Casal Wanderlust

O que fazer em Windhoek, na Namíbia

Windhoek, a capital da Namíbia, costuma ser apenas um ponto de passagem para aqueles que estão visitando o país. Se comparada às demais atrações turísticas, Windhoek não oferece tantas opções.

Mas como nós passamos um tempinho maior na cidade, nós descobrimos que Windhoek também tem lá o seu charme. E preparamos esse post para mostrar algumas de suas principais atrações.

Windhoek

Windhoek Free Walking Tour

O Free Walking Tour é uma ótima pedida para quem tem pouco tempo em Windhoek. Os passeios partem todo dia às 9h do Chameleon Backpackers & Guesthouse e às 9h30 do Cramers Cafe, na Independence Avenue. E não se preocupe porque não é necessário reservar antes, é só aparecer em um desses pontos de partida.

Nós fizemos um vídeo para mostrar os lugares que conhecemos com o free walking tour. 

➡️  Obs.: o tour é gratuito, mas o guia trabalha com gorjetas. Então, se puder, contribua 😊

Zoo Garden

O Zoo Garden é um parque público que fica no coração da cidade. É uma boa pedida para tomar um café, fazer um piquenique ou, para quem tiver um tempinho sobrando, ficar por ali lendo um livro.

E um fato curioso sobre o parque é que em 1961 restos de um elefante de mais de 20.000 anos foram encontrados ali.

Zoo Garden Windhoek

Zoo Garden Windhoek

Church of Christ

A Church of Christ, ou Igreja de Cristo, é uma das construções mais famosas de Windhoek. Sua construção teve início em 1907 e contou com materiais importados da Alemanha e da Itália, tais como o mármore carrara utilizado no pórtico.

Dentro da parede da igreja há uma placa em bronze com o nome de soldados alemães mortos em batalhas contra a libertação da Namíbia – o que causa bastante desconforto na população local.

Church of Christ Windhoek

Church of Christ

Independence Memorial Museum

Quando olhei para o edifício pela primeira vez, na hora pensei que a arquitetura me lembrava a Coreia do Norte, sei lá porque. E durante o tour descobri que foram os norte-coreanos que construíram o prédio! É mole?

Nos disseram que a Coreia do Norte tem interesse no urânio da Namíbia, por isso desenvolveram algumas parcerias nos últimos anos…MEDO… 😳

Independence Memorial Museum

Independence Memorial Museum

Obs.: o museu apresenta algumas fotos, pinturas e objetos contendo apenas uma breve explicação sobre os fatos, nada muito detalhado. Nós achamos que para entender melhor do que o museu se trata é interessante ler primeiramente a história da Namíbia em seu caminho rumo à independência.

O museu abre de segunda a sexta das 9h às 17h. Sábados e domingos das 10h às 17h.

💰  A entrada é gratuita!

Owela Museum

Parte do Museu Nacional da Namíbia, o Owela Museum, é divido em duas partes. A primeira voltada para a etnografia, contanto sobre os diferentes aspectos culturais das diversas tribos nativas (San, Nama, Himba, etc). E a segunda funciona como um museu de Ciências Naturais, expondo a flora e fauna locais.

💰  A entrada é gratuita!

Owela Museum Windhoek

Owela Museum Windhoek

Catholic Church

A Igreja Católica de Windhoek é um dos pontos de interesse da cidade. A catedral de torres gêmeas e com características neo-renascentistas chamou nossa atenção quando passamos em frente a ela. Nos lembramos imediatamente das igrejas das cidadezinhas do interior de Minas Gerais.  Mas infelizmente não tivemos tempo de visitar o seu interior…

Igreja Católica de Windhoek

Fábrica da Windhoek

Se você, assim como nós, também gosta de cerveja, aproveite a oportunidade para conhecer a Namibia Breweries Limited, a fábrica da Windhoek, da Tafel assim como de outras tradicionais cervejas da Namíbia.

A Windhoek, nossa favorita, é uma das únicas cervejas produzidas fora da Alemanha que possui o selo Reinheitsgebot, que comprova que são utilizados apenas 3 ingredientes na sua produção: malte, lúpulo e água.

Windhoek Brewery Tour

Beer tour na fábrica da Windhoek

A fábrica fica a 13 km do centro de Windhoek e oferece o Beer Tour às Terças, Quartas e Quintas-feiras. Para reservar basta enviar um e-mail para um dos endereços abaixo:

  • venessa.benz@olfitra.com.na 
  • yvonne.uakumbua@ol.na 
  • jean.nolte@ol.na

Ou entrar em contato através do telefone: + 264 061 320 4010. E se já quiser adiantar, clique aqui para baixar as instruções de segurança para realização do tour.

💰 O Beer Tour é gratuito!

Heroes Acre

O Heroes Acre é um memorial de guerra oficial do governo da Namíbia, em homenagem aos que lutaram pela libertação do país. Está localizado nas Montanhas Auas, a menos de 10 km ao sul de Windhoek. A ideia desse memorial foi sugerida pelo presidente Sam Nujoma, em uma visita ao Zimbabwe em 1997. A inauguração do monumento Heroes Acre ocorreu em 26 de agosto de 2002, o dia dos Heróis.

Heroes Acre, Monumento aos Heróis

Este monumento nacional tem como objetivo “promover o espírito de patriotismo e nacionalismo e transmitir o legado para as futuras gerações da Namíbia” e é o lugar onde os heróis e as heroínas da Namíbia são honrados e lembrados.

Obs.: adivinha quem construiu esse enorme monumento? Sim, a Coreia do Norte também!

