O que fazer em George Town – Malásia

George Town é a colorida capital da ilha de Penang, na Malásia. Uma cidade com mais de 200 anos de história e cultura, recheada de artes de rua, boa comida, festivais e diversos outros encantos que fizeram com que a Unesco declarasse George Town um Patrimônio Mundial da Humanidade em 2008.

Nós passamos 4 dias na cidade e reunimos neste post as principais atrações de George Town – uma opção multicultural para quem estiver planejando uma viagem pela Malásia.

George Town

Arte de rua em George Town

Onde se hospedar em George Town

Nós nos hospedamos no Little India Heritage Villa. Pagamos USD 10,00 por um quarto bacana com ar condicionado e banheiro compartilhado, foi o melhor preço que conseguimos.

Caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

O que fazer em George Town

Veja abaixo as principais atrações de George Town.

George Town

Artes de Rua de George Town

Assim como Ipoh, George Town é um parque de diversões para quem gosta de arte de rua.

A cidade é cheia de painéis feitos por artistas renomados quando se trata de graffit, tais como Ernest Zacharevic, Bibichun, Jesus Moreno, Alex Face, Natur e Kenji Chai.

George Town

Arte de rua em George Town

Tudo começou em 2012 quando o conselho municipal de Penang contratou o artista lituano Ernest Zacharevic com o intuito de trazer mais vida para a região central da cidade de George Town.

George TownO projeto foi um super sucesso e as telas de Zacharevic transformaram diversas áreas de George Town em pontos turísticos que atualmente atraem viajantes de todos os cantos.

George TownComo é possível interagir com a grande maioria dos painéis, não é raro ver turistas formando longas filas para conseguir tirar aquela foto bonitona para postar no Instagram. E, se você for esse tipo de viajante, tenha bastante paciência….hehehê. Nós não resistimos e tiramos fotos com um monte deles:

George Town George Town

george town

george town

Como encontrar as artes de rua de George Town

A maneira mais fácil de ver todos os painéis de George Town é ir até o Centro de Informações Turísticas e pegar um mapa da cidade. Aliás, as pessoas são super atenciosas e vão te dar todas as informações sobre a cidade: o que ver, onde comer, como se locomover, além de todas as dicas do que está rolando na cidade no período de sua visita.

De posse do mapa é possível marcar a localização das artes em aplicativos como Google Maps ou Maps.Me. Basta digitar o nome dos painéis (o mapa indica todos os nomes). Aí é só sair andando e brincando de caça ao tesouro.

Endereço do Centro de Informações Turísticas de George Town: Rua Lebuh Pantai, 10450 George Town, Pulau Pinang. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 9h às 17, aos sábados das 9h às 15h e aos domingos das 9h às 13h.

Nosso mapa para encontrar os painéis

Penang Floating Mosque

Mesquita Flutuante de Penang é uma mesquita construída na baía de Tanjung Bungah. Mas, apesar de seu nome, a mesquita não flutua, já que sua base foi construída sobre estacas e palafitas. No entanto, é a primeira mesquita a ser construída sobre o mar na Malásia.

O melhor horário para visitar a mesquita é no fim do dia, quando os últimos raios de sol dão a ela esse colorido absoluto.

George Town

Mesquita Flutuante de Penang

Kapitan Keling Mosque

E já que o assunto são as Mesquitas, menciono na sequência a Kapitan Keling. Construída em 1801 ela é um marco de Penang.

É a maior mesquita de Georgetown e fica bem no centro da cidade. Sendo possível visitá-la durante sua caminhada pela cidade em busca das artes de rua. Olha que beleza!?

George Town

Kapitan Keling Mosque

Dhammikarama Burmese Temple

O Dhammikarama Burmese Temple, localizado no subúrbio de George Town, é o único templo budista birmanês no estado de Penang, na Malásia. Construído em 1803, é também o templo budista mais antigo da ilha de Penang.

E se você gosta de visitar templos coloridos, aqui está um um prato cheio!

george town

Dhammikarama Burmese Temple

George Town

Dhammikarama Burmese Temple

Dhammikarama Burmese Temple

Reclining Buddha Temple (Wat Chayamangkalaram)

Bem ao frente ao templo birmanês, está o Templo Tailandês do Buda Reclinado, ou Buda Adormecido, como também é chamado pelos habitantes locais.

Este templo é famoso devido a enorme estátua de Buda reclinado banhada a ouro que fica em seu interior, uma das maiores do mundo.

