Tanzânia: informações práticas para a sua viagem

A Tanzânia é um pequeno país africano onde você encontrará vida selvagem, se deslumbrará com as lindas praias de água azul turquesa, poderá ver o Kilimanjaro (o monte mais alto da África) de pertinho, terá contato com um povo super acolhedor e ainda se deliciará com preços bastante acessíveis.

O país sempre esteve no topo da nossa lista de desejos, desde quando morávamos em Moçambique. E foi em novembro de 2017 que tiramos esse sonho do papel e decidimos passar 30 dias por lá. Portanto, se você estiver planejando uma viagem para a Tanzânia, veja nesse post algumas informações práticas que poderão lhe ajudar ☺️

Crianças Masai, na Tanzânia

Como chegar

Após visitarmos Victoria Falls na Zâmbia, nós embarcamos em uma viagem de trem até a Tanzânia. Foi uma aventura de 3 dias com o Tazara Train. Uma experiência super interessante e desafiadora ao mesmo tempo, já que nunca tínhamos feito uma viagem tão longa de trem.

➡️  Fizemos um post completo sobre a viagem de trem até a Tanzânia, veja mais aqui.

Não há voos diretos para a Tanzânia partindo do Brasil. O voo mais interessante é o que faz escala em Joanesburgo, na África do Sul, que permite unir esses dois belos países em uma única viagem. As empresas que oferecem os voos são a Ethiopian Airlines, a South African Airways, a Qatar Airways, entre outras.

Pôr do sol em Zanzibar

Breve história da Tanzânia

Situada na região denominada África Subsaariana, a Tanzânia possui fronteiras com o Quênia (ao norte), Ruanda, Uganda e Burundi (a noroeste), República Democrática do Congo (a oeste, através do Lago Tanganica), Zâmbia (a sudoeste), Malawi e Moçambique (ao sul), além de ser banhada pelo Oceano Índico, onde está localizada Zanzibar, uma ilha que pertence ao país.

A Tanzânia é um dos países africanos com maior disponibilidade de água, visto que em seu território estão os três maiores lagos do continente: Vitória, Tanganica e Malawi. A porção noroeste é bastante montanhosa, e é lá que fica o ponto mais alto da África, o monte Kilimanjaro, com seus imponentes 5.895 metros acima do nível do mar.

Monte Kilimanjaro. Foto: http://tanzaniatourism.go.tz/

A Tanzânia também é rica em história. E o país é bastante importante para a arqueologia, por ser um dos territórios mais antigos da humanidade, onde foram encontrados os primeiros fósseis do Paranthropus Boisei, gênero extinto de Hominídeos, que possui cerca de dois milhões de anos. A área ao norte do país, chamada Olduvai Gorge (Garganta de Olduvai), é popularmente conhecida como “berço da humanidade”, sendo um dos sítios pré-históricos mais importantes do mundo, e fundamental para o aprofundamento da compreensão sobre a evolução humana primitiva.

➡️  Veja aqui o nosso roteiro de 7 dias em Zanzibar.

O que fazer na Tanzânia

Sabe aquele país que agrada todo tipo de viajante? A Tanzânia é assim! São diversas as atrações oferecidas que vão desde parques para observação da vida selvagem, praias belíssimas para quem gosta de relaxar, vida noturna para quem curte um agito, história para aqueles que viajam com intuito de aprender e uma infinidade de outras atividades como safári, mergulho, passeios de barco, trekking, etc.

➡️  Veja aqui nosso post especial sobre as principais atrações da Tanzânia.

Moeda

A moeda da Tanzânia é o Xelim Tanzaniano.

Em Novembro de 2017 a cotação do Xelim Tanzaniano era de USD 1,00 = TZS 2.200,00.

Moeda da Tanzânia

Xelim Tanzaniano

Preço da cerveja

Nós gostamos bastante das cervejas da Tanzânia. E o preço nos agradou ainda mais. 🍺

Pagamos em média TZS 1.800,00, ou USD 0,80 por 500 ml de cerveja. Não é uma maravilha!?

Serengeti, uma das cervejas da Tanzânia

Meios de locomoção

Assim como em todo o continente africano, na Tanzânia as minivans são o meio de transporte mais utilizado. Os daladalas (ou dala dalas), como são conhecidas por aqui, fazem os principais trajetos entre as cidades. Como é um meio de transporte compartilhado a corrida sempre possui preços bem camaradas. Porém, fique atento para que não cobrem mais caro de você simplesmente pelo fato de você ser turista, pois isso acontece bastante em alguns países africanos.

E além dos daladalas você também encontrará ônibus, motocicletas, tuk-tuks e táxis. Os táxis não possuem taxímetros, portanto, negocie o preço antes da corrida começar.

