Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia

Depois de passar alguns dias em Israel nós aproveitamos a proximidade com a Jordânia e fomos conhecer Petra, a cidade perdida dos Nabateus. Veja nesse post como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia.

Veja como atravessar a fronteira terrestre entre Israel e a Jordânia (mais especificamente entre as cidades de Eilat e Aqaba), todos os custos, taxas e vistos necessários para essa dobradinha perfeita 😊

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Cruzando a fronteira entre os países

Atravessando a fronteira entre Israel e Jordânia 

O processo para atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia foi muito rápido, prático e pouco burocrático – com exceção do mau humor de alguns funcionários da fronteira do lado israelense.

Nós estávamos acompanhados de uma tia de 73 anos de idade que não falava inglês. E todas as vezes que ela teve que passar pela imigração israelense foi uma super tensão desnecessária 😕

Nós obviamente entendemos que os oficiais das fronteiras precisam ter cuidado redobrado com as questões de segurança. Mas neste caso bastava apenas serem mais respeitosos e educados com uma senhora já idosa. Né, não?

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Olha aí a trupe completa 😍

Alugar um carro para visitar Petra ou ir com um tour?

Essa resposta vai depender do seu estilo de viagem, quanto pretende gastar, quão disposto você está para abrir mão de certas comodidades e etc. Em nossa viagem por Israel e também para Petra nós optamos por alugar um carro. Especialmente pelo fato de estarmos acompanhados pelas meninas.

O aluguel do carro em Israel custou USD 47,00 por dia e em Aqaba custou USD 42,00. Ambas as locações incluíam todos os seguros e km ilimitada.

Israel é um país caro, muito caro na verdade. Nós vimos tours saindo de Eilat para Petra por diversos preços. Um dos mais baratos que encontramos custava USD 350,00 por pessoa. Ou seja, alugando um carro nós conseguimos economizar, especialmente porque dividimos o valor total (aluguel e combustível) entre 4 pessoas 💰

Onde deixar o carro alugado para atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia 

Já que não havia a possibilidade de cruzar a fronteira com o carro alugado em Israel nós alugamos outro veículo em Aqaba, na Jordânia. Aí surgiu a dúvida: “Onde deixar o veículo alugado em Israel?”.

Mas logo descobrimos que poderíamos deixar o carro ali na fronteira mesmo, do lado israelense. Tem um estacionamento por ali e nós deixamos o carro lá.

Aí você pode perguntar? “Mas será que é seguro?”. E a resposta é SIM, é muito seguro! Há diversos oficiais armados na região. Sem contar que você verá vários carros estacionados no local, já que muitos turistas que estão visitando a Terra Santa aproveitam para fazer a dobradinha Israel/Jordânia.

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Foto do local onde deixamos o carro

Quanto custa?

Não pagamos nada para deixar o carro estacionado na fronteira.

Procedimento de saída de Israel

Depois de deixarmos o carro no estacionamento nós seguimos até o guichê específico para pagamento da Taxa de Saída de Israel.

Sim, você leu direitinho: para sair de Israel paga-se uma Taxa de Saída equivalente a ILS 102,25, ou USD 30,00.

Obs.: quando você sai do país de avião a taxa já fica embutida no valor da passagem aérea.

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Comprovante de pagamento da taxa de saída de Israel

Ao lado do guichê de pagamento encontra-se o guichê para controle de saída do passaporte. O oficial pegou nosso passaporte, perguntou o nosso nome completo e sem muitas delongas nos entregou o papelzinho referente a nossa saída do país. Tudo muito simples, com exceção do bom e velho mau humor…rs.

E aqui está uma notícia muito boa: como eu já havia comentado no post sobre Israel, a boa notícia é que atualmente o país não carimba mais o passaporte. Os oficiais da fronteira simplesmente lhe entregam um cartão de papel, como este aí da foto, tanto na entrada quanto na saída do país:

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Israel não carimba mais o passaporte. Na entrada e na saída do país você recebe estes cartões.

Esse ponto é bastante importante para os viajantes de plantão, já que alguns países não aceitavam (ou criavam problemas com) pessoas que tinham o carimbo de Israel no passaporte. Um exemplo bem famoso é o Irã, por exemplo.

Na saída efetiva do território israelense nós apresentamos o papel referente ao pagamento da taxa de saída e caminhamos até a fronteira da Jordânia.

Procedimento de entrada na Jordânia

Assim que pisamos na fronteira com a Jordânia o clima mudou. Os oficiais foram muito simpáticos, todos fazendo gracinhas, especialmente quando dizíamos que éramos do Brasil.

Preenchemos um formulário que ficou conosco durante toda a viagem, inclusive nos solicitaram para que o mesmo fosse carimbado em Petra, caso fôssemos para lá. O carimbo neste formulário nos concederia um desconto na taxa de saída do país (falaremos mais abaixo). Depois passamos pelo scanner de bagagem e pelo controle de passaporte. Easy, easy!

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Formulário para entrada na Jordânia – já com o carimbo de Petra 

Como chegar até o centro da cidade de Aqaba

Alugando um carro ou não, na chegada à Jordânia você terá que seguir até o centro da cidade de Aqaba. É de lá que partem os ônibus para Petra, e é também no centro da cidade onde você pegará seu carro alugado (ou no aeroporto).

Obs.: existem locadoras que levam o carro alugado até a fronteira. Obviamente trata-se de um serviço pago mas que pode facilitar bastante a sua vida. Dê uma conferida na hora de alugar.

Logo após sair da fronteira você já encontrará diversos táxis que fazem o trajeto até o centro da cidade. E embora haja uma ENORME placa com o valores oficiais estabelecidos pelo governo, os taxistas cobram um valor maior, dizendo que a tabela está desatualizada. Chegamos até a perguntar a um policial que estava por ali e ele confirmou a história. Vá saber a verdade né?

O valor da tabela dizia que a corrida custaria JOD 19,25 para nosso destino (vide foto abaixo) mas acabamos pagando JOD 25,00, que equivalem a USD 35,00 😒

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Tabela de preços para as corridas de táxi – todos juram de pés juntos que está desatualizada.

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Seguindo até Petra

De Aqaba até Petra são 144 km aproximadamente. Nós havíamos lido sobre um ônibus que sai do centro de Aqaba para Petra. Se você optar por não alugar um carro, talvez esta seja uma boa opção!

De Aqaba até Petra foi uma viagem de 2h e a estrada era bem razoável. Encontramos alguns trechos cheios de curvas, sem acostamento e a qualidade do asfalto deixou a desejar em alguns pontos. Mas nada muito grave. Dá para dirigir numa boa, é só ir mais devagar.

Também passamos por alguns controles policiais na estrada. Então não se esqueça de sempre viajar portanto o seu passaporte – parece meio óbvio falar isso, né? Mas é sempre bom lembrar! Vai que alguém esquece o passaporte no hotel!?

Acabamos chegando meio tarde em Petra, às 14h. Sendo que o ideal é chegar o quanto antes possível, para poder visitar todos os locais com calma e também para ver a Câmara do Tesouro iluminada pelo sol.

➡️  Clique aqui para ver nosso post COMPLETO sobre Petra.

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Quando chegamos em Petra a sombra já havia dominado a paisagem…

Valor do visto para a Jordânia

Não há um valor referente ao visto de entrada no país. Assim como Israel, a Jordânia cobra uma Taxa de Saída no momento em que você deixa o país. Porém, o valor desta taxa vai depender de algumas situações, conforme indicaremos abaixo:

  1. Se você passar 3 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra a Taxa de Saída do país NÃO é cobrada;
  2. Se você passar 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 10,00, que equivalem a USD 14,00.
  3. Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 40,00, que equivalem a USD 57,00.
  4. Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e NÃO visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 60,00, que equivalem a USD 85,00.

