Você já ouviu falar do Malawi?
Um pequeno país do sudeste africano, cercado por belos vizinhos como a Tanzânia, a Zâmbia e Moçambique e lindamente descrito como o “Coração Caloroso da África”, este é o Malawi (ou Malauí), um dos países que visitamos no período em que moramos no continente africano.
Sempre fomos fascinados pela África, seus animais, savanas, seus imensos rios e lagos. E foi com o intuito de conhecer o nono maior lago do mundo (quinto em profundidade) que viajamos mais de 400 quilômetros até Cape Maclear, um dos vilarejos que oferecem opções de hospedagem e passeios pelo famoso Lago Niassa, ou Lake Malawi, como também é conhecido.
O que fazer no Malawi
Considerado pelo Lonely Planet um dos top 10 lugares para se visitar em 2014 (dentre destinos como Brasil e Suécia), o Malawi é a essência da mais pura experiência africana.
Além do famoso lago também há parques como o Liwonde onde é possível fazer safári, observar os animais na savana e ter uma experiência super diferente. Para quem gosta, há também opções de grandes cidades como Lilongwe e Blantyre por exemplo.
Porém, nos três dias livres que tivemos por lá, nós basicamente fizemos atividades relacionadas ao lago.
Passeios de barco pelo lago
A maioria dos hotéis oferece esses passeios pelo lago. Dá para sair de manhã, levar cerveja gelada e passar o dia todo navegando pelas águas doces e cristalinas do lago!
Canoagem
Ter uma oportunidade única de fazer canoagem nessas canoas rústicas utilizadas pelos pescadores locais. Não é muito fácil no início, mas com o tempo pega-se o jeito….ou não…hahaha.
Observar as águias
Snorkeling
Poder ficar horas observando os peixinhos coloridos, sem pressa, só curtindo toda essa imensidão de água só pra vc!
Quanto custam os passeios no Lake Malawi?
Fechamos tudo diretamente com o hotel. O valor ficou em torno de USD 30.00 por pessoa por dia. Como estávamos em uma turma grande acabou não ficando tão caro.
Mas se você estiver viajando sozinho ou em uma turma menor, vale a pena negociar o valor com o hotel, ou com os pescadores locais, pois sempre há margem para uma boa negociação.
A moeda do Malawi
Onde se hospedar em Cape Maclear
Tem opções para todos os gostos e bolsos. Desde opções para quem gosta de acampar, camas em hostels por USD 10 ou hotéis bem mais luxuosos.
Nós escolhemos um meio termo, o Cape Mac Lodge. Mas vamos indicar também outras opções de hotéis próximos e com vista para o lago:
- The Funky Cichlid – camas por até USD 10
- Malambe Camp – opções para camping e camas por até USD 15
- Annie’s Lodge – quartos super confortáveis por até USD 110
O hotel Cape Mac Lodge pertence ao casal de franceses Josiane e Roger. Uns fofos que não mediram esforços para fazer com que a nossa passagem por lá fosse a melhor possível. O hotel tem uma prainha bem de frente para os quartos, olha:
O único porém é que os pratos servidos no restaurante do hotel eram bem franceses mesmo, daqueles pequenininhos. Nesse caso se você come bastante, assim como a gente, é só pedir logo dois pratos! hahaha.
O Malawi além do turismo
O lago é lindo, a paisagem é deslumbrante e o clima é super agradável. Porém, ao observar os arredores você se depara com outra realidade: a pobreza.
No ranking mundial de IDH (índice de desenvolvimento humano), em uma lista de 188 países divulgada pela ONU em 2015, o Malawi aparece na posição de número 173, atrás de países como o Sudão e Afeganistão por exemplo.
Visitar um país como o Malawi nos leva a fazer uma reflexão sobre nossa própria vida. Conhecer pessoas tão receptivas, gentis e sorridentes, mesmo em meio a tantas dificuldades, faz com que possamos avaliar o caminho que estamos seguindo, a repensar nossos valores e a questionar se de fato estamos desempenhando bem o nosso papel nesta existência.
Podemos certamente afirmar que você não voltará a mesma pessoa depois de passar por uma experiência assim.
Como ajudar as crianças do Malawi
Nós gostamos muito de ter conhecido um pouquinho deste país que se auto define como o “Coração Caloroso da África”. De ter tido contato com essa gente que tanto tem a nos ensinar sobre superação, força e fé.
E tem como não amar!? NÓS Tivemos até uma bandinha de música tocando na nossa despedida, olha aí, que fofura:
Se você pensa em ir “praquelas” bandas, inclua o Malawi em seu roteiro. Você não vai se arrepender.
Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja nossas dicas sobre outros países Africanos e também do Oriente Médio:
- O que fazer em Petra
- O que fazer no Cairo
- O que fazer em Marraquexe
- O que fazer em Fez
- O que fazer em Chefchaouen
- Um tour pelo Deserto do Saara
- O que fazer na Tanzânia
- O que fazer na Namíbia
- O que fazer em Botswana
- O que fazer no Lesoto
- O que fazer em Cape Town
- Como viajar pela Namíbia
- Workaway e nosso trabalho na África
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Ahhhhh que lindo ! Também amei conher Malawi, pura magia ! Ficamos neste mesmo hotel!
Muito lindo né Cumadi? Acho que nós aproveitamos bem o tempinho que moramos em solo africano, né?
Beijos!
Fantástico! Continuem publicando e viajando!
Obrigada Daniel! Abração!
Fantástico!!!! Deu vontade de ir agora mesmo…Carolissas
Obrigada Lissas! Que alegria saber que vc leu e está gostando.
Beijos!
Morei 40 dias na Africa do Sul e simplesmente foi incrível, jamais imaginei que as pessoas seriam tão simpáticas, receptivas e solicitas, além de lugares paradisíacos! Não conheci Malawi, mas pareceu ser demais também , show o post Camila!!
Obrigada Lívia! Vou ler seus post e indicá-los no nosso post sobre Moçambique 😉
Eu morei 30 dias em Cape Town tb, e amei!
Bjokas
Nossa que incrível! Amei o post. Não conhecia absolutamente nada sobre esse pequeno país e o mais fantástico (embora triste) foi ler um pouco mais do lado não turístico do passeio. Vivemos em um mundo muito desigual. Parabéns pelo post!
Né? Nosso mundo é muito desigual, Thiago…
Esse tipo de viagem faz a gente refletir muito sobre nossas vidas.
Abraços, amigo.
Que legal!!
Este é o tipo de lugar que eu gosto exótico e desconhecido!!
Fiquei com vontade!!!
VAleu,
Marthon, vc iria adorar o Malawi!
“Visitar um país como o Malawi nos leva a fazer uma reflexão sobre nossa própria vida.” Pra mim as melhores viagens são essas. Fiquei imaginando que doçura deve ter sido a banda de despedida. <3
Foi a coisa mais linda! De fazer chorar mesmo, Gabi!
Tb é o tipo de viagem que a gente mais gosta.
Beijos
Adorei o post. Um lugarzinho lindo, cheio de coisas pra fazer, que dificilmente conhecemos. Lindo trabalho social com as crianças. Parabéns Camila.
Obrigada!
Bjão
Pois é amiga! Faz a gente refletir…
Nós amamos a África! Gostaríamos de conhecer o continente todo!
Bjao
Não conhecíamos Malawi, um país que nos fazem refletir mesmo.
A realidade do país é de cortar o coração. ¨pobreza¨.
Parabéns pelo post, encantador esse lugar ..bjsss
Show vivi na Namíbia propriamente em Windhoek, e conheci o pais inteiro, walvis bay, Lüderitz, Swacopmund, Odangwa, Oxicango, Catima mulilo, Rundu. etc, etc…
Nós amamos a Namíbia