Dica de viagem: O que fazer em Botswana
O que fazer em Botswana, veja neste post informações práticas que poderão lhe ajudar a planejar sua viagem. Botswana é um país com população ainda menor que a da Namíbia. E há tempos o país tem desenvolvido um tipo de turismo exclusivo, com lodges caríssimos e pacotes não tão atraentes para quem procura viajar de maneira mais barata. Mas foi em Botswana que nós fizemos o tipo de safári que estávamos buscando. Pudemos ver diversos animais em parques sem cercas, andando livremente por todo o território. E também descobrimos que o país tem espaço para quem quer viajar de maneira independente, sem gastar pequenas fortunas.
Assim que cruzamos a fronteira da Namíbia com Botswana nós já demos de cara com uma girafa, para você ter ideia de como o país é incrível. Nós acabamos passando pouco tempo por lá. Mas foi tempo suficiente para sentirmos o que o país tem a oferecer e para ficarmos com aquela sensação de que precisaremos voltar um dia. Veja nesse post os principais atrativos de Botswana.
O que fazer em Botswana
O deserto do Kalahari ocupa boa parte do território do país, enquanto o Delta do Rio Okavango é uma das principais atrações em Botswana.
Safáris e passeios pelo Okavango são as principais atividades a se fazer no país. E como mencionamos mais acima, por aqui os animais andam livremente, em parques sem cercas. Por isso fazer um safári em Botswana é vivenciar a verdadeira África selvagem.
Fazer um safári no Chobe National Park
Conhecido carinhosamente como “A Terra dos Gigantes”, o Chobe é o lar da maior população de elefantes da África e compreende mais de 10.000 km2 de ecossistemas ricos, paisagens diversas e uma abundância quase incomparável de vida selvagem e aves. Todos concentrados em torno do deslumbrante rio Chobe, o que também permite que safáris possam ser feitos de barco. Olha que legal!
Nós fechamos nosso safári com a empresa Dreams Safari. Pagamos BWP 270,00 ou USD 27,00 por pessoa. Preço muito justo se compararmos com preços que cobram em parques como o Krueger (África do Sul) e o Etosha (Namíbia) para fazer um safári com o pessoal do parque, em veículos apropriados.
Fazer um safári no Kalahari
O Central Kalahari Game Reserve (CKGR) é a maior área de conservação do país. São 5 milhões de hectares, o que o torna um dos maiores do mundo. A reserva foi fundada para proteger o San Bushmen. Com o objetivo de proporcionar um lar à essas pessoas históricas em seu meio natural, assegurar sua sobrevivência e preservação de seu modo de vida. Localizado na região central de Botswana, esta reserva é caracterizada por extensas planícies abertas, salinas e antigos rios. Hoje, a área é uma reserva ideal para safáris, para observação de espécies fascinantes que se adaptaram ao ambiente desértico da região.
Nós infelizmente não estivemos por lá e, este é um dos grandes motivos que nos farão voltar à Botswana um dia.
Conhecer o Okavango Delta
O Delta do Okavango, em português, pode ser comparado com o nosso Pantanal. Com a diferença de que por lá as canoas são utilizadas para navegar pelas curvas do delta, para observação de hipopótamos, elefantes e crocodilos. E em terra firme, a vida selvagem inclui leões, leopardos, girafas e rinocerontes.
Nós tentamos fazer o passeio por conta própria, em Maun. Mas devido a dificuldade de comunicação: nosso inglês não tão bom somado ao inglês não tão bom das pessoas que conhecemos, acabou não dando certo. Nossa idéia inicial era ir até uma vila de pescadores e fazer o passeio com alguém que se propusesse a nos levar, por um precinho camarada. Mas acabamos fechando com o nosso hotel. Pagamos USD 30,00 por pessoa para percorrer a região do Boro e algumas outras curvas do Okavango Delta.
Veja o vídeo sobre nosso passeio pelo Okavango Delta clicando abaixo. Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube:
Melhor época para visitar Botswana
O padrão climático de Botswana é típico do sul da África, embora sua precipitação seja menor que os países mais a leste. As chuvas em Botswana ocorrem principalmente entre os meses de dezembro e março, quando as temperaturas mínimas médias ficam perto dos 20°C.
Tal como acontece com a Namíbia, abril e maio em Botsuana são geralmente os meses com temperatura mais agradável. Com o céu limpo e a paisagem verde. As temperaturas noturnas começam a cair durante estes meses, especialmente na região do Kalahari.
Ao redor da região do Okavango as temperaturas são menos extremas e mais moderadas do que as áreas mais secas do Kalahari. De junho a agosto as temperaturas noturnas em áreas mais secas podem ser próximas do congelamento, mas aquecem rapidamente durante o dia, quando o céu geralmente é claro e azul.
A “alta temporada” para a maioria das áreas de safári ocorrem entre setembro e outubro, quando as temperaturas sobem novamente, secando as paisagens. Este é o melhor momento para os safáris, embora outubro possa ser bastante quente, com temperaturas máximas chegando perto dos 40° C.
Moeda da Botswana
A moeda da Botswana é o Pula (BWP).
E em Outubro de 2017 a cotação era de 1,00 USD = 10,00 BWP.
Segurança em Botswana
Nos sentimos muito seguros em Botswana. Aliás, é capaz que no país você sinta mais medo dos animais, que andam livres pra lá e pra cá, do que das pessoas em geral. Inclusive soubemos de um caso de um chinês que saiu de seu lodge para tirar foto de um elefante e acabou sendo morto pelo animal. 😳
Na cidade de Kasane por exemplo, para irmos até o local onde estávamos hospedados nós passamos por um corredor de elefantes e animais selvagens. Infelizmente não tivemos a sorte de ver nenhum.
Padrão de tomada em Botswana
Mesmo padrão de tomada da África do Sul e Namíbia, esse aí da foto abaixo.
Visto para Botswana
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Botswana.
A agente da fronteira, muito simpática por sinal, apenas nos perguntou quantos dias gostaríamos de ficar no país, nós dissemos 2 semanas e ela nos concedeu 3.
Como Chegar
Nós fomos até Botswana em uma longa viagem de ônibus. Mas há voos partindo do Brasil através das companhias aéreas South African Airways, Ethiopian Airlines, entre outras.
➡️ Clique aqui para ver o relato completo da viagem da Namíbia para Botswana.
Preço da Cerveja
A cerveja da Botswana é a St Louis. Embora o preço na garrafa indique um preço mínimo de BWP 8,00, ou seja, USD 0,75, nos bares nós pagamos em média BWP 22,00, ou USD 2,00. E nos supermercados ela custava em média BWP 10,00, ou USD 0,95. Nada mal.
Como se Locomover
Dentro das cidades nós usamos o serviço de táxi para nos locomovermos para lá e para cá. Sendo que alguns táxis eram compartilhados. Os táxis não possuem taxímetros, o que te permite negociar o valor antes da corrida. Aliás, negocie antes para não ter surpresas na hora de pagar.
Em todas as vezes que recorremos ao serviço de táxi os taxistas sempre nos cobraram um valor altíssimo no primeiro momento. Aí ficávamos negociando até baixarem os preços.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O seguro viagem é indispensável em uma viagem para qualquer país do Continente Africano. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!
O Povo de Botswana
Mas com exceção deste fator, das pessoas tentarem cobrar mais caro simplesmente pelo fato de você ser turista, no geral o pessoal foi muito bacana com a gente. Especialmente em Maun.
Língua falada em Botswana
O inglês e o Setswana são os idiomas oficiais falados por aqui.
Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:
- Botswana: Mochilão de 5 dias pelo país
- Como ir da Namíbia até Botswana, de ônibus
- Namíbia: dicas práticas para a sua viagem
- Roteiro de 15 dias pela Namíbia
- O que fazer na Namíbia
- Como viajar pela Namíbia
- Viajando pela Namíbia com um carro alugado
- O que fazer em Windhoek
- 10 curiosidades sobre a Namíbia
- Workaway e nosso trabalho na África
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Salve no Pinterest para ler mais tarde:
Ola!! Adorei o relato de vocês. Estou planejando uma viagem semelhante. Gostaria de dicas de hotel para ficar. Abraços
Naiara
Olá Naiara, tudo bem?
Em Kasane nós nos hospedamos no Bananyana Backpackers, e em Maun no Jump Street Backpackers.
O Bananyana é muuuito simples, mas o Jump Street é super bom. Tem até piscina.
Se quiser, veja o relato que fizemos com nosso roteiro de 5 dias pelo país:
https://casalwanderlust.com.br/2017/11/botswana-mochilao-de-5-dias-pelo-pais/
Abração!
Olá, vocês poderiam me confirmar se o valor do passeio de canoa em Maun por USD 30 foi no Jump Street ou no Bananyana? Porque eu estou procurando na internet e só acho valores na casa de USD 80, está caro demais !
Olá Francisco, tudo bem?
Nós contratamos o passeio de barco com o Jump Street.
Pagamos USD 30,00 por pessoa, mas não era de canoa, foi um passeio em um barco motorizado com cobertura – o que foi um grande alívio pois era um dia de sol muito intenso..rs.
Abraços!
Vocês não estiveram em Gaborone? Acham que vale à pena? Ficarei duas semanas em Johannesburgo e gostaria muito de conhecer os países próximos… Abraços!
Olá Márcio! Tudo bem?
Poxa… não fomos a Gaborone… não sei te dizer de vale a pena.
Abração
A internet lá é confiável? Dá para ir e trabalhar de home office?