RESUMINDO: Visite Petra, passe 3 noites na Jordânia e não pague nada 😜

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia

Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia – Nós pagamos JOD 10,00 pois ficamos apenas 2 noites consecutivas.

Onde se hospedar em Aqaba

Nós dormimos duas noites em Aqaba. Ficamos no hotel Bedouin Moon Village e pagamos USD 49,00 por um quarto para 4 pessoas, incluindo café da manhã. O hotel é bem bacana, os donos são super atenciosos e no verão oferecem cursos de mergulho.

Caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja mais:

Todos nossos posts sobre o Egito ⤵️

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

37 comentários sobre “Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia

    1. CASAL WANDERLUST

      Tem, na saída da Jordânia (entrando e saindo por terra tem taxa), vc paga na saída ao invés de pagar na entrada.
      Se você passar 3 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra a Taxa de Saída do país NÃO é cobrada;
      Se você passar 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 10,00, que equivalem a USD 14,00.
      Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 40,00, que equivalem a USD 57,00.
      Se você passar menos de 2 noites consecutivas na Jordânia e NÃO visitar Petra o valor da Taxa de Saída será de JOD 60,00, que equivalem a USD 85,00.

      RESUMINDO: Visite Petra, passe 3 noites na Jordânia e não pague nada.

  1. Leticia N Maciel

    Oii boa tarde! Uma dúvida, esse formulario que ganha na fronteira entrando por terra pode ser usado caso a saida seja de aviao ?

    1. CASAL WANDERLUST

      Oiiii Leticia!

      Esse cartãozinho azul da foto? (O cartão de entrada que substituiu o carimbo no passaporte?)

      Sim! É o mesmo para saída pelo aeroporto – minhas primas pegaram na fronteira terrestre com a Jordânia e deixaram o país através do aeroporto de Tel Aviv.

      Abração!

  2. MARCELO SILVA

    Olá! Se eu for para Petra de Jerusalém, dormir lá (Petra) e voltar no dia seguinte (para Jerusalém), mesmo assim tenho que pagar o visto de saída de Israel?

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Débora, tudo bem?

      Para conhecer Petra eu achei, pq não fizemos nada praticamente em Aqaba.
      Saímos de manhã para Petra e voltamos à noite.

      Agora, se eu pudesse te dar um conselho seria: durma em algum hotel ali perto de Petra (Aqaba fica longe). Primeiro pq vc consegue chegar na atração logo pela manhã e tem o dia todo para explora-la com calma, segundo porque vc tb pode aproveitar para ver o Petra by night. Que deve ser lindo!
      Estive em Petra 2 vezes e cometi o mesmo erro: cheguei tarde e não vi o Petra by night. Não faça o mesmo!

      Bjão

  3. Fernanda Schroeder

    Quanto tempo leva mais ou menos entre sair de Eilat e chegar à Petra?
    Você disse que chegou por volta das 14h, mas não disse o horário de saída.

    Abraço

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Fernanda, tudo bem?

      De Eilat até Petra são 135 km. Ou seja, mais ou menos 2h30m de viagem + o tempo gasto nas fronteiras de Israel e da Jordânia.
      Eu sugiro atravessar a fronteira, dormir em um hotel próximo a Petra e visitar a atração logo na manhã do dia seguinte.

      Abraço!

  4. Fabi Valle

    Olá!!! Pretendo fazer o caminho inverso, vocês acham que é tranquilo?
    Viajo em abril para o Egito, quero incluir Israel e Jordânia, mas estou enlouquecendo com a falta de informação e o medo que alguns relatos passam em relação às fronteiras. Vocês são os únicos que contam certinho como foi fazendo por conta.
    Alguma outra dica para montar esse roteiro? Temos 18 dias na região e queremos fazer tudo sozinhos.

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Fabi, tudo bem?
      Nós atravessamos para a Jordânia com minha tia de 74 anos. Foi super tranquilo, idem para o Egito!
      O que ocorre é que naquela região do Sinai já aconteceram alguns atentados terroristas no passado, por isso a cautela de algumas pessoas.
      O que podemos dizer é que fizemos tudo por conta e por terra e deu tudo certo!
      Quanto ao roteiro, depende. Vc está pensando em fazer quais cidades? A depender pode ficar apertado…
      Abração

      1. Fabi Valle

        Nosso foco é Cairo, Jerusalém e Petra, as cidades principais, mas sabemos que fazer esse trajeto precisa de mais algumas cidades pelo caminho.
        Muito obrigada!!

        1. CASAL WANDERLUST

          Vcs terão que passar por Dahab para ir de Israel até o Cairo. Dahab é uma delícia! Moramos 2 meses lá e amamos.
          Considerem ficar pelo menos uns dois dias por ali 🙂
          Abração!
          Façam uma ótima viagem!!!

  5. Hiroshi Kubo

    Vlw pelo relato.
    Eu já ia pegar o visto na embaixada por R$ 180,00numa entrada, r$ 260 duas.

    Sei que terei que pagar a taxas de saída que depende da quantidade de noites dormidas e se visitou Petra ou não.

    Mas, fiquei sem entender por que a embaixada emite visto se só precisa pagar a taxa de saída.

    Parabéns

    1. CASAL WANDERLUST

      Obrigada pela msg!

      A taxa de saída do país é cobrada por países como Israel e Jordânia.

      Mas se você passar 3 noites consecutivas na Jordânia e visitar Petra a Taxa de Saída do país NÃO é cobrada 🙂

      1. Hiroshi Kubo

        Grato pela rapida resposta Casal Wanderlust!

        Tenho ainda duvida acerca do visto de entrada se preciso ou nao tirar antes em Brasilia.

        De acordo com o Jordan Tourism Border http://in.visitjordan.com/generalinformation/gettingaround/bordercrossings.aspx

        Kindly note that starting 1st of January 2016, entry visas will no longer be issued at the Wadi Araba Border Crossing.

        E TAMBEM

        The only exceptions are Israeli tour groups and others carrying proper entry documentation entering Jordan for tourism purposes. Moreover, Israeli tourists and those carrying proper entry documents, who have bought the 90JOD entrance ticket to the Petra Archeological Site, will be exempt from the obligatory 24 hour stay in Jordan under the conditions that:

        They should submit manifest lists and travel documents pertaining to the tour group to the Tourism and Marketing Directorate of the Aqaba Special Economic Zone Authority at a minimum of 24 hour prior to the group’s arrival to the country, so that visas and clearances can be issued smoothly in accordance with laws and procedures.

        Local tour operators should submit necessary insurances that guarantees that all members of the touristic group will leave through the Wadi Araba Border Crossing and not through any order point of departure.

        All member of the original submitted manifest are present upon departure; permissions for departure will not be granted to groups in which members included on the original manifest are not present.

        No visa will be issued for any other nationality through the Wadi Araba Crossing and entrance will only be granted to those who have obtained an entry visa to Jordan through Jordanian Embassies abroad prior to their arrival at the border crossing.

        Ou seja, primeiro diz que nao emite mais visto em Wadi Araba (Aqaba), depois da um excecao. Voce submeteu algum documento no Tourism and Marketing Directorate of the Aqaba Special Economic Zone Authority para ser esquadrado como excecao?

        Estou sem saber se o grupo de quatro pessoas que eu vou se precisa tirar o visto ou nao como others carrying proper entry documentation entering Jordan for tourism purposes.

        Nao sei se conseguimos nos enquadrar como foi o caso e voces. Caso consigamos otimo. Caso contrario ou teremos que buscar o visto em Israel ou ja tiro em Brasilia.

        Muito obrigado

        1. CASAL WANDERLUST

          Nós atravessamos a fronteira de Eilat para a Jordânia como eu descrevo detalhadamente no post. Pagamos a taxa de saída do país pois ficamos apenas dois dias.
          Não nos foi solicitado nenhum visto prévio nesta fronteira terrestre e tb não dei entrada em documento nenhum.

          Sugiro que você ligue na embaixada de Brasília para se certificar.

          Abraços!

          1. Hiroshi Kubo

            Estou vendo em outros sites em inglês (trip adviser) que descreve exatamente como vc atravessou.
            Vou veficar mais, pois por enquanto entendo que é possível, mas fica o receio.
            Muito obrigado, mais uma vez.

  6. Hiroshi Kubo

    Olá,
    Vi sim, mas é pra quem vai passar mais de três dias. O pass fica em conta pra quem vai pra muitos pontos turísticos, que não é o meu caso. O visto fica “grátis” não por causo do pass, mas por passar mais de três lá.

    Muito obrigado.

    1. Denner Brasileiro Viajante

      Olá! Como ficou essa situação? Houve alguma novidade?
      Estou na mesma situação do Hiroshi e com essa dúvida.

  7. JESSICA SABRINA

    Olá vou pra Israel em maio e queria visitar Petra.. é minha primeira viagem fora da america do sul e nunca aluguei carro. Queria saber quanto é em média o valor do caução para alugar o carro? procurei na internet mas não achei nada sobre 😡
    Amei o post <3

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Jessica, tudo bem?
      O valor varia de empresa para empresa e também varia a depender do modelo do carro alugado… eu não anotei quanto bloquearam em nosso cartão, por isso não vou conseguir te ajudar 🙁
      Me desculpe!
      Bjão

  8. Ana Paula

    É obrigatório apresentar certificado internacional da vacina da febre amarela para Jordania

    Sabe se existe problema de concessão de visto na fronteira entre Israel e Jordania para viajante solitario

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Ana Paula, tudo bem?
      A Jordânia faz parte da lista de países que exigem o certificado de vacinação contra febre amarela. Não pediram o nosso, mas eu te aconselho a levar. Vai quê!? Né?

      Não sei dizer se um viajante solitário teria problemas para obter o visto na fronteira. O que posso te contar é que obtivemos o nosso lá na hora sem maiores problemas. Mas afirmar que vc terá ou não problemas é uma responsabilidade difícil de assumir…
      Estive sozinha na Jordânia em 2014 e na época obtive o visto na chegada ao aeroporto de Amã.
      Abração!

  9. Camila Piton

    Olá,
    Pretendo fazer Egito, Petra e Israel e estou em dúvida por onde entrar e sair, estou pesquisando bastante mas algumas informações são muito antigas. Acha mais inteligente começar por Israel ou Egito? Vi que os países estão tranquilos em relação a fronteira, mas queria ter certeza de qual opção seria mais fácil. Qual ordem você indicaria?
    Muito obrigada!!
    Ps. amei seu blog <3

    1. CASAL WANDERLUST

      Camila, xará! Tudo bem?

      Sim, a fronteira entre os países é tranquila. Cruzamos sem nenhum problema.

      Para decidir por qual país começar a viagem, o critério que utilizaríamos seria por onde a passagem aérea estivesse mais barata 🙂
      Por exemplo, se for mais barato ir primeiro para o Cairo nós começaríamos por lá. Ou, se for mais barato ir primeiro para Israel, escolheríamos começar por Israel. Porque o resto tanto faz.

      Israel é beeeeem (BEEEEEEM) mais caro que o Egito, o processo de saída do país é chato e os agentes não são os mais simpáticos do mundo. Vá com o coração aberto.

      Abração!

  10. Gabriel Augusto

    Olá Casal. Tudo bem? Muito esclarecedor o relato de vocês. Estou juntando informações e finalizando meu itinerário. Vocês podem me ajudar, por gentileza, respondendo algumas dúvidas?

    Ouvi falar no Jordan Pass, etc, mas minha intenção é entrar na Jordania e depois retornar à Israel.

    PERGUNTAS:
    – Pago a saída de Israel e nada por entrar na Jordânia. Certo? Apenas a saída da Jordânia ao regressar à Israel?
    – Retornarei à Israel e depois de alguns dias eu regresso ao Brasil (avião). Pago novamente a saída?

    Agora quanto a uma dúvida em pequena parte do meu itinerário que está me gerando muitas indagações.
    Penso em entrar na Jordânia por Eilat, subir para Petra, depois Amã e depois sair de Amã sentido Telavive.
    Sei que além da fronteira Sul, em Eilat, tem uma mais ao centro e uma ao norte, sendo que a do norte li relatos de não ser autorizada para turismo.

    PERGUNTAS:
    – Ao traçar a rota no Maps de Amã à Telavive, o trajeto obviamente passa por uma fronteira. Você sabe se é possível o retorno à Israel por esta fronteira?
    – Em resumo, posso sair de Israel/entrar na Jordânia por uma fronteira e fazer o inverso em outra?

    Pra finalizar….rs

    Pela complexidade talvez eu opte por fazer Petra e retornar à Eilat.
    Vocês fizeram assim?
    Compensa deixar o carro parado em Israel e pagar as diárias ou é melhor entregar o carro no Centro de Eilat, pegar um Taxi até a fronteira (lado Israel), seguindo o planejamento na Jordânia e na volta retornar de Taxi até a locadora e realocar o carro?

    1000 desculpas pelo monte de perguntas. Mas com a ajuda de vocês estou quase finalizando meu itinerário.

    Obrigado, Gabriel.

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Gabriel, tudo bem?
      Vou tentar te responder tudo…rs
      1- Isso, você paga ao deixar Israel por terra e, a depender de quantos dias você fique na Jordânia pode até ser que você nem pague nada por lá. Falo melhor sobre isso neste post, dá uma olhada:

      https://casalwanderlust.com.br/o-que-fazer-em-petra-cidade-cor-de-rosa-da-jordania/

      2 – Se você vai voar de Israel para o Brasil fique tranquilo pois o custo de saída do país já está incluído na passagem aérea.
      3 – A nossa rota foi Eilat-Petra-Eilat, não sei te dizer quanto as demais fronteiras da Jordânia já que não exploramos devidamente todo o país. Vou ficar devendo…
      4 – Depende de quanto a locadora vai te cobrar para vc pegar o carro em Tel Aviv e deixar em Eilat. Como passaríamos apenas 2 dias na Jordânia nós optamos por deixar o carro na fronteira (pagando pela diária), alugar outro na Jordânia e depois voltar e pegar o mesmo carro em Eilat. Mas aí depende de quantos dias vc passará na Jordânia, quanto a locadora cobraria pela entrega do carro em um local diferente e etc…

      Abração e faça uma ótima viagem!

  11. Fernanda Guedes

    Olá Camila, tudo bem? Vou para Israel e quero visitar Petra. Você sabe dizer se tem transporte público e qual a melhor opção? Fica muito caro e muito tenso alugar um carro sozinha?

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Fê, tudo bem?
      Infelizmente não sei te informar com relação a transporte público depois de Eilat (até Eilat é tranquilo). Mas para atravessar a fronteira e seguir até Petra teria que dar uma pesquisada. Nós fomos com o carro alugado pois estávamos com a minha tia.
      Em Israel você consegue alugar um carro simples por uns USD 25/dia, idem na Jordânia. Achamos muito seguro dirigir em ambos os países, as estradas são ótimas.
      Abração e desculpe por ficar devendo parte da sua pergunta.

Deixe uma resposta