Templo de Abydos: um day trip partindo de Luxor

Abydos é o nome de uma das cidades mais sagradas do antigo Egito, pois acreditava-se que foi ali que o deus Osíris, um dos mais importantes da mitologia egípcia, tinha sido enterrado. Por essa razão, vários faraós foram enterrados nas imediações da cidade. Localizado a cerca de 160 km ao norte de Luxor, o Templo de Abydos foi um dos locais religiosos mais importantes para os antigos egípcios.

Assim como os muçulmanos modernos esperam concluir uma peregrinação para Meca pelo menos uma vez na vida, os antigos egípcios sonhavam em visitar Abydos, que para eles estava fortemente associado à entrada na vida após a morte.

Templo de Abydos

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

Mas caso queira ver outras boas opções em Luxor, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você não paga nada a mais por isso mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

O Templo de Abydos

A área já contava com vários templos dedicados a Osíris. Contudo, seu templo mais famoso teve sua construção iniciada por Seti I e terminada por Ramsés II, seu filho.

Templo de Abydos
Templo de Abydos

Também dedicado a Osíris, o Templo de Abydos é composto por um portão de acesso, duas quadras abertas, dois salões hypostyle (com o teto sustentando por colunas), uma capela dedicada às diferentes formas de Osíris, várias câmaras ao sul e sete santuários.

Templo de Abydos
As colunas da sala hipóstila

Além disso, cada santuários era dedicado a uma importante divindade egípcia (Hórus, Ísis, Osíris, Amon-Ra, Ra-Horakhty e Ptah) e uma para o próprio Seti.

Abydos
Oferendas a Horus

A construção do Templo de Abydos teve um papel importante na legitimização da família de Seti como uma família real. Pois antes de seu pai (o também faraó Ramsés I) os seus antepassados tinham sido militares.

A construção de templos era um caminho para solidificar sua posição de faraó e personificação do próprio Osiris.

Abydos
Seti I e Osíris

Além disso, outro fator importante para a solidificação de sua família como real, foi a criação da Lista de Faraós de Abydos, uma lista contendo a relação dos 76 faraós do Antigo Egito, com exceção de Hatshepsut e Akhenaten (Aquenaton). A lista estava organizada em 3 colunas, sendo as duas primeiras com o nome de seus antecessores e a terceira somente com seu nome repetido diversas vezes.

Por isso a Lista de Faraós de Abydos, além de ajudar a Seti I, contribuiu enormemente para o estudo dos faraós antigos, pois trazia uma relação com seus nomes e ordem de sucessão.

Helicópteros no Antigo Egito?

Contudo, assim como Dendera, o templo de Seti I se popularizou entre os visitantes devidos a algumas gravuras emblemáticas em seu teto. Alguns associam as gravuras com um helicóptero, um disco voador e um submarino.

Templo de Abydos
Você vê um helicóptero?

É incrível pensar que os antigos egípcios já tinham conhecimento dessas invenções super modernas ou até mesmo que eles tinham contato com seres de outros planetas, não é?

Um zoom da gravura

Entretanto, a explicação mais verosímil é que essas formas controversas tenham surgido pela escrita de um hieróglifo em cima de outro. Prática muito comum no Egito Antigo, conhecida como palimpsesto. Quando um novo faraó estava estabelecendo uma dinastia ele mandava escrever sobre os hieróglifos de seus predecessores.

O que teria sido a frase dedicada à Seti I: “Aquele que repulsa os nove inimigos do Egito”, foi transformada no tempo de Ramsés II para: “Aquele que proteje o Egito e derrota seus inimigos”.

Uma frase sobre a outra acabou gerando os desenhos mais conturbados, que levaram muitas pessoas a acreditar que os antigos egípcios tinham mesmo contato com seres de outros planetas.

Templo de Abydos
Fonte: https://onedio.co/content/hieroglyphs-of-helicopters-and-submarines-another-egyptian-mystery-arises-16748

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Osirion Temple

Além do templo principal de Seti I, em Abydos você também poderá visitar o Osirion e um templo dedicado a Ramsés II.

O Osirion fica nos fundos do templo de Seti I e foi descoberto acidentalmente quando arqueólogos escavavam este primeiro, e o local estaria ligado à adoração do deus Osíris. Porém, o templo não está muito bem preservado.

Templo de Abydos
Osirion

Os grandes blocos de pedras utilizados em sua construção impressionam. Especialmente por acreditar-se que os mesmos teriam sido trazidos de Aswan, que fica a 300 km dali 😱

Templo de Abydos

Templo de Ramsés II

O templo de Ramsés II está um pouco melhor preservado e fica a uns 200 metros à direita de Osirion.

Ele está fechado pelo exército, mas foi gentilmente aberto para que pudéssemos visitá-lo. Nos sentimos super VIPs 😁

Templo de Abydos
Entrada do Templo de Ramsés II

Seguindo o plano retangular de um templo tradicional, o Templo de Ramsés II tem santuários para cada deus considerado importante por ele, incluindo Íbis, Osiris, Amon-Ra, Thoth, Min e para o próprio Ramsés.

Templo de Abydos
Íbis representado em uma das gravuras nas paredes do Templo de Ramsés II

Os relevos ainda mantêm uma boa qualidade e preservação das cores utilizadas. O que impressiona, já o que templo já não possui o teto que outrora preservava as gravuras ali expostas.

Templo de Abydos

Como Chegar

O templo de Seti I está localizado a 11 km da cidade de Al-Balyana. De Al-Balyana você pode ir até lá de táxi ou tuk-tuk.  E para chegar a Al-Balyana, você pode pegar minivans desde Qena (cidade onde fica o Templo de Dendera).

Contudo, as minivans não tem horários fixos e a visita aos Templos de Dendera e Abydos no mesmo dia usando transporte público se torna bastante complicada. Gerando a necessidade de dormir em uma das cidades antes de voltar pra Luxor.

Como nós fizemos

Mas considerando o valor do trem, das minivas e da hospedagem em uma das cidades, nós acabamos concluindo que um day tour de Luxor para visitar Abydos e Dendera valeria mais a pena. E foi exatamente isso que nós fizemos. Pagamos USD 18 por pessoa em um táxi compartilhado e visitamos ambos os templos no mesmo dia.

Quanto Custa

A entrada custa EGP 80,00 ou USD 4,50.

Abydos em 10 fotos

Templo de Abydos
Templo de Abydos
Templo de Abydos
Oferenda ao deus Min
Oferendas a Amon-Ra
Osíris e Isis
Khnum, o deus da criação

Melhor época para visitar o Templo de Abydos

Os meses de verão no Egito são bastante quentes. E a região do deserto fica particularmente escaldante nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Por isso fuja destes meses e também tente fugir dos feriados de final do ano e Páscoa, quando o país é invadido por europeus.

Os meses de março, outubro e novembro são ideias para a visita, pois o clima está agradável e não há muitos turistas.

Fonte: https://www.meteoblue.com/

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário