Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Melhores meses para visitar a Namíbia

Como a maior parte da Namíbia é coberta por deserto, não é surpreendente que o clima seja exatamente o que você esperaria de um país deserto. As temperaturas diurnas são quentes (extremamente quentes no verão) e as noites são frias. Sendo que algumas áreas freqüentemente ficam abaixo de zero no inverno. Fica então a dúvida: quais os melhores meses para visitar a Namíbia?

Veja nesses posts os melhores meses para você planejar sua viagem para o país.

Deadvlei, um dos cartões postais da Namíbia

Meses de chuva na Namíbia

chuva é escassa por aqui. Com as áreas do nordeste da Namíbia obtendo a maior quantidade de chuvas (por ser uma área tropical) e chuvas diminuindo à medida que você viaja para o sul e para o oeste.

O deserto do Namibe corre ao longo da costa e a chuva nesta área é rara. A estação das chuvas no centro da Namíbia começa em janeiro e vai até meados de abril. Mais ao norte as chuvas começam mais cedo e à medida que você viaja para o sul, a estação chuvosa se torna mais curta.

É bastante seguro dizer que, se você viajar nos meses de inverno dificilmente verá uma nuvem, exceto no extremo sul, onde ocasionalmente ocorrem chuvas de inverno ocasionais (uma vez a cada dois anos mais ou menos).

A costa da Namíbia é diferente, só fica realmente quente no inverno (quando sopra o vento do leste), quase nunca chove, e é freqüentemente coberta por uma densa neblina.

O Fish River Canyon

Melhores meses para visitar a Namíbia

Veja o que você pode esperar durante uma viagem pela Namíbia, mês a mês:

Janeiro

Quente e úmido com uma boa chance de chuva, o que significa que na maioria das viagens é aconselhável viajar pelo país com um 4×4. Este não é o mês preferido entre os viajantes, pois você pode ser surpreendido com grandes quantidades de chuva em algumas partes. Temos amigos que atolaram “feio” o carro pelas estradas da Namíbia em janeiro. Ou seja, melhor evitar.

Fevereiro

Um mês quente e úmido que tradicionalmente tem a maior precipitação. O lado positivo, se é que assim podemos dizer, é que há muito poucos turistas e muitas promoções, devido a baixa temporada.

É mais difícil avistar animais nos safáris devido ao aumento da vegetação. Mas é uma ótima época para observação de pássaros.

Março

Um mês quente, úmido e com boas chances de chuva. Dependendo do momento da Páscoa, este pode ser um mês cheio de turistas.

Safáris ainda são um dilema devido às grandes quantidades de água superficial. Em termos de paisagens, é quando a Namíbia parece mais verde e torna-se muito bonita. Para a maioria das viagens, é aconselhável ter um 4×4. Aproveite as promoções da baixa temporada.

Abril

As temperaturas diurnas estão começando a esfriar, as noites são mais frescas, mas ainda assim agradáveis. A paisagem da Namíbia está melhorando em abril.

Se você evitar o período do feriado de Páscoa, este pode ser um dos meses favoritos para visitar a Namíbia. Mesma regra dos meses anteriores para os safáris, mas já está melhorando a esta altura.

Maio

Maio marca o início do inverno: dias quentes e curtos e noites frias. A chuva é muito incomum.

À medida que o país começa a secar, visualizar os animais nos safáris se torna uma missão mais fácil. É considerado um dos dos melhores meses para a maioria dos turistas.

Zebras no EtoshaZebras no Etosha

Junho

Dias quentes, noites frias e quase sem chance de chuva. Tudo começa a ficar muito mais seco e a ver animais no safári é bem mais fácil. Olha que beleza!?

O início do mês ainda é bastante quieto, ficando mais movimentado no final do mês, quando começam as férias escolares sul-africanas. Os safáris (no Etosha Park) são a atração principal.

Julho

Dias quentes e noites muito frias. Sem chuva. Bom para os safáris.

No início do mês o país ainda não está muito cheio, mas na segunda metade começa a ficar movimentada e vagas em hotéis e reservas se tornam difíceis de encontrar.

Leoa no EtoshaLeoa no Etosha

Agosto

Dias quentes e noites frias sem chuva. Muito seco, a visualização de animais nos safáris é boa, mas o país parece ficar austero.

Ventanias são frequentes. E a mistura de poeira seca e vento não são uma combinação muito agradável (embora eles propiciem um pôr do sol incrível)!

Esta é a época de pico e o país está repleto de turistas. Se você está pretendendo viajar durante este período reserve os seus hotéis na Namíbia com bastante antecedência. E, ao menos que você seja forçado a viajar durante o mês de agosto, é melhor evitá-lo.

melhores meses para visitar a Namíbia

Sol nascendo visto ao alto da Duna 45

Setembro

As primeiras semanas de setembro trazem um período que pode ser chamado de primavera. Mas normalmente até o final do mês o verão está em pleno andamento, com dias quentes e noites mais frias.

Chuva muito improvável, mas pode ventar bastante. Boa visibilidade para safáris até o início das chuvas (normalmente no final de outubro ou novembro no norte da Namíbia). Ainda é alta temporada com muitos turistas ao redor, mas até o final do mês as coisas começam a acalmar um pouco.

Outubro

Dias quentes com uma pequena chance de chover. Em Windhoek isso é freqüentemente chamado de mês do suicídio, já que os moradores ficam deprimidos devido à grande quantidade de nuvens e trovões, porém ainda sem chuva.

Novembro

Dias muito quentes com uma pequena chance de chuva. A qualidade dos safáris depende do início das chuvas.

A maioria dos estabelecimentos altera suas tarifas no início de novembro para o “ano novo”. Menos turistas em todo o país do que nos quatro meses anteriores.

Dezembro

Dias muito quentes com alguma chance de chuva. Durante a primeira metade do mês há poucos turistas, durante o segundo semestre as reservas se tornam mais difíceis, já que moradores e turistas lotam as cidades costeiras de Swakopmund, Walvis Bay e Luderitz.

Fonte: http://www.namibian.org/travel/info/climate.html

Ainda hoje poucas informações sobre Namíbia estão disponíveis na internet. Por isso escrevemos essa sequência de posts sobre as nossas andanças pelo país. Esperamos que nossos relatos possam ajudar outros viajantes 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta