Subindo o Monte Sinai, no Egito

Depois de termos feito um roteiro religioso por Israel e Palestina, foi a vez de subir o Monte Sinai, no Egito. O Monte onde Moisés teria recebido os 10 Mandamentos. Um lugar considerado sagrado e muito importante para o cristianismo, judaísmo e islamismo. 

Veja neste post os preços, como é a subida, o que levar e muito mais! Segue com a gente.

O nascer do sol visto do topo do Monte Sinai

O Monte Sinai

O Sinai é mais do que uma montanha, é uma região (uma península) que fica entre o golfo de Suez e o golfo de Aqaba. Esta península é caracterizada por uma cadeia montanhosa, o Sinai. A região já foi palco de diversos conflitos. Tendo sido tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias que aconteceu em 1967, e devolvida ao Egito em um controverso tratado de paz que aconteceu em 1979, no chamado acordo de paz de Camp David.

Entretanto, o Monte Sinai é um pico de granito que fica a 2.285 metros acima do nível do mar, situado no sul da Península do Sinai. E foi lá no alto do Monte que, segundo a bíblia e a tradição judaica, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei (Exo 31:18).

Por isso subir o Monte Sinai faz parte do sonho de peregrinação de muitos fiéis, e é também parte fundamental de roteiros religiosos pela Terra Santa.

Monte Sinai
Monte Sinai

O caminho que leva até o pico do Monte Sinai é feito através de uma trilha ou de uma escadaria que contém 4.000 degraus, e que é chamada de “Sikket Saydna Musa”, que significa, em árabe, “O Caminho de Moisés”.

A subida pela trilha ou pela escadaria sempre deve ser feita com um guia pois as chances de perder-se pelo caminho são grandes.

No alto do Monte Sinai encontra-se uma pequena capela, chamada de Capela da Santíssima Trindade. Ela foi construída em 1934 sobre as ruínas de uma igreja do século XVI.

O passeio para o Monte Sinai

De Dahab até o Monte Sinai são 100 km aproximadamente. E nós gastamos 2 horas para chegar até lá. O veículo irá buscá-lo em seu hotel às 11 horas da noite. Então prepare-se para descansar bastante durante o dia, já que não irá dormir 😁

Além disso, pelo caminho você passará por diversos controles policiais, e na maioria deles lhe será solicitado que apresente o seu passaporte. Por isso não se esqueça de levá-lo!

Logo na chegada você passará por um detector de metais e já começará a fazer a trilha, que tem como base o Monastério de Santa Catarina.

Início da subida, às 2h da manhã

Subindo o Monte Sinai

A subida não é muito fácil. São de 4 a 6 horas caminhando Monte acima. E aí você pode perguntar: “Mas até que não é muito tempo, né?”.

Mas para responder a esta pergunta, considere que você não dormiu, que atingirá uma altitude de 2.285 metros e que, no final, ainda terá de subir 750 degraus para alcançar o topo, caso tenha escolhido ir pela trilha. Porque há também a opção de chegar lá em cima subindo os 4.000 degraus 😱 lembra?

Sinalização avisando que ainda faltam muitos degraus (350)…hahaha

Por isso para mim foi extremamente difícil, mas para o Lázaro nem tanto. Em nossa turma tinha até um grupo de jovens alemães que fizeram o trajeto com uma invejável facilidade. Ou seja, vai depender de seu preparo físico e até mesmo de sua fé. Dizem que os judeus fazem a subida descalços. 😳

Tem outra opção para subir?

Infelizmente (ou felizmente) não tem nenhum bondinho que te leva até o topo do Monte Sinai. Mas tem a opção de subir de camelo até determinado ponto. A subida custará EGP 250,00, ou USD 14,00 e o camelo te deixará bem perto do topo. Você só terá que subir os 750 degraus para completar a missão.

Teve um casal em nosso grupo que estava com dois filhos pequenos. Eles subiram de camelo. Nós optamos por caminhar, especialmente porque eu sinto muita pena dos bichinhos. 😕

Monte Sinai no Egito
Tão fofinho!

Após a subida e após enfrentar os 750 degraus você poderá assistir o sol nascer por detrás das montanhas.

É um espetáculo da natureza que servirá como recompensa por todo o esforço para se chegar até lá. Para os religiosos deve ser ainda mais emocionante, imagino eu ❤️

Monte Sinai no Egito
O sol nascendo no Monte Sinai

E para voltar é só se jogar montanha abaixo…hahaha. Sério, nesse momento você vai pensar que bem que poderia ter um bondinho ali para facilitar a vida daqueles não tão atletas assim 🙈

Mas a descida é bem mais tranquila do que a subida. É aproximadamente 1h30m de caminhada. E lembre-se que o sol estará queimando o côco nessas alturas, portanto passe logo seu protetor solar!

Monte Sinai no Egito
Solzão a todo vapor na descida 😁

O Monastério de Santa Catarina

Aos pés do Monte Sinai está o Monastério de Santa Catarina. É ali onde todos os tours terminam. E você terá pelo menos uma hora para visitá-lo e também para se recompor da longa caminhada.

O monastério foi construído entre os anos 527 e 565 por ordem do imperador bizantino Justiniano I. Foi construído ao redor do local, onde acredita-se que Moisés viu o arbusto em chamas, na famosa passagem Bíblica da “sarça ardente”.

Além disso, ele é um dos mosteiros cristãos mais antigos do mundo, sendo o mais antigo ainda utilizado para o fim pelo qual foi construído. Chamado inicialmente de Mosteiro Ortodoxo da Transfiguração, mais tarde foi renomeado para Mosteiro/Monastério de Santa Catarina, em homenagem à mártir cristã de mesmo nome.

O local é conhecido pela grande quantidade de manuscritos Iluministas que contém. Existe cerca de 5.000 volumes em uma grande variedade de línguas. O acervo só perde para o do Vaticano.

Monte Sinai no Egito
Outro camelinho e o Monastério mais ao fundo

O que levar no passeio para o Monte Sinai

Leve um agasalho na mochila. Acredite: faz o maior frio lá  em cima! Leve pelo menos 1,5 litro de água por pessoa, seu passaporte, um boné ou chapéu, snacks para comer pelo caminho e abuse do protetor solar. É também muito importante que você use um sapato bem confortável e próprio para trilhas, já que a caminhada se dá quase 100% do tempo sobre pedras soltas 😬

Se não quiser carregar peso, fique tranquilo. Pelo caminho, no meio da montanha, você encontrará vendinhas onde poderá comprar água, suco, chocolate, chá, café, salgadinhos e etc.

Para ter uma ideia de preços, um salgadinho (tipo ruffles) custa em média EGP 20,00, ou USD 1,15 e um chocolate EGP 30,00 ou USD 1,70.

Monte Sinai no Egito
Uma das lojinhas que você encontrará pela subida (ou descida)

Quanto custa fazer o passeio para o Monte Sinai

Nós fomos para o Monte Sinal partindo de Dahab, no Egito. Mas até mesmo em Israel você encontrará excursões para ir até lá. Vimos algumas empresas vendendo o passeio para o Sinai em Israel e também na Jordânia. Os preços giravam em torno de USD 250,00.

Nós pagamos EGP 150,00, ou USD 8,50 por pessoa, saindo de Dahab.

Onde comprar o passeio para o Monte Sinai

Há inúmeras agências e hotéis que oferecem o passeio em Dahab, no Cairo, em Luxor, por todo o Egito. Aí é só pesquisar e encontrar a melhor opção, e que agrade o seu bolso 😀

Segue o contato do senhor que nos vendeu o passeio: Said Tours +20 109 855 8350

Monte Sinai no Egito

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

8 Comentários

  1. Muito bom. Vou para Dahab em alguns dias. Estava pensando em comprar o tour aqui. Então, lá encontro facilmente e com preço bom? Esse número da Said Tour não tem whatsaapp ;/

    • Oi Celso,
      Pois é! Ele não tem WhatsApp, acredita?
      Mas não acho necessário já contratar o passeio aí do Brasil, especialmente porque você vai pagar mais caro.
      Em Dahab são inúmeras as empresas que vendem a trip até o Sinai. Posso te passar o contato de outro amigo que fizemos lá, o Mustafa do hotel 7 Heaven. Ele também vende o passeio e você já pode ir negociando com ele e tendo uma ideia de preços. O número dele é o +20 100 2541317. Aliás, ele tem ótimos preços para hospedagem e mergulho em Dahab.
      Abração!

  2. Boa tarde, voce teria alguma agencia de Israel para me indicar que faz esse tour? Estou pensando em contratar a Abraham tours para ir a Jordania . Voce ja ouviu falar desse passeio deles?

    • Oi Marilia, tudo bem?
      Não conheço nenhuma agência em Israel, infelizmente.
      Vou te passar o contato da Mônica, ela é guia em Israel e pode ser que ela possa te ajudar:
      +972 50 623 2175
      Abração!

  3. Olá! Estou adorando os posts dessa região, vou agora em outubro/novembro… Gostaria de perguntar se vc lembra a que horas estavam de volta em Dahab? Obrigada.