Construído no ano de 1845 este é outro templo para encher os olhos de pessoas apaixonadas por cores, tipo eu! 😍

Reclining Buddha Temple (Wat Chayamangkalaram)

Reclining Buddha Temple (Wat Chayamangkalaram)

Reclining Buddha Temple (Wat Chayamangkalaram)

Clan Jetties

O Clan Jetties é uma vila flutuante e uma das atrações turísticas de George Town. A região é cheia de palafitas construídas por imigrantes chineses que ainda hoje vivem por ali.

George Town

Clan Jetties

Hean Boo Thean Temple

Bem pertinho do Clan Jetties está o Hean Boo Thean Temple, um templo budista não tão visitado por turistas (olha que maravilha) e que ainda oferece uma vista super bonita!

O templo foi construído em 1972. Porém, até 2011 ele era frequentemente inundado quando a maré subia. Reformado em 2012 o templo ganhou novas cores e mais imponência. Vale a visita.

George Town

Hean Boo Thean Temple

Esplanade

Uma área verde à beira mar que recebe diversos eventos no decorrer do ano. Desde feiras locais que vendem frutas e comidas de rua, até eventos musicais com artistas da região. É um ótimo local para relaxar depois de um dia exaustivo de passeios e caminhadas.

george town

Cheong Fatt Tze Mansion

A Cheong Fatt Tze Mansion é um edifício de cor azul que figura a lista das principais atrações turísticas de George Town.

A Mansão Azul, como também é conhecida, abriga um charmoso hotel boutique, um dos únicos a ganhar um prêmio de conservação da UNESCO. Mas se você não quiser se hospedar por lá, saiba que a visitação custa MYR 16,00 por pessoa, que equivalem a USD 1,50.

Cheong Fatt Tze Mansion

Sri Mariamman Temple

O Sri Mariamman é o templo hindu mais antigo de Penang, construído em 1833. Nós tínhamos acabado de vir da Índia e estávamos saturados de templos hindus, por isso não entramos. Ficamos apenas com essa foto colorida do lado de fora.

George Town

Sri Mariamman Temple

Armenian Street

Sabe as artes de rua que comentei mais acima? Algumas delas você encontrará por aqui, na Armenian Street.

Situada dentro da zona central do Patrimônio Mundial de George Town, a rua é cercada por templos chineses. E sabe a mesquita que mencionei mais acima, a Kapitan Keling? Ela fica por ali também. A rua em si é cheia de lojas e galerias de arte.

Little India

O bairro mais econômico para se hospedar em George Town é a Little India. Por ali você encontra uma série de hotéis e restaurantes com bons preços.

Kek Lok Si Temple

O Templo Kek Lok Si é um templo budista situado na região de Air Itam, de frente para o mar. É o maior templo budista da Malásia, um dos templos mais conhecidos da ilha e um dos mais visitados também. E se não bastasse, o Kek Lok Si Temple ainda é um importante centro de peregrinação para budistas vindos de Hong Kong, Filipinas, de Singapura e de outros países do sudeste asiático.

george town

Kek Lok Si Temple

Todo o complexo foi construído durante o período de 1890 a 1930 e seu principal atrativo é a impressionante pagoda de Rama VI, que possui sete andares,. Essa da foto abaixo.

Kek Lok Si Temple

Onde comer

Foi na região da Little India onde nós encontramos o restaurante com o melhor custo benefício de George Town. A comida é super boa, o cardápio super variado e os donos são uns fofos.

O Ros Mutiara Restaurant fica aberto 24 horas por dia no endereço: 128, Chulia St, Georgetown.

Experimente o café gelado e o roti de banana.

Praias de George Town

Nós não visitamos as praias de George Town. Mas segue uma listinha delas, caso você queira conhecer:

  • Monkey Beach
  • Muka Head
  • Pantai Kerachut
  • Teluk Kampi
  • Batu Ferringhi

Melhor época para visitar George Town

A melhor época para visitar a cidade é durante os meses de fevereirojunho ou julho, durante a estação seca.

Como se locomover

Nós visitamos a maioria das atrações a pé. Porém, para as mais distantes você pode ir de ônibus ou pedir um Grab, uma espécie de Uber que funciona super bem em diversos países do Sudeste Asiático. É super seguro e barato.

