Viajar sozinha sim! Por que não?
“Mas você vai viajar sozinha?”. Assim como eu, acredito que muitas mulheres respondem a esta pergunta o tempo todo. “Mas não é perigoso?”, ou ainda “Você não tem medo?”, “Ahhh, mas sozinha não tem graça”, e por aí vai…
Recebi algumas mensagens pelas redes sociais perguntando sobre minhas andanças pelo mundo e resolvi escrever esse post para contar um pouquinho sobre elas.
África do Sul
Assim como acontece na vida de muita gente que vai viajar sozinha, minha primeira saída do país foi através de um intercâmbio, para estudar inglês. E aí você pode me perguntar:
– Para o Canadá ou para os Estados Unidos, né?
Não, não! Para a África do Sul 😃
Foi em uma conversa com uma super amiga, que também adora viajar, que surgiu a ideia de fazer o intercâmbio na África do Sul. Eu queria um destino assim, exótico, diferente e que me proporcionasse uma experiência de vida única.
Cape Town me ofereceu tudo isso e muito mais. Meus dias foram incríveis! Vivi uma troca cultural interessantíssima com pessoas de todo o canto do mundo: da Itália, Suíça, Coréia do Sul, do Congo. Fiz safáris, vi baleias, pinguins, lindas praias, fiz amigos e ainda morei por 30 dias em uma das cidades mais lindas do mundo.
Índia
Sempre tive muita vontade de conhecer a Índia. Porém, como sabia que era um país famoso pelos inúmeros casos de estupro (pois é, não é fácil ser mulher nesse mundo), achei melhor ir novamente nesse esquema de intercâmbio com hospedagem em casa de família, aulas em escola e tudo mais. E foi SENSACIONAL!
Veja mais TODAS as dicas da Índia clicando aqui
Viajei de trem pelo Rajastão com o pessoal da escola, dormimos no deserto (sim, no meio do deserto), visitamos o maior cartão postal da Índia: O Taj Mahal. Experimentei as dores da “Delhi Belly”, o famoso desarranjo intestinal que inevitavelmente vai pegar você também…hahaha, e as delícias dessa cultura tão diferente da nossa.
Hoje eu posso dizer que me sinto mais confortável em voltar para a Índia sozinha, mesmo se for para ficar em hotéis e sem o esquema do intercâmbio. Tomando os devidos cuidados, é claro. Mas o intercâmbio foi uma ótima forma de viajar por lá sem ter muito medo, e ainda pude fazer grandes amizades com as quais mantenho contato até hoje.
Moçambique
Lá estava eu, trabalhando na mesma empresa há 10 anos, sonhando em ter uma experiência de trabalho no exterior mas morrendo de medo de sair da minha zona de conforto. Aliás, a zona de conforto é uma delícia, né gente?
De repente uma amiga comentou (essas amigas são maravilhosas, perceba) que tinha um conhecido em Moçambique que precisava de alguém com o meu perfil para trabalhar em uma obra civil. A obra era no vilarejo mais quente do país, eu iria morar dentro de um alojamento e teria dois meses para colocar toda a minha vida dentro de duas malas. E adivinha só? Eu fui. Claro!
Desfiz minha casa, disse tchau para os amigos, saí do país sozinha para trabalhar em outro continente em um ramo que até então eu desconhecia totalmente. O que mais poderia me acontecer?
Encontrar um marido! Oras! rs. Foi em Moçambique que conheci meu parceiro de viagens.
Se eu parei de viajar sozinha depois de o ter conhecido? Óbvio que não! 😜
Lembre-se do Seguro Viagem!
O seguro viagem é indispensável em qualquer viagem! Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
A Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!
Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque! Faça já sua cotação clicando aqui.
Egito
Estive no Egito em 2013, em meio a primavera árabe (como ficou conhecida mundialmente a onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de 2010). Alguém aí se lembra das notícias na TV? Pois é, o plano original era ir sozinha, de maneira independente, mas a situação estava bem “braba” na época. Então fui obrigada a contratar um guia através de uma agência para me acompanhar.
O clima era tenso, mas essa mesma tensão acabou até deixando tudo mais seguro. O Cairo estava tomado, tinha tanques de guerra pelas ruas e o exército estava por todo lado. O museu do Cairo estava fechado pois as pessoas estavam concentradas na Praça Tahir, o único lugar que acabei não conseguindo visitar.
Veja mais sobre minha viagem para o Cairo aqui
As pirâmides, o Vale dos Reis e das Rainhas estavam praticamente vazios, sem aquele número grande de turistas que até outrora perambulavam por lá. Foi bacana por um lado, mas por outro era triste de se ver.
