Como fazer uma tatuagem Sak Yant – de graça – na Tailândia!

Para quem não conhece, as Sak Yant são tatuagens com poderes mágicos, tradicionalmente feitas com bamboo. Embora também sejam realizadas com hastes de metal e máquinas em alguns lugares. Elas se tornaram bastante famosas depois que a Angeline Jolie fez uma em seu ombro. E neste post vamos contar como fazer uma Sak Yant quase que de graça na Tailândia.

Aproveite e veja também:

Onde se hospedar em Bangkok

Em Bangkok nós nos hospedamos no Khaosan Art Hotel. O hotel fica a poucos passos da famosa Khao San Road. Além disso, por ali você encontra opções de restaurantes e diversas lojas da 7 Eleven para comprar snacks e cerveja gelada e barata. Mas o melhor de tudo é que ao hospedar-se neste hotel você poderá conhecer diversas atrações da cidade caminhando.

Onde se hospedar em Bangkok
Opção de quartos individuais, duplos e triplos

Contudo, caso você queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Origem

Quando o Budismo se espalhou para o resto da Ásia, ele encontrou diversas religiões que já existiam nos países por onde passou. E sempre que uma tradição local não era diretamente oposta aos ensinamentos de Buda, ela acabava sendo inserida nos rituais budistas daquela região, gerando os diferentes tipos de budismo que encontramos hoje em dia. Desta maneira, as Sak Yants foram inseridas no budismo tailandês, apesar de não fazerem parte da tradição budista genuinamente.

Sak Yant significa “tatuar símbolos mágicos”. E essa tradição vem do antigo Império Khmer, quando seus guerreiros cobriam seus corpos com esses símbolos para ter proteção nas batalhas.

Quem pode tatuar uma Sak Yant

As Sak Yant tem poderes mágicos e somente são consideradas completas quando são abençoadas por um monge ou um Ajarn. O Ajarn é um Sak Yant mestre não monge. Tanto para o Ajarn quanto para os monges são necessários vários anos de estudo. Além disso é necessário aprender os alfabetos dos idiomas Pali e Sânscrito, línguas antigas em que o budismo foi originalmente ensinado, e Khmer. Assim como conhecer profundamente os designs das tatuagens e os encantamentos usados para garantir os poderes mágicos.

Também é possível fazer o mesmo desenho de uma Sak Yant em vários estúdios de tatuagem por toda Tailândia. Contudo este desenho somente será considerado uma Sak Yant de verdade depois de ser abençoado por um monge.

Significados das Sak Yant

Cada Sak Yant tem o seu significado e poderes que lhe são atribuídos e existem centenas de designs. Vamos mostras aqui as mais comuns para os marinheiros de primeira viagem.

Hah Taew (Cinco Linhas): a Hah Taew é uma Sak Yank composta por 5 linhas com bençãos para seu portador. Cada linha representa uma benção. Sendo uma para proteção contra maus espíritos, uma contra magia negra e maldições, uma contra má sorte, uma para boa sorte e sucesso e, por fim, uma para potencializar o carisma e atratividade. Essa foi a Sak Yank tatuada pela Angelina Jolie. Essa é a Sak Yant que normalmente é feita nas mulheres.

Gao Yord ( Picos de Buda ou Nove Picos): a Gao Yord é uma das Sak Yank mais sagradas. Acredita-se que ela tenha grandes poderes e representa os nove picos do Monte Meru. O Monte Meru é considerado o centro do universo tanto para budistas quanto para os hindus. Essa foi a Sak Yank que eu recebi e a primeira que normalmente é feita em homens.

Paed Tidt (Oito Direções): a Paed Tidt é formada por um circulo com oito representações de Buda. Com cada Buda apontando para uma direção. Acredita-se que esta Sak Yank proteja seu portador contra perigos vindos de qualquer direção, assim como ajuda a drenar boa sorte de qualquer lado.

Regras para os portadores de uma Sak Yant

Para que o poder da Sak Yant realmente faça efeito ela precisa ser abençoada por um monge ou Ajarn e o recebedor precisa obedecer algumas regras. Pois é, nada é de graça meu amigo…rs. Como já dizia o guru do liberalismo, Milton Friedman: “There is no such thing as free lunch”. Então segue a lista das regras que os portadores de uma Sak Yant devem obedecer:

  • Não matar;
  • Não roubar;
  • Não mentir;
  • Não se intoxicar. Mas somente ao ponto de se embriagar, não significa que não poderá mais beber;
  • Não cometer adultério.

No final, as regras servem para garantir que somente “boas pessoas” se beneficiem dos poderes das Sak Yants.

Onde fazer uma Sak Yant

O templo mais famoso da Tailândia para se fazer uma Sak Yant é o Wat Bang Phra.

Uma vez no templo você deve perguntar pelas Sak Yants e as pessoas irão te direcionar para o prédio no templo onde as tatuagens são feitas. E aqui há outro cuidado, pois há tantos turistas indo lá para fazer a tatuagem que eles criaram uma sala com ar condicionado e com um monge que fala inglês especialmente para os turistas. Contudo, ali eles cobram em média THB 2000,00 (USD 63) pela tatuagem.

Mas caso você queira a experiência raiz, saiba que logo no hall de entrada do mesmo prédio é onde fica um monge e um Ajarn tatuando. Muito provavelmente haverá uma fila de tailandeses aguardando pela sua tatuagem enquanto os monges tatuam ali mesmo outras pessoas. A única coisa que você deverá comprar é um prato com incenso, flores e um maço de cigarros como oferenda. O pacote de incenso, flores e cigarro é vendido bem em frente ao prédio e custa THB 75,00 (USD 2,15).

E caso queira, você pode colocar THB 100 (USD 3,30) em um envelope e fazer uma doação adicional ao templo. O que eu acho bem justo, aliás! Você deverá colocar sua oferenda em um prato que fica no meio do hall junto com as demais oferendas feitas pelas outras pessoas e aguardar sua hora.

Enquanto você espera por sua vez, você observará que a medida que a fila vai andando as pessoas que estão próximas a serem tatuadas vão trocando de lugar e ajudando a segurar/esticar a pela da pessoa que esta sendo tatuada. Eu achei uma experiência bem interessante.

Cuidados de Higiene

Embora os monges mergulhem constantemente as varas de bamboo em um copo com álcool, algumas pessoas atestam que este método não garante a esterilização completa do material. Desta maneira, a pessoa que está sendo tatuada estaria suscetível a contrair algum tipo de doença transmissível pelo sangue, como hepatite e até mesmo a Aids.

Mas apesar do potencial risco, milhares de tailandeses e turistas fazem suas Sak Yants anualmente neste templo, nestas condições. Eu fiz, por isso escrevi este relado. Mas analise bem as circunstâncias antes de tomar a sua decisão, combinado? 😉

Como ir de Bangkok para o Wat Bang Phra

O Wat Bang Phra fica a aproximadamente 50 km de Bangkok. Para chegar lá você pode acertar com um taxista, que pode levá-lo e trazê-lo de volta por cerca de THB 2000,00, USD 63,00.

Mas outra opção é pegar uma van que da Sai Tai Mai Bus Station, em Bangkok, até o Tesco (supermercado) de Nakhon Chaisi e de lá pegar um moto-táxi até o templo. A van custará em torno de THB 60 (USD 2,0) e o moto-táxi THB 100,00 (USD 3,30).

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Tailândia. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem.

Além disso, utilizando nosso código: CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Espero que este post possa lhe ajudar! Aproveite e veja também:

Sobre o Myanmar:

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

🌍 https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired