O que fazer em Gili Trawangan (Gili T)
Sabe aquela ilha paradisíaca onde você aluga uma bicicleta e em menos de uma hora já deu uma volta completa nela todinha? Assim é Gili Trawangan, aqui na Indonésia, ou simplesmente Gili T, como é comumente conhecida.
Nós passamos 6 dias em Gili T e escrevemos esse post contando tudo o que nós vimos por lá.
Onde se hospedar em Gili T
Em Gili T nós nos hospedamos em dois hotéis diferentes. O primeiro deles foi o Funny Homestay 3. Um hotel simples mas com ótimo preço e super bem localizado, apenas a 400 metros de onde chegam os barcos na ilha. Pagamos USD 8.90 por dia por um quarto duplo com ar condicionado e café da manhã. Depois nos mudamos para o Trawangan Oasis. Um hotel mais bonitão, com quartos grandes, um café da manhã delicioso incluído na diária, duas piscinas maravilhosas e café com bolo de graça todo dia de tarde. Nós amamos! Pagamos USD 20.00 pela diária.
Caso queira ver outras opções de hotéis em Gili T, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.
O que fazer em Gili T
Gili T já foi foi um paraíso intocado, é verdade. Há 10 anos era raro encontrar grandes massas de turistas passeando por essas bandas. Porém, hoje o cenário mudou bastante. Todas as amanhãs barcos descarregam dezenas e mais dezenas de pessoas nas areias branquinhas da praia de Gili T.
E não falo isso para você desanimar não. Especialmente porque se você gosta de festas e agito Gili T é o seu lugar na Indonésia. Mas se você prefere lugares mais calmos, saiba que existem outras duas ilhas ali pertinho onde você pode se hospedar com mais sossego e desfrutar de igual beleza. Estou falando de Gili Meno e Gili Air. Olha elas aqui no mapa.
Mas se você, assim como nós, optar por Gili T veja abaixo as atrações e passeios que nós fizemos.
Passeios para fazer snorkeling
Logo em nosso segundo dia na ilha nós fechamos um passeio de barco para fazer snorkeling passando por Gili Meno e Gili Air. Pagamos IDR 100.000,00 por pessoa. Eles fornecem máscara, snorkel, nadadeira e uma garrafinha d’água. O barco parte às 10h da manhã e volta por volta das 16h.
Primeira Parada do passeio
A primeira parada é para ver as esculturas do renomado Jason DeCaires Taylor, famoso escultor subaquático. Suas esculturas são encontradas em lugares como Caribe, Ilhas Canárias e até mesmo no Tâmisa, em sua terra natal, a Grã-Bretanha.
Mas a verdade é que é bem difícil de apreciar as esculturas, tamanha é a quantidade de gente que para por lá com o mesmo propósito. É normal ver pessoas esbarrando umas nas outras em busca da selfie perfeita para postar no Instagram. 😂
A parte boa é que é possível ver as esculturas da superfície mesmo, nem precisa ir tão fundo. Porém, para poder apreciá-las com o devido carinho que elas merecem, é necessário chegar lá bem cedo ou bem tarde. Antes ou depois da massa de tours que param por ali. Uma boa ideia é contratar um barco privado para te levar até lá logo nos primeiros horários do dia. Mas claro que isso vai te custar um pouco mais caro.
Segunda Parada do passeio
O segundo ponto de parada do passeio de barco foi perto de Gili Meno para ver as tartarugas marinhas. Nós vimos 3 e eu nadei com uma delas. Foi a maior emoção da minha vida!
Terceira Parada do passeio
Depois paramos para almoçar em Gili Air. O restaurante é escolhido pelo dono do barco. Mas por ser um restaurante à beira eu nem achei tão caro. Uma cerveja Bintang de 600 ml custava IDR 50.000,00, que equivalem a USD 3.50, e uma pizza (meio sem graça mas bem grande) custava IDR 60.000,00, ou USD 4.25.
Depois do almoço fizemos mais uma parada para banho e snorkeling e voltamos para Gili T.
Quanto Custa: O passeio custa em média IDR 100.000,00 por pessoa, que equivale a USD 7.00.
Nadar com tartarugas
O passeio mencionado acima foi super legal e eu super recomendo. Porém engana-se quem pensa que para ver tartarugas marinhas em Gili T é necessário contratar um passeio de barco. Em diversos pontos da ilha é possível nadar com elas sem nem se afastar muito da orla.
As tartarugas marinhas são lindas e chegar perto delas é algo realmente emocionante. Elas nadam livremente por ali e, vire e mexe é possível chegar bem pertinho delas!
Nós vimos várias pessoas colocando as mãos nas tartarugas, outras tentando segurá-las para fazer uma foto. Então eu te peço, pelo amoooor de Shiva: não seja esse tipo de pessoa! Aprecie a beleza das tartarugas a uma distância saudável. Combinado!? 😉
Assistir ao pôr do sol
São vários os pontos para assistir ao pôr do sol em Gili T. Você pode escolher os muitos restaurantes e lounges à beira mar. Muitos oferecem confortáveis lugares para se sentar, cerveja gelada e música das mais variadas, ouvimos até o bom e velho funk brasileiro. Mas também é possível simplesmente estender sua canga na areia e assistir esse lindo momento do dia sem pagar nada.
Agora, nem sempre a natureza estará de acordo com seus planos, jovem Padawan. Nos 6 dias que passamos em Gili T nós não vimos um pôr do sol sequer…hahaha. Pegamos chuva no fim dos dias todos os dias.
Festas
Gili T é a ilha das festas. Todo dia de manhã nós víamos jovens com carinha de sono perambulando pelas ruas e todos com inúmeras picadas de pernilongos nas pernas…rs.
Se você também adora uma festa saiba que a maioria das festas de Gili T são feitas perto do mar ou do mato, logo, abuseeeeee de loções repelentes, combinado?
Nós não somos muito de festas, logo este não é um tópico que poderíamos escrever com o coração. Portanto deixo aqui um link para um post com as 10 melhores festas da ilha, basta clicar aqui se quiser ver.
Como se locomover
Não existem nem carros e nem motos na ilha. Logo, a melhor maneira de se locomover por aqui é andando a pé ou alugando uma bicicleta. Até vimos umas motos elétricas para alugar, mas sinceramente não tem a menor necessidade, já que pedalar é uma delícia e em pouco mais de uma hora é possível dar uma volta na ilha todinha.
Nós alugamos uma bike por IDR 40.000,00 por dia, que equivalem a USD 2.00. Mas também é possível alugar por 1/2 período, e o valor neste caso é de IDR 20.000,00, ou USD 1.40.
Onde comer bem e barato em Gili T
Se você quiser um restaurante bonitinho, que serve comida caseira feita na hora, procure pelo Warung Jaman Now. Ele fica um pouco afastado da rua principal, o que faz com os valores dos pratos sejam mais em conta.
Os sucos de frutas variadas custam em média IDR 15.000,00, que equivalem a USD 1.00. E a média de preços dos pratos é de IDR 45.000,00, ou USD 3.20.
Porém, se você quiser economizar ainda mais na hora de comer, pegue sua bicicleta e saia pedalando para longe da via principal e você encontrará uma série de pequenos restaurantes locais.
Quando vir uma vitrine mostrando comida pronta, pare e pergunte o preço. Normalmente eles oferecem um prato de arroz branco, daí é só apontar o dedo e escolher os acompanhamentos.
Uma boa opção deste tipo de restaurante é o Warung Sempurna, esse da foto abaixo. Ele fica bem em frente ao hotel Mutiara Gili Cottage. Um prato de arroz com 4 tipos diferentes de acompanhamento custa IDR 20.000,00, ou seja, USD 1.40.
Quer opções ainda mais baratas? Opa! Nós temos também! hehehehe.
Ao pedalar pelas ruas de Gili T é possível encontrar famílias locais fritando bolinhos em um tachão de óleo aquecido no fogão a lenha, tudo isso no próprio quintal das casas. Os bolinhos são super gostosos, parecem tempurás, recheados de legumes. E o melhor de tudo, custam apenas IDR 2.000,00, míseros USD 0.15.
Como chegar
Nós fomos para Gili T partindo de Amed, mas tem barcos saindo de Padang Bay também. O barco sai às 10h da manhã e custa IDR 300.000,00 por pessoa, que equivalem a USD 21.00.
Nós conseguimos negociar o valor e pagamos IDR 275.000,00. E também ouvimos dizer que na alta temporada custa até menos, porque o fluxo de pessoas é maior e os custos caem.
O barco que pegamos é operado pela empresa Free Bird. Através do site é possível consultar os preços e horários, mas os bilhetes são vendidos em praticamente todas as lojinhas e hotéis tanto em Amed quanto em Bali, praticamente em toda esquina.
De Amed até Gili T foram mais ou menos 45 minutos de barco. Embora a lancha não tenha ar condicionado, eu achei a viagem bem confortável. A lancha não tem banheiro, lembre-se disso antes embarcar.
De Gili T até Padang Bay – Bali
Na volta nós pegamos um barco de Gili T até Padang Bay, em Bali. Pagamos IDR 250.000,00 por pessoa, ou USD 17.00 incluindo o transporte até o destino final, que no nosso caso era um hotel na região de Denpasar.
Turismo sustentável
Durante nossa passagem por Gili T nós vimos MUITO lixo espalhado pelas regiões não tão turísticas da ilha. Na via principal tudo é relativamente limpo. Porém, todo dia a tarde nós saíamos para pedalar e podíamos observar uma quantidade absurda de lixo espalhado por todo canto. Uma tristeza…
Em alguns hotéis em Gili T eles oferecem filtros para que você possa encher sua garrafinha de água, o que é uma maravilha e evita a geração de resíduos. No mais nós tentávamos ao máximo não utilizar sacolas plásticas, canudos e etc. E claro, pelo amor de Shiva, lixo só na lixeira né minha gente!?
Aproveite e veja também:
- O que fazer em Amed
- Bali fora da rota turística
- Malásia – tudo o que você precisa saber
- O que fazer em Kuala Lumpur
- O que fazer em Penang
- O que fazer em Ipoh
- Mochilão em Singapura – dicas e custos
- Como ir da Malásia até Singapura de ônibus
Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Salve no Pinterest para ler mais tarde:
Deixe um comentário