Quênia, informações práticas para a sua viagem

O Quênia é um país fascinante e está sempre na lista dos melhores lugares do mundo para fazer safáris. Por lá você encontra praias de tirar o fôlego, reservas naturais com uma grande variedade de animais, savanas, além do Monte Quênia e do deserto Chalbi.

Se você estiver planejando uma viagem para o país, esse post contém informações práticas que poderão lhe ajudar 😊

Diani Beach

Breve história do Quênia

A República do Quênia é um país localizado na África Oriental. Com um território de 580.367 km² é um pouco menor que o estado de Minas Gerais, terra da Camila. A capital e a cidade mais populosa do país é Nairobi. E o país faz fronteira com a Etiópia ao norte, com a Somália ao leste, com o Sudão do Sul a noroeste, com Uganda a Oeste e com a Tanzânia ao sul.

Na Conferência de Berlim de 1885, onde se delimitaram as áreas de influência das potências européias, o Quênia foi entregue ao Reino Unido, que o confiou em regime de monopólio à Companhia Imperial da África Oriental Britânica.

Em 1944, foi formada uma organização nacionalista, a União Africana do Quênia (KAU), que pregava a redistribuição da terra e tinha como líder Jomo Kenyatta. Em 1952, uma sociedade secreta denominada kikuyu (ou Mau Mau), levantou-se contra o domínio colonial na denominada revolta dos Mau-Mau, que deu origem a uma longa guerra, que se prolongou até 1960. A KAU foi proscrita e Kenyatta, líder da rebelião, preso. A eleição de 1961 levou os dois partidos africanos, a União Nacional Africana do Quênia (KANU) e a União Democrática Africana do Quênia, a aliarem-se no governo.

Em dezembro de 1963, o Quênia tornou-se um Estado independente, tornando-se república no ano seguinte, sob a presidência do carismático Kenyatta, que foi reeleito em 1969 e 1974. Clique aqui para ler mais sobre a história do Quênia.

Golfinhos em Mombaça

Golfinhos em Wasini Island

O que fazer no Quênia

São diversas as atrações que o país oferece. Desde safáris com hospedagem em luxuosos resorts até opções mais econômicas nas belíssimas praias de Mombaça.

Nós fizemos um post completo sobre as principais atrações do Quênia. Clique aqui para ver mais.

Nyali Beach

Moeda do Quênia

A moeda do Quênia é Xelim Queniano.

Em Novembro de 2017 a cotação do Xelim Queniano era de USD 1,00 = KES 103,00.

Xelim Queniano a moeda o Quênia

Xelim Queniano

Segurança

Nós nos sentimos muito seguros durante todo o período que passamos no país. Após os ataques terroristas ocorridos entre os anos de 2013 e 2015, a segurança em diversas cidades do Quênia foi reforçada.

Nós fomos ao cinema em Mombaça e nos deparamos com seguranças armados na entrada no local. Presenciamos o mesmo esquema de segurança pesada em diversos estabelecimentos como shopping centers e mercados.

Preço da cerveja

Nós gostamos bastante das cervejas do Quênia.

Pagamos em média KES 180,00, ou USD 1,75 por 500 ml de cerveja.

Telefonia e Internet

Assim que chegamos no Quênia nós compramos um chip da operadora Safaricom. Colocamos crédito somente para usar o WhatsApp quando necessário. Para outras redes sociais tentamos usar o Wi-Fi de restaurantes e dos locais onde nos hospedamos. Gastamos muito pouco nesse esquema.

💰  Custo do chip KES 100,00 ou USD 0,95.

SIM Card (chip) da Safaricom

Água

O Quênia foi um dos países onde nós não bebemos água da torneira. Comprávamos água mineral nos supermercados sempre que possível.

Meios de locomoção

Assim como em todo o continente africano, na Quênia as minivans são o meio de transporte mais utilizado. Os matatus, como são conhecidas por aqui, fazem os principais trajetos entre as cidades. Como é um meio de transporte compartilhado a corrida sempre possui preços bem camaradas. Os matatus são numerados, o que ajuda bastante na hora de saber qual devemos pegar para chegar a determinado destino.

E além dos matatus você também encontrará ônibus, motocicletas, tuk-tuks, táxis e até Uber. Aliás, em Nairóbi nós usamos e abusamos do Uber.

Onde se hospedar

Clique no link abaixo para encontrar sua hospedagem nas principais cidades da Tanzânia. Você não paga nada a mais por isso, e nós recebemos uma pequena comissão que nos permite continuar bebendo cerveja enquanto viajamos 😉


Booking.com

Visto para o Quênia

Brasileiros precisam de visto para visitar o Quênia. Porém, o visto pode ser obtido sem maiores dificuldades nas fronteiras ou nos aeroportos do país.

Nós obtivemos o visto para o Quênia sem maiores complicações. Bastou preencher a papelada necessária e pagar a taxa no valor de USD 50,00.

Formulários para a obtenção do visto para o Quênia

Idioma

Os idiomas oficiais do Quênia são o Swahili e o Inglês. Mas existe uma diversidade de línguas faladas pelos nativos.

Tomadas

No Quênia as tomadas são do Tipo G, como estas da foto abaixo. E o padrão é de 220v.

Padrão de tomada no Quênia

Quando visitar

Ao contrário do que as pessoas pensam, nem todo canto é absurdamente quente no Quênia. Apesar de estar localizado na altura da Linha do Equador, o clima do país não é tão quente. Isto acontece devido à sua altitude média, de mais de 1.000 metros acima do nível do mar.

A estação de chuva contempla os meses de março, abril e maio. E a melhor época para visitar o país é entre os meses de junho e fevereiro. A época da seca, de julho a setembro, é a ideal para fazer safáris. Pois nesse período, os animais se concentram ao redor de reservas de água pelo território. As expedições ao Monte Quênia também são feitas nessa época.

Média de temperaturas anuais em Nairóbi. Fonte: www.meteoblue.com

Saúde na viagem

Nós fizemos um Seguro Viagem para nos precavermos durante essa trip de volta ao mundo.

Temos uma super amiga que teve uma crise renal nos Estados Unidos e se não fosse pelo seguro viagem ela teria desembolsado USD 25.000,00! Já pensou!? Nós não quisemos arriscar.

➡️  Faça já sua cotação clicando no link abaixo:

Multi Trip

Gastos

Nós conseguimos manter uma média de gastos de USD 29,00 por pessoa, por dia. Comida na Tanzânia custa muito barato. Nas hospedagens nós pagamos uma média de USD 25,00 por um quarto duplo, com banheiro privativo e muitas vezes até com café da manhã.

Curiosidade

Fósseis encontrados na África Oriental sugerem que ancestrais do Homo Sapiens percorriam a área há mais de 20 milhões de anos, e que haviam hominídeos vivendo na região perto do lago Turkana há 2,6 milhões de anos.

De lá nós seguimos para o Marrocos. Em breve publicaremos uma série de posts sobre o país.

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

Veja nossos posts sobre outros países africanos:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário