Casal Wanderlust

Fish River Canyon: o segundo maior cânion do mundo, na Namíbia

O Fish River Canyon é comumente aceito como o segundo maior cânion do mundo, ficando atrás somente do Grand Canyon nos Estados Unidos. Sua imensidão e beleza são realmente de tirar o fôlego e uma visita a Namíbia não estaria completa sem passar por lá.

Seu processo de formação data de mais de 500 milhões de anos atrás devido a movimentação da crosta terrestre e do rio que passou a correr por ali posteriormente. Atualmente o cânion conta com 160 km de extensão, sua largura é de até 27 km e sua profundidade chega a 550 metros em alguns pontos.

Nós estivemos por lá em Setembro deste ano (2017) e vamos contar aqui como foi essa experiência incrível.

Onde fica e Como chegar

O Fish River Canyon fica na parte sul da Namibia, próximo à fronteira com a África do Sul, na região de Karas. Sendo um dos primeiros pontos de parada para quem vem de Cape Town para conhecer o país.

Como a maioria dos demais pontos turísticos daqui, é praticamente impossível chegar até o Fish River Canyon de transporte público. Deixando como opção o aluguel de carro, contratação de um tour ou, para os mais aventureiros, a boa e velha carona.

Esse é o Rafa, um brasileiro que conhecemos que viajou pela Namíbia de carona

Como contado no post “Como viajar pela Namíbia”, nós rodamos o país com o Uva, um Peugeot 107. Foi a opção que nos rendeu o melhor custo x benefício.

Uma vez que nossa primeira parada na Namíbia foi em Windhoek, onde fizemos um trabalho através do Workaway, nós chegamos no cânion vindos do Norte. Parando antes em Keetmanshoop para ver a Quiver Tree Forest e o Giant’s Playground.

Desde Keetmanshoop são somente 160 km até o principal deck de observação do cânion. Contudo, os últimos 45km são de estrada de terra, onde a velocidade é bastante reduzida. Foi aqui que nós perdemos um pneu no caminho de volta. Sem a menor chance para conserto. Tivemos que comprar um novo. Então, ande devagar e preste atenção nas diversas pedras na estrada.

A vista é de tirar o fôlego!

O que Fazer no Fish River Canyon

A visita já valeria muito a pena se fosse somente para parar por alguns minutos, ou horas, no deck de observação e arredores para contemplar a grandeza e beleza do lugar. O silêncio e a imensidão da paisagem traz um sentimento de paz muito grande, e nos faz querer ficar por ali só admirando. Aliás, não se esqueça de levar água e bebidas com você. Ou pare no Hobas Camping, 10km antes do cânion, para comprar algo.

Mas, para os mais aventureiros e corajosos, existe uma trilha de 5 dias andando pelo leito do rio. As trilhas variam entre 71 e 85 km e são feitas durante os meses de maio a setembro somente, devido ao intenso calor no resto do ano. O número mínimo de participantes é de três pessoas e você pode fazer por conta própria ou contratando um guia.

Dá uma olhada neste link para mais informações https://besthike.com/where-is-the-best-hike-in-africa/fish-river-canyon/

Fish River

Fish River Canyon

Ainda há na região umas termais. Piscinas naturais de água quente (60c). Ideal para relaxar após o trekking ou só para curtir uns dias de folga da viagem mesmo. As termais ficam em Ai-Ais, a 80 km do view point.

Onde se Hospedar

Como nós passamos no Fish River Canyon a caminho de Luderitz, acabamos ficando só algumas horas por lá. Mas é possível ficar hospedado na região para aproveitar a paisagem nos diversos horários do dia. Pegar o nascer e pôr do sol deve ser incrível.

A acomodação mais próximas é o Hobas Camping Site,  que fica a 10km do main view point. Bem na entrada do parque, onde você compra o ticket para acesso ao cânion.

O Hobas Camping Site faz parte do Namibia Wildlife Resorts, que possui acomodações em diversas outras atrações do país, e oferece opções de Camping e quartos privativos.

Fish River

Quanto Custa

A entrada para estrangeiros, oriundos de países fora do SADC, tratado comercial para os países do sul da África, é de ZAR 80,00 ou USD 6,00 e é válida por 24h.

Você pode entrar e sair quantas vezes quiser durante esse período. Isto possibilita ver o cânion nas diversas horas do dia, voltando pra relaxar um pouco no seu hotel nos intervalos, sem ter que pagar mais por isso 💰

Vídeo

Veja o vídeo que fizemos no Fish River Canyon. Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube para acompanhar nossa viagem de pertinho!

Veja aqui os outros posts sobre as demais atrações da Namíbia. O país é lindo e muito diverso 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

3 comentários sobre “Fish River Canyon: o segundo maior cânion do mundo, na Namíbia

  1. Paula Cristina Gargantini Marques

    Amigos estou compartilhando seus posts com uma amiga que está indo para Africa do Sul também de mochilão, ela quer saber quantos dias ela reserva para conhecer bem o Fish River? Ela está indo só e tem anotado várias dicas de vocês!!! um beijo e aproveite bem tudo.

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Oi Paulinha, querida!
      Um dia para conhecer o Fish River é mais do que suficiente. A não ser que ela queira fazer a trilha de 5 dias caminhando pelo cânion.
      Pode passar meu contato para ela também (11) 99903-2063. Mas ando meio sem internet esses dias…hehe
      Beijos!

      1. Paula Cristina Gargantini Marques

        Obrigada amigos!!! Contato passado….apesar que ela é tão desligada de tecnologia !!! Um beijo.

Deixe uma resposta