Casal Wanderlust

Viajando pela Namíbia com um carro alugado

A maioria das pessoas aluga um veículo 4×4 para viajar pela Namíbia, o que é uma maravilhosa opção. Aliás, já vamos dar a principal dica desse post: se puder, alugue um 4×4 ou pelo menos um carro cujo modelo seja mais alto. Mas se você também estiver tentando economizar uma graninha, vem com a gente nesse post que vamos contar como nós fizemos para economizar até 70% viajando pela Namíbia com um carro alugado.

Deadvlei, umas das atrações mais visitadas da Namíbia

Qual modelo de veículo devo alugar?

Como falamos mais acima, você vai se sentir mais confortável viajando pela Namíbia com um veículo 4×4 ou com um modelo mais alto.

Pode até ser um veículo 4×2, basta que ele seja mais alto do que os modelos mais básicos. Desta maneira você terá mais tranquilidade e conforto para dirigir pelas estradas irregulares de algumas partes do país, já que somente as vias principais são asfaltadas.

Primeira chuva que pegamos na estrada, a caminho de Divundu

Muitas das estradas que você irá percorrer pela Namíbia são de terra. Não sei qual o nome dado em sua cidade, mas lá em Minas nós chamamos as deformações da estrada de “costelinhas de vaca”. E você vai passar por muitas, muitas, muuuuitas. Por isso um carro mais alto faz bastante diferença na hora de dirigir. Enquanto nós estávamos dirigindo a 40 km/h os carros mais altos passavam a pelo menos 100 km/h 😂

Mas não se desespere. Nós alugamos um carro baixo, modelo normal e minúsculo e sobrevivemos! Vamos comentar mais abaixo.

Viajando pela Namíbia com um 4×4 equipado

Um 4×4 equipado com toda a parafernália necessária para acampar era o nosso maior sonho! O carro vem com barraca de teto, galões de água, pneu extra, cadeiras e até com fogareiro para você poder cozinhar pelo caminho, fazendo sua viagem se tornar bastante independente.

O valor não é absurdo, o aluguel de um carro desses custa em média USD 110,00 por dia. O problema é que esse valor ficava um pouco apertado para nós. Mas deve ser muito bacana viajar com um carrão assim. Não é verdade?

Viajando pela Namíbia com 4x4

Viajando pela Namíbia com um carro pequeno

Depois de muito pesquisar, vasculhar todos os sites possíveis de locadoras de veículos, visitar algumas delas em Windhoek e refazer a rota um milhão de vezes para fugir das estradas em pior estado de conservação, nossa opção foi alugar o “Uva”, esse Peugeot 107 roxo da foto abaixo. Nós passamos 15 dias viajando pela Namíbia com ele: o guerreiro das estradas 😜

Viajando pela Namíbia com um carro alugado

O “Uva”, o Peugeot modelo 107 que alugamos para dirigir pela Namíbia

Nós pesquisamos os preços nas principais locadoras de veículos encontradas na internet. Olhamos na Hertz, Avis, Budget e etc. Fizemos até uma planilha comparativa de preços. Se quiser baixá-la basta clicar aqui.

Clique aqui para baixar a planilha!

Como nós fizemos para economizar

Nós pesquisamos nas empresas locais situadas em Windhoek. Sabe aquelas que muitas vezes nem estão na internet? Pois é! Nós fomos até elas para verificar os preços.

Foi assim que chegamos até a Spes Bona Motor Company. Nós conversamos diretamente com o proprietário, que até nos deu algumas dicas. Especialmente para podermos desenhar uma rota que fizesse com que nós fugíssemos das estradas em piores estado de conservação.

Quanto Custou

Nós pagamos NAD 350,00 ou USD 25,00 por dia na locação do Peugeot 107, que apelidamos carinhosamente de Uva. E o melhor de tudo: com km livre, cobertura total de seguro (com exceção de pneus e vidros) e sem nenhum pagamento de franquia em caso de sinistro.

Com exceção de um atolamento, um pneu furado e o motor que super aqueceu, ocorreu tudo bem em nossa viagem de 15 dias pela Namíbia. Mas como nem tudo são flores, nós listamos os prós e contras da nossa decisão:

Prós

  • Economia de 70% no valor da locação do carro (comparando com a locação de um 4×4);
  • Economia de 30% no consumo de combustível;
  • Conseguimos visitar todos os pontos que tínhamos interesse, com exceção de Twyfelfontein;
  • Fomos a principal atração de todos os lugares, até mesmo na estrada. Todo mundo olhava, ria, e depois vinham nos perguntar como é que conseguimos viajar com um carro tão pequeno, muitas vezes por caminhos tão tortuosos 😂

Contras

  • Tivemos que desenhar um roteiro não muito lógico para seguir desviando das estradas em condições ruins;
  • Por conta disso nossa viagem levou mais tempo do que normalmente levaria;
  • Tivemos um pneu que explodiu no meio do caminho;
  • Tivemos um atolamento em um buraco besta…rs;
  • Tínhamos que colocar fita adesiva na fechadura do porta malas, pois caso contrário entupia com areia e não abria mais;
  • E a pior parte: o motor super aqueceu no meio do Etosha! Demoramos 3 horas para avançar 20 km até uma parte do parque onde conseguimos sinal de celular para solicitar socorro!

Dicas para evitar transtornos

Além de valores de aluguel mais altos, as grandes locadoras também apresentam alguns pequenos contratempos. Conhecemos dois casais, aleatoriamente, que alugaram veículos pela internet e na hora de pegar o carro na locadora, a mesma informava que não tinha mais aquele modelo disponível, tentando muitas vezes “empurrar” um veículo de categoria superior, querendo cobrar taxas extras e etc. Fique atento!

E nós observamos bastante valor da franquia que, em caso de sinistros, costumava ser bastante alto nas opções mais baratas de locação (quanto mais baixo o valor da locação, mais alto o valor da franquia). E também ficamos atentos à quilometragem livre. Como a Namíbia é enorme, nós alugamos um carro sem limites diários para que pudéssemos fazer todo o roteiro sem preocupações.

Resumindo

Nossos dias viajando pela Namíbia com um carro pequeno foram repletos de pura emoção! Passamos alguns bons perrengues com o carro alugado, mas isso acabou nos rendendo boas histórias. Mas aqui vale a reflexão: “será que se estivéssemos em uma viagem de férias, com dias contados, nós não teríamos perdido parte da diversão por conta dos problemas com o carro pequeno?”. Com certeza sim! De repente um 4×4 ou mesmo um veículo mais alto teria nos livrado de muitos dos perrengues. Para nós a economia valeu a pena, mas poderia ter sido o fim da nossa diversão também.

Então esse é um ponto a ser levado em consideração na hora de escolher o tipo de veículo que você vai alugar para desbravar a Namíbia. “É possível fazer a viagem com um carro pequeno?” É sim! “Vale a pena?” Para nós valeu, e muito. Mas a resposta vai depender de quão aventureiro você é e quão disposto você está a enfrentar os contratempos que possam surgir.

Ainda hoje poucas informações sobre Namíbia estão disponíveis na internet. Por isso escrevemos essa sequência de posts sobre as nossas andanças pelo país. Esperamos que nossos relatos possam ajudar outros viajantes 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

4 comentários sobre “Viajando pela Namíbia com um carro alugado

  1. Paula Cristina Gargantini Marques

    O importante foi as emoções vividas com o carro pequeno ( popular: uva)!!! E a viagem em si claro!

Deixe uma resposta