O que fazer em Ipoh, na Malásia

Ipoh, a terceira maior cidade da Malásia, é mundialmente famosa por sua culinária e pelo white coffe. Mas foi o colorido das artes de rua de Ipoh que nos atraiu durante nossa viagem pela Malásia.

Nós estivemos no país durante o mês de novembro, uma época não tão boa para visitar as famosas ilhas da Malásia. E foi assim, fugindo das chuvas, que decidimos passar 3 dias em Ipoh.

Confesso que não esperávamos muito da cidade, mas saímos de lá encantados! Portanto prepare-se para uma chuva de fotos neste post. 😆

Não conta que a gente tá aqui!

Onde se hospedar em Ipoh

Nós nos hospedamos no StarVilla Kinta River Front Medan Istana. Pagamos USD 12 por um quarto super bacana com ar condicionado e banheiro privativo. O hotel fica a uma caminhada de 15 minutos do centro da cidade. Nós gostamos bastante.

Mas caso queira ver outras opções de hotéis em Ipoh, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. 

ipoh
Nosso quarto no StarVilla Kinta River Front Medan Istana

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é, sabia que reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você? Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Ipoh

Veja neste post as 12 principais atrações de Ipoh. Incluindo dicas de como chegar em cada uma delas. É…eu sei… eu sou super legal! 😄

1 – Caçar as Artes de Rua de Ipoh

Se você gosta de arte de rua você vai AMAR Ipoh! Porque a cidade tem dezenas de painéis espalhados por todo lado. Existe até um mapa de caça ao tesouro, para você brincar de caça às artes.

Por isso, pegue um mapa no centro de informações turísticas da cidade, vista um bom par de tênis, ou um par de havaianas, e perca-se pelas vielas coloridas de Ipoh.

O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh
O que fazer em Ipoh

2 – Beber o famoso White Coffee de Ipoh

O famoso White Coffee da Malásia (o café branco) é originário da cidade de Ipoh. Mas já vou te avisando que o nome da bebida não significa que o café seja branco, ele diz respeito a como os grãos são torrados em seu processo de produção.

Porque no processo de torrefação deste café os grãos são torrados com margarina, o que resulta em grãos de café mais claros e com um gosto levemente caramelizado. Mas o toque de gênio mesmo só é dado na dado na hora de servir, já que o café branco é adoçado com leite condensado. E você precisa provar quando estiver em Ipoh!

O que fazer em Ipoh
O famoso White Coffee

3 – Perambular pela Concubine Lane

A Concubine Lane é uma longa rua que foi construída em 1908. E o curioso nome remonta às histórias de como os magnatas chineses e britânicos costumavam manter suas amantes nessa área, longe dos olhos de suas esposas.

Mas hoje em dia a Concubine Lane foi tomada por barracas de comida e mercados ruas, sendo que as estruturas dos edifícios são bem conservadas desde os tempos antigos. Por isso perca-se por lá por uns bons minutos.

ipoh
Concubine Lane

4 – Visitar o Ling Sen Tong Temple

O Ling Sen Tong Temple é um dos 3 templos super coloridos que foram construídos no sopé de uma colina de calcário em Ipoh. Como são vizinhos uns dos outros, dá para ver os 3 na mesma visita.

Ah, você gosta de colorido? Então saiba que você vai AMAR as cores do Templo Ling Sen Tong. Veja só:

Ipoh
Ling Sen Tong Temple
Ipoh
Ling Sen Tong Temple
Ipoh
Ling Sen Tong Temple

Como chegar: nós fomos até o templo pegando o ônibus número 66. Mas também é possível chegar até lá com um Grab – uma espécie de Uber que funciona super bem em diversos países do Sudeste Asiático.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

5 – O Templo Nam Tiang Tong

E bem do ladinho do templo mencionado acima está o Templo Nam Tiang Tong. O Nam Tiang Tong é um templo taoísta, e seu outro nome alternativo é Nan Dao Yuan (“Nam Tou Yun” em cantonês).

Contudo, nós estivemos por lá na hora do almoço e ele estava fechado. Por isso ficamos apenas com essa foto de sua imponente entrada.

Ipoh
Nam Tiang Tong Temple

Como chegar: nós fomos até o templo pegando o ônibus número 66. Mas também é possível chegar até lá com o Grab.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

6 – O Sam Poh Tong Cave Temple

Mais alguns passos a diante e você chegará no Sam Poh Tong Cave Temple. Um templo budista chinês que foi descoberto em 1912 dentro da colina de calcário.

Mas passe por dentro do templo e continue andando até os fundos, pois há um jardim e um prédio super bonitos do lado de fora, além de uma piscina cheia de tartarugas.

Mas o que eu não achei bacana é que são muitas tartarugas para tão pouco espaço – não sei se elas foram resgatas de algum outro lugar ou se vivem mesmo amontoadas por ali. 😔

ipoh
Sam Poh Tong Cave Temple ipoh
ipoh
Sam Poh Tong Cave Temple ipoh
Sam Poh Tong Cave Temple ipoh

Como chegar: nós fomos até o templo pegando o ônibus número 66. Mas também é possível chegar até lá com o Grab.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

7 – Kek Lok Tong Cave Temple and Zen Gardens

O Kek Lok Tong Cave Temple é o menos colorido mas é o mais impressionante de todos, na minha opinião.

O templo fica dentro de uma caverna e em seu interior você poderá ver diversas estátuas de Buda, belíssimas estalactites no teto e até um jardim do lado de fora.

O local foi utilizado como fonte de extração de ferro em 1960 e por isso a entrada da caverna foi aumentada, o que deixou o local ainda mais grandioso.

Ipoh
Kek Lok Tong Cave Temple and Gardens
Ipoh
Kek Lok Tong Cave Temple and Gardens
Ipoh
Kek Lok Tong Cave Temple and Gardens
ipoh
Kek Lok Tong Cave Temple and Gardens

Como chegar: dá para ir caminhando dos templos anteriores até lá, mas é uma caminhada boa e não aconselho que seja feita debaixo de sol quente. Nós pedimos um Grab para ir para o templo e na volta andamos até um ponto de ônibus e pegamos o ônibus 37 até o centro da cidade.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

8 – Perak Tong Cave Temple

O Perak Tong Cave Temple fica do lado oposto dos demais templos mencionados acima. E nós fomos até lá de ônibus também. Entretanto, chegamos lá no fim do dia e ele já estava fechado…fué…fué…fuéééé…😣 O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Já anota aí a dica!

Não pudemos contemplar o templo do lado de dentro mas ficamos um tempão por lá, andando pelos jardins. Ainda assim achamos que valeu a visita.

Perak Tong Cave Temple
ipoh
Perak Tong Cave Temple
ipoh
Perak Tong Cave Temple

Como chegar: nós fomos até o templo pegando o ônibus número 35Mas também é possível chegar até lá com o Grab.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

9 – Old Post Office and Town Hall

O antigo prédio dos correios é um dos prédios mais imponentes de Ipoh. Construído em 1913 ele chama atenção de quem passa pela região graças à sua arquitetura vitoriana neo-renascentista.

Ipoh
Old Post Office and Town Hall

Como chegar: nós fomos até lá caminhando.

Quanto Custa: a entrada é gratuita.

10 – St. Michael’s Institution

O Instituto St. Michael é na verdade uma escola para meninos. O prédio foi construído em 1912 e foi mantido praticamente da maneira original.

Vale a pena passar por lá para dar uma olhada, especialmente porque ele fica bem pertinho do centro de informações turísticas da cidade, local de parada obrigatória para obter mapas e dicas.

Ipoh
St. Michael’s Institution

Como chegar: fomos até lá caminhando.

Quanto Custa: nós apenas olhamos o prédio do lado de fora.

11 – Estação de trem

Por ali também fica a Estação de Trem de Ipoh, que faz parte da lista de atrações turísticas da cidade.

Dizem que a fonte em frente a estação fica lindamente iluminada e colorida durante a noite.

o que fazer em Ipoh

Como chegar: fomos até lá caminhando.

Quanto Custa: nós apenas olhamos o prédio do lado de fora.

12 – Birch Memorial Clock Tower

A Torre foi construída em homenagem ao primeiro presidente britânico do Estado de Perak, Sir. James W. W. Birch. E foi por lá que nós encerramos nossos dias em Ipoh.

Repare a cor do céu. Você acha que nós pegamos a maior chuva no fim do dia? Sim ou com certeza? hahaha.

ipoh
Birch Memorial Clock Tower

Como chegar: fomos até lá caminhando.

Quanto Custa: a torre fica em uma praça, logo a entrada é gratuita.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sudeste Asiático. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem.

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

O que comer em Ipoh

Em Ipoh o Lázaro provou uma iguaria, o Yu Kong Hor. Trata-se de um prato de noodles (macarrão) que é servido bem quente (de queimar os “beiços”) e que vem com um ovo cru por cima. É preciso espalhar rapidamente o ovo cru para que ele se misture aos vegetais e macarrão ainda estão quentes. A sensação é meio estranha, mas o Lázaro disse que o gosto do ovo cru não aparece na hora de comer, justamente porque o ovo cozinha com o calor dos demais itens. Sei lá… eu não tive coragem.

O Yu Kong Hor é um prato típico em Ipoh. Mas depois descobrimos que também é muito comum no Vietnã.

Nós provamos este prato no Tuck Kee Restoran. Eles atendem todos os dias das 17h às 2h da manhã. Pagamos MYR 7,00 pelo prato individual, que equivale a USD 3.

Malásia
O Yu Kong Hor –  Você encararia?

Melhor época para visitar Ipoh

A melhor época para visitar Ipoh é durante os meses de fevereiro, junho ou julho, durante a estação seca.

Temperatura média anual em Ipoh. Fonte: https://www.meteoblue.com

Como chegar

Nós fomos até Ipoh de ônibus, partindo de Kuala Lumpur. Mas você também pode optar por ir de trem.

Pegamos o metrô até a estação TBS (Terminal Bersepadu Setatan) e de lá um ônibus até Ipoh.

São diversas as empresas que fazem o trajeto em diversos horários. A média de preços de um bilhete só de ida é de MYR 20,00, que equivalem a USD 4.80.

Mas você pode consultar os horários e até mesmo comprar os bilhetes online através deste site, basta clicar aqui.

Centro de Informações Turísticas de Ipoh

Uma passada no centro de informações turísticas das cidades é algo que nós sempre fazemos, em todas as viagens. No Centro de Informações Turísticas de Ipoh você pode pegar dicas e mapas, incluindo o mapa para caçar as artes de rua pela cidade.

O endereço do centro é: Jalan Panglima Bukit Gantang Wahab, 31650.

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre a Malásia:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Gostou? Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe um comentário