Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Tudo sobre a Tailândia – Informações Práticas para sua Viagem

Planejando uma viagem pelo sudeste asiático? Veja neste post tudo sobre a Tailândia.

Nós passamos 3 meses viajando pela Tailândia e reunimos algumas informações práticas que irão lhe ajudar a planejar sua viagem.

Tailândia

Tudo sobre a Tailândia – Dicas práticas de viagem

Gastos de um mochilão pela Tailândia

Durante nossa viagem de 3 meses pela Tailândia nós conseguimos manter uma média de gastos de USD 20.00 por dia, por pessoa. Neste valor estão incluídos todos os custos, com exceção da passagem aérea para chegar até aqui.

Preços de passagens aéreas para a Tailândia

As passagens aéreas do Brasil para a Tailândia não costumam ser muito baratas. Contudo, nós já vimos boas promoções com a Air China, por exemplo. Vimos passagens de ida e volta por USD 800.00, saindo de GRU.

Então vale a pena ficar de olho em sites como o Skyscanner, ou baixar o APP Melhores Destinos, que sempre avisa sobre promoções e quedas de preço.

Visto para a Tailândia

Brasileiros NÃO precisam de visto para visitar a Tailândia. Uma autorização de permanência de até 90 dias é concedida em sua chegada ao país, seja por via terrestre ou aérea.

➡️ Veja neste post como ir da Tailândia para o Myanmar, de ônibus.

Vacina contra Febre amarela

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia mas é obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela e também um passaporte com validade igual ou superior a 6 meses.

E a boa notícia é que agora a vacina contra febre amarela tem validade “for life”, ou seja, para sempre. Uma única dose se faz necessária, não sendo mais preciso tomar nova dose e renovar o certificado a cada 10 anos.

Telefonia e Internet na Tailândia

A Dtac é uma das melhores operadoras de telefonia da Tailândia e tem um menu todo em inglês. Reforço isso porque tem operadoras que só possuem o menu em tailandês. Aí não rola, né?

Nós pagamos THB 50,00 pelo chip (USD 1.50) e compramos um pacote de 1GB por THB 100,00 (USD 3.00). Os pacotes tem validade de 1 dia, 1 semana, 1 mês, etc. Quanto maior o tempo mais barato ele sai.

Você pode comprar tanto o chip quanto esses pacotes de internet nas lojas da 7 Eleven. E o melhor de tudo é que tem lojas da 7 Eleven em cada esquina de todas as cidades da Tailândia.

Mas olha, não se desespere! A maioria dos hotéis, bares, cafés e restaurantes da Tailândia tem Wi-Fi. Ou seja, ficar conectado não será um problema por aqui.

ATM e saque de dinheiro na Tailândia

Os ATMs na Tailândia normalmente cobram uma taxa de THB 220,00 (USD 7.00) para cada saque.

Contudo, nós descobrimos que o banco AEON cobra menos, são THB 150,00 (USD 4.80) por saque. Ainda assim é meio caro, né?

O limite de saque no AEON é de THB 20.000,00, ou seja USD 630.00.

Posso beber água da torneira na Tailândia

Não é aconselhável beber água da torneira na Tailândia. Mas acho um exagero quando ouço pessoas dizendo que é necessário até escovar os dentes com água mineral. 🙄

O que eu achei super bacana é que em praticamente todas as cidades você encontra filtros espalhados pelas ruas, onde é possível encher sua garrafa com água filtrada. O valor é irrisório, com THB 1,00 (cerca de USD 0.03) nós enchíamos nossa garrafa de 2 litros. O bolso e o meio ambiente agradecem bastante. Né?

Como lavar roupa na Tailândia

Nunca foi tão fácil andar com roupa limpa e cheirosa nesses anos todos de viagem. Por todas as cidades da Tailândia nós vimos essas lavanderias que funcionam 24h todos os dias.

Você paga em média THB 30,00 (USD 1.00) para lavar até 8 kg de roupa e mais THB 10,00 (USD 0.30) por minuto para secar. É super barato! Contudo, as máquinas de lavar e secar só aceitam moedas como forma de pagamento, mas por ali mesmo você encontra máquinas para trocar cédulas por moedinhas.

Ah! E a maioria das máquinas de lavar já fornece o sabão e o amaciante. E caso não forneçam, tem pequenos sachês para vender por ali também. Óia que beleza!

Vimos essas lavanderias em todas as cidades por onde passamos: Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai, Pai, Phi Phi e etc.

Tailândia

Tudo sobre a Tailândia – Lavanderias 24h na Tailândia

Preço da cerveja na Tailândia

As cervejas que nós mais bebemos foram a Chang e a Leo. Uma garrafa de 600 ml custa THB 56,00 (USD 1.80) nas lojas da 7 Eleven. Nos restaurantes o valor varia entre THB 70,00 até THB 250,00, ou mais.

Na 7 Eleven você encontra as cervejas Chang, Leo, Singha, Tiger, e várias outras marcas produzidas na Tailândia e importadas. E o melhor de tudo: todas com precinhos bem mais amigáveis que nos restaurantes.

O consumo de álcool é controlado na Tailândia. Por isso a 7 Eleven só vende bebidas alcóolicas das 12h até às 14h e depois das 17h às 0h.

Tudo sobre a Tailândia

Tudo sobre a Tailândia – Cervejas na 7 Eleven

Como se vestir na Tailândia

Se você for somente para a parte sul dos país, para aproveitar as praias, pode vestir o que lhe der na telha. Mas se for visitar cidades que têm templos budistas entre suas principais atrações, tais como Chiang Rai Chiang Mai, pelo amor de Buda: seja respeitoso(a)!

A Tailândia é um país de maioria budista. Logo, as principais atrações de algumas cidades são os templos – lugares sagrados onde mostrar demais o corpo pode ser visto como falta de respeito à cultura local.

Desta forma, existe um dress code a ser seguido:

Roupas a serem evitadas nos templos

  • Mulheres – blusas regata, tomara que caia (ou com decotão), tops, calças muito justas, saias e shorts curtos não são bem-vindos;
  • Homens – em alguns templos o Lázaro pôde entrar com uma bermuda com comprimento abaixo dos joelhos, em outros não. Camiseta regata também não pode.

A maioria dos templos empresta um tecido para você cobrir o corpo, caso você esteja com uma roupa inadequada. Mas se você quiser andar precavido(a), coloque uma canga na bolsa/mochila. Ela servirá como lenço para cobrir os ombros e como saia longa para cobrir as pernas.

Embora todos os templos exibam uma enorme placa falando sobre as roupas que não são adequadas, é comum ver turistas andando por lá com shorts curtos, camisetas regata e etc. Por favor, não seja esse tipo de pessoa!

Coisas que você NÃO deve fazer na Tailândia

    • Guarde os beijos e trocas de carinho para momentos íntimos no hotel. Os tailandeses não têm essa cultura de demonstrar afeto em público. Mesmo um beijo selinho em público pode deixá-los constrangidos. Amassos então… não preciso nem dizer, né? 🤨
    • Os pés são vistos como a parte mais suja do corpo. Portanto NUNCA aponte a sola dos pés para estátuas de Buda e nem mesmo na direção de outras pessoas. Se uma pessoa estiver deitada no chão, nunca passe por cima apontando seu pezão na direção dela.
    • NUNCA passe a mão na cabeça de um tailandês, nem de crianças. Tipo o que a gente faz no Brasil, sabe? Quando passamos a mão e bagunçamos o cabelo da criancinha? Aqui é um gesto super rude! Eles acreditam que a cabeça é a parte mais pura do corpo. Logo, sua mão não é bem-vinda na cabeça “dozoto”.

O povo tailandês

Os tailandeses são super simpáticos! Pode ser que você não perceba essa simpatia toda em cidades maiores como Bangkok e nas ilhas mais turísticas como Phi Phi. Mas nas cidades menores o povo é pura simpatia.

Veja este post do pessoal do blog Na Proa da Vida com algumas frases em tailandês. Desta maneira você já chega na Tailândia arrancando sorrisos.

Como se locomover pela Tailândia

Os ônibus são as opções mais baratas para ir para todo canto. Nós fomos de ônibus para todas as cidades que visitamos no país. Aliás, nós fomos de ônibus da Tailândia para o Laos e até para o Myanmar.

➡️ Veja aqui nosso post sobre como ir da Tailândia para o Laos.

➡️ Veja aqui nosso post sobre como ir da Tailândia para o Myanmar.

Porém, sempre dê uma checada nos voos das Cias Aéreas Low Cost da Tailândia, pois são várias. A Air Asia sempre tem valores econômicos de voos para diversas partes do país, especialmente para as ilhas.

Cias aéreas Low Cost da Tailândia

O Grab e Uber são proibidos na Tailândia?

Por quase todas as cidades da Tailândia você encontrará placas dizendo que o Grab (assim como Uber) é ilegal no país.

Nós usamos o Grab diversas vezes, em várias cidades. Especialmente porque por aqui ele é mais barato e tem mais motoristas cadastrados que o Uber.

Todavia, se você também optar pelos serviços do Grab ou Uber, seja discreto ao chamar a corrida pelo aplicativo e não deixe que os motoristas de táxi, se tiver algum por perto, percebam. Caso eles percebam e venham perguntar (quando eles desconfiam eles perguntam mesmo), diga que alguém de seu hotel está indo te buscar.

Como o tema ainda é controverso no país, podem rolar discussões e até brigas entre os motoristas de táxi e motoristas do Grab e Uber. E você muito provavelmente não vai querer ficar no meio, né? Portanto tome cuidado!

Como ir de Bangkok para Chiang Mai

Placas na rodoviária de Chiang Mai dizendo que o Grab é ilegal

Moeda da Tailândia

A moeda da Tailândia é o Baht.

Em maio de 2019 a cotação era de USD 1 = THB 32,00.

Tudo sobre a Tailândia

Tudo sobre a Tailândia – Moeda

Acomodação na Tailândia

Hospedagem pela Tailândia é algo que pode ser bem barato, a depender de seu estilo de viagem. Nós pagamos em média USD 10.00 por quartos duplos com banheiro privativo e com ar condicionado.

Busque seu hotel pelo país clicando aqui. O Booking.com oferece ofertas em diversas cidades. E fazendo suas reservas pelo Booking você paga em Reais (R$), não paga IOF e nós ainda ganhamos uma pequena comissão que nos permite manter o blog recheado de dicas.

Comida típica da Tailândia

Comer na Tailândia também pode ser algo bem barato, especialmente se você estiver disposto a comer nas barraquinhas de rua. Acho que o prato que nós mais comemos nesses 3 meses por aqui foi o Pad Thai.

O Pad Thai é um macarrão frito com legumes, broto de feijão e que tem um toque final com amendoim torrado e moído. Tem versões vegetarianas, veganas (com tofu), mas também tem com ovo, carne de frango, porco e camarão. É uma delícia que você precisa provar!

Mesmo em cidades mais turísticas como Bangkok nós encontramos Pad Thai por THB 35,00. Ou seja, uma refeição por USD 1.00. É muito barato, né?

A foto não está das melhores mas é justamente para você ver a vida como ela é: um Pad Thai que custou 1 dólar na barraquinha

Outra delícia que você não pode deixar de provar na Tailândia são os Rotis, ou “Thai Pancakes“, como ele também é chamado.

O Roti na verdade faz parte da culinária indiana, mas é comum encontrar barraquinhas vendendo eles por aqui.

Trata-se de uma massinha frita que pode ser recheada de banana, ovo e mais um monte de opções. Mas o mais delicioso de todos é o recheado de banana que vem coberto com leite condensado e/ou nutella. Já anota aí.

Idioma

A língua oficial do país é o Thai (Tailandês). Mas você consegue se virar super bem com o inglês. E quando encontrar um tailandês que não fale inglês, saiba que uma boa mímica resolve tudo.

Tomadas na Tailândia

A voltagem padrão na Tailândia é 220V e nós encontramos tomadas do tipo C (que serve para o nosso padrão de plugs do Brasil) em todos os lugares por onde passamos.

Myanmar

Tudo sobre a Tailândia – Padrão de tomada

Banheiros na Tailândia

Na maioria dos estabelecimentos da Tailândia tem banheiros do tipo “normal”, com o mesmo modelo de privada que nós temos no Brasil. Mas é comum encontrar privadas deste tipo da foto abaixo (onde você faz suas necessidades agachado) em restaurantes mais simples e, especialmente, nas paradas de ônibus.

Dica: ande sempre com papel higiênico na bolsa porque, ao contrário da foto, é difícil encontrar banheiro que tenha papel.

Tudo sobre a Tailândia – Alguns banheiros são assim

Melhor época visitar a Tailândia

Embora o clima mude nas diferentes partes do país, no geral o melhor período para visitar a Tailândia é entre os meses de novembro até abril.

Nós estivemos na Tailândia entre os meses de fevereiro e abril. Em abril já estava BEM quente e nós sofremos bastante na parte norte do país com as queimadas.

Tudo sobre a Tailândia

Tudo sobre a Tailândia – Temperaturas médias e precipitações em Bangkok

Monarquia na Tailândia

O Rei é uma figura adorada na Tailândia, especialmente o antigo Rei que faleceu em 2016. Portanto é muito comum encontrar fotos da realeza espalhadas por todas as cidades e por quase todos os estabelecimentos.

Às 18h toca o hino nacional nos auto falantes das ruas e todas as pessoas param em respeito. Inclusive no cinema, antes do filme começar, também toca hino e todos se levantam. Nós tomamos até um susto quando vimos isso pela primeira vez.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Tailândia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pela Tailândia. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Tudo sobre a Tailândia – Golpes Comuns

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos diversos golpes que são aplicados em turistas em alguns países do sudeste asiático. E na Tailândia, infelizmente, tem alguns também.

Mas como o post já está demasiado longo, vou deixar o link para uma matéria completa escrita pelo Renan do blog Mundo Sem Fim. Ele detalha todos os golpes mais comuns praticados na Tailândia e em outros países vizinhos.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Posts sobre o Myanmar ⤵️

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

🌍 https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe uma resposta