O que fazer em Gili Trawangan (Gili T)

Sabe aquela ilha paradisíaca onde você aluga uma bicicleta e em menos de uma hora já deu uma volta completa nela todinha? Assim é Gili Trawangan, aqui na Indonésia, ou simplesmente Gili T, como é comumente conhecida.

Nós passamos 6 dias em Gili T e escrevemos esse post contando tudo o que nós vimos por lá.

Gili T

Em Gili T é possível ver tartarugas marinhas!

Onde se hospedar em Gili T

Em Gili T nós nos hospedamos em dois hotéis diferentes. O primeiro deles foi o Funny Homestay 3. Um hotel simples mas com ótimo preço e super bem localizado, apenas a 400 metros de onde chegam os barcos na ilha. Pagamos USD 8.90 por dia por um quarto duplo com ar condicionado e café da manhã. Depois nos mudamos para o Trawangan Oasis. Um hotel mais bonitão, com quartos grandes, um café da manhã delicioso incluído na diária, duas piscinas maravilhosas e café com bolo de graça todo dia de tarde. Nós amamos! Pagamos USD 20.00 pela diária.

Caso queira ver outras opções de hotéis em Gili T, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Gili T

Umas das piscinas do Trawangan Oasis

O que fazer em Gili T

Gili T já foi foi um paraíso intocado, é verdade. Há 10 anos era raro encontrar grandes massas de turistas passeando por essas bandas. Porém, hoje o cenário mudou bastante. Todas as amanhãs barcos descarregam dezenas e mais dezenas de pessoas nas areias branquinhas da praia de Gili T.

E não falo isso para você desanimar não. Especialmente porque se você gosta de festas e agito Gili T é o seu lugar na Indonésia. Mas se você prefere lugares mais calmos, saiba que existem outras duas ilhas ali pertinho onde você pode se hospedar com mais sossego e desfrutar de igual beleza. Estou falando de Gili Meno e Gili Air. Olha elas aqui no mapa.

Gili T

As 3 Gilis no mapa

Mas se você, assim como nós, optar por Gili T veja abaixo as atrações e passeios que nós fizemos.

Passeios para fazer snorkeling

Logo em nosso segundo dia na ilha nós fechamos um passeio de barco para fazer snorkeling passando por Gili Meno e Gili Air. Pagamos IDR 100.000,00 por pessoa. Eles fornecem máscara, snorkel, nadadeira e uma garrafinha d’água. O barco parte às 10h da manhã e volta por volta das 16h.

Primeira Parada do passeio

A primeira parada é para ver as esculturas do renomado Jason DeCaires Taylor, famoso escultor subaquático. Suas esculturas são encontradas em lugares como Caribe, Ilhas Canárias e até mesmo no Tâmisa, em sua terra natal, a Grã-Bretanha.

Gili T

Foto Expectativa

Mas a verdade é que é bem difícil de apreciar as esculturas, tamanha é a quantidade de gente que para por lá com o mesmo propósito. É normal ver pessoas esbarrando umas nas outras em busca da selfie perfeita para postar no Instagram. 😂

A parte boa é que é possível ver as esculturas da superfície mesmo, nem precisa ir tão fundo. Porém, para poder apreciá-las com o devido carinho que elas merecem, é necessário chegar lá bem cedo ou bem tarde. Antes ou depois da massa de tours que param por ali. Uma boa ideia é contratar um barco privado para te levar até lá logo nos primeiros horários do dia. Mas claro que isso vai te custar um pouco mais caro.

Gili T

Foto Realidade 1

Gili T

Foto Realidade 2

Segunda Parada do passeio

O segundo ponto de parada do passeio de barco foi perto de Gili Meno para ver as tartarugas marinhas. Nós vimos 3 e eu nadei com uma delas. Foi a maior emoção da minha vida!

Gili T

Tartaruga perto de Gili Meno

Terceira Parada do passeio

Depois paramos para almoçar em Gili Air. O restaurante é escolhido pelo dono do barco. Mas por ser um restaurante à beira eu nem achei tão caro. Uma cerveja Bintang de 600 ml custava IDR 50.000,00, que equivalem a USD 3.50, e uma pizza (meio sem graça mas bem grande) custava IDR 60.000,00, ou USD 4.25.

Depois do almoço fizemos mais uma parada para banho e snorkeling e voltamos para Gili T.

Gili T

Passeio de barco entre as Gilis

Quanto Custa: O passeio custa em média IDR 100.000,00 por pessoa, que equivale a USD 7.00.

Nadar com tartarugas

O passeio mencionado acima foi super legal e eu super recomendo. Porém engana-se quem pensa que para ver tartarugas marinhas em Gili T é necessário contratar um passeio de barco. Em diversos pontos da ilha é possível nadar com elas sem nem se afastar muito da orla.

As tartarugas marinhas são lindas e chegar perto delas é algo realmente emocionante. Elas nadam livremente por ali e, vire e mexe é possível chegar bem pertinho delas!

Nós vimos várias pessoas colocando as mãos nas tartarugas, outras tentando segurá-las para fazer uma foto. Então eu te peço, pelo amoooor de Shiva: não seja esse tipo de pessoa! Aprecie a beleza das tartarugas a uma distância saudável. Combinado!? 😉

Gili T

Coisa mais lindaaaa! O Lázaro e a tartaruga…hehehê

Gili T

Ela tem uma carinha de brava, não tem?

Assistir ao pôr do sol

São vários os pontos para assistir ao pôr do sol em Gili T. Você pode escolher os muitos restaurantes e lounges à beira mar. Muitos oferecem confortáveis lugares para se sentar, cerveja gelada e música das mais variadas, ouvimos até o bom e velho funk brasileiro. Mas também é possível simplesmente estender sua canga na areia e assistir esse lindo momento do dia sem pagar nada.

Agora, nem sempre a natureza estará de acordo com seus planos, jovem Padawan. Nos 6 dias que passamos em Gili T nós não vimos um pôr do sol sequer…hahaha. Pegamos chuva no fim dos dias todos os dias.

Gili T

Imagine com sol!? hahaha

Festas

Gili T é a ilha das festas. Todo dia de manhã nós víamos jovens com carinha de sono perambulando pelas ruas e todos com inúmeras picadas de pernilongos nas pernas…rs.

Se você também adora uma festa saiba que a maioria das festas de Gili T são feitas perto do mar ou do mato, logo, abuseeeeee de loções repelentes, combinado?

Nós não somos muito de festas, logo este não é um tópico que poderíamos escrever com o coração. Portanto deixo aqui um link para um post com as 10 melhores festas da ilha, basta clicar aqui se quiser ver.

Como se locomover

Não existem nem carros e nem motos na ilha. Logo, a melhor maneira de se locomover por aqui é andando a pé ou alugando uma bicicleta. Até vimos umas motos elétricas para alugar, mas sinceramente não tem a menor necessidade, já que pedalar é uma delícia e em pouco mais de uma hora é possível dar uma volta na ilha todinha.

Nós alugamos uma bike por IDR 40.000,00 por dia, que equivalem a USD 2.00. Mas também é possível alugar por 1/2 período, e o valor neste caso é de IDR 20.000,00, ou USD 1.40.

Gili T

Bicicletas para alugar

Onde comer bem e barato em Gili T

Se você quiser um restaurante bonitinho, que serve comida caseira feita na hora, procure pelo Warung Jaman Now. Ele fica um pouco afastado da rua principal, o que faz com os valores dos pratos sejam mais em conta.

Os sucos de frutas variadas custam em média IDR 15.000,00, que equivalem a USD 1.00. E a média de preços dos pratos é de IDR 45.000,00, ou USD 3.20.

Gili T

Porém, se você quiser economizar ainda mais na hora de comer, pegue sua bicicleta e saia pedalando para longe da via principal e você encontrará uma série de pequenos restaurantes locais.

Quando vir uma vitrine mostrando comida pronta, pare e pergunte o preço. Normalmente eles oferecem um prato de arroz branco, daí é só apontar o dedo e escolher os acompanhamentos.

Uma boa opção deste tipo de restaurante é o Warung Sempurna, esse da foto abaixo. Ele fica bem em frente ao hotel Mutiara Gili Cottage. Um prato de arroz com 4 tipos diferentes de acompanhamento custa IDR 20.000,00, ou seja, USD 1.40.

Gili T

Quer opções ainda mais baratas? Opa! Nós temos também! hehehehe.

Ao pedalar pelas ruas de Gili T é possível encontrar famílias locais fritando bolinhos em um tachão de óleo aquecido no fogão a lenha, tudo isso no próprio quintal das casas. Os bolinhos são super gostosos, parecem tempurás, recheados de legumes. E o melhor de tudo, custam apenas IDR 2.000,00, míseros USD 0.15.

Gili T

Como chegar

Nós fomos para Gili T partindo de Amed, mas tem barcos saindo de Padang Bay também. O barco sai às 10h da manhã e custa IDR 300.000,00 por pessoa, que equivalem a USD 21.00.

Nós conseguimos negociar o valor e pagamos IDR 275.000,00. E também ouvimos dizer que na alta temporada custa até menos, porque o fluxo de pessoas é maior e os custos caem.

O barco que pegamos é operado pela empresa Free Bird. Através do site é possível consultar os preços e horários, mas os bilhetes são vendidos em praticamente todas as lojinhas e hotéis tanto em Amed quanto em Bali, praticamente em toda esquina.

Gili T

O barco que faz o trajeto Amed x Gili T

De Amed até Gili T foram mais ou menos 45 minutos de barco. Embora a lancha não tenha ar condicionado, eu achei a viagem bem confortável. A lancha não tem banheiro, lembre-se disso antes embarcar.

De Gili T até Padang Bay – Bali

Na volta nós pegamos um barco de Gili T até Padang Bay, em Bali. Pagamos IDR 250.000,00 por pessoa, ou USD 17.00 incluindo o transporte até o destino final, que no nosso caso era um hotel na região de Denpasar.

Turismo sustentável

Durante nossa passagem por Gili T nós vimos MUITO lixo espalhado pelas regiões não tão turísticas da ilha. Na via principal tudo é relativamente limpo. Porém, todo dia a tarde nós saíamos para pedalar e podíamos observar uma quantidade absurda de lixo espalhado por todo canto. Uma tristeza…

Em alguns hotéis em Gili T eles oferecem filtros para que você possa encher sua garrafinha de água, o que é uma maravilha e evita a geração de resíduos. No mais nós tentávamos ao máximo não utilizar sacolas plásticas, canudos e etc. E claro, pelo amor de Shiva, lixo só na lixeira né minha gente!?

Gili T

Lixo em Gili T

Aproveite e veja também:

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.