Casal Wanderlust

Você já ouviu falar do Malawi?

Um pequeno país do sudeste africano, cercado por belos vizinhos como a Tanzânia, a Zâmbia e Moçambique e lindamente descrito como o “Coração Caloroso da África”, este é o Malawi (ou Malauí), um dos países que visitamos no período em que moramos no continente africano.

Sempre fomos fascinados pela África, seus animais, savanas, seus imensos rios e lagos. E foi com o intuito de conhecer o nono maior lago do mundo (quinto em profundidade) que viajamos mais de 400 quilômetros até Cape Maclear, um dos vilarejos que oferecem opções de hospedagem e passeios pelo famoso Lago Niassa, ou Lake Malawi, como também é conhecido.

Malawi

O que fazer no Malawi

Considerado pelo Lonely Planet  um dos top 10 lugares para se visitar em 2014 (dentre destinos como Brasil e Suécia), o Malawi é a essência da mais pura experiência africana.

Além do famoso lago também há parques como o Liwonde onde é possível fazer safári, observar os animais na savana e ter uma experiência super diferente. Para quem gosta, há também opções de grandes cidades como Lilongwe e Blantyre por exemplo.

Porém, nos três dias livres que tivemos por lá, nós basicamente fizemos atividades relacionadas ao lago.

# PASSEIOS DE BARCO PELO LAGO

A maioria dos hotéis oferece esses passeios pelo lago. Dá para sair de manhã, levar cerveja gelada e passar o dia todo navegando pelas águas doces e cristalinas do lago!

Precisamos de 2 barquinhos pois éramos muitos :-)

# CANOAGEM  

Ter uma oportunidade única de fazer canoagem nessas canoas rústicas utilizadas pelos pescadores locais. Não é muito fácil no início, mas com o tempo pega-se o jeito….ou não…hahaha.

Canoa Malawi-min (1)
# OBSERVAR AS ÁGUIAS
Observar de pertinho essas lindezas em seu habitat natural.

Aguia

# FAZER SNORKELING

Poder ficar horas observando os peixinhos coloridos, sem pressa, só curtindo toda essa imensidão de água só pra vc!

Quanto custam os passeios no Lake Malawi?

Fechamos tudo diretamente com o hotel. O valor ficou em torno de USD 30.00 por pessoa por dia. Como estávamos em uma turma grande acabou não ficando tão caro.

Mas se você estiver viajando sozinho ou em uma turma menor, vale a pena negociar o valor com o hotel, ou com os pescadores locais, pois sempre há margem para uma boa negociação.

Guia Malawi

Esse é o Sérgio, nosso guia / condutor do barco / responsável pela cerveja gelada..hehehê

A moeda do Malawi

A moeda do Malawi é o Kwacha (MWK). Com 1 USD você compra 716 Kwachas (cotação em Fev/17). Ou seja, por se tratar de uma moeda super desvalorizada, quando se faz o câmbio você recebe um imenso pacotão de dinheiro:
Muitas cédulas de Kwachas!

Muitas cédulas de Kwachas!

Onde ficar em Cape Maclear

Tem opções para todos os gostos e bolsos. Desde opções para quem gosta de acampar, camas em hostels por USD 10 ou hotéis bem mais luxuosos.

Nós escolhemos um meio termo, o Cape Mac Lodge. Mas vamos indicar também outras opções de hotéis próximos e com vista para o lago:

  1. The Funky Cichlid – camas por até USD 10
  2. Malambe Camp – opções para camping e camas por até USD 15
  3. Annie’s Lodge – quartos super confortáveis por até USD 110

 

O hotel Cape Mac Lodge pertence ao casal de franceses Josiane e Roger. Uns fofos que não mediram esforços para fazer com que a nossa passagem por lá fosse a melhor possível. O hotel tem uma prainha bem de frente para os quartos, olha:

Frente hotel Malawi-min

Cape Mac Lodge

Os quartos

O único porém é que os pratos servidos no restaurante do hotel eram bem franceses mesmo, daqueles pequenininhos. Nesse caso se você come bastante, assim como a gente, é só pedir logo dois pratos! hahaha.

O Malawi além do turismo

O lago é lindo, a paisagem é deslumbrante e o clima é super agradável. Porém, ao observar os arredores você se depara com outra realidade: a pobreza.

No ranking mundial de IDH (índice de desenvolvimento humano), em uma lista de 188 países divulgada pela ONU em 2015, o Malawi aparece na posição de número 173, atrás de países como o Sudão e Afeganistão por exemplo.

Vida no Malaui

Visitar um país como o Malawi nos leva a fazer uma reflexão sobre nossa própria vida. Conhecer pessoas tão receptivas, gentis e sorridentes, mesmo em meio a tantas dificuldades, faz com que possamos avaliar o caminho que estamos seguindo, a repensar nossos valores e a questionar se de fato estamos desempenhando bem o nosso papel nesta existência.

Children from Malawi

Podemos certamente afirmar que você não voltará a mesma pessoa depois de passar por uma experiência assim.

Malawi child

Como ajudar as crianças do Malawi

Você pode estar pensando: “Será que consigo ajudar de alguma forma?”.
Se essa vontade surgir, dá uma olhadinha na ONG criada em 2006 pela Madonna e pelo Michael Berg, a Raising Malawi. Mas além desta, existem diversas outras ONGs atuando por lá, e podemos citar aqui também a Water Aid. Ou seja, sempre tem uma opção para ajudar de alguma maneira ❤️
Criancas Malawi

As crianças que clicamos pelo caminho, VEJAM OS SORRISOS!

Nós gostamos muito de ter conhecido um pouquinho deste país que se auto define como o “Coração Caloroso da África”. De ter tido contato com essa gente que tanto tem a nos ensinar sobre superação, força e fé.

E tem como não amar!? NÓS Tivemos até uma bandinha de música tocando na nossa despedida, olha aí, que fofura:

Se você pensa em ir “praquelas” bandas, inclua o Malawi em seu roteiro. Você não vai se arrepender.

E mais, você ainda terá a oportunidade de presenciar o pôr do sol mais lindo do mundo! Fala se não é um espetáculo de lindo!?
Por do Sol Malawi
Ficou com vontade de conhecer o Malawi? Nós escrevemos outro post sobre como tirar o visto através da Embaixada do Malawi em Brasília. Saiba tudo clicando aqui.

19 comentários sobre “Você já ouviu falar do Malawi?

  1. tikdeviagem

    nossa, fiquei encantada com essas fotos! que lugar mais lindo!!!!! deu muita vontade de conhecer! ao mesmo tempo, é muito triste ver toda essa pobreza da africa, e mesmo com tão pouco olha o sorriso no rosto dessas crianças, são felizes com o que tem!

  2. Livia Zanon

    Morei 40 dias na Africa do Sul e simplesmente foi incrível, jamais imaginei que as pessoas seriam tão simpáticas, receptivas e solicitas, além de lugares paradisíacos! Não conheci Malawi, mas pareceu ser demais também , show o post Camila!!

  3. Thiago Carvalho

    Nossa que incrível! Amei o post. Não conhecia absolutamente nada sobre esse pequeno país e o mais fantástico (embora triste) foi ler um pouco mais do lado não turístico do passeio. Vivemos em um mundo muito desigual. Parabéns pelo post!

  4. Gabriela

    “Visitar um país como o Malawi nos leva a fazer uma reflexão sobre nossa própria vida.” Pra mim as melhores viagens são essas. Fiquei imaginando que doçura deve ter sido a banda de despedida. <3

  5. viajei_compartilhei

    Adorei o post. Um lugarzinho lindo, cheio de coisas pra fazer, que dificilmente conhecemos. Lindo trabalho social com as crianças. Parabéns Camila.

  6. Trip A Doiss

    Não conhecíamos Malawi, um país que nos fazem refletir mesmo.
    A realidade do país é de cortar o coração. ¨pobreza¨.
    Parabéns pelo post, encantador esse lugar ..bjsss

Deixe uma resposta