O que fazer em Fez, no Marrocos

O que fazer em Fez – Também conhecida como “Atenas da África” devido à sua importância e riqueza cultural, Fez é uma das 4 cidades imperiais do Marrocos e ponto de parada obrigatória para quem estiver pelo país.

Perambular pelas vielas da Medina, conhecer a universidade mais antiga do mundo, visitar os famosos curtumes, experimentar a comida típica da região e até mesmo fazer um bate e volta para a cidade de Meknès. São muitas as atividades que Fez tem a oferecer. Vem ver!

Post atualizado em janeiro de 2020

O que fazer em Fez
O que fazer em Fez – Os Curtumes

Onde se Hospedar em Fez

Em Fez nós nos hospedamos no Riad Mikou. Pagamos USD 20 por um quarto com banheiro privativo e um DELICIOSO e farto café da manhã. Além disso, como o hotel fica no meio da Medina de Fez (que é praticamente um labirinto) o dono se ofereceu para ir nos buscar assim que chegássemos na cidade. Um fofo!

Por isso eu super recomendo esse riad. Mas caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar AQUI. 

O que fazer em Fez
Nosso SUPER café da manhã no Riad Mikou em Fez

Além disso, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Fez

Veja neste post as principais atrações de Fez. Além disso, para os mochileiros de plantão, saibam que nós visitamos todas as atrações da cidade caminhando, sem gastar nada com transporte. Olha que maravilha!

A Medina de Fez

Tendo o Bab Boujloud (Blue Gate ou Portão Azul, como também é chamado) como sua principal e mais famosa entrada, a Medina de Fez é um espetáculo à parte.

Também conhecida como Fes el Bali, a Medina possui ruas estreitas e centenas de pequenas lojas e também alguns restaurantes e cafés. Além disso, para quem estiver disposto a fazer compras, a Medina é uma perdição – no melhor dos sentidos da palavra.

Blue Gate Fez
Blue Gate, uma das principais entradas para a Medina de Fez

É um lugar perfeito para passar pelo menos um dia inteiro, vagando pelas coloridas vielas. Mas prepare-se, pois ficar perdido na Medina de Fez faz parte do pacote. Porque são centenas de opções de lojas com produtos artesanais, temperos, comidinhas de rua, tecidos, lustres, sapatos e etc. Uma verdadeira delícia. Nós comemos um monte de tâmaras, que custam muito barato por aqui.

Sem contar que esta parte da cidade é um exemplo vivo de como era uma cidade medieval nos primeiros anos do Islamismo no Marrocos. Não é à toa que a Medina é considerada um Patrimônio Histórico Mundial.

O que fazer em Fez
Algumas das muitas lojinhas da Medina de Fez

Entretanto, não deixe de sentar em um dos vários restaurantes ao final da tarde para saborear um chá marroquino (chá de hortelã) e ficar observando o ir e vir de pessoas. Nós adoramos!

O que fazer em Fez
As ruas das Medinas são tão estreitas que muitas vezes só são acessíveis por motocicletas e bicicletas.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Os Curtumes

Uma das imagens mais famosas de Fez, se não a mais famosa, é a vista aérea dos curtumes.

Os curtumes são dezenas de pequenos poços coloridos onde o couro cru é trabalhado. Dali sairá a matéria prima para confecção de diversos artigos de couro, como sandálias, mochilas e bolsas. Itens que são facilmente encontrados à venda nas vielas da Medina.

O que fazer em Fez
O que fazer em Fez

Por isso, várias lojas e os próprios curtumes atraem os turistas nas ruas para fazer uma visita ao terraço, de onde se tem uma boa vista dos tanques. Algumas inclusive com placas informando que a visita é grátis, mas sempre pedem uma “contribuição” no final. O valor varia de MAD 10,00 ou USD 1 a MAD 30,00 ou USD 3 por pessoa.

Contudo, saiba que o cheiro dos curtumes não é dos mais agradáveis. Pra falar a verdade é beeeem fedido mesmo, cheira peido, especialmente no verão, quando faz mais calor. Mas não se preocupe, normalmente logo na entrada é oferecido um ramo de hortelã (que ameniza o fedor) para que os visitantes coloquem-no no nariz durante o tour.

O que fazer em Fez
Curtumes de Fez

Quanto custa: em alguns casos você paga para subir nos terraços para ter essa vista de cima. O valor varia de MAD 10,00 ou USD 1 a MAD 30,00 ou USD 3por pessoa.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Viajar sem Seguro Viagem é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só com despesas hospitalares. Já pensou!?

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

O que fazer em Fez – Melhor lugar para ver os Curtumes em Fez

O guia da Lonely Planet informa que o terraço da loja de número 10 é o que possui a melhor vista para o curtume. Mas adivinha só o que nós descobrimos assim que chegamos lá?

Várias lojas haviam colocado placas com o número 10 para enganar os turistas…hahaha. O povo não perde tempo 😂

Já que não tinha como saber qual era a tal loja 10 original, não teve muito jeito, acabamos indo na base da sorte mesmo. Mas tivemos uma bela vista, anyway. Veja só:

O que fazer em Fez
O que fazer em Fez – Curtumes

A Madrasa Bou Inania

A poucos minutos de caminhada do Blue Gate, a Madrasa (madraça, medersa, madraza ou medrese) Bou Inania é um dos poucos prédios religiosos onde não muçulmanos podem entrar.

Fundada no século XIV, funcionou até 1960 como uma escola religiosa e hoje pode ser visitada pelos admiradores de sua arquitetura. Além disso, sua característica mais marcante é o minarete (a torre da mesquita) de azulejos verdes.

O que fazer em Fez
Madrasa Bou Inania

Quanto custa: a visita custa MAD 20,00 ou USD 2.

O que fazer em Fez – O Palácio Real

Embora o palácio em si não seja aberto à visitação, os 7 portões de entrada do Palácio Real fazem um cenário mais que ideal para se tirar belas fotos. É um “must do” para fotógrafos profissionais e amadores.

Vista do exterior do Palácio Real de Fez

Quanto custa: não é permitido entrar no Palácio. Ficamos apenas com essa imagem de seu exterior.

O Quarteirão Judeu

A alguns minutos de caminhada do Palácio Real encontra-se o Mellah ou quarteirão judeu. O bairro que já foi moradia de aproximadamente 250.000 judeus, hoje abriga não mais de 80. Contudo, suas casas com varandas voltadas para rua em contraste com a arquitetura árabe ainda resistem.

Vista do terraço da Sinagoga em Mellah.

Além disso, ainda é possível visitar uma Sinagoga do século 17, que foi restaurada em 1999 com a ajuda da Unesco.

Para nós não valeu a pena pagar pela visita (é uma cilada, Bino!), mas se você for judeu ou se interessar pela cultura, talvez seja de seu interesse.

O que fazer em Fez
A caminho do Quarteirão judeu

Quanto Custa:  valor da visita é de MAD 20,00 ou USD 2 e dá direto a conhecer também o cemitério judeu que fica no fundo da sinagoga.

A universidade mais Antiga do Mundo – a Universidade Al Quaraouiyine

Fundada em 859, a Universidade de Al Quaraouiyene ou Al Karaouine é considerada pelo Guinness como a universidade mais antiga do mundo.

Criada como uma madraça (escola de ensino do islã), a universidade tratava de assuntos diversos, como política e ciências naturais. Mas também foi um importante centro de intercâmbio de conhecimento entre muçulmanos e europeus.

Não é permitido entrar na universidade, mas é possível admirar seu lindo pátio com a tradicional fonte e seus mosaicos e arabescos da entrada.

Além disso, anexa a universidade também fica a mesquita de mesmo nome, uma das maiores do continente africano. Mas neste caso a entrada é somente permitida para muçulmanos.

Entrada para a Universidade Al Quaraouiyine

Quanto Custa:  não é permitido entrar, só dá para olhar de fora.

O que fazer em Fez – Hospedar-se em um Riad

Os Riads são antigas casas e palacetes que foram transformados em pousadas, dentro da Medina. E hospedar-se nestas construções torna sua visita ao Marrocos ainda mais única!

É surpreendente como suas fachadas simples podem levar à um interior lindamente ornamentado e agradável. Uma das principais características da arquitetura árabe!

O que fazer em Fez
O Riad onde nos hospedamos

Lembre-se do Seguro Viagem!

O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Marrocos. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles.

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

O que fazer em Fez – Como Chegar

Nós fomos até Fez a partir de Chefchaouen com a empresa de ônibus Nejme Chamal. O custo da passagem foi de MAD 60,00 ou USD 6 por pessoa mais MAD 10,00 ou USD 1,00 por bagagem despachada.

Utilizamos a empresa Nejme pois queríamos sair o mais cedo possível de Chefchaouen, no primeiro ônibus, às 8:30h. O trajeto durou 6 horas.

Mas também é possível fazer este trajeto utilizando a empresa de ônibus CTM, saindo tanto de Chefchaouen como de Casablanca. Além disso, outra opção é ir de trem, operado pela empresa ONCF de diversas outras cidades (Casablanca, Marrakesh, etc.)

Onde Comer em Fez

Há diversos restaurantes espalhados pela Medina de Fez, mas há alguns perto do Blue Gate, na parte de dentro da muralha, onde um menu completo composto por entrada, prato principal e sobremesa, é oferecido por MAD 70,00 ou USD 7, com bebidas à parte.

Entretanto, com uma boa negociação você pode ter este mesmo menu, com bebida incluída, por MAD 50,00 ou USD 5. Negociar faz parte da cultura do Marrocos, nunca aceite o primeiro preço que lhe for oferecido.

Telefonia e Internet

Assim que chegamos no Marrocos, já no aeroporto, nós ganhamos um chip da operadora Orange.  Colocamos USD 20 de crédito e utilizamos dados e telefonia por 12 dias.

Chip da operadora Orange, no Marrocos

O que fazer em Fez – Moeda do Marrocos

A moeda do Marrocos é o Dirham Marroquino.

Em janeiro de 2020 a cotação do Dirham Marroquino era de 1 USD = 10,00 MAD.

Moeda do Marrocos

Preço da Cerveja no Marrocos

Em um país de maioria muçulmana (muçulmanos não bebem), nós não esperávamos encontrar cerveja. Aliás, já tínhamos nos conformado em passar nossos dias no Marrocos bebendo “uísque beber”, como eles chamam o chá de hortelã marroquino que é muito consumido por todo o país.

Entretanto, encontramos cerveja sendo vendida em diversos restaurantes e até mesmo em alguns supermercados locais. Os valores médios ficavam na casa dos USD 2.50. Sendo que a cerveja mais famosa por lá é a Casablanca.

Cervejas que compramos no Marrocos

Meios de Locomoção

Com exceção do tour de 3 dias que fizemos até o Deserto do Saara, no restante da viagem nós viajamos de ônibus e de trem, sendo este último o meio de transporte mais utilizado por nós.

Viajar de ônibus ou de trem pelo Marrocos é muito seguro e tranquilo. A CTM é a maior empresa de ônibus do país, fazendo o trajeto entre praticamente todas as cidades. Os ônibus são novos e muito confortáveis. Você pode comprar o bilhete pela internet ou em uma de suas agências.

E a empresa que faz o transporte ferroviário é a ONCF. Os trens são pontuais, limpos, confortáveis e uma mão na roda para aqueles que, como nós, gostam de viajar de maneira independente e mais econômica.

Nós compramos a maioria dos bilhetes na hora ou poucas horas antes da viagem.

o marrocos
Foto de um dos vagões do trem que liga o aeroporto de Casablanca ao centro da cidade

Visto para o Marrocos

Brasileiros não precisam de visto para visitar o Marrocos. Uma autorização de permanência de 90 dias é concedida na chegada ao país, sem maiores complicações. Bastará preencher um documento fornecido pelas autoridades. Se vier de avião o formulário será entregue pelo pessoal da companhia aérea ainda dentro da aeronave.

Comida Típica do Marrocos

Não há como falar sobre comida marroquina sem falar do cuscuz e do tajine. O cuscuz já era nosso conhecido, tanto em Minas como em Salvador já crescemos acostumados a comer cuscuz (embora o preparo seja bastante diferente nesses dois Estados). O cuscuz marroquino é bom, inclui legumes em seu preparo, mas não achamos muita graça.

Já o tajine nós adoramos! Os tajines são uma espécie de cozidos de legumes, que podem incluir carne ou não, e são feitos em uma vasilha específica de barro (que por sua vez também é chamada de tajine). Os sabores são muitos distintos. Alguns são muito apimentados, outros levam ameixas em seu preparo e comemos um que tinha muito coentro.

A culinária marroquina é rica no uso de especiarias. E se eu pudesse destacar um “defeito” do Marrocos meu voto seria esse: o coentro. Como eu não gosto eu acabei sofrendo um pouco, mas se você gosta, o Marrocos é o seu lugar! Veja mais sobre a culinária marroquina clicando aqui.

Tajine

Roupas e Comportamento

O Marrocos é considerado um país “muçulmano moderado”. Mas o que isso significa?

Quer dizer que apesar de ser um país onde a maior parte da população é muçulmana e segue os costumes e regras do Islã, no geral as pessoas são relativamente livres no que se refere aos costumes e dogmas. E que pouco se importam com o que as outras pessoas vestem, fazem ou pensam. Mas por outro lado, é importante que você saiba que o Marrocos é um país bastante machista.

Loja de roupas na Medina de Fez, no Marrocos
Loja de roupas tradicionais femininas na Medina de Fez

As mulheres não precisam usar o véu para sair às ruas, como as muçulmanas. Mas mostrar demais o corpo é sinal de desrespeito para com a cultura local. Além disso, contato íntimo em público entre os casais (amassos e beijos “calientes”) são também considerados falta de respeito. Cumprimentar as pessoas e comer com a mão esquerda também é desrespeitoso, visto que a mão esquerda é vista como suja. E mulheres fumando também não são bem vistas pelos locais. País machista, lembra!?

Como devo me vestir?

Por isso, como vivemos em um país mais liberal, se é que assim podemos dizer, alguns costumes de países mais conservadores podem nos soar um tanto estranhos. Mas temos sempre que nos lembrar que visitar um país é como visitar a casa de um amigo, onde quem estabelece as regras é o anfitrião e nossa obrigação é fazer da visita o mais agradável possível para ambos. Certo?

Mas em Marrakech nós vimos muitas mulheres com saias e shorts mais curtos. Por isso, você pode até usar, mas saiba que vai atrair atenção desnecessária, além se soar como uma baita falta de respeito à cultura local, na minha opinião. Por isso, se puder, abuse de saias e vestidos longos no calor e calças e blusas mais soltinhas no inverno.

O que fazer em Fez – Idioma

O árabe é a língua oficial do Marrocos. Mas também são falados os idiomas Berber, Francês e Espanhol, em algumas regiões.

Contudo, você consegue se virar perfeitamente falando somente Inglês. Sendo que o Espanhol também é bastante utilizado no norte do país, devido à proximidade com a Espanha pelo Estreito de Gibraltar e o grande volume de turistas espanhóis. Ou seja, até um “portunhol” pode ser que ajude a comunicação nesta região.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre Fez? Aproveita e dá uma olhada nestes posts também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

12 Comentários

    • Olá!
      Pior que não descobrimos um jeito de identificar qual era a número 10 certa…rs. Mas o fato é que todos os terraços que visitamos nos deram boas visões dos curtumes. Pode ir tranquilo!
      Abração!

  1. Olá, sou Lahcen do Marrocos, gostei muito do seu artigo e estou muito feliz que você tenha gostado da experiência marroquina. Nós realmente esperamos que o covid termine logo e volte à vida normal e as pessoas viajem novamente e conheçam novas pessoas. Muito obrigado pela ótima página sobre Marrocos e bem-vindo ao seu segundo país. https://yourtripinmorocco.com/

  2. Uma experiência tão incrível. O guia de turismo foi tão adorável e acessível, vimos muito em nosso caminho e foi uma boa maneira de conhecer pessoas. A primeira noite é um lindo hotel com piscina e a segunda noite é no acampamento no deserto. Lá tínhamos o pessoal marroquino tocando bongô e dançando sob a luz da lua. No geral foi tão incrível que eu recomendo a ninguém. Obrigado Mohamed nosso motorista e guia turístico, obrigado por Your trip in Morocco pelo excelente serviço.