Um tour pelo Deserto do Saara, no Marrocos – Dicas e Custos!
Tour pelo Deserto do Saara – Visitar o Marrocos e não pisar nas areias do Deserto do Saara é o mesmo que ir até Minas Gerais e não comer pão de queijo; é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo; é como ir à praia e não ver o mar. Ái como estamos poéticos 😜 Mas é a mais pura verdade!
Nós tínhamos muita vontade de conhecer o maior deserto do mundo e passar uma noite dormindo em um acampamento Berbere. Por isso embarcamos em um tour de 3 dias com a empresa Marocco Excursions e vamos contar neste post como foi essa aventura.
O Deserto do Saara
O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, ficando atrás somente do Deserto Antártico em extensão. Ele está localizado no norte do continente africano e seus mais de 9 milhões de Km2 abrangem parte dos países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. Estendendo-se ainda pela Etiópia, Djibuti e Somália, onde recebe denominações locais.
O Deserto do Saara também é um divisor natural do continente africano: ao norte do Saara está a África Mediterrânea, e ao sul localiza-se a África Subsaariana.
Interessante, né? Você sabia que a denominação “África Subsaariana” vinha desta divisão? Parece lógico, mas eu não sabia.
O clima é extremamente árido e seco, com temperaturas elevadas e baixos índices de chuva. Porém, ele apresenta uma enorme amplitude térmica (diferença entre as temperaturas máximas e mínimas).
Por isso, durante o dia as temperaturas podem chegar aos 60 °C (Deus do céu!) 😱enquanto à noite pode se aproximar de 0°C. Aliás, são raros, mas já houve casos de neve no Deserto do Saara. O último registro ocorreu em 2016, sendo o primeiro caso registrado em 1979, no sul da Argélia.
O Tour pelo Deserto do Saara
Nós escolhemos a empresa Marocco Excursions para nos levar em um de seus tours de 3 dias pelo Deserto do Saara. São diversos os tipos de passeios oferecidos pela região: desde 3 dias incluindo uma noite no deserto, até 5 ou 6 dias incluindo 2 ou 3 noites no deserto. Tudo depende de sua disponibilidade de tempo (e de dinheiro).
Nós optamos pelo passeio de 3 dias com início e fim em Marrakech, pois a opção era perfeita para o tempo que tínhamos disponível. E sinceramente achamos que 3 dias é um tempo ótimo! Nem muito, nem pouco. Ideal!
Nosso tour passou por Ouarzazate, o Vale das Rosas, Dades Gorge, Ait Benhaddou, Todra Gorge, etc. Sem contar que pudemos ver a Atlas Mountain começando a ser coberta pela neve do inverno que se aproximava. Aliás, a região do Alto Atlas é um show à parte, sempre com paisagens belíssimas.
Tour pelo Deserto do Saara – Dia 1
No primeiro dia do nosso tour, o guia buscou-nos em nosso hotel em Marrakech às 8h da manhã. Passamos por Tizi n’Tichka e paramos diversas vezes para tirar fotos pelo caminho.
A estrada é cheia de curvas. Se você costuma enjoar é bom tomar um dramin antes da viagem.
As paisagens pelo caminho são belíssimas! E como era outono, tudo ficou ainda mais bonito. Não é à toa que comparam essa parte do Marrocos com a Suíça.
Continuamos dirigindo até o Ait Benhaddou, patrimônio da Unesco. O local já serviu como cenário para gravações de diversos filmes. Dentre os mais famosos estão o filme Gladiador e a série super sucesso do momento: Game of Thrones – cuja qual nunca eu assisti. Podem me julgar…rs.
Onde dormimos
Paramos para almoçar em Ouarzazate e compramos sabe o quê??? CERVEJA! Descobrimos que mesmo sendo um país de maioria muçulmana (muçulmanos não bebem) o Marrocos vende e até produz cerveja. Óia que beleza! 🍺
Seguimos até a região de Ait Ben Ali, onde ficava nosso hotel, o Kasbah Auberge Tifawen. O hotel era bem bacana, com quartos grandes e uma varanda com uma super vista. O jantar e o café da manhã estavam incluídos no pacote. E a melhor parte é que nós tínhamos a cervejinha que havíamos comprado no meio do caminho.
Tour pelo Deserto do Saara – Dia 2
Acordamos às 6h30m para ver o sol nascendo, tomamos café da manhã e às 8h já estávamos na estrada. Nossa primeira parada foi em Tinerhir e depois seguimos até Todra Gorges, a 15 km dali.
Todra Gorges, Gorges du Todra ou Gargantas do Todra são os desfiladeiros mais conhecidos do Marrocos. São compostos por enormes penhascos que chegam a atingir 300 metros de altura. É um lugar lindo! De tirar o fôlego de qualquer um.
Depois de Todra Gorges nós seguimos rumo à Merzouga, a porta de entrada para o Deserto do Saara no Marrocos. Paramos em uma lojinha no meio do caminho onde tiramos fotos com roupas típicas berberes, de graça. Aquele tipo de atividade para turista mesmo, mas foi divertido.
Uma noite no Deserto do Saara
Como disse mais acima, esse era o ponto mais aguardado por nós. Estávamos ansiosos para passar uma noite no meio do Deserto do Saara. Paramos em um hotel em Merzouga apenas para deixar nossas mochilas, pegamos somente o necessário para passar a noite e seguimos.
Levamos apenas casacos, lenços umedecidos e uma camiseta limpa, já que tomaríamos banho só no dia seguinte.
Paramos um pouco antes do acampamento para fazer sandboard. Essa parte também estava incluída no pacote e não tivemos nenhum custo adicional.
Claro que rolaram altos tombos 😅 Mas dureza mesmo foi dormir com areia no cabelo. Por isso é imporante levar os lenços umedecidos.
Depois dos tombos, subidas e descidas cansativas pelas dunas, nós assistimos a um belíssimo pôr do sol e fomos conhecer nosso acampamento Berbere.
Tour pelo Deserto do Saara – O Jantar
O jantar também estava incluído no passeio. Nós comemos arroz com legumes e um tajine (um cozido de legumes, geralmente com carne, prato típico do Marrocos), tudo muito gostoso. E o tajine era bem diferente dos demais que havíamos provado no país. Tivemos frutas de sobremesa e água mineral a vontade.
Depois nos sentamos ao redor da fogueira para ouvir o pessoal tocando música berbere. Tivemos a companhia de quatro garotas do Canadá e fechamos a noite de maneira muito divertida. Todo mundo dançou, desajeitadamente é verdade, mas o que vale é a intenção 😂
Tour pelo Deserto do Saara – O Acampamento
Confesso que minha experiência no deserto da Índia foi mais “roots”, digamos assim. Na Índia eu dormi no meio do nada, os guias prepararam nosso jantar no fogo feito com gravetos e o banheiro era atrás da moita, quando havia moita. Senão era atrás da duna mais próxima…rs.
Mas aqui foi tudo muito diferente. O acampamento era super confortável, com energia elétrica, água na torneira, tendas cobertas e quentinhas e até privada nos banheiros. Achei um luxo!
A nossa tenda tinha duas camas de casal com cobertores pesados e quentinhos (digo isso pois estávamos no inverno). Tudo bem limpo e inacreditavelmente sem areia por todo lado…rs.
Tour pelo Deserto do Saara – Dia 3
O terceiro dia foi basicamente um dia inteiro dentro do carro dirigindo de volta até Marrakesh. Mas paramos em diversos pontos para admirar a paisagem e tirar fotos:
Como fizemos o trajeto em um veículo super confortável, nós nem nos sentimos cansados. Foi um dos poucos momentos nesses 6 meses viajando pelo continente africano que nós tivemos um transporte realmente bom.
Há tours que partem de Marrakech e terminam em Fez, ou vice-versa. O que pode ser muito interessante também, pois nesse caso você já economiza com o transporte entre uma cidade e outra, além de um dia de viagem.
O que levar na Mochila
Levamos lenço, desodorante (para dar uma tapeada na “suvaqueira”) e jaquetas para o frio. Somente isso, já que tomaríamos banho apenas no dia seguinte.
⚠️ Lencinhos umedecidos e chinelo são interessantes também, especialmente o chinelo. Porque vai entrando areia no tênis até um ponto em que o pé já nem cabe mais lá dentro. Veja o vídeo mais abaixo 😂
Tour pelo Deserto do Saara – Quanto Custa
Há tours de diversos preços, para todos os gostos e bolsos. Tudo irá depender da quantidade de dias, se o transporte será compartilhado ou exclusivo, se os hotéis serão mais simples ou mais luxuosos, etc, etc, etc.
Esse tour foi uma cortesia da empresa Marocco Excursions. Mas caso você queira ver as opções e valores dos pacotes oferecidos, basta clicar aqui. Os preços começam em 40 euros por pessoa.
Os camelos e dromedários são maltratados?
Os camelos e dromedários são utilizados como meio de transporte nos desertos há séculos. São animais capazes de resistir a variações de temperatura do corpo e no consumo da água ingerida, fatores que matariam a maioria de outros animais.
Entretanto, em muitos países, nas pirâmides do Egito por exemplo, há casos de camelos que andam por horas e horas carregando turistas pra lá e pra cá, sem descanso e em condições muito ruins. E essa era uma preocupação que nós tínhamos desde o início do tour, pois sabíamos que o trajeto até o acampamento seria feito com dromedários.
Pelo que nós vimos, os dromedários são bem tratados e o trajeto até o acampamento não dura mais que uma hora. Os animais que acompanharam o nosso grupo seguiu para o descanso assim que nós chegamos no destino final e esse tinha sido o único percurso deles naquele dia.
Contudo, assim que subi no bichinho eu me senti mal. Primeiramente porque não é uma viagem confortável (a bunda dói) e segundo porque fiquei com muita pena mesmo. Por isso desci do dromedário e fiz o trajeto todo à pé.
Depois verificamos que há a possibilidade de fazer o trajeto em um quadriciclo, basta checar com a agência que vende o passeio e solicitar. Ou seja, você não terá que ir, necessariamente, montado em um animal.
Obs.: o tour de 3 dias (incluindo uma noite no deserto do Saara) foi uma cortesia da empresa Morocco Excursions. Porém esse post reflete nossa opinião sincera sobre nossa experiência.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Marrocos. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles.
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.
Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
Gostou? Aproveita e dá uma olhada nestes posts também:
- O que fazer em Rabat
- O que fazer em Fez
- Roteiro de 12 dias no Marrocos
- O que fazer em Casablanca
- O que fazer em Chefchaouen
- Marrocos – tudo o que você precisa saber
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Que espetáculo! Quero muito passar por esta experiência, tanto no Saara como no Atracama.
O Atacama também é um sonho nosso, Jair!
Abração
Tenho uma vontade absurda de conhecer o Marrocos e depois de passear com vocês pelo Saara através de texto, com certeza vou querer dormir por lá. Tudo o que vocês narram me pareceu interessante e confesso que saber que mesmo no deserto tem estrutura me agradou.
As imagens me pareceram lindas e interessantes, aquelas paisagens todas… Mas, por que a comparação com a Suíça?! rsrsrsrs bjus
Olá Analuiza,
Conhecer o Marrocos era um sonho antigo por aqui também.
Nós amamos o país! Mas tivemos pouco tempo por lá, já queremos voltar…rs.
Comparam a região do Alto Atlas no Marrocos, na época do inverno, à Suíça, graças às montanhas nevadas.
Como não conheço a Suíça não sei dizer se a comparação é válida…hehe
Bjo
Nossa, este post é ótimo! Estuo louquinha pra conhecer o Marrocos e claro que quero ter esta experiência de dormir no deserto.
É muito legal, Marcia!
Uma experiência bem diferente…hehe.
Bjo
Uau! Que experiência incrível, comecei a ler o post já imaginando os perrengues de dormir no deserto, mas que nada, pegaram uma estrutura super boa, um luxo mesmo. Ainda não conhecemos a África, estamos esperando o pequeno crescer para aproveitar mais! Parabéns pelo post! Bjs
Não é? Quando dormi no deserto na Índia o esquema foi beeeeem roots…rs. No meio do nada, sem estrutura, banheiro, nadinha…rs. Desta vez foi puro luxo!
Ahhhhh, nNs somos apaixonados pelo continente africano!
Abração!
As imagens são tão absurdamente lindas que nem parecem reais! Imagina ao vivo, então, que espetáculo que deve ser!
Fiquei feliz em saber do quadriciclo, sempre que penso no deserto já me imagino levado um balde de água pra dar pro camelo hahahahshah.
Pois é…
Não curti muito não sabe?
É uma coisa que não faria de novo…senti muita pena dos bichinhos…
Obrigado por este blog e todos os informacoes sobre o Marrocos.