💰  A entrada custa NAD 50,00 ou USD 3,60.

Onde Comer

Nós conhecemos alguns lugares bem bacanas para tomar café da manhã, almoçar ou só para beber uma cerveja aqui em Windhoek. Quer ver só?

Joe’s Beerhouse

Se tivéssemos que escolher um único lugar em Windhoek certamente nós escolheríamos o Joe’s Beerhouse. Sério! Um lugar sensacional, super descolado, com preços não tão camaradas (para nossos padrões) mas que vale muito a pena.

Foto divulgação

Nós comemos o Joe’s Special Combo. São quase 700 gr de carne de porco incluindo uma costelinha, um filé, um espetinho (kebab), duas asas de galinha, pão e molho picante. O prato custou NAD 185,00 ou USD 14,00.

A cerveja (500 ml) por lá custa NAD 28,00 ou USD 2,15. E não deixe de pedir o “vinho da casa”, você vai se surpreender!

Endereço: 160 Nelson Mandela Ave, Windhoek. Telefone: + 264 061 232 457

Craft Center

Além de poder comprar lembrancinhas de todo tipo, no Craft Center você também poderá tomar um café, almoçar ou passar um tempinho no Craft Center Caffee, onde normalmente os viajantes param para fazer um break da viagem aqui em Windhoek.

Um café da manhã com pão, ovo, bacon, manteiga e cappuccino custou NAD 80,00 por pessoa, ou USD 6,00.

Craft Center Windhoek

Craft Center Windhoek

Raith’s Deli & Gelateria

Comida barata? Opa! Claro que você vê por aqui! 😋

No centro de Windhoek, na Rua Hosea Kutako Dr., fica a Raith’s Deli Bistro & Gelateria. Uma espécie de lanchonete (que nome antigo, né? Mas não achei nada melhor…haha), onde você encontrará café, salgados, pizzas, sanduíches, pães e até sorvete.

Tomamos diversos cafés da manhã por lá. Uma refeição contendo café com leite + sanduíche de queijo e presunto + um pão doce custa em média NAD 55,00 ou USD 4,20.

Raiths deli windhoek

Raith’s Deli Bistro & Gelateria

Oshetu Community Market

Se quiser ter uma experiência verdadeiramente namibiana, não deixe de conhecer o Oshetu Community Market no subúrbio de Windhoek. Neste mercado você encontrará desde roupas, pães, feijão, salgadinhos e até larvas secas que algumas pessoas preparam para comer em casa, cozidas ou fritas!

Mas o ponto alto do Oshetu Community Market é o Kapana. Que nada mais é do que um churrasquinho com um corte de carne que lembra (leia bem: LEMBRA! rs) a nossa picanha. E este é um dos pratos típicos da Namíbia.

Nós gastamos NAD 60,00 ou USD 4,61 em uma porção de carne super boa que alimentou três pessoas. E com mais NAD 60,00 nós compramos pães, vinagrete, coca-cola e tivemos um super almoço que custou USD 3,00 para cada um 😋  Obs.: valor dividido por três pessoas pois estávamos acompanhados por um amigo.

Obs.: se você decidir ir até o Oshetu, vá de coração bem aberto. E para que não se assuste muito com os pedaços de carne conservados em cima de mesas a céu aberto, nós fizemos esse vídeo para mostrar à você como é. Aperta o play aí:

Onde se Hospedar

Clique no link abaixo para encontrar sua hospedagem em Windhoek. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos permite continuar bebendo cerveja enquanto viajamos 😉

Booking.com

Quando Visitar

A melhor época para visitar a Namíbia é entre os meses de Abril e Outubro, que são os meses com temperaturas mais amenas e sem chuva.

O clima da Namíbia é semi-desértico, ou seja, bastante quente durante o dia e mais frio a noite.

Existem duas estações de chuva, uma menos intensa, entre os meses de Outubro e Dezembro, e outra mais intensa, entre os meses de Janeiro e Abril.

Veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual na capital Windhoek:

Como se Lomover

Como linhas regulares de ônibus praticamente inexistem na cidade e Uber ainda não chegou por aqui, em Windhoek nós usamos e abusamos dos táxis (que aqui são chamados de “cabs” ou “meter cabs”).

Os cabs normalmente não possuem taxímetros, o que te permite negociar a corrida antes da mesma iniciar. Pagávamos em média NAD 20,00 ou USD 1,53 para cada corrida pela cidade.

E antes que nos esqueçamos de mencionar, aqui no continente africano as minivans (que nós conhecemos como lotações) são chamadas de táxis. Então tome cuidado para não se confundir. Os táxis, como conhecemos no Brasil, por aqui são chamados de “cabs” ou “meter cabs”.

Aproveite e veja aqui os outros posts sobre as demais atrações da Namíbia. O país é lindo e muito diverso 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 comentários sobre “O que fazer em Windhoek, na Namíbia

  1. Paula Cristina Gargantini Marques

    Estou anotando suas dicas de Namíbia para passar para uma amiga jornalista de Sampa que vai fazer essa viagem agora em outubro. Um beijo para vcs.

  2. Quero Mochilar

    Ahhh que saudades que deu!!! Ainda mais da nossa cervejinha!! Pena que teve que ser rápido!!
    Ainda nos encontramos mais por ai.
    Ahh seu eu soubesse desse free walking tour antes…
    O rpaz na churrasqueira acho que tenho a foto com o mesmo acredita..rs
    Adorei o post!!
    Completinho

Deixe uma resposta