White Desert, no Egito – Quanto Custa e Como Visitar!

Dono de uma das paisagens mais impressionantes do Egito, o White Desert é passagem obrigatória para quem visita o país. O Deserto Branco tem a mesma capacidade de nos surpreender que os grandes monumentos nacionais, tais como as Pirâmides de Giza e os templos de Luxor, por exemplo.

Também conhecido como Sahara el-Beida, esta área que já foi coberta pelo mar, encanta seus visitantes por sua beleza e singularidade. E dificilmente você verá algo parecido em alguma outra parte deste mundo. Vem ver que coisa mais linda!

White Desert
Nós no White Desert

Onde se hospedar

Em Bahariya nós nos hospedamos no Ahmed Safari Camp pois foi a opção mais econômica que encontramos. O quarto com ar condicionado era bem confortável. Fizemos algumas refeições por lá e gostamos muito também.

Encontre seu hotel pelo Egito clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a manter o blog recheado de dicas 😊

O White Desert e suas formas

As grandes rochas brancas, que muitas vezes lembram figuras de animais, ou cogumelos, são de giz. Isso mesmo, aquele da escola. Lembra? (Denunciei a idade agora…rs). E são resultado da acumulação de calcite, deixadas por micro-organismos marinhos chamados cocolitóforos, ao longo de milhares de anos.

Os formatos variados que você verá no White Desert foram desenhados caprichosamente pelo vento e tempestades de areia. Contanto com a imaginação dos que ali estão para adivinhar qual figura lhes parece mais familiar.

white desert
Um cogumelo e uma mini galinha!?
white desert
Um camelo?

E este também é um dos motivos que faz o White Desert tão singular, pois sua paisagem está em constante evolução e mudança, devido ao processo de erosão eólica.

Por isso, desde 2002 a área de 3010 km2 foi transformada no White Desert Park, um protetorado natural.

Como visitar o White Desert, no Egito

O parque pode ser visitado facilmente partindo do Cairo, já que ele fica a 4h30m de distância, de carro. Nós estivemos por lá durante nossa viagem pelo Egito e contaremos em detalhes como foi nossa experiência.

white desert

O Tour pelo White Desert

Ainda que você vá até os oásis de Bahariya ou Farafra (localidades próximas ao deserto) por conta própria, você dificilmente escapará da necessidade de contratar um tour. E isso se deve a basicamente a dois motivos:

  • A área chamada de deserto novo, onde ficam as grandes pedras brancas, só pode ser alcançada por um 4×4;
  • Você precisa de uma autorização para entrar e acampar no White Desert e duvido que tal autorização seja dada a um turista querendo se aventurar sozinho pelo deserto.

Uma vez que a contratação do tour é condição básica, o roteiro do passeio será mais ou menos padrão. Relataremos aqui as atrações para o pacote de uma noite e dois dias que foi o que fizemos. Contudo, existem opções de 3, 4 e até 8 dias no deserto.

white desert

White Desert – Dia 1

Caso você contrate o serviço no Cairo, um carro irá te buscar no seu hotel e te levará até uma das cidades bases. Provavelmente até Bahariya, por ser mais próxima da capital e ter mais opções de operadores do tour por ali.

A viagem dura em torno de 4h30m. Você será deixado em um hotel e ali terá seu almoço, já incluído no valor do pacote, e será apresentado a seu guia. Sim, uma outra pessoa local e com bastante conhecimento do deserto é que te levará para o passeio, já em um veículo 4×4.

Como tínhamos ido por conta própria até Baharya, nosso tour começou com o almoço e saímos por volta das 14h em direção ao White Desert, que ficava a uns 50km de distância.

Crystal Mountain

Crystal Mountain

Passamos pelo meio do Deserto de Akabat, com suas lindas dunas, e o primeiro ponto de parada foi a Crystal Mountain. Uma pequena montanha com algumas pedrinhas de cristal soltas. A montanha em si não é muito interessante, mas se tem uma bela vista dos arredores de lá de cima.

white desert
Crystal Mountain

Algum tempo depois da montanha, que fica ao lado da estrada asfaltada e super nova, adentramos realmente no deserto. Sim, o destino final neste dia era o White Desert. Entretanto, vale lembrar que o caminho é tão importante quando o destino final. Por isso, fique de olho nas paisagens o tempo todo!

O caminho é simplesmente lindo. Lugares no meio do deserto com uma paisagem deslumbrante. Grande blocos de pedra no meio da areia e daquela imensidão, sem sinal de civilização por perto… eu achei incrível!

white desert
Olha isso!

O White Desert

Chegamos no White Desert propriamente dito bem a tempo de ver o pôr do sol. Que aliás, foi um dos mais bonitos que nós já vimos nesses mais de dois anos de viagem.

Uma bola avermelhada, dando um tom meio dourado aos gigantes brancos de giz. Incrível! Parecia mesmo que estávamos em outro planeta.

white desert
O sol se ponto no White Desert

Logo na sequência tivemos um tempinho livre para curtir o lugar e tirar algumas fotos, enquanto o guia montava o acampamento.

Acampamento montado, foi hora dele preparar o jantar. Nós tivemos um prato com arroz ao estilo beduíno, frango assado e salada. Frutas de sobremesa e um chá delicioso ao pé da fogueira pra completar. Comida simples, mas muito saborosa.

white desert
Nosso jantar

Ficamos até tarde conversando e tomando chá à beira da fogueira e admirando o cenário. A noite era de lua cheia e dava pra ver tudo ao nosso redor.

Nosso guia concentrado na fogueira

Contudo, dizem que quando não há lua e o céu está sem nuvens é ainda mais bonito. Pois o céu estrelado oferece um espetáculo à parte, transformando-se em um planetário em escala gigantesca. Teremos que voltar pra ver 😄

Dormimos sem barraca, sobre uns tapetes e cobertos com uma colcha de pelo de camelo, usando o saco de dormir como travesseiro. Não foi das experiências mais confortáveis, confesso. Mas foi bem interessante.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

White Desert – Dia 2

Acordamos um pouco depois do nascer do sol. O deserto fica particularmente bonito com os primeiros raios da manhã. Tomamos café e foi hora de partirmos de volta.

O White Desert pela manhã

Mas ainda paramos para ver o Black Desert no caminho para Bahariya. O Back Desert se mostra meio sem graça depois de toda a beleza do seu colega. Mas ainda assim é bonito. Você se sentirá em Marte.

Lembra Marte. Não lembra?

Essa parte do deserto tem esse nome devido à grande quantidade de basalto sobre a areia, pintando toda a região de preto.

A Camila estava se sentindo em Marte

De lá ainda paramos em uma pequena nascente de água quente que foi represada e voltamos para o hotel. Aproveitamos que nosso outro colega de tour tinha ido até Baharya em um carro só para ele e voltamos de carona para o Cairo pagando o mesmo preço do busão. Olha que beleza!?

Como chegar

Como eu havia dito, você pode contratar este passeio no Cairo e seu hotel com certeza poderá te ajudar.

A outra opção é pegar um ônibus com destino a Bahariya na Turgoman Cairo Station, que fica no centro de Cairo, relativamente próxima a Cairo Train Station.

O ônibus custou EGP 100,00 ou USD 5.70 por pessoa. E uma vez em Baharya você pode procurar pelos operadores que oferecem o tour por lá. Tem aos montes.

White Desert
A tranquilidade no caminhar de quem achou que estava pagando barato…SQN! hahaha

Quanto Custa

Os valores para o tour no White Desert variam muito. Eu costumava deixar aqui o contato do moço com quem fechamos o passeio. Mas acabei descobrindo através dos leitores aqui do blog que ele começou a cobrar bem mais caro depois – coisas do Egito.

Por isso vou deixar aqui o contato do Aly, um amigo que temos no Cairo, guia turístico e egiptólogo de mão cheia. O Aly oferece diversos passeios pelo Egito e o White Desert é um deles. Segue o contato do WhatsApp do Aly:

+ 971 56 436 1215

+20 111 858 7999

Paisagens desérticas pelo caminho

Melhor época para visitar o White Desert

Os melhores meses para visitar o Egito são março, outubro e novembro. Isso porque o clima está bom e o país não está lotado de turistas. Entretanto, os únicos meses a se evitar realmente, principalmente o deserto, são os meses de verão, de junho a setembro. Pois o clima estará escaldante 😰

Além disso, se puder, escolha uma noite sem lua, pois assim você poderá curtir as estrelas que dão um show à parte. Nós vimos uma estrela cadente, mas acho que seria mais legal se não tivéssemos ido em uma noite de lua cheia…rs.

White Desert

O que levar

Ainda que não seja verão, muito provavelmente o dia estará ensolarado e fará calor. Então, segue uma pequena lista do que levar:

  • Água, água e mais água;
  • Protetor solar;
  • Óculos de sol;
  • Chapéu ou boné. De preferência um que tenha uma touca árabe pra proteger o pescoço, sabe como é?
  • Use roupas leves durante o dia, mas leve um casaco para a noite porque faz frio;
  • Vá de tênis/bota, mas leve um chinelo para usar a noite, por conta da areia;
  • Papel higiênico!!!
  • Escova de dente, lenços umedecidos e desodorante pra dar uma reforçada, já que não tem banho nesse dia.
White Desert

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários

  1. Olá! Achei sensacional esse passeio no deserto! Irei para o Egito em Setembro, porém perguntei para a agência que está organizando meu roteiro e eles disseram que o governo não permite fazer mais esse passeio há 02 anos! Você sabe se ainda pode ser feito? Quando você foi?