Um dos muitos daladalas (dala dalas) que nós utilizamos na Tanzânia

Onde se hospedar

Clique no link abaixo para encontrar sua hospedagem nas principais cidades da Tanzânia. Você não paga nada a mais por isso, e nós recebemos uma pequena comissão que nos permite continuar bebendo cerveja enquanto viajamos 😉


Booking.com

Telefone e Internet

Assim que chegamos na Tanzânia nós compramos um chip da operadora Tigo. Colocamos crédito (que por lá é chamado de “air time“) somente para usar o WhatsApp quando necessário. Para outras redes sociais tentamos usar o Wi-Fi de restaurantes e dos locais onde nos hospedamos. Gastamos muito pouco nesse esquema.

💰  Custo do chip TZS 1.100,00 ou USD 0,50.

Visto

Brasileiros precisam de visto para visitar a Tanzânia. Porém, este pode ser obtido nos pontos específicos nas fronteiras, aeroportos e estações portuárias sem grandes complicações. Basta pagar a taxa equivalente a USD 50,00.

O Visto de Turismo (Single Entry Visa) tem validade máxima de 90 dias.

Visto Tanzânia

Comida típica

A gastronomia da Tanzânia se caracteriza pelo consumo de carne e peixe. A preparação dos pratos não é muito elaborada mas a matéria-prima é sempre fresquinha.

Há um prato típico encontrado em toda Tanzânia cujo o nome em Swahili é Chips Mayai. E o mais engraçado é que a pronúncia em inglês, e traduzindo para o português, soa como “batatas no meu olho”…hahaha.

O Chips Mayai nada mais é do que um omelete com batatas fritas servido com molho picante. É uma combinação bastante estranha, mas acredite: é uma delícia!

Chips Mayai

O povo

O povo da Tanzânia é muito acolhedor e gentil. Especialmente nas cidades não tão turísticas, como Handeni e Tanga, por exemplo.

E foi na Tanzânia que nós vivemos a experiência mais incrível de toda a viagem. Nós tivemos a oportunidade de passar um fim de semana em uma autêntica tribo Masai.

➡️  Clique aqui para ver o relato completo sobre nossa visita a uma autêntica tribo Masai.

Idioma

Os idiomas oficiais da Tanzânia são o Swahili e o Inglês.

Tomadas

Na Tanzânia as tomadas são do Tipo G, como estas da foto abaixo. E o padrão é de 220v.

Padrão de tomada na Tanzânia

Quando visitar

O clima na Tanzânia é tropical e varia bastante do litoral para o interior. Mas há um fator em comum: calor e temperaturas altas durante quase todo o ano. No litoral o clima é mais ameno do que no interior do país, onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 40 graus.

A costa do Índico é caracterizada por um clima tropical com humidade elevada e chuvas fortes. As estações das chuvas ocorrem na primavera e no outono – e nós pudemos observar isso bem de perto pois nos 7 dias que passamos em Zanzibar o tempo ficou quase sempre nublado 😕

A zona mais fria do país é o Monte Kilimanjaro, cujo topo pode atingir temperaturas muito abaixo dos 0 graus durante a noite.

Média de temperaturas anuais em Zanzibar. Fonte: www.meteoblue.com

Segurança

Nós não tivemos nenhum problema durante os 30 dias que passamos na Tanzânia. Porém, ouvimos diversos relatos de golpes aplicados em turistas, especialmente com relação a falsos taxistas.

O golpe acontece, especialmente em Dar es Salam, da seguinte maneira: os falsos taxistas andam pelas ruas da cidade com seus veículos e oferecem serviços de táxi para turistas. Após alguns minutos de corrida, o motorista do falso táxi leva os passageiros até um lugar a esmo, rouba-lhes todos os seus pertences deixando-os no meio do nada sem dinheiro, sem documento e em total desespero.

Uma maneira para evitar o golpe é solicitar apoio à recepção do hotel na hora de pedir um táxi ou, no caso de pegar um táxi na rua, pedir ajuda a um policial, ou mesmo verificar se o taxista possui o registro do veículo e algum crachá de identificação. Fique sempre atento.

Saúde na viagem

Nós fizemos um Seguro Viagem para nos precavermos durante essa trip de volta ao mundo.

Temos uma super amiga que teve uma crise renal nos Estados Unidos e se não fosse pelo seguro viagem ela teria desembolsado USD 25.000,00! Já pensou!? Nós não quisemos arriscar.

Faça já sua cotação clicando no link abaixo:

Multi Trip

Gastos

Nós conseguimos manter uma média de gastos de USD 30,00 por pessoa, por dia. Comida na Tanzânia custa muito barato. Nas hospedagens nós pagamos uma média de USD 28,00 por um quarto duplo, com banheiro privativo e muitas vezes até com café da manhã.

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários