Casal Wanderlust

Sossusvlei e Deadvlei, cartões postais da Namíbia

Possuidora de paisagens lindas e diversas, a Namíbia conta com uma série de atrações naturais que são simplesmente de tirar o fôlego. Entre elas, no meio do deserto mais antigo do mundo, o Namib Desert, é que se encontra o Namib Naukluft National Park. E é dentro do parque que ficam duas das atrações mais visitadas do país: Sossusvlei e o Deadvlei.

Com uma área de quase 50.000 m², maior que a Suíça, o Namib Naukluft National Park é o maior game parque (onde é possível encontrar animais selvagens) da África e o quarto maior do mundo. Por aqui você poderá ver vários animais, tais como: órix, avestruzes, hienas e raposas.

Nós estivemos por lá em outubro de 2017 e escrevemos esse post com as principais Atrações do Namib Naukluft National Park:

Sossusvlei

Principal atração do local. Sossusvlei ficou tão famoso que comumente é usado como sinônimo para o todo o parque. Mas na verdade, Sossusvlei é uma bacia formada de argila e sal que passa a maior parte do tempo vazia.

O contraste do solo esbranquiçado, com as dunas avermelhadas ao redor e o céu com um azul profundo, fazem do lugar um sonho para qualquer fotógrafo.

Sossusvlei

Sossusvlei é essa área mais clara que se pode ver na foto

Boa parte do caminho até Sossusvlei é asfaltado e pode ser feito por qualquer tipo de carro. Entretanto, os 5 km finais só são transitáveis por veículos 4×4.

No início destes últimos 5 km há um estacionamento para carros 2×4, onde você deverá parar se não estiver dirigindo um veículo com tração nas 4 rodas. Deste ponto você terá duas opções para chegar até lá:

  1.  ir caminhando;
  2. pegar o shuttle oferecido pelo parque, que custa NAD 150,00 ou USD 11,00 por pessoa.

 

Sossusvlei

Caso resolva ir caminhando, vá cedo, use roupas leves e leve bastante água. O caminho é lindo e você pode ver animais selvagens bem de pertinho. Nós vimos vários órix no caminho. Mas a areia é super fofa e a caminhada é dura. Tivemos sorte que conseguimos uma carona na metade do caminho na ida e acabamos voltando com o mesmo camarada na volta.

Deadvlei

Para nós, o Deadvlei é de longe a parte mais incrível do parque. Com uma paisagem retirada da série Jornada nas Estrelas ou de Star Wars, essa floresta de árvores mortas a mais de 900 anos é simplesmente animal!

O nome Deadvlei significa “pântano morto” e remete à época em que a área era um lugar fértil, banhado pelo rio Tsauchab.

Deadvlei é uma panela de argila caracterizada por escuras árvores mortas contrastando contra o solo de cor mais clara. A panela foi formada quando o rio Tsauchab inundou e a abundância de água permitiu que árvores ali crescessem. No entanto, o clima mudou e as dunas de areia invadiram a panela, impedindo o rio de chegar à área. Acredita-se que as árvores tenham morrido há aproximadamente 900 anos, porém elas não se decompõem devido ao clima seco.

Deadvlei possui todas as características de Sossusvlei, com a adição das árvores escuras, queimadas pelo sol e petrificadas. É realmente de arrasar!

O caminho para o Deadvlei é o mesmo de Sossusvlei. Na verdade, as duas atrações são separadas pela Big Daddy. Uma vez chegando ao estacionamento para carros 4×4, você pode ir até Deadvlei escalando e descendo a Big Daddy ou pegando um atalho de somente 15 minutos pela direita da duna. Mas já aviso que o esforço de subir a Big Daddy rende uma vista incrível tanto de Deadvlei como de Sossusvlei.

Big Daddy

A maior duna na região, com 325 metros, a Bid Daddy fica entre Sossusvlei e Deadvlei. Este gigante só é ultrapassado em altura pela Duna 7, que fica em Walvis Bay.

Após passar por Sossusvlei, você terá pela frente um escolha árdua. Subir a Big Daddy, que lhe renderá uma sensação de realização pessoal tremenda e uma vista maravilhosa, ou pegar o atalho pela direita da montanha de areia até Deadvlei. Caso resolva escalar a montanha, leve bastante água e capriche no uso do protetor solar.

Como já explicado, o caminho para a Big Daddy é o mesmo para Sossusvlei e a duna é o gigante que separa as duas atrações (Sossusvlei e Deadvlei).

Big Daddy Sossusvlei

Big Daddy: olhando assim, de longe, nem parece tão alta… Mas quase morremos para subir até o topo…rs

Duna 45

A Duna 45 foi assim batizada devido à sua distância para o portão principal do parque, o Sesriem Gate, que é de 45 km. É a duna mais fotografada do mundo. Resultado de sua localização privilegiada, fica bem ao lado da estrada de asfalto que leva até Sossusvlei e Deadvlei, e a seu formato peculiar.

Duna 45

É também uma das dunas mais acessadas no parque, por ser um ótimo lugar para ver o nascer do sol. Contudo, você terá que estar hospedado dentro do próprio parque para conseguir ver este espetáculo da natureza do topo da Duna 45. Uma vez que o portão principal somente é aberto depois do nascer do sol.

Sol nascendo visto ao alto da Duna 45

Duna Elim

Ótima pedida para ver o pôr do sol. Mas para isso você também precisará estar hospedado dentro do parque. Pois, o portão fecha justamente no pôr do sol.

A duna fica a somente 5 km do portão de entrada e sua subida dura em torno de 1h. Contudo, uma vez ali, você poderá apreciar tanto as cadeias de montanhas Naukluft, quanto as demais dunas da região.

Fique atento para animais, pois é comum ver raposas e órix.

É necessário fazer um desvio à direita da estrada principal para chegar até a duna. Mas há uma placa indicando o caminho.

Duna Elim

Hiddlenvlei

Uma trilha de 2 km indicada por pequenos postes de madeira próxima ao estacionamento de carros 2×4. Está é uma das áreas menos visitadas do parque e lhe proporcionará a paz necessária para apreciar a beleza que o Deserto da Namíbia pode oferecer.

Sesriem Canyon

Localizado a 4,5 km do portão principal do parque. O Sesriem Canyon foi formado pelo Rio Tsauchab a milhões de anos atrás. Seu nome, em Africanês, língua usada durante o período de dominação sul-africana e muito falada até hoje, significa seis (ses) tiras de couro (riem). Pois esse era o número necessário de tiras de couro para conseguir puxar água do rio com um balde.

O cânion não é muito profundo, são apenas 30 metros. Mas é interessante andar por seus corredores e ver as diferentes formações rochosas.

Sesriem Canyon

Como Chegar

Existem vários caminhos para se chegar ao Namib Naukluft National Park. Você pode usar a C13 e depois a C27 vindo de Luderitz ou a C14 vindo de Swakopmund/Walvis Bay. Porém, como nós estávamos com Uva, um Peugeot 107 que alugamos para viajar pela Namíbia, fomos aconselhados a usar a C19, vindo do centro do país, que tem quase todo seu caminho asfaltado.

Quando Visitar

As atrações podem ser vistas durante todo o ano. Mas lembre-se que os meses de verão ( de novembro a abril) na Namíbia são quentes e chuvosos e os meses de inverno (de maio a agosto) tem noites bem frias. Nós estivemos por lá em outubro e os dias já estavam bastante quentes. Mas as noites estavam bem agradáveis.

Vídeo

Veja aqui o vídeo completo que fizemos sobre nossa ida até Sossusvlei e Deadvlei. Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube!

Onde se Hospedar

Nós ficamos uma noite no camping do próprio parque, o Sesriem Camping Site. Pois somente assim poderíamos ver o pôr do sol na Duna Elim e o nascer do sol no dia seguinte na Duna 45. Lembramos que o portão principal somente abre após o nascer do sol e fecha na hora que este se põe. Sendo assim, impossível para as pessoas que não estiverem hospedadas dentro do parque presenciarem estes espetáculos da natureza por lá. E as diferentes cores que as dunas ficam devido à luz do sol nestas horas é um show à parte. Vale muito a pena!

Para acampar no Sesriem Camping Site nós pagamos NAD 200,00 ou USD 15,00 por pessoa. Mas no segundo dia nós mudamos para outro camping mais baratinho, o Little Sossus.

Para quem não quiser acampar e estiver com uma graninha a mais, o parque também possui lodges disponíveis. Fora isso, existem várias outras opções de campings e locais para se hospedar na região, veja aqui este site com várias opções.

Onde Comer

O próprio parque conta com um restaurante onde você pode fazer suas refeições. Mas existe uma outra opção mais econômica bem em frente ao portão de acesso. Trata-se de um posto de gasolina com lanchonete e lojinha de conveniência. Além de um outro camp site, o Sossus Oásis Conveniência e Camping. Nós só não acampamos lá no segundo dia porque já estava lotado. Mas os preços da comida e dos produtos da conveniência são super justos e o local para camping é super arrumadinho. E o lugar tem até uma piscina.

Quanto Custa

O day pass, que te dá acesso ao parque por 24h, custa NAD 80,00 ou USD 6,00 por pessoa. Mais NAD 10,00 ou USD 0,75 referentes ao carro. Você pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser por dia.

Dicas Importantes:

  • Tente chegar na Big Dad o mais cedo possível;
  • Leve no mínimo 1,5 litros de água por pessoa;
  • Abuse do protetor solar;
  • Leve um chapéu ou boné;
  • Subir a Duna de chinelo ou descalço é bem melhor do que de bota ou tênis;
  • Mas para voltar, se o sol já estiver quente, é melhor estar calçando bota ou tênis, pois a areia pode queimar os pés, mesmo de chinelo;
  • O ideal é ir de bota ou tênis e levar um chinelo na mochila;
  • Se não quiser subir a Big Dead para chegar até o Deadvlei, basta seguir o caminho à direita da Duna. São apenas 15 minutinhos de caminhada; 

Ainda hoje poucas informações sobre Namíbia estão disponíveis na internet. Por isso escrevemos essa sequência de posts sobre as nossas andanças pelo país. Esperamos que nossos relatos possam ajudar outros viajantes 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

4 comentários sobre “Sossusvlei e Deadvlei, cartões postais da Namíbia

  1. Cecília Garcia

    Olá, tudo bem? Vou para Sossusvlei em Janeiro e gostaria de ficar dentro do Parque Nacional para poder ver o Nascer do Sol. Infelizmente os Lodges já estão lotados, porém vi que ainda há vagas no Camping. É necessário levar a barraca, ou consigo alugar lá? Saberia me informar?
    Muito obrigada!!

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Olá Cecília, tudo bem?
      Desculpe pela demora em responder, mas estamos com internet super limitada…
      É necessário levar a barraca sim. Pelo menos não vimos nenhum camping que alugasse o equipamento.
      Mas mesmo se houvesse, não valeria a pena. Vimos barracas BOAS sendo vendidas em Windhoek por R$ 100,00. Vale a pena comprar por lá!
      Beijos e aproveite demais essa viagem. A Namíbia é sensacional!!!

      1. Cecilia

        Olá,

        Muito obrigada pelo retorno, como os hotéis já estavam lotados resolvemos fechar o Camping, escolhemos o Oasis 🙂 Estamos citando carros com tenta no teto, aparentemente é uma boa opção é nao tão cara.
        Além disso parabéns pelo blog, está nos ajudando muito. Espero um dia conseguir viajar igual vocês!!
        Agora é só esperar ate Janeiro rsrs
        Buenos

Deixe uma resposta