O que fazer em Petra, a cidade cor-de-rosa da Jordânia

Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo. Petra, a cidade cor-de-rosa, é um dos principais atrativos da Jordânia.

Quem nunca sonhou em conhecer o lugar que serviu de cenário para gravações do filme Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1989? É claro que existem motivos mais nobres que podem interessar você, mas confesso que desde criança foi esse filme que fez com que Petra subisse para o topo da minha lista de lugares para conhecer antes de morrer.

A Câmara do Tesouro – umas das principais atrações de Petra

Petra é o legado deixado pelos Nabateus, um povo de nômades árabes que chegou na região por volta do século 3 a.C. Foi por muito tempo considerada o eixo do comércio de especiarias naquela região. Porém, o domínio do império romano fez com que o comércio dos Nabateus entrasse em declínio. Petra deixou de estar nas rotas comerciais e sua economia estava cada vez mais decadente. Então, no ano 363, depois de um forte terremoto que destruiu grande parte da cidade, Petra perdeu definitivamente toda a sua importância.

Por aproximadamente 600 anos Petra foi considerada uma lenda, assim como Atlântida ou Tróia. Até que em 1812 foi descoberta pelo explorador suíço Johann Ludwig Burchardt. As escavações começaram por volta de 1920 e mais ou menos na mesma época a cidade foi aberta ao turismo.

Chegada a Petra

A entrada do complexo em um dia de sol escaldante…rs.

Onde se hospedar

Nós nos hospedamos em Aqaba, ficamos no Bedouin Moon Village e gostamos muito. Aliás, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas? Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Petra? Quais atrações visitar?

São muitas! Não vi todas porque não tive tempo. Por este motivo Petra está em nosso roteiro da viagem de volta ao mundo. Mas vou colocar aqui aqueles que consegui apreciar durante essa rápida visita de um dia. Atualização em Março de 2019: continuamos sem ter visto tudo. Portanto fica aqui nossa principal dica deste post → Se programe para chegar em Petra bem CEDO!

O Tesouro

Muita gente diz que ficou desapontada ao conhecer Petra, especialmente porque dentro da Câmara do Tesouro (a atração mais famosa) não tem NADA. Nadinha! FUÉ, FUÉ, FUÉÉÉIN. O que vimos nas cenas do filme do Indiana Jones, quando ele entra no prédio para enfim encontrar o Santo Graal, era apenas parte de um cenário artificial feito em estúdio. Na vida real o que há dentro do prédio é apenas um grande vazio, um espaço oco. Sendo inclusive proibido entrar lá. Mas sei lá, não sei se porque eu já sabia dessa parte, ou se porque de fato eu estava realizando um sonho… Só sei dizer que pra mim foi pura emoção! 😃

Foi tão lindo descobrir que a Câmara do Tesouro e eu tínhamos a mesma cor…haha

O Tesouro na verdade é somente a entrada para os diversos caminhos que levam a uma série de outros edifícios, túmulos, templos, aquedutos, arenas bem conservadas e outros diversos monumentos que fazem com que uma visita de um dia não seja suficiente para apreciar todas as belezas de Petra.

The Monastery (o Monastério)

Durante o período bizantino, um bispado instalou-se na cidade e utilizou este templo rupestre como catedral. O Monastério Al-Deir possui esse nome por este motivo. É a segunda atração mais fotografada de Petra. Quando visitei a cidade pela primeira vez em 2013 acabei não chegando até ele por preguiça de enfrentar, debaixo de um sol de 40 graus, os mais de 900 degraus que levam até o Monastério (shame on me). E desta vez acabamos não indo por pura falta de tempo, já que chegamos em Petra às 15h, bem tarde 😞 Preciso falar mais uma vez para você se programar para chegar cedo??? rs.

Alto Lugar do Sacrifício

Não sei dizer ao certo que tipo de sacrifícios eram realizados ali, se de seres humanos ou de animais, mas sei que este é o ponto mais alto de Petra e de onde se tem uma bela vista de toda a cidade.

Tumbas Reais

São assim chamadas por serem bem maiores e se destacarem das demais na área, mas não está claro para quem essas tumbas (túmulos) foram originalmente construídas.

Tumbas Reais

As Tumbas Reais sob outro ângulo

Tumba de Obeliscos

Elas estão logo na entrada e este será o seu primeiro contato com Petra. Ao entrar no complexo você já avistará as Tumbas de Obeliscos.

As Tumbas de Obeliscos

O Siq

Esse desfiladeiro aí da foto é o chamado Siq. Um corredor de rochas de 1,2 km de comprimento com altura de até 80 metros! São estes corredores que te levam até a Câmara do Tesouro, a principal atração do complexo. Para quem enfrenta dificuldades de locomoção eles oferecem a opção de fazer o trajeto de carroça e há também (para os turistas que curtem) a opção de ir de camelo. Camelos Petra

Canais hidráulicos

Os Nabateus eram exímios na construção de sistemas hidráulicos e construíram a cidade a partir de sofisticados canais de água e represas que abasteciam as redondezas. A hidrologia é uma das belezas ocultas de Petra!
Petra

Canais de água por onde corria o sistema de distribuição que abastecia toda a cidade.

Pedras pelo caminho

Tudo por lá é muito bonito, então observe bem o caminho. Veja essa pedra aí parecendo um peixe. Mais alguém aqui também vê um peixe? rs.
Pedra com carinha de peixe clicada nas minhas andanças pelo Siq

Eu vejo um peixe!

Como ir para Petra

Petra fica no povoado de Wadi Musa ou Vale de Moisés, a 3 horas de Amã, a capital da Jordânia. Os aeroportos mais próximos são os de Amã e Aqaba, que ficam a 240 e 130 km de distância, respectivamente. O mais comum é chegar em um vôo até Amã e de lá seguir para Wadi Musa de táxi, ônibus ou de excursão. Os ônibus da Cia Jett fazem o trajeto por JOD 10,00 (dinares jordanianos) que equivalem a USD 14,00.
Mapa Petra

Google Maps

Como nós fizemos

Nós fizemos um bate e volta partindo de Eilat, em Israel. Se quiser, veja o relato completo clicando aqui.

Quanto Custa

Os valores da entrada para Petra oscilam a depender da quantidade de dias que você pretende ficar no país. Por exemplo: 1️⃣ Se você atravessar a fronteira, for até Petra e voltar (um bate e volta rapidão) a entrada irá lhe custar 90 dinares jordanianos, que equivalem a USD 130,00. 2️⃣ Se você atravessar a fronteira, dormir uma noite e visitar Petra no dia seguinte, a entrada para o complexo custará 50 dinares jordanianos, que equivalem a USD 70.00.

Valor do visto para a Jordânia

Não há um valor referente ao visto de entrada no país. Assim como Israel, a Jordânia cobra uma Taxa de Saída, somente no momento em que você deixa o país. Porém, o valor desta taxa vai depender de algumas situações, conforme indicaremos abaixo:
  1. Se você passar 3 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra a Taxa de Saída do país NÃO é cobrada;
  2. Se você passar 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 10,00, que equivalem a USD 14,00.
  3. Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 40,00, que equivalem a USD 57,00.
  4. Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e NÃO visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 60,00, que equivalem a USD 85,00.
RESUMINDO: Visite Petra, passe 3 noites na Jordânia e não pague nada 😜

Quando ir

A melhor época para visitar Petra são os meses entre setembro e outubro e de abril e maio. Nestes meses as temperaturas são mais agradáveis, nem tanto calor e nem tanto frio. Veja a média de temperaturas anuais no quadro abaixo:

Média de temperaturas anuais em Petra.

É seguro?

Embora a Jordânia esteja cercada por vizinhos bastante nervosos (Iraque e Síria por exemplo), o país é muito seguro. Mas vou comentar aqui sobre outros perigos… Em minha segunda visita à cidade alguns guias nos ofereceram uma trilha para ver a Câmara do Tesouro do alto. Nós estávamos acompanhados por minha tia de 73 anos e eles nos disseram que a trilha era super segura e tranquila. Mas não era! A vista de lá de cima é belíssima, mas a trilha para se chegar até lá NÃO é recomendável para crianças nem idosos.

A vista é linda, né? Mas a trilha até lá é bem pesada!

Curiosidades sobre Petra

  • O estilo arquitetônico predominante é o helenístico (grego com influências orientais);
  • A cidade foi parte da importante rede de rotas de comércio das caravanas que transportavam incenso, metais preciosos, ervas e betume do mar Mediterrâneo;
  • A região foi dominada por diversos povos: hebreus, gregos, romanos e bizantinos;
  • A palavra Petra tem origem grega e significa pedra (petrus);
  • É considerada desde 1985 um Patrimônio Mundial da Unesco;
  • As casas geralmente eram menores que as tumbas. Isso porque os Nabateus eram povos que respeitavam profundamente a vida após a morte;
  • Um terremoto em 551 destruiu grande parte da cidade, deixando-a até hoje quase totalmente em ruínas.
  • Segundo guias locais, acredita-se que apenas 20% do sítio arqueológico tenham sido explorados até agora, o que aumenta ainda mais o mistério sobre Petra.
Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja mais: Todos nossos posts sobre o Egito ⤵️ 🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

12 Comentários

  1. Olá casa, ótimo postl! Por favor, vocês sabem se há estacionamento próximo à entrada de Petra? É gratuito? Muito Obrigada!
    Mariana

  2. Oi Casal! Sou @amaedozgarotinhos lá do IG que baba em todos os lugares por onde vcs passam. 🙂
    Vou pra Israel e Jordânia no próximo mês e tenho uma dúvida que talvez vcs possam me ajudar: É possível fazer sozinhos de carro um passeio pelo Wadi Rum, próximo a Petra? Saio de Eilat, e gostaria de fazer assim:
    Dia 01: Eilat – Wadi Rum, Wadi Musa, Petra By Nigh – dormir em Wadi Musa.
    Dia 02: Petra o dia Todo
    Dia 03: Deslocamento Petra – Tel Aviv.

    Vcs Acham viável?
    Obrigada Por Compartilharem taaaaanto!!!!

    • Oi Ester! Tem sim:

      Os valores da entrada para Petra oscilam a depender da quantidade de dias que você pretenda ficar no país. Por exemplo:

      1 – Se você atravessar a fronteira, for até Petra e voltar (um bate e volta rapidão) a entrada irá lhe custar 90 dinares jordanianos, que equivalem a USD 130.

      2 – Se você atravessar a fronteira, dormir uma noite e visitar Petra no dia seguinte, a entrada para o complexo custará 50 dinares jordanianos, que equivalem a USD 70.

  3. Oi tudo bem. Muito legal a narrativa sobre Petra partindo de Eilat. Tenho 2 perguntas: você alugou o carro em Aqaba na hora ou com antecedência. Foi tranquilo com a carteira de motorista internacional ou a do Brasil?
    E queria saber sobre o hotel que pernoitaram em Petra. Todos que procuro no booking para Outubro não tem disponibilidade. Achei estranho. Agradeço. Angela