Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como se locomover em Bangkok gastando pouco

Nós já visitamos Bangkok algumas vezes e, na maioria delas, nos locomovemos pela cidade utilizando o sistema de transporte público. Contudo em nossa primeira visita à maior metrópole da Tailândia nós utilizamos os serviços de táxi e tuk-tuk e caímos nos famosos golpes. E é por essas e outras que decidi escrever este post sobre como se locomover em Bangkok gastando pouco e fugindo de furadas. Vamos lá?

Como se locomover em Bangkok
Como se locomover em Bangkok

Onde se hospedar em Bangkok

Em Bangkok nós nos hospedamos no Khaosan Art Hotel. O hotel fica a poucos passos da famosa Khao San Road. Por ali você encontra opções de restaurantes e diversas lojas da 7 Eleven para comprar snacks e cerveja gelada e barata. E o melhor de tudo é que ao hospedar-se neste hotel você poderá conhecer diversas atrações da cidade caminhando.

Contudo, caso você queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Onde se hospedar em Bangkok
Opção de quartos individuais, duplos e triplos

Como se locomover em Bangkok

Bangkok conta com diversas linhas de ônibus públicos que cobrem a grande maioria das atrações turísticas. Contudo, como boa grande metrópole, o trânsito pode ficar caótico no horário de pico. Neste caso você pode abusar das linhas de metrô e do barco público que circula pelo rio que corta a cidade.

Veja abaixo todas as opções de como se locomover por Bangkok gastando bem pouco e como evitar os famosos golpes.

➡️ Veja neste post o que fazer em Bangkok – 20 principais atrações da cidade!

Como conhecer Bangkok de Ônibus

Definitivamente esta é a opção mais barata de como se locomover em Bangkok. Já que a cidade tem diversas linhas de ônibus públicos que te levam para todo canto. Mas saiba que nem todos os ônibus são novinhos e com ar condicionado.

Em Bangkok você encontrará desde ônibus velhinhos, sem ar condicionado e com assoalho de madeira, até ônibus novos, confortáveis e com ar condicionado. Os valores oscilam de acordo com o tipo de ônibus:

  • Ônibus sem ar condicionado – THB 6,50 – USD 0.20
  • Ônibus com ar condicionado – THB 13,00 – USD 0.40
  • Ônibus do aeroporto para a Khao San Road – THB 60,00 – USD 2.00
Como se locomover em Bangkok
Como se locomover em Bangkok – Ônibus sem ar condicionado

O que nos ajudou a utilizar o sistema público de ônibus de Bangkok é que todas as linhas possuem números. E além disso, na maioria dos principais pontos de ônibus perto das atrações turísticas é possível encontrar uma placa informando quais números de ônibus passam por ali e quais deles vão até as outras atrações. Veja:

Como se Locomover em Bangkok – Mapa com os ônibus que passam nos pontos

Por isso vou deixar logo abaixo a indicação de uma site maravilhoso onde você encontra todas as rotas de ônibus, de barco e do metrô de Bangkok. O site é super interativo! Basta digitar seu ponto de origem e o destino desejado para ver quais os números de ônibus e estações de metrô você deve procurar. Eu achei uma SUPER mão na roda!

➡️ Clique aqui para ver mais.

Como conhecer Bangkok de Barco

O rio Chao Phraya cruza a cidade de Bangkok e os barcos públicos que circulam por seus 21 km de extensão também são ótimas opções para quem deseja visitar a cidade gastando pouco.

Há vários piers que ficam pertinho de diversas atrações de Bangkok, como o Grand Palace, por exemplo. Uma vez que eles têm os nomes marcados em tailandês e em inglês, usar os serviços de barco é super fácil. Especialmente porque na maioria das paradas você encontra os mapas das linhas do barco.

Enfim… tendo em vista que a resolução da foto do mapa (abaixo) não ficou muito boa, clique aqui para baixá-la com melhor qualidade, caso prefira.

Mapa das linhas de barco de Bangkok

A empresa responsável pelos barcos (públicos e de turismo) é a Chao Phraya Express Boat. O valor do ticket para o barco público varia de acordo com a distância. Mas para distâncias curtas o valor médio é de THB 14,00 – USD 0.44. As linhas se distinguem de acordo com as cores das bandeiras. Tem a linha laranja, verde e amarela.

Obs.: o único cuidado neste caso é que nos pontos de onde saem os barcos públicos também saem os barcos de turismo, que custam um pouco mais caro. Contudo os barcos de turismo são ótimas opções para otimizar o tempo, caso você tenha poucos dias para explorar a cidade.

➡️ Clique aqui para ver mais informações sobre os barcos, preços e linhas.

Como conhecer Bangkok de Uber ou Grab

O Uber e o Grab são opções alternativas e mais baratas do que os táxis. Especialmente o Grab, que funciona super bem em diversos países da Ásia.

Através dos aplicativos do Uber ou do Grab o valor da corrida é previamente calculado e desta maneira você evita chateações e golpes na hora de pagar. Inclusive os aplicativos oferecem opção de pagar com cartão de crédito ou em espécie.

Obs.: Internet na Tailândia é super barato. Em todas as lojas da 7 Eleven você encontra tanto o chip quanto pacotes de internet para comprar. Com menos de USD 5.00 você compra bons pacotes para poder usar esses APPs por vários dias.

Como se locomover em Bangkok de Táxi

Os táxis em Bangkok são coloridos e fofos! Mas os motoristas nem sempre são tão fofos assim. Uma vez que muitas vezes eles se recusam a ligar o taxímetro e tentam cobrar valores exorbitantes pela corrida – um golpe muito comum, infelizmente.

Considerando que quase sempre que tentamos usar os serviços de táxi em Bangkok os motoristas se recusaram a ligar o taxímetro já vou lhe dizer: esteja preparado para passar raiva! Contudo, quando conseguimos que ligassem o “bicho” nos demos conta de que as corridas ficavam até mais baratas do que de Uber.

Em suma: se você decidir usar táxis em Bangkok insista para que liguem o taxímetro e acompanhe a corrida pelo Google Maps ou pelo Maps.Me.

Como se locomover em Bangkok
Táxi cor-de-rosa em Bangkok

Como conhecer Bangkok de Tuk-Tuk

Quando estivemos em Bangkok pela primeira vez em 2013 nós usamos muito os serviços de Tuk-Tuk. Contudo, só nos demos conta de que pagamos 10x mais pelas corridas quando voltamos na cidade alguns anos depois.

Os motoristas de Tuk-Tuk cobram valores exorbitantes dos turistas e são os que mais tentam enganar as pessoas. Um golpe bastante comum é que eles oferecem tours por valores irrisórios, tipo 20 bahts, só que na hora de pagar eles dizem que o preço anunciado era em dólares, ou seja, 20 dólares. Similarmente também existe outro golpe que é dizer que o Grand Palace está fechado e neste caso te levam para outros templos e para diversas lojas, fazendo você perder um tempo danado.

Portanto, use os serviços de Tuk-Tuk apenas em último, último, último caso! rs.

Tuk Tuk

Como se locomover em Bangkok – Songthaew

Os Songthaew são caminhonetes adaptadas que levam passageiros na parte de trás. Da mesma forma, eles também percorrem a cidade de cabo a rabo, mas a complicação é que os Songthaew não possuem números e nem indicação dos destinos em inglês.

Este tipo de transporte também custa baratinho mas você precisa ter bastante tempo sobrando para utilizá-lo. Apesar de ser mais complicado, nós usamos o Songthaew algumas vezes, para ir para os mercados flutuantes, por exemplo.

O Songthaew

Como se locomover em Bangkok – Metrô

Confesso que com a facilidade (e o baixo custo) dos ônibus, nós usamos muito pouco o metrô de Bangkok. Até para ir para o aeroporto saía mais barato ir de ônibus (com ar condicionado e tudo) do que ir de metrô.

Contudo, caso você queira consultar as estações de metrô, baixar o mapa e verificar as tarifas, clique aqui.

Espero que este post possa lhe ajudar! Aproveite e veja também:

Sobre o Myanmar:

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

🌍 https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta