Cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito. De Aswan à Luxor ou vice-versa

Fazer um Cruzeiro pelo Rio Nilo foi um dos pontos altos de nossa viagem de 3 meses pelo Egito. E como este era um grande desejo que nós tínhamos, assim que chegamos no país já começamos a fazer contatos e a pesquisar preços.

Foi assim que descobrimos que o mesmo Cruzeiro pelo Rio Nilo pode custar entre USD 45 por pessoa, por noite, até (PASME) USD 425 por pessoa, por noite.

⚠️ POST ATUALIZADO EM AGOSTO DE 2019 ⚠️

Se você, assim como nós, gosta de viajar de maneira independente e mais barata, então este post poderá lhe ajudar a viver essa experiência incrível, sem que para isso você tenha que vender um rim 😂 Veja abaixo todos os detalhes do cruzeiro que fizemos. Incluindo preços, contatos, dicas e tudo mais.

Cruzeiro pelo Rio Nilo
Vista da janela do navio na chegada em Luxor

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

Mas caso queira ver outras boas opções em Luxor, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você não paga nada a mais por isso mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – De Aswan à Luxor

Nós embarcamos no Cruzeiro pelo Rio Nilo em Aswan. Viajamos do Cairo até Aswan de trem, especificamente para visitar o Templo de Abu Simbel. Mas você também pode optar por fazer o caminho contrário, embarcando em Luxor tendo Aswan como destino final.

➡️ Veja aqui o post completo sobre nossa visita ao Templo de Abu Simbel.

Nós escolhemos desembarcar em Luxor porque Aswan é uma das cidades mais quentes do Egito. No auge do verão, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas podem ultrapassar os 50 graus. Decidimos passar primeiro pelo calorão intenso para depois nos refrescarmos na piscina do cruzeiro.

Dia 1

Nós embarcamos no navio em um sábado. Mas como há vários navios que fazem o Cruzeiro pelo Rio Nilo, você pode procurar por um com datas que se adequem às suas necessidades.

Fizemos o check-in às 13h de um sábado ensolarado em Aswan. Antes de embarcar, porém, compramos água e cerveja. Pois sabíamos que seria bem mais caro comprar estes itens no navio.

O almoço e jantar estavam incluídos neste dia e o navio começou a navegar pontualmente às 20h, enquanto jantávamos.

Cruzeiro pelo Rio Nilo
Sol se pondo no Rio NIlo

Dia 2

No segundo dia o navio atraca em dois pontos diferentes do Nilo. E você terá a oportunidade de conhecer dois templos incríveis e pouco visitados.

Tomamos café da manhã e às 8h e saímos para visitar o Templo de Kom Ombo.

Kom Ombo Temple

O Kom Ombo Temple é um dos templos mais bonitos do Vale do Nilo. Um dos únicos templos no Egito que é dedicado a dois deuses: o deus crocodilo Sobek e Hórus, o deus com cabeça de falcão.

➡️ Veja aqui o post completo sobre o Templo de Kom Ombo

Kom Ombo Temple Cruzeiro pelo Rio Nilo
Kom Ombo Temple

O Kom Ombo é um dos templos mais incomuns do Egito. Ele é um templo duplo, literalmente.

Devido ao conflito entre os deuses Sobek e Hórus, os antigos egípcios acharam necessário separar os espaços dedicados a eles dentro do templo. Kom Ombo tem duas entradas, duas quadras, duas colunatas, duas salas hipóstilas e dois santuários, um lado para cada deus. Justo, né? Assim nenhum deus fica chateado.

Cruzeiro pelo Rio Nilo
Deus Sobek

Na saída do Kom Ombo você passará pelo Museu dos Crocodilos. Aliás, você sabia que os bichinhos eram considerados sagrados e viviam nesta parte do Nilo na antiguidade?

O museu possui uma coleção de crocodilos mumificados bem interessante, além de esculturas antigas.

💰 Os valores das entradas não estão incluídos no preço do cruzeiro. A entrada para o Templo (que inclui o Museu) custa EGP 80,00, ou USD 4.50.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Kom Ombo Temple

Edfu Temple

Voltamos para o navio, almoçamos e saímos à tarde para conhecer o Edfu Temple.

O Templo de Edfu foi construído entre 237 e 57 a.C., é um dos monumentos antigos mais bem preservados de todo o Egito, até o teto ainda resiste, firme e forte. Mas a preservação aconteceu de maneira natural, pela areia do deserto, que cobriu o local após a proibição do culto pagão. O templo é dedicado a Hórus, o filho vingador de Osíris e Ísis.

➡️ Veja aqui o post completo sobre o Templo de EDFU

Edfu Temple Cruzeiro pelo Nilo
Cruzeiro pelo Rio Nilo – Edfu Temple

O Templo de Edfu é um dos mais importantes templos do Egito, depois de Karnak.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Detalhes das colunas e do teto no interior do Templo

💰 O valor da entrada e do transporte até o templo também não estão incluídos no preço do cruzeiro. A entrada para o Templo custa EGP 100,00, ou USD 5,70.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Interior do Templo de Edfu

Supostamente teríamos uma festa no segundo dia de cruzeiro. Mas não apareceu ninguém…hahaha, acho que a comida do jantar estava tão boa que todos comeram demais e foram dormir mais cedo nesse dia 😂

Dia 3

Tomamos café da manhã e saímos para conhecer as atrações de Luxor.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Interior do navio

O Navio

Nós optamos pelo navio Nile Dolphin. O fator decisivo foi, primeiramente o preço, e também porque ele partiria justamente no dia que nós havíamos planejado o embarque.

Assim como muitos hotéis e atrações que você visitará pelo Egito, a primeira impressão que tivemos do navio é de que ele já viveu tempos melhores. Mas ainda assim achamos a estrutura super boa.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Navio

O quarto

O quarto era muito confortável. A cama maravilhosa, com lençóis brancos, limpos e cheirosos – só quem já mochilou pelo mundo sabe o valor de um lençol branco e limpinho…haha. E o quarto ainda tinha TV e frigobar.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Nosso quarto no Navio Mirage I

O banheiro

Uma amiga havia comentado que fazia tempo que ela não tomava um banho tão bom quanto o banho que ela tomou no cruzeiro. E ela tinha toda razão! O chuveiro do banheiro no navio era maravilhoso. Tinha até uma banheira.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – O banheiro

O restaurante

Além disso, a comida do cruzeiro era muito boa e bem variada, as refeições incluídas são, via de regra, o almoço e jantar no dia do embarque, café da manhã, almoço e jantar nos demais dias e café da manhã no dia do desembarque.

No café da manhã era possível pedir omeletes, que eram preparados na hora pelo chefe.

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Café da manhã

No almoço e jantar também encontramos uma boa variedade de opções. Entre elas saladas, frango, carne bovina, peixe e sopa. Mas confesso que o dia do macarrão foi meu dia preferido 😋

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Jantar

O deck

A melhor parte do Cruzeiro pelo Rio Nilo foi poder desfrutar do deck do navio. Acabamos nem utilizando a piscina, pois só de ficar ali, admirando a paisagem e sentindo a brisa refrescante do Nilo já foi mais do que suficiente para nós.

Mas no deck do navio havia toalhas disponíveis para quem quisesse utilizar a piscina. Também guarda-sóis e cadeiras espreguiçadeiras bem confortáveis.

Cruzeiro pelo Rio Nilo
A piscina do navio

O bar

A parte mais importante do navio, depois do restaurante, é o bar. Mas as bebidas não estão incluídas nas diárias, e nós achamos os valores meio altos para os nossos padrões. Mas a parte boa é que dá para comprar bebidas antes de embarcar e mantê-las geladinhas no frigobar do quarto.

Para se ter uma ideia de valores, uma cerveja custava em média USD 2.60; um mojito (bem fraco de rum) USD 7.50 e uma coca-cola USD 1.70.

Cruzeiro pelo Rio Nilo
O bar

Lojas

O navio contava inclusive com uma loja que vendia itens em ouro 18k, diamantes e etc. Passamos bem longe dela, claro…rs.

Quanto custa um Cruzeiro pelo Rio Nilo

Aí é que está. Você encontrará preços que poderão variar entre USD 45 e USD 425 por pessoa, por noite 😱

A maioria dos navios oferece apenas as refeições incluídas, sendo bebidas à parte. O que vai mudar é o luxo entre um navio e outro. E alguns oferecem os valores das entradas dos templos incluídos nas diárias.

Entretanto, tenha em mente que os valores das entradas da maioria dos templos giram em torno de USD 7, e por mais luxuoso que o navio possa ser, não se justifica tamanha diferença de valores.

⚠️ ATUALIZAÇÃO EM AGOSTO DE 2019 ⚠️

Nós tínhamos indicado aqui no post o contato da pessoa que nos vendeu o cruzeiro e que na ocasião tinha sido o mais barato que encontramos. Mas recebemos diversas mensagens de leitores aqui do blog dizendo que ele agora já está cobrando bem mais caro 😒

Por isso vou deixar aqui agora o contato do Aly, um amigo egípcio que conheço desde minha primeira viagem ao país em 2013.

O Aly é egiptólogo, ótimo guia e é uma pessoa em quem eu confio muito. Mas não só isso, agora também está vendendo o Cruzeiro pelo Rio Nilo, e os valores ainda estão na casa dos USD 40/45 por noite por pessoa. Olha que legal!

➡️ Segue o WhatsApp do Aly, que aliás fala Português fluente:

+20 111 858 7999

Além disso, o Aly consegue manter o valor de USD 43 até setembro de 2019, mas ele já me adiantou que os valores sobem consideravelmente nos feriados do Natal, Ano Novo e Páscoa.

Esse é o Aly em uma foto que tiramos em 2013

Além disso, na atualização deste post, o Aly também confirmou que os preços do Cruzeiro pelo Rio Nilo podem subir no inverno (entre outubro e abril) e nos feriados. Contudo, segundo o Aly, de outubro a abril o valor mínimo é de USD 50 e nos feriados USD 75. Esses valores já podem servir de base para você negociar.

Vale lembrar que nós pagamos pelo cruzeiro. Logo, este não é um post patrocinado. Os contatos mencionados acima foram utilizados por nós e por amigos nossos. Não ganhamos nada com este tipo de indicação. É só uma maneira de tentar ajudar.

Melhor época para fazer um Cruzeiro pelo Nilo

Em Aswan as temperaturas ultrapassam facilmente os 50 graus no verão 😱 Tenha isso em mente na hora de planejar sua viagem!

Os melhores meses para visitar Aswan ou Luxor são os meses entre janeiro e abril e entre agosto e dezembro.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

30 Comentários

  1. Gente do céu preciso conhecer esse lugar! valeu pelas dicas mesmo! só uma pergunta: a comunicação entre voces e staff e tals era em inglês msm?

  2. Ola ! Super útil suas dicas … no meu caso tb seriam apenas 2 noites mas entrei no site e só mostra no mínimo 3 !! Mas oq eu queria saber de fato eh quanto vc pagou por 2 noites !! Mto obrigado Rodrigo

    • Putz!
      Me conta depois como ficou mais essa também.
      Mas aperta ele que ele dá desconto. Nós pagamos USD 40,00 e encontramos duas meninas na nossa mesa que compraram com ele e pagaram USD 38,00.
      Obs.: o primeiro preço para nós foi USD 90,00 POR PESSOA! Tem que negociar…rs.

      É fogo! No Egito quase todo mundo tenta tirar vantagem de turista 🙁
      Uma tristeza…
      Me dê notícias depois, please!

      Abração

      • Oi!!
        Então, como é alta temporada imagino que por isso ele não esteja muito aberto a negociar.
        Disse que o conseguia 10 dólares de desconto final. OCruzeiro de 3 notes ele “tentaria” ser 185 por pessoa no lugar de 195.

        Estou negociando com outra pessoa que achei indicação em outro blog. O preço dele já partiu em 49 por pessoa por dia. Jái incluindo os tickets de entrada de tudo incluindo o tour de Abu Simbel. Pra mim fica ótimo, nem tentei negociar pq achei bem justo.

        Se der certo depois volto aqui pra indicar!

        Abraço

    • Oie!
      Anne,
      Eu paguei USD 75 pelo voo de balão em Luxor em 2013, pra você ter uma ideia de valor. De lá pra cá deve ter subido um pouco, imagino.
      Se hoje o voo custa USD 80 + USD 45/50 por noite de cruzeiro, são USD 160/180 no total. Se ele conseguir fazer o pacote por USD 160 ou USD 180 seria ideal, mas USD 200 não tá ruim não. Eu confio no Ahmed, sei que ele não é o tipo de pessoa que deixa amigos meus na mão.

      Obs.: os USD 40 que nós pagamos pelo cruzeiro é um preço antigo (de 1 ano atrás) e na baixa temporada.

      Menina… o voo de balão em Bagan (no Myanmar) custa USD 350… que saudade desses precinhos do Egito…hehehê.
      Aproveita muito essa viagem. O país é incrível!
      Bjão

  3. Foi em qual mês que vc fez essa viagem? Estou querendo fazer mas em julho, o auge do verão. chega a ser insuportável? Por isso a pergunta.

    • Olá Ronald, tudo bem?
      Foi em maio.
      Olha… em Aswan fica insuportável sim, as temperaturas ultrapassam os 40 e poucos graus! Se puder evite, mas se não puder procure se hidratar bastante.
      Abração!

  4. Olá boa tarde a todos,
    Preciso de dicas,
    Irei ao Egito pela primeira vez agora em Julho,
    Iremos a partir de Portugal,
    Lá os euros são aceites normalmente ou precisamos cambiar?
    Muito obrigada a todos

  5. Gente, não sei se é porque estarei indo em Outubro, mas com o Aly tá saindo o cruzeior de 3 noites mais passeios (guia incluso) 548 dolares, sem espaço pra negociar. Tem mais alguem nessas??? =(

    • Oi Grace,
      É mesmo?
      Para quantas pessoas é esse valor?
      Peça para ele detalhar os valores para você!
      Obs.: o valor que pagamos na época foi USD 40 por pessoa pelo cruzeiro mas sem guia e sem guia.

  6. bom dia, parabens pelo blog, excelente, eu nao encontrei o motivo pelo qual vcs optaram pelo cruzeiro de 2 noites apenas, poderia dizer o pq ou indicar onde esta escrito?

    • Oi Eduardo, tudo bem?
      Pois é… a empresa que nos vendeu o cruzeiro já não está mais operando. Agora o mínimo de noites que estão vendendo são 3 noites.
      Para maiores informações você pode falar direto com o Aly pelo WhatsApp: +971 56 436 1215
      Ele está vendendo o cruzeiro por ótimos preços 😉
      Abração!

  7. Boa tarde Camila

    Como faço para fazer ligação para o guia Aly no Cairo?
    Estou lendo seu blog e estou gostando muito!!
    Agradeço

    Mara

  8. Parabéns pelo blog, gostei muito, aprendi muito. estamos planejando uma viagem ao Egito e tentei falar com o Aly e parece que ele está fora do wartsAp desde de agosto deste ano. Você ten outro contato dele ou pessoas que o conhece? fico grata se puder me ajudar.

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired