Roteiro rápido para conhecer Luxor
Tem pouco tempo para conhecer Luxor? Veja aqui as principais atrações da cidade 😊
Nascida a partir das ruínas da grande cidade de Tebas, Luxor foi a capital gloriosa do Egito por mais de 1.500 anos. Era a cidade mais dominante e a mais sofisticada no antigo mundo. Hoje conhecida como o maior museu a céu aberto do mundo, Luxor é a Disneylândia para os amantes de história.
O Templo de Luxor
Com 260 metros de comprimento, este templo foi construído inicialmente para adoração do deus Amon. É o único monumento no mundo que possui elementos greco-romanos, muçulmanos e coptas.
Logo na entrada é possível ver os colossos de Ramsés II (que terminou a construção do templo) e um obelisco.
Você sabia que originalmente existiam dois obeliscos ali na entrada do templo? Pois é! Só que um deles foi ofertado ao governo francês e hoje ele fica na Place de La Concorde, em Paris. Loucura isso, né?
Como chegar? O templo de Luxor fica perto do centro, a cerca de 3 km. É possível pegar um ônibus tipo lotação por um valor bem baratinho, menos de USD 1.00. Outra opção é ir de táxi, que também não fica caro.
Quanto Custa? A entrada custa em torno de USD 7.00.
O Templo de Karnak
Unido ao Templo de Luxor por uma longa avenida de esfinges o Templo de Karnak é o maior de todo o Egito. E o mais incrível é pensar que este templo esteve submerso nas areias egípcias durante mais de mil anos!
A parte mais espetacular do templo é com certeza a grandiosa sala hipostila (hipostilo: sala cujo teto é sustentado por colunas), onde 134 colunas gigantescas se erguem com altura de 23 metros. Em formato de papiro, o capitel, ou seja, o topo das colunas, tinha uma circunferência de cerca de 15 metros! Uma verdadeira floresta de colunas tão lindas e tão altas que é normal sair de lá com dor no pescoço, de tanto olhar pra cima. 😜
Passei uma manhã inteira percorrendo os dois templos. Um dia inteiro seria ótimo também, mas como no meu caso eu tinha pouco tempo, cheguei super cedo e aproveitei bastante.
Como chegar? O templo de Karnak fica praticamente grudado ao templo de Luxor, sendo este um passeio casado onde você aproveita para conhecer ambos.
Quanto Custa? A entrada custa em torno de USD 8.00.
Os Colossos de Memnon
Estas duas estátuas colossais de 20 metros de altura representam tudo o que sobrou do complexo de Amenhotep III. Dizem que a área original era do tamanho do Templo de Karnak, sendo um dos maiores templos da antiguidade, mas que acabou sofrendo muito com as constantes inundações do Nilo, a erosão natural do tempo e a extração de materiais.
Elas ficam no caminho para o Vale dos Reis.
Quanto Custa? É de graça!
Deir El-Bahari
Ou também conhecido como Templo de Hatshepsut, a Faraó-mulher. Uma das maiores rainhas da história egípcia.
Durante seus 21 anos de reinado uma de suas maiores excentricidades era se vestir de homem, no entanto, sem esconder seu verdadeiro gênero. Teria ela feito isso para ser mais respeitada em sua posição? É o que parece mais óbvio, né? Mas pode ser que não tenha sido bem assim. O Faraó representa o deus Hórus, que possui uma figura masculina, ela pode ter mudado sua imagem para se adequar, assim como outros Faraós já haviam feito anteriormente. Vá saber…
Em 1998 60 turistas foram mortos em um ataque terrorista no local. Desde então o policiamento e segurança foram reforçados. Hoje a única coisa que assusta por lá é o calor! Neste dia especificamente fazia uns 50 graus!
O fato é que após 21 anos de grande sucesso em seu reinado, Hatshepsut desapareceu misteriosamente e seu enteado assumiu o trono.
Quando Tutmósis III a sucedeu, houve um movimento de raspagem sistemática de quase todas as imagens reais de Hatshepsut nos templos, monumentos e obeliscos. Além de querer provocar o esquecimento de sua antecessora, como os egípcios acreditavam na vida após a morte, ao apagar a imagem da pessoa isso também atrapalharia sua evolução “do lado de lá”.
Quanto Custa? A entrada para o Deir El-Bahari custa em torno de USD 6.00.
Passeio de balão
Eu sempre comento aqui no blog que tudo era um sonho, me casar era um sonho, saltar de paraquedas era outro sonho, e é verdade: eu sonho demais! hahaha. Fato!
Então nesta viagem específica posso dizer que realizei dois sonhos: o primeiro deles foi de conhecer as pirâmides (veja aqui) e outro sonho realizado foi o de fazer o tal passeio de balão.
Quanto Custa? Sobrevoar Luxor de balão não é absurdamente caro, como costuma ser na Capadócia por exemplo. O passeio custa em média USD 70,00 por pessoa, mas cheguei até a ver por bem menos. O pessoal te busca em seu hotel lá pelas 4h da manhã. A intenção de se fazer o passeio bem cedinho é apreciar esse nascer do sol:
É realmente incrível avistar o Vale dos Reis e o Deir El-Bahari lá de cima, mas pra mim foi tudo meio estranho..rs. Tive a sensação de que o fogo que faz o balão subir queimava minha cabeça. O barulho me incomodou bastante e eu na verdade só fui porque já tinha pago, e também porque um senhorzinho muito simpático me deu uma bola de algodão para colocar nos ouvidos e me emprestou seu boné, para minha cabeça não queimar…hahaha.
Mas “frescuras” à parte, valeu a pena por conta dessa vista:
E no final todos ganham o certificado do voo:
Vale dos Reis e das Rainhas
A primeira impressão ao chegar ao Vale dos Reis é de que estamos pagando para visitar uma série de montes de terra…rsrs. Olha só na foto abaixo se não parece!?
Quanto Custa? A entrada custa USD 9.00 e um trenzinho te leva até a entrada principal – e a partir deste ponto fotos são proibidas 😔
A maioria das tumbas não está aberta à visitação. O bilhete de entrada te dá acesso a três delas. Com exceção da tumbas de Tutankhamon e Ramsés VI para as quais é cobrado um valor a parte. Importante saber que a tumba de Tutankhamon ainda conserva sua múmia, mas seus pertences, assim como sua máscara mortuária de puro ouro foram levados para o museu do Cairo.
O mesmo para o Vale das Rainhas. A entrada custa USD 3.00 e a principal atração é a tumba da rainha Nefertari, uma das esposas principais de Ramsés II. Fotos também são proibidas por lá.
Curiosidades
Durante a ocupação romana foram construídas igrejas católicas em locais onde antes eram templos egípcios. Nesta foto abaixo dá pra ver facilmente o contraste entre o que restou das pinturas de santos católicos e os hieróglifos egípcios:
Deus Min, deus da fertilidade (perceba o porquê de “deus da fertilidade”…rsrsrs), recebendo verduras frescas e incenso das mãos do rei Ramses II.
E para terminar: se possível, contrate um guia! Há tantos detalhes que só eles são capazes de nos contar. Mas tenha cuidado com os pilantras, pois eles existem por todo lado.
Quem me acompanhou nesta viagem a Luxor foi o Aly Swidan, que também esteve comigo no Cairo. Atualmente ele mora em Dubai, e tive o prazer de visita-lo por lá também.
Veja mais sobre minhas aventuras pelo Egito clicando aqui.
Gostou? Não deixe de escrever pra gente 😉
Parabéns que experiência maravilhosa casal top
Demais né amiga? Que bom que vc gostou 🙂
Mila deu até vontade de conhecer! Fiz um voo de balão na Capadócia, mas não senti o calor do fogo e o barulho não era desconfortável. Mara !
Agora nós queremos passear de balão juntinhos!
Vai ser melhor, né? hehe
Beijos
Pirei nessa Disney da arqueologia! Inacreditável o tempo ter ficado 1000 anos soterrado. A energiadesse lugar deve ser além de surreal.
Fora ter ficado de queixo caído, adorei a indicação do guia. Ouvi muitas vezes que no Egito a malandragem é pesada pra cima dos turistas.
Sensacional o post! Parabéns!
Nossa, super! Acho que o Egito ganha da Turquia em termos de malandragens com os turistas. É sempre bom ficar atento!
Bjos
Camila amei o post!!! Infelizmente ainda não tivemos oportunidade de visitar o continente africano, mas certamente está na nossa lista. As fotos estão espetaculares (que construções grandiosas!) e dão uma vontade absurda de conhecer um pedacinho da história milenar dessa civilização. Parabéns! Grande beijo.
Muito obrigada Thiago!
O marido ainda não conhece, por esse motivo pretendemos voltar juntos em 2019.
Abraços!
Também sonho em passear de balão, deve ser top demais!! =D Amei o post, as fotos deram mais vontade ainda de conhecer Luxor!
Jura amiga? Acho que não faço mais passeio de balão, traumatizei…hahaha
Bjosss
Quando pensamos em Egito só vem as pirâmides na cabeça, e mal sabem a maioria das pessoal que as maiores belezas estão nos templos as margens do Nilo… Eu adorei Luxor quando conheci…. valeu, matei a saudade
Verdade! Lázaro está maluco pelo Egito.
Com certeza voltaremos juntos em nossa viagem de volta ao mundo!
Abração, amigo!
Ahhhh, vc vai adorar o Egito. Tenho certeza!
Bjos
Camila, sensacional esse post. Tem muito mais coisa do que eu imaginava. Quero muito conhecer e literalmente mergulhar de cabeça em toda história. Dois amigos embarcaram sábado pra lá, agora esse post….so aumentado a vontade.
Sensacional, né? O maridão é doido para conhecer tb! Pretendemos voltar juntos em 2019.
Fico super feliz por vc ter gostado.
Muito obrigada!
Impressionante a grandiosidade do lugar!! Agora, duas coisas me chamaram atenção: o preço do sobrevoo de balão é bastante acessível e eu super curti isso… e o fato de ter coisa daí na França, tipo, nada a ver hahaha… parabéns pelo post!
Sim, o preço do voo de balão é um dos mais baratos que eu já vi!
E não tem nada da França lá, pelo contrário, um dos obeliscos do templo de Luxor é que foi oferecido à Paris, como presente.
Adoreii o post, morria de vontade de fazer o passeio de balão, agora preciso pensar kkkkk não imaginava que fosse assim kkkkkkk..
Deve ser sensacional esse passeio, uma vista maravilhosa, tirando esses detalhes hehe….
Aiiii, minha cabeça queimava! hahahahaha
Mas ainda sonho em fazer o passeio de balão em Myanmar!
Beijos e obrigada!