Yoga em Rishikesh – Como é hospedar-se em um Ashram

A Índia é um destino muitas vezes procurado por aqueles que estão em busca de crescimento espiritual. Porque além de sua diversidade cultural, de sabores e aromas, é inegável a riqueza espiritual que esse país possui. Berço do hinduísmo, do yoga e do budismo, a Índia é definitivamente um destino para quem procura por algo além do material. E foi por isso que decidimos nos hospedar em um Ashram e fazer algumas aulas de yoga em Rishikesh.

E como sabemos que existem várias outras pessoas que estão trilhando este mesmo caminho, resolvemos fazer um post contando um pouco mais sobre essa experiência. Segue com a gente!

Yoga em Rishikesh
Quem vê, pensa! hahaha

Aprender Yoga em Rishikesh

Para vários autores o yoga é definido como: “união, unificação, comunhão. A união do indivíduo com o Espírito Universal.” (Feuerstein, 1998; B.K.S. Iyengar, 2001; Hermógenes, 2001). Criado há mais de 6000 anos como uma das primeiras manifestações da cultura indiana, o yoga atualmente está difundido em todos os continentes e é praticado pelas mais diversas pessoas. Independente se você tem um foco mais religioso, espiritual ou simplesmente procura um maior bem estar físico e mental.

Yoga em Rishikesh
Nosso amigo Luciano detonando no yoga

Rishikesh é tida como a Meca da prática do yoga. Situada na parte norte do país, perto da Cordilheira dos Himalaias. Rishikesh é um refúgio para quem quer fugir um pouco do caos do restante da Índia. Com temperaturas mais agradáveis e ruas um pouco menos lotadas do que o centro-sul, a cidade realmente oferece uma atmosfera mais tranquila.

Rishikesh

E associado a essa maior tranquilidade, está a disponibilidade de inúmeros estúdios e Ashrams  onde se é possível praticar yoga em Rishikesh. São centenas de opções disponíveis na cidade. Com preços bastantes acessíveis, como USD 3 a USD 4 por 1,5 hora de aula. Mas, para aqueles que buscam por uma experiência um pouco mais intensa, existe a opção de hospedar-se em um Ashram.

Sala para prática de yoga no Anand Prakash Ashram

Como é hospedar-se em um Ashram?

Ashram é o nome tradicional dado a um monastério Hindu ou simplesmente o local onde um guru espiritual e seus discípulos vivem. Mas existem inúmeros Ashrams que oferecem yoga em Rishikesh e com várias rotinas. Há os Ashrams que somente aceitam “hóspedes” por um tempo mínimo de 1 mês e possuem uma rotina diária mais rígida. E existem aqueles em que não há um tempo mínimo de estadia, com atividades que você pode ou não optar por fazer.

Refeitório do Ashram

Nós decidimos ficar no segundo tipo. Primeiro, porque não sabíamos muito bem como era o funcionamento de um Ashram e o que iríamos fazer – na verdade estávamos indo para acompanhar amigos que estavam viajando conosco – e segundo porque queríamos uma atmosfera mais relaxada, sem muitas obrigações. E acredito ter sido a escolha mais apropriada para nós.

Yoga em Rishikesh
Yoga em Rishikesh – Mural no Anand Prakash

Depois de muita pesquisa, pois são várias opções de Ashrams com yoga em Rishikesh, e de considerar os preços e avaliações, decidimos ficar no Anand Prakash Yoga Ashram. O preço era bastante justo: USD 15 por pessoa em quarto compartilhado, com banheiro privativo e 3 refeições por dia. Considerando que cada quarto tem 2 ou 3 camas, se você estiver viajando em casal ou com amigos, é possível que vocês fiquem juntos no mesmo quarto.

Nosso quarto no Ashram

Yoga em Rishikesh – Rotina do Ashram

Como já comentado, as rotinas variam muito de um Ashram para outro. E este foi um fator decisivo na nossa escolha. No Anand nós tínhamos, quase diariamente, duas aulas de yoga, uma cerimônia de Fire Puja (oferenda) e Kirtan (entonação de mantras).

yoga em rishikesh
Local onde a cerimônia do Fire Puja era realizada

As refeições tinham horário definido, mas você poderia comer fora se quisesse. Sendo somente necessário informar com um mínimo de 3 horas de antecipação. Assim, eles não preparavam comida demais. Claro que uma ou outra pessoa que se esquecesse de avisar não faria diferença, mas um grupo maior que decida passar o dia na cidade já implicaria em comida sendo desperdiçada.

Hora do jantar
A comida era bem simples mas super saborosa. E você podia repetir quantas vezes quisesse
O refeitório

Yoga em Rishikesh – Nossa Rotina Diária

  • 5:20-5:50am – Meditação
  • 6:00-7:45am – Yoga Class: asana, pranayama, mantras e meditação (menos no domingo)
  • 8:00am – Agnihotra (Fire Puja)
  • 8:30-9:00am – Café da manhã
  • 12:30pm – Almoço
  • 4:00-5:45pm – Yoga Class: asana, pranayama,mantras e meditação (menos no domingo)
  • 6:00pm – Jantar
  • 7:00-8:00pm – Kirtan / Chanting (terças e quintas)
yoga em Rishikesh
Lavando nossos pratos depois almoço

Contudo após as refeições cada um era responsável por lavar os pratos, copos e talheres utilizados.

Local onde ficavam os utensílios

Mas programação permitia que fizéssemos excursões diárias pela cidade. O que era ótimo. Pois em Rishikesh o Rio Ganges é limpo, podendo se banhar nele, e há várias outras coisas bacana para fazer na cidade.

➡️ Veja aqui neste post nosso roteiro completo de Rishikesh.

Mas há outro ponto a se considerar, nem todo mundo acaba gostando das aulas de yoga ou do resto da programação. Era nossa primeira vez em um Ashram. Na verdade era nossa primeira vez fazendo aula de yoga. Eu, Lázaro, adorei, mas a Mila não gostou muito. Por outro lado, ela gostava da cerimônia do Fire Puja e eu não. Então, foi legal ter uma estrutura mais flexível.

Onde se hospedar em Rishikesh

Como já dito, nós nos hospedamos em um Ashram que incluía aulas de Yoga, de meditação e as 3 principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Nós adoramos e recomendamos muito, especialmente pelo preço. Pagamos USD 15 por dia, por pessoa no Anand Prakash Yoga.

Mas caso não queira se hospedar em um Ashram, veja a seleção de hotéis que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Como Chegar

A estação de trem mais próxima de Rishikesh fica em Haridwar. Você pode pegar um trem até esta estação de lá pegar um tuk-tuk até Rishikesh. Entretanto, tem também diversos ônibus que fazem o trajeto até a cidade, e várias opções saindo de Delhi, Jaipur e várias outras cidades.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Shiva, não viaje para a Índia sem seguro! Porque meu amigo, ficar doente na Índia sem Seguro Viagem definitivamente não é uma experiência pela qual você vai querer passar, te garanto!

Especialmente porque não é caro! Muito pelo contrário, você encontra opções de Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja todos nossos posts sobre a Índia:

Dicas que vão te ajudar

Dicas do que fazer

Como se locomover

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários