Casal Wanderlust

Curiosidades sobre a África do Sul

Em nossa viagem de volta ao mundo nós passamos três meses neste lindo país. E depois de desbravá-lo um pouquinho nós resolvemos escrever esse post sobre as principais curiosidades sobre a África do Sul.

Quer ver só?

1 – As Capitais da África do Sul

Sim, você leu direitinho: capitais, no plural. A África do Sul possui três capitais oficiais:

Pretória, a capital executiva; Bloemfontein a capital judiciária e a Cidade do Cabo, a capital legislativa.

2 – O Chico

Uma curiosidade da África do Sul que eu adoro, o Chico!

Quanto estive no país em 2008 confesso que vi mais, mas ainda hoje, em 2017, foi possível avistar um monte deles pelo país.

O Chico

Trata-se de uma das primeiras gerações do Golf GTi, que por aqui ganhou o apelido de Chico. E o Chico costuma ser o primeiro carro da maioria dos sul-africanos. Ele lembra um Fiat 147, não lembra?

3 – Bebidas Alcoólicas

A mais etílica das curiosidades sobre a África do Sul. E a gente adora!

As bebidas alcoólicas não são vendidas nos supermercados, com exceção dos vinhos. Por aqui você compra as demais bebidas nas chamadas “liquor stores”.

Algumas liquor stores possuem câmaras frias enormes e cheias de cervejas de vários tipos. Um parque de diversões e tanto 😄

E as bebidas por aqui são bem mais baratas que no Brasil!

4 – Creme de Leite

Aqui na África do Sul “Cream Milk” não é creme de leite, como a tradução literal pode indicar.

Cream Milk é o nosso bom e velho leite, normal. Creme de leite por aqui é vendido como “Cream Desert”. E cuidado, pois alguns são doces e com sabor!

Pegadinha do malandro!

5 – Comida Barata

Uma das deliciosas curiosidades sobre a África do Sul é o preço da comida! Hummm 😋

Os preços nos restaurantes sul-africanos, comparados aos preços do Brasil, são bem baratos. Mas comprar comida pronta nos supermercados é mais barato ainda! Por R$ 10,00 você consegue almoçar super bem (com carne, legumes e salada).

Em praticamente todas as redes de supermercados você encontra essas opções de comidas prontas, fresquinhas e quentes, para levar para comer em qualquer lugar!

6 – O Trânsito

Aqui na África da Sul a direção é inglesa, ou seja, você dirige do lado esquerdo.

Se só isso não fosse suficiente para confundir nossas cabeças, imagine que em alguns semáforos o sinal verde aparece para todo mundo, para você, para quem está do seu lado e para quem está vindo na contramão. Fique sempre atento!

7 – Primeiro Transplante de Coração do mundo

Você sabia que o primeiro transplante de coração do mundo foi feito aqui na África do Sul? Pois é!  O coração de uma pessoa morta palpitou pela primeira vez no peito de outro ser humano às 5h25m de 3 de dezembro de 1967, na África do Sul. A operação foi realizada no hospital Grote-Schuur, na Cidade do Cabo pelo chefe de equipe e professor sul-africano Christiaan Barnard.

Matéria do jornal da tarde em 4 de dezembro de 1967

E a história contou ainda com a participação de um negro, Hamilton Naki, que segundo as políticas do Apartheid, na época, não poderia tocar em “sangue banco”. Clique aqui para ver mais sobre essa fato interessante da história.

8 – Idiomas Oficiais

Na época da copa em 2010 rolava sempre uma piadinha, dizendo que a África do Sul possuía um time de idiomas. E é verdade! São 11 os idiomas oficiais falados por aqui.

Isso mesmo, ONZE. Sendo eles, o Inglês, Afrikaans, Ndebele, Xhosa, Zulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, Siswati, Tshivenda e Xitsonga.

9 – Baleias

Todo ano esses mamíferos gigantes escolhem a costa sul-africana para procriar durante os meses de Junho a Dezembro.

Em diversas cidades litorâneas é possível avistar baleias nessa época do ano.

Foto: wikipedia

10 – Maior Bungy Jump de Ponte do Mundo

Você sabia que o maior Bungy Jump de ponte do mundo (de acordo com livro dos recordes) fica aqui na África do Sul?

E nós saltamos! Veja nesse post como foi essa experiência maluca 😜

11 – A Figa

A mais perigosa das curiosidades sobre a África do Sul.

Sabe a nossa figa? Essa aí da foto, esse símbolo que muitas vezes usamos como amuleto para ter sorte?

Por aqui é considerado super ofensivo!

A figa por aqui equivale a um dedo do meio erguido, ou seja, um f***-se!!!  😳

Sabendo disso, nunca presenteie um sul-africano com esse tipo de souvenir 😬

12 – O encontro entre os Oceanos

É aqui na África do Sul que acontece o encontro entre os oceanos Índico e Atlântico, mais especificamente em Cape Agulhas.

E nós estivemos lá, veja aqui nesse post.

O encontro entre os oceanos Índico e Atlântico

13 – O Rand

A moeda local é o Rand, cujo símbolo é o ZAR. E uma das mais mais vantajosas curiosidades sobre a África do Sul é que você pode levar seus rands para gastar na Namíbia, no Lesoto, na Suazilândia e no Zimbábue, por exemplo.

14 – Celebração dos 21 anos

No Brasil as meninas normalmente ganham uma super festa quando completam 15 anos, as chamadas festas de debutantes. Mas aqui na África do Sul essa grande celebração acontece quando as moças completam 21 anos de idade. E não somente as meninas, os rapazes também ganham uma super festa para comemorar seus 21 anos, para celebrar sua entrada na vida adulta.

E para simbolizar essa “passagem de fase” normalmente a família os presenteia com uma chave. Uma chave simbólica para abrir uma nova etapa da vida.

Um dos modelos de chave oferecida pelas famílias à seus filhos quando estes completam 21 anos

15 – O Braai

Assim como nós, brasileiros, os sul-africanos também adoram um churrasco – que aqui é chamado de “Braai”.

Em várias praias você encontrará churrasqueiras prontinhas para serem utilizadas. E nós fizemos um braai no Cabo da Boa Esperança. Veja aqui nesse post como foi.

Nosso “braai” no Cabo da Boa Esperança. Tem coisa mais sul-africana?

16 – Robots

Se alguém na África do Sul te disser: “turn rigth after the robot”, não fique procurando por um algum “transformer” na esquina, nem nada do tipo. Ele estava apenas se referindo ao semáforo, que aqui são chamamos de Robots. Que coisa, não? Não seria melhor chamar de “traffic light” como em todo o resto do mundo? hehehe 😜

Claro que deve ter uma explicação plausível, mas minha mente prefere pensar em um “bumblebee” parado na esquina – fãs de “Transformers” entenderão…rs.

17 – Katchup

Aí você quer cozinhar aquele macarrão esperto na África do Sul, vai lá e compra tudo no supermercado, inclusive o “tomato sauce” (molho de tomate, em português) e quando joga na panela: PÁH!!! É doce! 😤

“Tomato Sauce” por aqui é Katchup minha gente. O molho de tomate, como conhecemos no Brasil, por aqui se chama “tomato past”. Mas um amigo daqui nos disse que pode se chamar “tomato sauce” também. Uma confusão danada. Na dúvida, leia bem o rótulo antes de comprar.

18 – Táxis

E os táxis não são bem “táxis”…rs. Mas calma! Como já explicamos nos posts anteriores sobre Joanesburgo, Durban, Lesoto e até na Suazilândia, aqui no continente africano as minivans (que nós conhecemos como lotações) são chamadas de diversos nomes, de acordo com o país. Na África do Sul funciona assim:

  • As Minivans são chamadas de “táxis”;
  • E os Táxis são chamados de “cabs” ou “meter cabs”.
curiosidades sobre a África do Sul

Isso é um táxi na África do Sul

19 – Maior comunidade de indianos fora da Índia 

Você sabia que é aqui na África do Sul que está a maior comunidade de indianos fora da Índia?

É em Durban. E nós estivemos por lá também, veja aqui nesse post bacanão!

20 – O Africâner

O Afrikaans, ou Africâner em português (uma das línguas oficiais faladas na África do Sul) é uma das línguas mais novas do mundo.  O Africâner foi reconhecido como um idioma oficial apenas em 1925.

21 – Os pinguins sul-africanos

Talvez a mais fofa das curiosidades sobre a África do Sul: os pinguins sul-africanos.

Eles são chamados de “Jackass Penguins” por emitirem um som parecido com o de um jumento. E é igualzinho mesmo!

Essa carinha de bravo é porque ele não deve gostar de ser chamado de “pinguim jumento”, né? Tadinho. Tão fofo!

Claro que devem existir tantas outras curiosidades sobre a África do Sul, assim como curiosidades sobre outros países do mundo. Afinal, são essas diferenças que tornam esse mundo tão interessante e é justamente por essas diferenças que nós estamos em busca de explorar ele todinho!

Esperamos que tenha gostado do post. Veja tudo que aprontamos pela África do Sul:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta