SABMiller foi adquirida pela Ab Inbev, dona de importantes marcas comerciais como: Budweiser, Stella Atois, Leffe, Bass, Skol, Antartica, entre outras.

Degustação na Newlands Brewery, em Cape Town

A cervejaria continua usando água de uma fonte natural, Newlands Spring, como fazia há mais de 400 anos e conta com o status de Patrimônio Nacional desde 1995. Aqui, além de poder conhecer todo o processo produtivo e de engarrafamento de diversas cervejas sul-africanas, como a Castle, Castle Lite, Black Label, Hansa, etc., você também poderá conhecer e degustar as cervejas artesanais produzidas pela Newlands Spring Brewery, uma micro-cervejaria que funciona dentro da Newlands Brewery. Juntando o melhor dos dois mundos, o processo com tecnologia de ponta das cervejas comerciais, com o mundo da cerveja artesanal.

No final do tour, você degustará todas as cervejas comerciais fabricadas aqui, oito no total, e duas das três cervejas artesanais: Mountain Weiss, Jacobs Pale Ale e a Passionate Belgium Blond.

Nós provamos a Passionate e a Jacobs, e simplesmente adoramos a segunda. Com aparência âmbar escuro e excelente balanço entre malte e lúpulo.

💰  Custo Tour: ZAR 80 ou USD 6,15.

Degustação: Free!

Devil’s Peak Brewery

Uma das cervejarias artesanais mais famosas de Cape Town. Seu nome é uma homenagem a uma das montanhas mais famosas da região, a Devil’s Peak. Apesar de ter sido criada em 2012, a cervejaria já se encontra no Hall da Fama da cidade e é parada obrigatória para os amantes de cerveja que estiverem na cidade mãe. Quando estivemos um Cape Town, confundimos seu Tap Bar em Salt River, que estava em reforma, com a própria cervejaria. Por esse motivo acabamos não conhecendo sua fabrica. 😔

Cervejas Devil’s Peak

Contudo, suas cervejas são super fáceis de encontrar na cidade e provamos duas delas. A Devil’s Peak Pale Ale e a King’sBlock House IPA. A Pale Ale é animal, com um aroma delicioso de lúpulo e um sabor bastante equilibrado. Corpo leve e uma grande “drinkability”. Sou muito suspeito para falar de IPA, porque adoro, mas a King’s Block é realmente demais. Com 6% de álcool, um aroma cítrico/floral divino e um sabor marcante de lúpulo. Gostei tanto que acabei comprando mais umas garrafas quando já estávamos em Windhoek.

💰  Custo médio garrafa 330 ml: ZAR 20 ou USD 1,50.

Beer House

No meio da Long Street, a rua mais famosa de Cape Town por seus bares e baladas, o Beer House é famoso por sua grande seleção de cervejas. São mais de 99 rótulos em garrafa e 25 taps. Adicionado a isso, ainda há várias opções de comida para “parear” com seu estilo predileto de cerveja.

O bar conta com 3 opções para degustação: o Explorer, para quem gosta mais das cervejas com maior drinkability e frutadas, o Hop Head para os amantes de lúpulo e o Beer O’clock que é uma  mistura dos diversos rótulos começando pelas Lagers e chegando até a Imperial IPA.

O Beer O’clock do Beer House

O bar ainda é palco para diversos eventos cervejeiros ao longo do ano e oferece música o vivo durante alguns dia da semana. É parada obrigatória pra quem estiver na Mother City.

💰  Degustação Explorer: ZAR 90 ou USD 6,90

💰  Degustação Hop Head: ZAR 90 ou USD 6,90

Degustação Beer O’clock: ZAR 170 ou USD 13,00

E aí, deu vontade de tomar aquela breja? Se você estiver em Cape Town não faltarão opções para todos os gostos e com um preço super camarada.

Se você gostou deste post, dá uma olhada também no Beer Tour em Port Elizabeth.

Cheers!

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta