Hobbiton, visitando o Condado dos Hobbits
Para quem curte as famosas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, visitar Hobbiton, o set de gravações dos filmes na Nova Zelândia, é uma experiência imperdível! Para aqueles não tão fãs também vale a pena! E até mesmo para quem nunca ouviu falar dos filmes, vale a pena também. Vamos mostrar os motivos neste post.

A famosa Bag End: a casa do Bilbo e do Frodo
O Condado
O Condado é uma região da Terra Média, um universo fictício criado pelo autor dos livros “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. Os livros do escritor, filósofo e professor britânico J. R. R. Tolkien foram transformados em uma famosa sequência de seis filmes lançados entre os anos de 2001 e 2014.
A Terra Média descrita por Tolkien contempla toda a Nova Zelândia sendo o Condado uma região à parte, onde moram os Hobbits. É de lá que o Frodo, juntamente com seu amigo Sam, seguem em sua missão para destruir o anel (o “my precious” do Smeagol) no primeiro filme da série: “A Sociedade do Anel”.

A visão dos limites do Condado
A primeira trilogia foi gravada de uma só vez em um período contínuo de 18 meses, fato inédito e desafiador para a época. O lugar escolhido para construir Hobbiton: o set de gravação da vila dos Hobbits, foi uma fazenda de uma família local.
Além de ficar em um local isolado, para afastar curiosos, a fazenda ainda retratava todo o cenário das paisagens descritas nos livros.
Após as gravações da trilogia “O Senhor dos Anéis”, Hobbiton ficou abandonada. Porém, o sucesso dos filmes despertou grande interesse dos turistas em conhecer a Nova Zelândia. O número de pessoas que passou a visitar o país cresceu exponencialmente. As muitas cenas que destacavam as paisagens incríveis, revelaram ao mundo porque o premiado diretor neozelandês Peter Jackson escolheu sua própria nação para rodar a sequência de filmes.

Uma das 44 casinhas de Hobbits construídas em Hobbiton
Para as gravações da segunda trilogia “O Hobbit” o vilarejo foi reconstruído em caráter definitivo e hoje é responsável por atrair milhares de turistas para esta região do país.
Em pouco mais de uma década o local já atraiu mais de um milhão de visitantes. Uma marca histórica para a pacata, e até ontem desconhecida, cidadezinha de Matamata com seus seis mil habitantes.
Onde fica Hobbiton
Fica a duas horas de Auckland, na ilha norte da Nova Zelândia. Em uma cidadezinha chamada Matamata, com fácil acesso de outros destinos turísticos da área, incluindo Rotorua, Waitomo, Tauranga e a cidade de Hamilton.
Endereço do Hobbiton Movie Set – 501 Buckland Rd, Hinuera, Matamata 3400, New Zealand. Coordenadas para o GPS:37.8581° S, 175.6814° E.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Nova Zelândia! Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem nós indicamos a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
A Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!
Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque! Faça já sua cotação clicando aqui.
Como chegar em Hobbiton
Nós ficamos 6 dias na Nova Zelândia e alugamos um carro para percorrer toda a parte norte da ilha. Matamata estava no nosso caminho para Rotorua, um dos lugares mais inusitados que visitamos! Clique aqui para ver mais.
Para quem está em Auckland ou nas demais regiões da ilha, há vários operadores turísticos que oferecem transporte e pacotes para Hobbiton.
Quanto Custa
O ingresso para o tour que dura em média duas horas custa em torno de USD 60.00 por pessoa. Crianças de 9 a 16 anos pagam USD 30.00. Crianças entre 0 e 8 anos entram de graça, acompanhadas de um adulto pagante.
No preço do ticket de entrada está incluso o valor do transfer do centro de Matamata até Hobbiton. Se você estiver partindo de Rotorua é só acrescentar USD 25.00 ao valor do ingresso e também terá direito ao transfer.
Os detalhes são ricos! Note a fumaça saindo da chaminé de uma das casinhas:
Mas afinal, quem são esses tais Hobbits?
Se você está aí se perguntando quem são os Hobbits, de onde vieram, onde vivem e porque você deve visitar um set de gravações sem ao menos conhecê-los?
Pois nós podemos lhe dar um bom motivo etílico para tal visita…hehehe.
Os Hobbits são esses seres baixinhos de pés peludos que habitam o Condado dos livros e filmes já mencionados. Talvez o fato mais curioso sobre eles (além de terem os pés peludos…haha) é que eles adoram cerveja! Eles passam boa parte da trama conversando e bebendo no Green Dragon Inn, ou Taverna do Dragão, no nosso bom Português.
Após a reconstrução definitiva de Hobbiton, o Green Dragon Inn se tornou um PUB de verdade! E é lá que ao final do tour você poderá se refrescar com uma das opções de bebidas oferecidas: Cidra de maçã, cervejas Amber Ale e English Ale. E para quem não consome álcool, há a opção da Ginger, não alcóolica.
Infelizmente não temos fotos muito bacanas do interior do PUB, então recorremos a estas imagens da página deles no Face para mostrar o interior do famoso bar:

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/

Créditos: https://www.facebook.com/Hobbitontours/
Curiosidades sobre Hobbiton
Ficamos tão impressionados com essa árvore que resolvemos contar um segredo sobre ela:
Ela é falsa! hahaha. Mas isso na verdade não é nenhum segredo, pois é uma das primeiras informações mencionadas pelos guias: a árvore que custou cerca de dois milhões de reais! Toda essa folhagem verdinha foi feita sob encomenda em Taiwan. A árvore foi montada artificialmente a pedido do exigente e perfeccionista diretor Peter Jackson.
Mas fala sério!? O resultado final ficou bem bacana, né?
Outro fato curioso é que a maioria das cenas que se passam dentro das casas foram gravadas em estúdio.
Pois é! Dentro dessa aí mesmo não tinha nada…hehehe.
A Nova Zelândia é um dos países do mundo que ganhou nosso coração. Foi lá que saltamos de um prédio pela primeira vez… Mas isso é tema para outro post!
Aproveite e veja também nosso post sobre Rotorua – a cidade termal que tem cheirinho de ovo podre…hahaha 😜
Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja nossas dicas sobre outros países Africanos e também do Oriente Médio:
- O que fazer em Petra
- O que fazer no Cairo
- O que fazer em Marraquexe
- O que fazer em Fez
- O que fazer em Chefchaouen
- Um tour pelo Deserto do Saara
- O que fazer na Tanzânia
- O que fazer na Namíbia
- O que fazer em Botswana
- O que fazer no Lesoto
- O que fazer em Cape Town
- Como viajar pela Namíbia
- Workaway e nosso trabalho na África
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Gente, esse lugar existe MESMO! Que demais!! Amei saber todas essas curiosidades, ficou show demais o post… E eu jamais falaria que aquela árvore era falsa hahaha ficou perfeita!!
Obrigada! É muito fofo, né?
Obs.: árvore falsa e cara! hehe
Bjo
Que fofurice esse lugar! Fiquei encantada com a Hobbiton e amei o nome da cidade: Matamata, ahhah! E afinal, as cervejas são boas?
São, Gabi! Bem ao estilo que a gente gosta: artesanal.
Nós gostamos! Mas assim como os filmes, pode ter gente que deteste tb! hehe
Bjo
Amigos, post incrível!
Fui a Nova Zelândia para fazer intercâmbio logo após as filmagens, em 2003, e esse país é simplesmente incrível!
Tive a oportunidade de passar por vários locais onde os filmes foram filmados na Ilha Norte, mas infelizmente tivemos um problema em Matamata e não conseguimos entrar e ainda dormimos no carro (rsrs). Faz parte das experiências de adolescente!
Foi uma delícia relembrar um pouco desse país incrível e de uma trilogia tão legal! Obrigado e parabéns!
Obrigada Thiago!
Lázaro quer morar na Nova Zelândia..
E quem não quer? Né?
Bjo
Nossa!!! Nunca imaginei que seria interessante conhecer este lugar literalmente de filme…
Fiquei encantado com as paisagens…
Muita vontade de conhecer agora.
Vc iria adorar 😉
Adoreeei! Hahaha Que graça de lugar! Parece que vocês estão realmente dentro de um filme! E o post está super detalhado e informativo! Ficou ótimo!!
Muito obrigada!!!
Bjos
hahaha, jura que vc odeia?
Vale sim. O lugar é fofo e ainda tem cerveja! hehe
Bjo
Achamos esse cenário demais, e muitas curiosidades rs..
Acredita que nunca assistimos esse filme, adoramos a postagem e conhecer um pouco mais.
Parabéns, o post está maravilhoso. bjs
Muito obrigada! Bjão
Ai que vontade de conhecer esse lugar! Que maravilha! o Post está bem detalhado e me deixou com mais vontade ainda…
Que bom que você gostou, Fabi!