Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Nepal

Se você estiver pensando em visitar o Nepal, esse post poderá lhe ajudar a planejar sua viagem para esse país asiático localizado na região dos Himalaias.

Aqui você encontrará informações práticas sobre o Nepal, tais como: custos, visto, segurança, hospedagem e muito mais!

Boudhanath, Kathmandu

Como chegar

Não existem voos diretos do Brasil para o Nepal e as passagens aéreas também não são das mais baratas, infelizmente. Entretanto nós pagamos USD 1.300,00 em um voo da Qatar Airways fazendo escala em Doha, no Qatar.

Mas a boa notícia é que você pode aproveitar a viagem para conhecer o país sede da Copa do Mundo de 2022. Imagine que legal!? Outra dobradinha bastante comum é incluir a Índia em uma viagem para as bandas de cá, e para a Índia é possível ir até de ônibus.

O que fazer no Nepal

O Nepal é um pequeno país situado ao norte da Índia, na região dos Himalaias. Famoso pelo Monte Everest e por sua natureza exuberante. E também muito noticiado na grande mídia quando um terrível terremoto, que atingiu 7,9 pontos na Escala Richter, balançou o país em 2015.

Eu estive no Nepal nos anos de 2014 e 2018 e comento neste post as principais atrações do país.

➡️ Veja neste outro post o que fazer no Nepal.

Myanmar Golden Monastery, em Lumbini

Como obter o Visto para o Nepal

Brasileiros precisam de visto para visitar o Nepal. Porém este pode ser obtido facilmente em sua chegada ao país.

➡️ Veja nesse post como obter o visto nepalês em seu desembarque no aeroporto de Kathmandu.

Visto Nepal

Visto Nepal

Idioma

O idioma do Nepal é o nepali (ou nepalês). Mas você não enfrentará dificuldades para se comunicar em inglês, especialmente nas regiões mais turísticas do país.

Água

Em todas as cidades que visitamos fomos orientados a não beber água da torneira. Entretanto se você, assim como nós, se preocupa com a geração de resíduos plásticos, saiba que por todas as cidades você encontrará tanto restaurantes quanto hotéis que oferecem água mineral gratuita para que você possa encher sua garrafinha 😍

Mas caso você precise comprar água, uma garrafa de 500ml custa em média NPR 30,00, ou USD 0,30.

Moeda

Além disso, a moeda do Nepal é a Rúpia Nepalesa (NPR).

Em Maio de 2019 a cotação da Rúpia Nepalesa era de 1,00 USD = 110,00 NPR.

Moeda Nepal

Rúpias Nepalesas

Como se locomover

A maneira mais econômica de se locomover entre uma cidade e outra do Nepal é viajando de ônibus. Por isso uma viagem de ônibus de Kathmandu até Pokkara custa em média NPR 700,00, que equivale a USD 6,40.

Além disso, dentro das cidades os micro-ônibus são opções que trazem mais economia aos viajantes e mochileiros de plantão.

➡️  Veja neste post como ir do Aeroporto ao centro de Kathmandu de maneira econômica.

Interior do ônibus que liga o aeroporto ao centro de Kathmandu

Melhores meses para visitar o Nepal

O Nepal é um país abençoado quando o assunto é o clima. Em cidades como Kathmandu e Pokkara o clima é sempre bom. Não faz tanto frio, nem tanto calor. As exceções são as áreas montanhosas onde, devido a altitude, pode fazer MUITO frio.

Por isso verifique sempre quais áreas irá visitar para se precaver com relação às roupas. Mas caso o frio te pegue desprevenido, fique tranquilo, o melhor lugar do mundo para comprar roupas de inverno é o Nepal. Porque por lá você encontra tudo que for necessário por valores bem acessíveis.

Entretanto o fator climático que deverá ser sempre observado são as moções – as chuvas torrenciais que afetam o país entre os meses de junho e agosto. Por isso se puder evite esses meses.

Segurança

Para o Nepal nós recomendamos os mesmos cuidados básicos de sempre: cuidar de seus pertences em hotéis e hostels.

Contudo nós nos sentimos bastante seguros, andamos com celular na mão e câmera fotográfica pendurada no pescoço por todas as cidades por onde passamos e não tivemos problema algum.

Tomadas

O padrão de tomadas utilizadas no Nepal é do tipo C.

Myanmar

Padrão de tomadas do Nepal

Preço da Cerveja no Nepal

Todavia a única coisa que tenho para reclamar do Nepal é do preço da cerveja, já que uma garrafa de 600ml custa em média NPR 400,00, que equivale a USD 3,70.

Mas se você comparar este valor com o preço da cerveja na Europa (ou até mesmo em lugares turístico no Brasil) você poderá me dizer: “Que exagero! Nem é tão caro assim”. Claro! E você teria toda razão. Entretanto quando paramos para pensar que uma refeição no Nepal custa em média NPR 200,00, ou USD 1,80, aí teremos um parâmetro para explicar porque achei a cerveja cara 😕

Contudo as cervejas locais mais famosas são a Gorkha e a Everest, ambas são lagers e bem comerciais. Mas acabamos não bebendo tanto por conta do preço.

Cervejas nepalesas

Telefonia e Internet

Mais uma vez insistimos na dica: não vale a pena comprar os chips caríssimos de internet ilimitada que são vendidos no Brasil e no exterior. Porque no Nepal você pode comprar um chip de uma das operadoras locais e posteriormente comprar um pacotes de dados. Para isso basta levar seu passaporte em uma das muitas lojas espalhadas por todas as cidades.

Nós compramos um chip e um pacote de dados de 15G por NPR 800,00, que equivalem a USD 7,30. Usamos por um mês e ainda sobrou.

Comida típica

O prato típico do Nepal é o Mo:Mo (momo). E se fosse para descrever o Mo:Mo eu cometeria o sacrilégio de compará-lo a um capelete recheado.

Você encontrará opções de Mo:Mo frito ou cozido no vapor, recheados de frango, carne de búfalo ou de vegetais e servido com um tradicional molho picante. Tem até sopa de Mo:Mo!

o Nepal

Momo

Saúde na viagem

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é indispensável em uma viagem pela Ásia. Eu fiquei doente por lá e se não fosse pelo seguro eu estaria lascada 😣

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Todavia, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Nepal. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Quanto custa viajar para o Nepal

Viajar pelo Nepal é MUITO barato. Nós passamos 14 dias no país e nossa média de gastos foi de USD 19.00 por pessoa, por dia. Entretanto neste valor estão incluídas as cervejas, hospedagens, atrações turísticas, transportes, alimentação, etc., exceto a passagem aérea do Brasil até lá.

Onde se hospedar no Nepal

Clique no link abaixo para encontrar sua hospedagem por todo o Nepal. O Booking.com tem várias ofertas de hotéis e hostels com valores econômicos. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas!

Booking.com

Espero que este post possa lhe ajudar. E pode ser que você queira ;er também também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

7 Comentários

  1. Oi. Boa tarde. Parabéns pelas dicas maravilhosas. Gostaria de saber se possível mais detalhes quanto a compra da passagem. Estou pesquisando pela Qatar e queria saber se é possível parcelar e em quantas vezes no cartão mastercard/visa emitido no Brasil. Referente a bagagem, no site não ficou claro se todas as tarifas tem direito a 1 mala de 23kg para despachar e 1 mala de mão. E no cartão vem descontado em dólares? Além disso, o valor de 1300 USD refere-se a qual mês? E com quanto tempo de antecedência é melhor comprar. Pretendo ir em nov/19. Obrigada. Desde já. Abraços.

    • Olá Adriana, tudo bem?
      Desculpe não poder lhe ajudar com relação às perguntas referentes ao uso do cartão. Nós compramos as passagens com nosso cartão de crédito emitido nos USA, logo não temos as respostas que você precisa.
      Quanto ao limite de bagagem, tivemos acesso a 2 malas despachadas de 23kg + a bagagem de mão.
      Nós encontramos este preço através de uma promoção que vimos no APP da Melhores Destinos, compramos com menos de um mês de antecedência.
      Dizem que os melhores preços aparecem com 3 meses de antecedência, mas vale a dica de ficar de olho nas promoções!

      Um abração!

  2. Oi. Se puderes ajudar com algumas informações novamente…É necessário comprar adaptador universal de tomadas?Tem em Katmandu para comprar? Vou ficar 32 dias no Nepal, posso pegar o visto para esse tempo específico ou será necessário o pra 90 dias? E quanto ao câmbio, pode indicar algum lugar para fazer a troca da moeda. Vou chegar domingo em Katmandu. Obrigada.

    • Olá Adriana, como vai?
      O padrão de tomada utilizado no Nepal é o do tipo C (vc pode ver a foto no post), os plugs que utilizamos no Brasil serviram perfeitamente por lá, não precisamos comprar adaptadores. Mas caso precise você consegue comprar facilmente em Kathmandu.
      Com relação ao visto, no aeroporto você terá que escolher 30 dias ou 90 dias. Vale a pena checar novamente quando chegar para ver se agora há outra opção entre 30 e 90 dias, mas quando estivemos por lá não tinha. Era um ou outro. Contudo converse com eles para ver como eles te orientam a proceder, sendo que excederá o prazo em apenas 2 dias.
      Nós temos uma conta em dólares americanos e nesta viagem normalmente sacamos moeda local nos ATM’s, por isso não tenho um lugar para indicar. Consulte sempre uns 3 lugares antes de fazer o câmbio e tente evitar trocar $$ no aeroporto.