Em George Town tem duas linhas de ônibus que são gratuitas, trata-se do Free CAT Bus. No centro de informações turísticas de George Town você encontra os mapas das rotas do ônibus gratuito.

Quanto Custa Viajar para a Malásia

Nossa média de gastos viajando pela Malásia foi de USD 16,00 por dia, por pessoa. Segue abaixo uma média dos custos básicos:

  • Hospedagem – pagamos em média USD 10,00 por um quarto de casal com banheiro privativo e ar condicionado;
  • Comida – considere um gasto médio de MYR 10,00, ou seja USD 2,40, por pessoa, por refeição;
  • Transporte – várias cidades da Malásia têm ônibus gratuitos. E também é muito fácil andar a pé entre as atrações, especialmente em cidades como Malaca, Ipoh e George Town. Considere um gasto médio de MYR 10,00 por dia. O Grab (uma espécie de UBER) também é uma ótima opção. Baixe o APP e seja feliz;
  • Bebidas – a cerveja é cara, falarei melhor mais abaixo. Mas café gelado e outras bebidas não alcóolicas são bem baratas. Um café gelado super delícia e adoçado com leite condensado custa em média MYR 2,00, menos de USD 0,50!

Visto

A Malásia é um daqueles países que mesmo quando a gente não conhece já considera “pakas”.

Brasileiros NÃO precisam de Visto para viajar por aqui. Uma autorização para permanência de até 90 dias é concedida em sua chegada no aeroporto. E o processo de imigração é super simples e rápido.

Moeda

A moeda utilizada na Malásia é a Ringgit Malaio. A vantagem é que a cotação é bem parecida com o Real (R$).

Na verdade o Ringgit é um pouco desvalorizado em comparação ao Real. Ou seja, você não precisará ficar fazendo conversões malucas para saber o real valor das coisas.

Em outubro de 2018 a cotação era de 1 USD para LKR 4,18.

Malásia

Ringgit malaio

Segurança

Achamos a Malásia muito segura. Andamos o tempo todo utilizando transporte público e a pé e não tivemos nenhum problema. Muito pelo contrário, mesmo nos bairros mais afastados onde nos hospedamos nós achamos super tranquilo, inclusive à noite.

Preço da cerveja

Acho que esta é uma das únicas coisas que nós não gostamos na Malásia, o preço da cerveja.

O elixir dos deuses não costuma ser muito barato em países muçulmanos e por aqui não foi muito diferente. A maioria das cervejas são importadas e o preço médio de uma latinha de 335ml nos supermercados é de MYR 10,00, que equivalem a USD 2,40. Nos restaurantes e bares o valor médio é de MYR 20,00, ou USD 4,80.

Telefonia e Internet

Logo no aeroporto nós compramos um chip local com a operadora Digi. O pacote de dados válido por 30 dias custou MYR 50,00, que equivale a USD 12,00. Depois vimos que na rua este mesmo pacote sairia por MYR 30,00, ou USD 7,00. Oh raiva!

Dica: se puder compre seu chip + pacote de dados fora do aeroporto e escolha bem o plano antes de contratar. Alguns planos aparentam ser bons mas na verdade oferecem maior liberdade para navegação apenas de madrugada.

Um pacote de internet ilimitada vai sair um pouco mais caro. Mas caso você queira economizar, basta ficar atento aos horários oferecidos. Tem opções boas e bem baratas. Nosso pacote de dados oferecia 7GB para uso livre durante 30 dias + 1GB para usar entre às 13h e 19h + 1GB para usar entre às 0h e 8h da manhã.

Água

Mais um país onde não bebemos água da torneira. Depois do meu piriri na Índia confesso que fiquei meio receosa.

Mas a boa notícia é que por toda a Malásia você encontrará filtros de água espalhados pelas ruas. São lugares onde você pode encher sua garrafinha de água por valores mínimos. Nós pagávamos MYR 0,10 para cada litro de água, ou seja, USD 0,02. Quase nada! E o meio ambiente ainda agradece 😍

Cartões de Crédito e ATMs

A maioria dos hotéis e restaurantes aceitam pagamentos com cartão. E você encontrará uma série de ATMs espalhados por todas as cidades.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Sudeste Asiático. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre a Malásia:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Gostou? Salve no Pinterest para ler mais tarde:

2 Comentários

  1. Fotos maravilhosas que nos transportam para um outro mundo, outro cultura. Estou conhecendo o myndo através desses posts. Amo muito