Hoje a situação está melhor e o turismo começa a respirar novos e bons ares.
Veja também TODAS as dicas de Luxor
Petra
Aproveitei a minha ida ao Egito e fui conhecer uma das sete maravilhas do mundo moderno 😃
Quem nunca sonhou em conhecer o lugar que serviu de cenário para gravações do filme Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1989? É claro que existem motivos mais nobres que podem interessar você, mas no meu caso foi por conta do filme e da minha paixão pelos anos 80 mesmo.
Veja mais sobre minha viagem à Petra aqui
Dubai
“Tá! Dubai é uma cidade super segura. E daí ir sozinha pra lá?”
Experimente saltar de paraquedas para ver se não tem emoção!? hehê.
Uma das experiências mais incríveis de toda a minha vida! Tá bom que depois do salto não tinha ninguém ali para me dar um abraço e dizer “uhuul, você conseguiu”, mas ainda assim foi sensacional. Além do salto de paraquedas ainda fiz um rali de 4×4 no deserto de Dubai.
Veja aqui como tirar o visto para Dubai
Nepal
Viajar sozinha para o Nepal foi sobretudo uma experiência espiritual e de autoconhecimento.
Sobrevoei o Everest, visitei diversos templos, aprendi muito sobre o budismo e o hinduísmo, me diverti horrores e ainda bebi muita cerveja! E foi em Kathmandu que vivi duas experiências super incríveis:
Assisti a uma cerimônia de cremação hindu e vi pés de maconha crescendo no meio da rua!
Veja todas dicas do Nepal clicando aqui
Fiz outras viagens sozinha pela Europa. Mas não foram tão emocionantes quanto essas.
Ok, até que teve bastante emoção em Moscou, onde quase NINGUÉM fala inglês e foi um SUPER sufoco para me locomover de metrô, rs. Aliás, não consegui, acabei pegando um táxi.
Nunca me conformei com essa questão de “coisas de menino e coisas de menina”. Se um homem pode fazer viagens sozinho, eu também posso!
Viajar sozinha, porque sim!
Então é claro que jamais deixaria de viajar sozinha por medo ou insegurança. É também muito claro que sou ciente que o mundo não é um parque cor-de-rosa e que os perigos existem SIM. Mas nossos medos não podem ser fatores impeditivos na realização dos nossos sonhos.
Não podemos ser inconsequentes e achar que perambular sozinhas pelas ruas de Nova Deli, Cape Town ou mesmo do Rio de Janeiro a noite seria o mesmo que andar pelas ruas de Genebra. Não, não é! Mas o ponto é que sempre há um jeito de se manter segura em uma viagem, seja com uma excursão, com amigos, em família ou sozinha. Por que não?
Esse relato não é um incentivo inconsequente para dizer: – “vá lá e se joga“. É só o relato de uma mulher que saiu de uma cidadezinha com menos de 6.000 habitantes, se jogou no mundo, tomou os devidos cuidados e foi muito feliz! 😉
Espero que tenha gostado. Aproveite e veja nossas dicas sobre outros países Africanos e também do Oriente Médio:
- Conheça o litoral de Moçambicano
- O que fazer em Petra
- O que fazer no Cairo
- O que fazer em Marraquexe
- O que fazer em Fez
- O que fazer em Chefchaouen
- Um tour pelo Deserto do Saara
- O que fazer na Tanzânia
- O que fazer na Namíbia
- O que fazer em Botswana
- O que fazer no Lesoto
- O que fazer em Cape Town
- Como viajar pela Namíbia
- Workaway e nosso trabalho na África
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Olá
Não tem coisa melhor do que viajar sozinha.Tenho 65 anos e viajo sempre que posso sozinha.
Nunca tive medo.Quando viajamos sozinhas,podemos fazer o que queremos e nem precisamos do aval de ninguém, não é mesmo.Ah minha família me dá o maior apoio.
Bjs excelente dia da mulher pra você.
http://www.maisqueumaviajante.com.br
Isso mesmo Isa!
Ainda bem que nossas famílias nos apoiam, né?
Beijos pra vc!
Post maravilhoso! Ainda mais num 8 de março, dia de luta internacional para que nos mulheres tenhamos os mesmos direitos que homens! Não vejo homens sendo questionados sobre viajarem sozinhos!!! Amei!!!!
Muito obrigada, Cí!
Bjo
Amei esse texto!!! Suas viagens sozinha foram incríveis e me inspiram bastante, embora eu não viaje mais sozinha, pois a minha companhia preferida de viagens é para toda a vida
Lindo o post, linda as fotos e linda você!
