Casal Wanderlust

Hobbiton, visitando o Condado dos Hobbits

Para quem curte as famosas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, visitar Hobbiton, o set de gravações dos filmes na Nova Zelândia, é uma experiência imperdível! Para aqueles não tão fãs também vale a pena! E até mesmo para quem nunca ouviu falar dos filmes, vale a pena também. Vamos mostrar os motivos neste post.

Hobbiton set movie

A famosa Bag End: a casa do Bilbo e do Frodo 

O Condado

O Condado é uma região da Terra Média, um universo fictício criado pelo autor dos livros “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. Os livros do escritor, filósofo e professor britânico J. R. R. Tolkien foram transformados em uma famosa sequência de seis filmes lançados entre os anos de 2001 e 2014.

Hobbiton

A Terra Média descrita por Tolkien contempla toda a Nova Zelândia sendo o Condado uma região à parte, onde moram os Hobbits. É de lá que o Frodo, juntamente com seu amigo Sam, seguem em sua missão para destruir o anel (o “my precious” do Smeagol) no primeiro filme da série: “A Sociedade do Anel”.

O Condado

A visão dos limites do Condado

A primeira trilogia foi gravada de uma só vez em um período contínuo de 18 meses, fato inédito e desafiador para a época. O lugar escolhido para construir Hobbiton: o set de gravação da vila dos Hobbits, foi uma fazenda de uma família local.

Além de ficar em um local isolado, para afastar curiosos, a fazenda ainda retratava todo o cenário das paisagens descritas nos livros.

Vila dos Hobbits

Após as gravações da trilogia “O Senhor dos Anéis”, Hobbiton ficou abandonada. Porém, o sucesso dos filmes despertou grande interesse dos turistas em conhecer a Nova Zelândia. O número de pessoas que passou a visitar o país cresceu exponencialmente. As muitas cenas que destacavam as paisagens incríveis, revelaram ao mundo porque o premiado diretor neozelandês Peter Jackson escolheu sua própria nação para rodar a sequência de filmes.

Cenario de gravacao Condado

Uma das 44 casinhas de Hobbits construídas em Hobbiton

Para as gravações da segunda trilogia “O Hobbit” o vilarejo foi reconstruído em caráter definitivo e hoje é responsável por atrair milhares de turistas para esta região do país.

Em pouco mais de uma década o local já atraiu mais de um milhão de visitantes. Uma marca histórica para a pacata, e até ontem desconhecida, cidadezinha de Matamata com seus seis mil habitantes.

Casa Bilbo Bolseiro

Onde fica Hobbiton

Fica a duas horas de Auckland, na ilha norte da Nova Zelândia. Em uma cidadezinha chamada Matamata, com fácil acesso de outros destinos turísticos da área, incluindo Rotorua, Waitomo, Tauranga e a cidade de Hamilton.

Endereço do Hobbiton Movie Set – 501 Buckland Rd, Hinuera, Matamata 3400, New Zealand. Coordenadas para o GPS:37.8581° S, 175.6814° E.

Hobbiton 1

Como chegar em Hobbiton

Nós ficamos 6 dias na Nova Zelândia e alugamos um carro para percorrer toda a parte norte da ilha. Matamata estava no nosso caminho para Rotorua, um dos lugares mais inusitados que visitamos! Clique aqui para ver mais.

Para quem está em Auckland ou nas demais regiões da ilha, há vários operadores turísticos que oferecem transporte e pacotes para Hobbiton. Veja opções clicando aqui.

The Shire

Quanto Custa

O ingresso para o tour que dura em média duas horas custa em torno de USD 60.00 por pessoa. Crianças de 9 a 16 anos pagam USD 30.00. Crianças entre 0 e 8 anos entram de graça, acompanhadas de um adulto pagante.

No preço do ticket de entrada está incluso o valor do transfer do centro de Matamata até Hobbiton. Se você estiver partindo de Rotorua é só acrescentar USD 25.00 ao valor do ingresso e também terá direito ao transfer.

Casa Hobbits

Os detalhes são ricos! Note a fumaça saindo da chaminé de uma das casinhas:

Casa de HobbitMas afinal, quem são esses tais Hobbits?

Se você está aí se perguntando quem são os Hobbits, de onde vieram, onde vivem e porque você deve visitar um set de gravações sem ao menos conhecê-los?

Pois nós podemos lhe dar um bom motivo etílico para tal visita…hehehe.

Green Dragon Inn

Os Hobbits são esses seres baixinhos de pés peludos que habitam o Condado dos livros e filmes já mencionados. Talvez o fato mais curioso sobre eles (além de terem os pés peludos…haha) é que eles adoram cerveja! Eles passam boa parte da trama conversando e bebendo no Green Dragon Inn, ou Taverna do Dragão, no nosso bom Português.

The Hobbits

Após a reconstrução definitiva de Hobbiton, o Green Dragon Inn se tornou um PUB de verdade! E é lá que ao final do tour você poderá se refrescar com uma das opções de bebidas oferecidas: Cidra de maçã, cervejas Amber Ale e English Ale. E para quem não consome álcool, há a opção da Ginger, não alcóolica.

Infelizmente não temos fotos muito bacanas do interior do PUB, então recorremos a estas imagens da página deles no Face para mostrar o interior do famoso bar:

Inside of the Green Dragon Inn

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/

Inside of Green Dragon Inn

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/

Inside Green Dragon Inn

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/

Curiosidades

Ficamos tão impressionados com essa árvore que resolvemos contar um segredo sobre ela:

Ela é falsa! hahaha. Mas isso na verdade não é nenhum segredo, pois é uma das primeiras informações mencionadas pelos guias: a árvore que custou cerca de dois milhões de reais! Toda essa folhagem verdinha foi feita sob encomenda em Taiwan. A árvore foi montada artificialmente a pedido do exigente e perfeccionista diretor Peter Jackson.

Mas fala sério!? O resultado final ficou bem bacana, né?

Hobbiton set movie

Outro fato curioso é que a maioria das cenas que se passam dentro das casas foram gravadas em estúdio.

Pois é! Dentro dessa aí mesmo não tinha nada…hehehe.

Dentro da casa dos hobbits

A Nova Zelândia é um dos países do mundo que ganhou nosso coração. Foi lá que saltamos de um prédio pela primeira vez… Mas isso é tema para outro post!

Aproveite e veja também nosso post sobre Rotorua – a cidade termal que tem cheirinho de ovo podre…hahaha 😜

16 comentários sobre “Hobbiton, visitando o Condado dos Hobbits

  1. Tikdeviagem

    Achei um máximo essa cidade cenográfica, fiquei bem curiosa mesmo odiando esses filmes, ainda bem que vcs começam o post falando que vale a pena mesmo pra quem não curte! Hahah

  2. Thiago Carvalho

    Amigos, post incrível!
    Fui a Nova Zelândia para fazer intercâmbio logo após as filmagens, em 2003, e esse país é simplesmente incrível!
    Tive a oportunidade de passar por vários locais onde os filmes foram filmados na Ilha Norte, mas infelizmente tivemos um problema em Matamata e não conseguimos entrar e ainda dormimos no carro (rsrs). Faz parte das experiências de adolescente!
    Foi uma delícia relembrar um pouco desse país incrível e de uma trilogia tão legal! Obrigado e parabéns!

  3. Trip A Doiss

    Achamos esse cenário demais, e muitas curiosidades rs..
    Acredita que nunca assistimos esse filme, adoramos a postagem e conhecer um pouco mais.
    Parabéns, o post está maravilhoso. bjs

  4. Fabiana Diniz

    Ai que vontade de conhecer esse lugar! Que maravilha! o Post está bem detalhado e me deixou com mais vontade ainda…

Deixe uma resposta