Casal Wanderlust

10 Curiosidades sobre a Namíbia

Depois de viajarmos pela Suazilândia, Lesoto e África do Sul, chegou a hora de desbravar a Namíbia, um dos países menos densamente povoados do mundo! O nosso queridinho no continente africano. Veja neste post algumas curiosidades sobre a Namíbia.

10 curiosidades sobre a Namíbia

Desde reservas de urânio, passando pelo deserto mais antigo do mundo até as dunas mais altas do planeta! Vem ver que legal 😃

1 – Urânio

A Namíbia possui 5% das reservas conhecidas de urânio no mundo. E o país contribui atualmente com 10% da produção mundial deste mineral.

E isso já despertou o interesse de quem? Quem? Queeeem??? Adivinha só!?

Da Coreia do Norte. Opa!!! Algumas parcerias foram desenvolvidas nos últimos anos por conta disso. Inclusive existem vários edifícios na Namíbia que foram construídos pela Coreia do Norte, como esse aí da foto:

Prédio em Windhoek construído pela Coreia do Norte

2 – “Nâmbia”

E uma das mais engraçadas curiosidades sobre a Namíbia…

Quem acompanhou o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na ONU, deve ter visto que ele renomeou a Namíbia. Ou melhor, ele inventou um novo país africano chamado “Nâmbia”.

Seria uma combinação de Namíbia com Zâmbia? Ou Namíbia com Nárnia? Em todo caso, os comediantes de plantão não perderam a oportunidade. Saca só esse vídeo 😂

3 – Povo

A Namíbia possui 13 grupos de diferentes etnias. E são 16 as línguas e dialetos falados no país. Talvez o grupo mais conhecido internacionalmente seja a tribo Himba, que pela sua aparência característica de cor avermelhada, atrai viajantes e fotógrafos para o país.

A característica mais conhecida da tribo é a cor avermelhada de sua pele e cabelos. E a razão pra isso é uma pasta de gordura e ocre vermelho chamada “Otjize”. As razões para uso da pasta é para proteção contra o sol e insetos e também para diferenciar os homens e mulheres, já que só as mulheres a utilizam.

Créditos para a foto: nosso amigo Marthon do Blog www.queromochilar.com.br

4 – Fish River Canyon

O segundo maior cânion do mundo fica na parte sul da Namíbia, o Fish River Canyon. Ele fica atrás apenas do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

A vista é mesmo de tirar o fôlego! E nós estivemos por lá, veja aqui o relato completo.

5 – A deserto mais antigo do mundo

O deserto do Namibe, que fica ao sul de Angola, ao norte da África do Sul e compreende toda a região costeira da Namíbia é considerado o mais antigo deserto do mundo. Ele permanece em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 55 milhões de anos! Quanto tempo é isso!? 😳

A palavra “Namib” significa espaço aberto. Os ventos são os principais responsáveis pela formação de suas dunas gigantes, cuja cor denuncia a sua idade. O ferro contido na areia oxidou com o tempo, criando as características dunas alaranjadas do Namibe.

Foto panorâmica de Sossusvlei

6 – Genocídio

Até a Primeira Guerra Mundial a Namíbia pertencia a Alemanha. E a luta para a libertação foi absurdamente sangrenta para a população do país. Atualmente diversos monumentos tem sido erguidos em honra daqueles que lutaram pela independência da Namíbia. Primeiro contra o domínio alemão, depois contra a África do Sul.

O que muitos apontaram como uma guerra para a libertação contra a ocupação alemã, a ONU classifica como um dos primeiros genocídios do século XX. E esta é uma das mais tristes curiosidades sobre a Namíbia…

Heroes Acre – um dos monumentos erguidos em Windhoek em homenagem aos que lutaram pela libertação do país.

7 – Cidade Fantasma

É aqui na Namíbia que fica a cidade fantasma de Kolmanskop.

A primeira pedra de diamante foi encontrada no local em 1908, por um trabalhador do sistema de trens da região. Logo a notícia se espalhou e Kolmanskop, em instantes, se tornou umas das cidades mais ricas do mundo, em meados do século 20. Porém, na década de 50, depósitos mais rendáveis de diamantes foram descobertos mais ao sul do país, e as operações foram movidas para Oranjemund.

Por estar dentro de um deserto, com o passar dos anos a areia começou a invadir o lugar. Hoje, as ruínas da cidade fantasma têm pouca semelhança com sua antiga glória, e as imponentes casas foram quase demolidas pelo vento, e gradualmente estão sendo envolvidas por dunas de areia.

O antigo hospital de Kolmanskop, hoje tomado pela areia.

8 – Cadê a população?

A Namíbia possui um território enorme e é um dos países menos densamente povoados do mundo. São 2,5 milhões de habitantes em um território de 825,615 km², cuja maior parte corresponde a áreas desérticas.

O fator engraçado é que, conversando com pessoas locais, sempre ouvimos que dos 2,5 milhões de pessoas que habitam a Namíbia, 500 mil são chineses…rs.

9 – Cerveja de qualidade, opa!

As cervejas produzidas na Namíbia, a Windhoek e a Tafel por exemplo, são parte do seleto grupo de cervejas produzidas fora da Alemanha que levam o selo Reinheitsgebot, que comprova que são utilizados apenas 3 ingredientes na sua produção: malte, lúpulo e água.

E nós visitamos a fábrica das cervejas da Namíbia, veja mais clicando aqui.

Windhoek Brewery Tour

Windhoek Brewery Tour, saúde!

10 – Maior Duna do Mundo

E por fim, a mais alta das curiosidades sobre a Namíbia…

As dunas do Namib Desert (Namibe, em português) ultrapassam os 320 metros de altura, sendo consideradas as dunas mais altas do mundo.

E nós nos atrevemos a subir algumas delas, como a Big Dad, em Sossusvlei. Veja o relato completo aqui.

Curiosidades sobre a Namíbia

Esperamos que tenha gostado! Veja mais sobre nossa viagem pela Namíbia:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta