Casal Wanderlust

Beer Tour em Port Elizabeth, África do Sul

Como bons amantes de cerveja nós não poderíamos deixar de fazer o Beer Tour em Port Elizabeth, durante nossa passagem pela África do Sul.

E trazemos boas novas:

Para alegria dos amantes de uma boa cerveja que virão passar alguns dias no país, saibam que esta terra famosa por seus vinhos também possui uma grande tradição na fabricação de cervejas artesanais.

Na verdade, considerando que as tribos nativas da região como os Sotho, Zulu e Xhosa já faziam e consumiam uma cerveja feita com malte de sorgo há séculos, podemos afirmar que a tradição cervejeira é anterior a do vinho por essas bandas 🍺🍺🍺

O primeiro vinho fabricado na região foi feito por volta de 1659 pelos holandeses. Mas ou menos nessa época é que foi fabricada a primeira cerveja por europeus onde hoje é Cape Town. A chegada dos ingleses no século XVIII, também amantes de uma boa cerveja, ajudou a formar o universo cervejeiro do país.

Mas ficamos sabendo de tudo isso somente quando chegamos na cidade, na volta de nossa passagem pelo Lesoto. Foi então que decidimos fazer o Beer Tour em Port Elizabeth, e vamos contar aqui como foi essa experiência maravilhosa!

Primeira Parada: Dockside Brewery

Quando chegamos por lá a cervejaria estava sendo desmontada, pois seria reinstalada em um local maior. Mas, tivemos a sorte de falar com o Karl, dono e brewmaster. O Karl faz cervejas desde 2003, tendo inclusive trabalhado em uma cervejaria nos EUA. Ele tem uma paixão muito grande pelo que faz.

Tudo no local tinha a mão dele, desde a decoração do lugar, passando pelos equipamentos que ele mesmo fabricou e montou e especialmente as cervejas. Apesar dele afirmar que não gosta de dizer que faz cerveja artesanal, pois acredita que o termo está sendo muito mal usado ultimamente, foi onde tive a sensação de que a expressão craft beer estava sendo melhor representada.

A IPA Bad Attitude

Lá pudemos degustar 4 cervejas, a Blood, Sweat and Tears (belgian style), a Patience (Pale Ale),  Plane Jane e a Bad Attitude (IPA) que para mim foi a melhor da rodada.

O Karl faz ótimas cervejas e seguramente foi um dos pontos altos do tour. Você pode conhecer mais visitando a webpage deles aqui.

Segunda Parada: Beer Street Brewery

Do mesmo fundador da Michell’s Brewery que falaremos em outro post, a Beer Street Brewery é uma mistura de cervejaria com restaurante. Eles possuem um ambiente super legal, amplo, com uma área externa para os dias de calor e um espaço interno para os dias mais frios. O engraçado é que nosso amigo sul-africano tinha nos levado lá para jantar na noite anterior do tour. Eles têm um dia da semana onde todas as pizzas são vendidas pela metade do preço 😋

Durante o tour nós pudemos visitar a cervejaria que fica nos fundos do restaurante e conhecer mais sobre o processo produtivo.

Eles fabricam 4 diferentes tipos de cerveja e dois tipos de cidra, que são: Valley Light (Standard American Light Lager), Celtic Cross (Pilsner), Boar’s Head (Bitter/English Pale Ale), Black Dragon (Stout), Bow Man (cidra de maçã) e a Pink Lady (cidra de pera).

As cervejas são bem interessantes, principalmente a Boar’s Head, mas as cidras são excelentes!

Terceira Parada: Richmond Hill Brewing Company

Por último, mas não menos importante, paramos na Richmond Hill Brewing Company. A RHBC, versão curta do nome, possui 3 restaurantes e a cervejaria. Os restaurantes são: o Beer Yard, falaremos um pouco abaixo como um extra, o Charlies Pizza e o Beershack. E é ao lado do Beershack onde fica a produção de cerveja. O ambiente é super descolado, com mesas de madeira, laterais cobertas do folhas de metal e teto de tenda, mesmos materiais usados para construção das shacks (favelas) espalhadas pelo país.

Ali também pudemos acompanhar o processo produtivo e degustamos duas pints das cervejas produzidas: a Car Park John (Amber Ale) e a Two Rand Man (Irish Red Ale).

As cervejas são ótimas e para compensar todo o álcool ingerido durante as visitações, é servido um super hambúrguer com fritas. O valor do hambúrguer já está incluído no preço do tour 😱

Processo produtivo da RHBC

Quanto Custa

O valor do tour incluindo todas as degustações e um hambúrguer caprichado no Beershack custou ZAR 350,00 ou USD 25,00, em julho de 2017.

Como fazer o Beer Tour em Port Elizabeth

Nós fizemos o Beer Tour em Port Elizabeth com o Tony. Um guia super gente boa que te busca em casa e te leva de volta são e salvo no final do tour. O valor do transporte também já incluído nos USD 25,00. O telefone dele é o +27 82 4646022.

Extra: Beer Yard

O Beer Tour em Port Elizabeth somente contempla as três cervejarias que falamos acima. Contudo, não podíamos falar de cerveja em PE sem comentar do Beer Yard.

O lugar é muito legal. Possui várias opções de comida e bebida, música ao vivo alguns dias da semana e uma incrível opção de degustação de 4 cervejas artesanais, dentro de um menu bem variado, em copos de 160ml por ZAR 30,00 ou 4 pints por ZAR 70,00.

É o paraíso para os amantes de cerveja!

beer tour em port elizabeth

Degustação de cervejas no Beer Yard

Gostou do post? Se sim, dá uma olhada nos demais relatos da África do Sul:

O que fazer em Joanesburgo

O que fazer em Durban

O que fazer em Cape Town

15 motivos para você se apaixonar por Port Elizabeth

Cape Town fora da rota turística

Conhecendo Cape Town de trem

Trilha para subir a Table Mountain

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul

2 comentários sobre “Beer Tour em Port Elizabeth, África do Sul

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Lázaro tem estudado sobre cerveja, mas eu não entendo nada também…rs
      Deixa ele ensinar a gente e nós bebemos juntas por pura diversão mesmo…hehehe
      Bjos

Deixe uma resposta