Beijossss
Obrigada Gabiiii!
Pois é, viajar sozinha é muito bom, mas com Cia é maravilhoso tb!
Bjos
Ahhhh você realmente é muito corajosa, amei ler este post sua linda!
Obrigada meu amor!
Beijos
Que post incrivel! Não fiz nem metade das suas viagens sozinha, mas as duas que fiz foram inesqueciveis e posso dizer que mudaram minha vida, literalmente. Vamo que vamo conhecer esse mundão!! Beijos Camilaaa!!
Vamo que vamo!
Na torcida de nos encontrarmos em breve, pelo mundo!
Beijosss!
Concordo totalmente com você. Perigo claro sempre vai existir. O importante é que ele não impeça você de viver e realizar seus sonhos. Claro que um pouco de bom-senso é fundamental.
Isso mesmo, Oscar!
O que deixei bem claro no post, tomando os devidos cuidados, é possível sim!
Bjos
Que massa!
Pois é, o medo faz muitos e muitas se privarem do prazer de ter a melhor companhia: você mesma!
O medo é bom para buscarmos a prevenção, mas nunca deve nos paralisar.
Amei este relato, parabéns e boas viagens!
Muito obrigada VaneZa!
O medo é importante, nos mantém vivos! Mas não pode nos paralisar. Isso mesmo.
Beijos!
Ta ai uma coisa que preciso fazer.
Acho que só viajei sozinha para SP kkkkkk
Meu problema ´que tenho um marido grude, que gosta de viajar quase mais do que eu. Pensa que deixa de perder uma viagem para eu ir sozinha? De jeito nenhum kkkkkkk
hahaha. Fran!
O mesmo aqui em casa! Viajei sozinha quando morávamos em Moçambique e nossas férias não coincidiam.
Mas quer saber? Viajar em par é bom tb.
Bjo
Super apoio!!
Também sou adepta das viagens solo, rodei o mundo sozinha e estou viva e feliz.
Cuidados são precisos sim. Infelizmente temos violência, injustiças, machismo… Estão aí, na rua de casa ou do outro lado do mundo. O que não podemos é deixar que isso nos impeça de fazer o que temos vontade, de ganhar o mundo.
Isso mesmo Patricia!
Estamos juntas nessa!
Bjos
Olaaaa
Nunca viajei sozinha…. quem sabe não tomo coragem!!!
Adorei o post.
Bjosss
Thais
Jura, Tha?
É bom! Mas viajar com o amor é maravilhoso tb!
Beijos
Camilinha, amo seus post e suas aventuras. Como eu quero viajar mais e conhecer alguns desses lugares que você foi.
Obrigada pelo carinho, Flavinha.
Bjokas!
Apoio demais viajar sozinha! Tb fiz um post sobre o assunto e usei fotos do egito para ilustrar. Parabéns por abordar o assunto! muitas viagens para todas nós!!
Obrigada! Vou lá conferir o seu post tb 😉
Bjo
Parabéns pelo seu texto! Gostei muito de ler sobre suas experiências. Já fui para esses lugares, mas sempre acompanhada do meu marido. Adoro ler os relatos de mulheres que viajam sozinhas, arrasam e recomendam 😉
Muito obrigada, Fê. Bjos
Fiquei encantada com esse post. Lendo tudo essa experiência de vida que você passou me deu mais vontade ainda de conhecer o mundo. Os lugares exóticos que você conheceu são únicos! Fiquei babando nas fotos. Parabéns! Você arrasou
Muito obrigada, Keu!
Bjão
Uau!!!!! Estou apaixonada por todas essas suas viagens <3 Espero um dia poder conhecer pelo menos alguns desses lugares lindos e exóticos, nem que seja… sozinha! hehe Parabéns pelo post, lindo e inspirador!
Muito obrigada, Ana!
Bjos
Nossa amei suas dicas e trips , vou fazer minha primeira viagem sozinha esse ano ( escolhi o Nepal ) , to super anciosa !! Moro no Japão a anos , já fiz varias países da Ásia porém sempre acompanha por amigos , agências ….. mas essa trip vai ser meu maior desafio de mtos que virão pela frente !! Obrigada pelas lindas dicas e coragem
Olá Akiyama,
Obrigada pela mensagem!!!
Você vai amar o Nepal! O povo é super acolhedor. Um lugar onde também já estive sozinha e onde tive muita oportunidade de crescimento espiritual.
Beijos e boa viagem!
No que precisar pode escrever pra gente!
Bjo