Vilanculos e a Ilha de Bazaruto

Já imaginou uma praia de cor azul turquesa, com água cristalina, dunas de areia branquinha e sem NENHUM turista por perto? Não, não estamos falando das Maldivas ou de Seychelles, estamos falando das lindas praias de Vilanculos e Bazaruto, no litoral de Moçambique!

O litoral moçambicano é assim: ainda pouco explorado. E esse é o seu maior charme! As praias são desertas e as ilhas ainda intocadas pela indústria do turismo em massa.

Bazaruto

Praia na ilha de Bazaruto

O arquipélago de Bazaruto é formado por um grupo de ilhas banhadas pelo Oceano Índico, sendo elas: Bazaruto (a ilha principal e que deu nome ao arquipélago), Benguerra, Magaruque, Santa Carolina e Banque.

As ilhas pertencem ao distrito de Vilanculos, província de Inhambane. Aliás, Vilanculos foi nossa base para conhecer Bazaruto e as demais ilhas ali da região.

Mapa localização de Bazaruto e mapa do nosso trajeto

Mapa mostrando a localização de Bazaruto e à direita nosso trajeto de van

Como chegar em Vilanculos

É possível ir de ônibus. Há vários partindo de diversas partes de Moçambique, especialmente da capital Maputo. Há ainda opções de vôo direto saindo da África do Sul, de Inhambane e também de Maputo. As Cias Aéreas que realizam os vôos são a LAM e a South African Airways.

Nós viajamos de Tete à Vilanculos de van, em um trajeto que durou quase 13 horas. Bem longe, né? Mas valeu a pena!

Ao chegarmos no centro de Vilanculos o pessoal do hotel foi nos buscar com veículos 4×4. O acesso ao hotel só podia ser feito com veículos apropriados.

Na chegada em Vilanculos já deu para termos uma idéia do que nos aguardava. Tiramos essa foto no ponto de parada, onde estávamos esperando pelo transporte:

Vilankulos

Onde se hospedar em Vilanculos

Há várias opções de hospedagem em Vilanculos e também nas ilhas, especialmente em Bazaruto. Normalmente se você fechar a hospedagem com algum hotel das ilhas o transfer já estará incluído no valor da diária – o que facilita bastante – mas é sempre bom verificar!

Nós escolhemos um hotel que ficava em Vilanculos mesmo, o Villas do Indico. Pagamos em torno de USD 35,00 por pessoa, por dia, mas há também opções de camping por USD 10,00.

Em nossa diária estavam incluídos o café da manhã e o jantar. Só pela localização do hotel nós achamos que valeu cada centavo! O hotel possui várias cabanas, todas bem de frente para esse marzão LINDO!

Praia Vilanculos

Praia em frente ao hotel

Essa praia aí da foto ficava de frente para o nosso quarto. Foi a primeira vez que nos hospedamos assim, com os pés na areia.

Quarto

Um dos quartos

Vista da chegada ao hotel

Vista da chegada ao hotel

Piscina

A piscina do hotel

A Ilha de Bazaruto

O ponto alto da viagem e a ilha que mais tínhamos vontade de conhecer era Bazaruto! No primeiro dia ficamos pelas redondezas do hotel aproveitando a praia exclusiva e a piscina. Mas no dia seguinte saímos bem cedinho para conhecer Bazaruto.

O que fazer em Bazaruto

As atividades basicamente giram em torno das ilhas e das praias. Nós fechamos um passeio de barco com o próprio hotel. Pagamos cerca de USD 40,00 por pessoa pelo dia todo de passeio, incluindo um almoço que foi servido em uma das ilhas desertas.

Barco do nosso passeio

Barco do nosso passeio

Pescadores locais e mais praias azuis

Pescadores locais e mais praias azuis

Carangueijinhos amarelos

Grauçás

Crab Bazaruto

Tão fofo 😍

O melhor lugar do mundo para fazer Snorkeling

Há também várias paradas para fazer snorkeling. E nós podemos dizer que foi o fundo do mar mais lindo e colorido que vimos até hoje! Ganhou até de Phi Phi na Tailândia e Boracay nas Filipinas.

Snorkelling Bazaruto

Almoço em uma das ilhas desertas

E finalmente o almoço! Na verdade o nosso almoço foi junto com a gente, de barco, logo cedo…rs. Nós paramos em uma ilha, o pessoal armou uma tenda e serviu uma comidinha simples e fria. Mas quem é que liga para a temperatura da comida quando se tem esse visual. Né não?

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem pela África. Eu fiquei doente por lá e já te adianto que não foi nada legal 😣 Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!

Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta (USA) e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque!  Faça já sua cotação clicando aqui.

Subir as dunas

Depois do almoço subimos algumas dunas. Nada melhor que um bom exercício para queimar calorias e admirar paisagens de tirar o fôlego. Né? 😜

Dunas Bazaruto

Passeios de lancha

Nós fechamos o passeio para o dia todo. Porém, como sobrou combustível, o dono do hotel nos deu de “presente” essa brincadeira com a bóia amarrada na lancha. Olha que beleza!

Passeio Lancha Vilanculos

E para repor as energias, finalizamos o dia com um jantar super gostoso servido no hotel. A comida era ótima, com várias opções de peixes e frutos do mar. Sem contar que a decoração africana é sempre um show à parte.

Jantar Villas do Indico

Como tínhamos muuuuito chão pela frente, no dia seguinte pegamos a estrada logo cedo. Mas não sem antes registrarmos o nascer do sol.

Ver o sol nascer

Não há nada mais lindo do que apreciar o nascer e o pôr do sol na África. Aonde quer que você esteja pelo continente, sempre será um espetáculo da natureza.

Sunset Vilanculos

E você? Ficou com vontade de conhecer o litoral Moçambicano? Veja também esse post escrito por nossos amigos do blog Em Algum Lugar do Mundo.

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja nossas dicas sobre outros países Africanos e também do Oriente Médio:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

47 Comentários

  1. Que coisa mais lindaaaaa Camilinha!!
    Fortes emoções, chorei de saudades…
    Moçambique, sem sobras de dúvidas, é um país que amamos e que NUNCA iremos esquecer. E em relação ao pôr do sol, concordo com a humilde opinião de vocês, é o mais LINDO do mundo.
    Parabéns flor e obrigada por nos proporcionar um linda matéria.

  2. Olá
    Fiquei encantada com as fotos deste paraíso.Gostaria de saber o seguinte:Partindo do Brasil qual companhia? Belíssimo post.Já me imaginei naquele quarto e naquelas praias rsrsrs
    Gostaria muito de conhecer.
    Bjs

    • Oi Isabel!
      Esses tempos vimos algumas promoções através da TAAG (Cia Angolana). Mas normalmente os voos são através da South Africa Airways até Joannesburgo. E de lá tem opções de vôos com a própria South Africa e também com a LAM (Linhas Aéreas Moçambicanas).
      Beijos

  3. Olá amigos. Estou pasmo com tanta beleza! As fotos estão sensacionais e as dicas excelentes. Desconhecia totalmente essa região e o que mais me surpreendeu foi o valor por tamanho paraíso e exclusividade. Parabéns pelo post!

  4. Um minuto de silêncio para esse post!

    Meeeeeo Deoosss, que lugar lindo! Sério, já quero! Quantos dias vocês ficaram? Dois?

    Lindo post, lindas fotos e dicas excelentes. Parabéns e obrigada por compartilhar.

    Beijos
    Zelinda

  5. Tem pouco tempo (uns três anos) que eu descobri que Moçambique tinha essas praias lindas assim! Até então minhas informações sobre esse país eram bem limitadas.
    As praias são lindas e não perdem em nada para outras mais famosas. E o hotel também é um charme… o que é aquela piscina? Rs

  6. Camiila, que post show! Não sabia que Moçambique tinha essas praias tão lindas, não imaginava. A África vem tomando o topo das minhas viagens-desejo e agora quero conhecer demais Vilanculos! Fiquei impressionada tbm com a honestidade da empresa do passeio, “sobrar gasolina” e presentear com outro passeio? Muito surreal viu, já apaixonei! Amei que tem muitas fotos, adoro posts ilustrativos! Beijos!!

  7. Que experiência delícia. Não imaginava todas essas maravilhas. Eu vou pra África do Sul e queria muito ir até moçambique, mas a quantidade insuficiente de dias e a burocracia para o visto acabou resultando na não ida. Certamente uma pena. Lindas fotos e ótimas dicas

      • Meus pais acabaram de chegar em Moçambique, tiraram o visto lá, US$100,00 por pessoa, no aeroporto. Falaram q demorou um pouco, mas q foi de boa. Não era assim antes?

        Parabéns pelo post! Estou aqui pesquisando dicas para meus pais, pq foram pra lá meio no susto, numa sobra de tempo de férias depois de uma viagem pra Namíbia, estão em Vilanculos tentando descobrir o q fazer e descansando. 🙂

        • Olá Glaucia,
          Não era não. Teve um tempo em que o visto para Moçambique tinha de ser solicitado com antecedência.
          Outra questão é o preço que cobram. Infelizmente é um país onde a corrupção também é um problema…
          Não sei porque cobraram USD 100,00 por pessoa de seus pais. Meu marido esteve aí em Junho deste ano e pagou USD 40,00 – o valor correto é USD 36,00 mas eles nunca tem troco…
          Enfim, mas problemas à parte, é um país lindo e espero que seus pais aproveitem MUITO!
          Abraços!
          Camila

  8. Que paraisoooo, adorei as fotos e o relato da experiencia!! eu e os meus amigos estamos a organizar viagem a moçambique e vamos a maputo,ilha de moçambique, villanculos, mas agora ficamos com vontade de ir a bazaruto tambem. Podiam indicar-nos onde ficaram hospedados? muitooo obrigada e estamos desejosos por ir 🙂 beijos

    • Olá Maria! Tudo bem?
      Certamente você e seus amigos irão adorar a viagem!!!
      Nós não ficamos hospedados em Bazaruto. Nós ficamos no Vilas do Índico em Vilanculos e fomos a Bazaruto somente para passar o dia.
      Beijos e obrigada pela mensagem!

  9. Eu vivo em mocambique e sei qual é a emoção desses praias pena que nós os moçambicanos não gostamos muito de passeios turísticos dentro do nosso país, porém é muito linda as nossas praias, da próxima venham conhecer a Ilha de Moçambique , shocas e tofo( inhambane).

  10. Olá amigos, vamos a Vilanculos – Mocambique em janeiro de 2019, somos dois casais com 3 crianças entre 8 e 10 anos. Nossa ideia é termos um programa todo para as crianças. vcs poderiam nos indicar uma operadora por la. obrigada amei as fotos!

  11. Ola Amigos, estou com planos de ir passar uma semana no arquipélago de bazaruto em agosto, Gostaria de uma ajuda vossa, para questão de hospedagem, somos dois eu e minha namorada. Assim uma referencia de um lugar acessível com o respetivo numero telefônico.

  12. Muito obrigado pelas informações, estou indo para Moçambique agora no começo de Agosto e já incluí esse local no meu roteiro!
    Vcs teriam alguma outra indicação de lugar pra ficar em Vilanculos? Caso a opção de estadia do Villas do Indico não tenha mais lugares livres, estou indo sozinho, sou mochileiro…
    E qtos dias mais ou menos vc acha que seria bom pra ficar por lá?

    • Oi Edinho!
      Perdão pela demora em lhe responder…
      Nós não temos outra indicação de hospedagem em Vilanculos.
      Quanto ao tempo, achamos que o ideal é ficar pelo menos uns 6 dias, para desfrutar de tudo. Mas em 4 dias nós fizemos muita coisa também.
      Abração!

  13. Olá, vou para vilanculos em Outubro, e estamos a pensar visitar a ilha de bazaruto. Será que nos podem dizer o preço de barco para a ilha e com almoço. Também vamos ficar hospedados em Villas do indico.
    Obrigado.

  14. Olá! Vcs moraram em Tete? Tem algum post ou site que eu possa ver fotos da região?
    Recebi uma proposta de trabalho e estou com coração aflito… tenho encontrado poucas informações sobre a cidade e província…

    • ola gente, sou Elvira jovem mocambicana, trabalho na agencias de viagem muhimbi Africa turismo em Maputo e sou consultora de viagem, nos organizamos todo tipo de revuma ao Maputo, realmente o arquipelago de bazaruto e muito lindo, mas tambem tem ponta de ouro na capital, tem praia de tofo, tem ilha de Mocambique.

  15. Pingback: Turismo em Moçambique: Guia de Viagem | Em Algum Lugar do Mundo