Casal Wanderlust

Dica de viagem: o que fazer na Tanzânia

A Tanzânia é um país africano que oferece uma infinidade de atrações para os mais variados perfis de viajantes. O país é o lar do monte mais alto da África, abriga os mais famosos parques de vida selvagem e possui praias paradisíacas, com água cor azul turquesa, capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Na Tanzânia você ainda encontrará um povo super acolhedor e uma rica diversidade cultural que certamente te deixará encantado pelo país. Pois foi exatamente isso que aconteceu conosco.

Veja neste post as 7 principais atrações da Tanzânia 😊

1 – Zanzibar

O item número um da nossa lista não poderia ser outro: a paradisíaca Zanzibar e suas praias de água cor azul turquesa.

Tudo bem que nós não tivemos muita sorte, pois só pegamos dias nublados na ilha. Mas ainda assim o Lázaro elegeu Zanzibar como seu lugar prefiro no mundo. Fico me perguntando como teria sido se tivéssemos tido dias de sol em nossa estadia. Acho que ele teria ficado por lá…rs.

Zanzibar possui diversas praias belíssimas, mas nossas preferidas foram: MichamviPingwe, PajeKizimkazi e Jambiani. Não chegamos a ir para a parte norte da ilha, mas dizem que as praias por lá são lindas também. E a vida noturna é bastante agitada.

➡️  Veja neste outro post o nosso roteiro de 7 dias em Zanzibar.

Michamvi Beach

2 – Stone Town (Zanzibar)

Patrimônio da Unesco desde o ano 2000, Stone Town é uma cidade que parou no tempo. Seu ar medieval, sua arquitetura e o charme de suas belas e imponentes portas fez com que nós nos apaixonássemos pela cidade.

Explorar Stone Town é uma atividade obrigatória para quem vai à Zanzibar. Aliás, a parada é mesmo obrigatória, já que o ferry que liga o continente (Dar es Salam) à ilha para na cidade.

Em Stone Town aproveite para conhecer o Mercado de Rua Darajane. Perambule pelas ruelinhas da cidade, que mais parecem um enorme labirinto. Tire dezenas de fotos de seus antigos prédios com suas portas imponentes. E finalize o dia no mercado de comida que acontece todo fim de tarde na Praça Forodhani.

Sol se pondo em Stone Town

Você gosta de rock? Se sua reposta for sim, saiba que em Stone Town você poderá se hospedar na casa onde Freddie Mercury morou, e que hoje foi transformada em hotel.

3 – O povo Masai

Nós sempre tentamos priorizar o contato com as pessoas locais, com os moradores dos lugares que visitamos. Muito além das atrações turísticas dos países, nós gostamos mesmo é de saber quem são as pessoas que ali habitam, quais são seus costumes e suas crenças. Pois para nós, esse tipo de contato torna a experiência de viajar pelo mundo ainda mais rica!

E foi assim, atraídos por esse desejo de conhecer novas culturas que nós tivemos a oportunidade única de visitar uma autêntica tribo Masai, na Tanzânia.

Crianças Masai

Os Masai (ou Maasai) são  um grupo étnico africano de seminômades, que habitam o sul do Quênia e o norte da Tanzânia. É um povo bastante conhecido por sua aparência e especialmente pelos seus costumes. Quem nunca os viu em algum programa da National Geographic dando altos pulos, trajando seus tradicionais tecidos vermelhos?

Na Tanzânia nós fizemos um amigo Masai e tivemos a maravilhosa oportunidade de passar um fim de semana junto de sua família, em uma autêntica experiência, sem nenhuma agência de turismo envolvida.

➡️  Clique aqui para ler o relato completo sobre nossa visita a uma tribo Masai.

4 – Monte Kilimanjaro

A 5.895 metros acima do nível do mar, o Monte Kilimanjaro é a montanha mais alta da África. O que o torna muito popular entre os alpinistas de todo o mundo. A montanha é composta por três picos: Shira, Kibo e Mawenzi, sendo o pico Uhuru, na borda da cratera Kibo, o mais alto.

Escalar esta montanha vulcânica dormente não é tarefa fácil. Nós, como somos sedentários e achamos que não estávamos devidamente preparados, resolvemos não arriscar. Porém, depois que saímos da Tanzânia acabamos conhecendo uma série de viajantes que escalaram o Kilimanjaro mesmo sem ter muita experiência.

Escalar o Kilimanjaro custa em média USD 1.500,00 por pessoa. E se você quiser saber como é a experiência, veja esse post escrito pela Letícia do blog Giros por Aí.

Foto: http://tanzaniatourism.go.tz/

5 – Serengeti National Park

O Serengeti é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. É um parque gigante. São cerca de 15.000 km2 de savana, repleto de vida selvagem. O parque nacional mais antigo e mais popular da Tanzânia.

As planícies do Serengeti são palco de um dos espetáculos mais belos da natureza: a grande migração anual. Manadas de até 1,3 milhões de gnus, 200 mil zebras e 500 mil gazelas fazem um percurso circular de quase 700 km em busca de pastagens mais verdes. O maior movimento dos animais acontece entre os meses de agosto e outubro. Eles deixam a Tanzânia e entram na reserva de Masai Mara, no Quênia.

Se você nunca fez um safári na vida e está pensando sobre onde seria o local ideal, não tenha dúvidas: o Serengeti é o lugar!

Foto desse casal super fofo em nosso safári no Harare, capital do Zimbabwe – só para ilustrar!

Um safári no Serengeti não custa muito barato. Por este motivo nós postergamos a visita para outro momento. Mas se ficou curioso, clique neste post feito pela Lala Rebelo para saber como é a experiência de fazer um safári de luxo no Serengeti – teve até passeio de balão.

6 – Cratera de Ngorongoro

A região da Cratera de Ngorongoro, também eleita como patrimônio mundial pela Unesco, foi moldada há aproximadamente 3 milhões de anos, quando o Vulcão Ngorongoro teria explodido. A explosão formou uma cratera com quase 20 quilômetros de diâmetro, a maior caldeira vulcânica intacta do mundo. Hoje é um dos melhores lugares para se fazer safári na Tanzânia. Por lá é possível observar todos os Big 5 (elefante, búfalo, leão, rinoceronte e leopardo).

Para entrar no parque o visitante paga uma taxa de USD 200,00 para cada veículo, mais USD 50,00 por pessoa. O preço elevado deveria inibir um número maior de visitantes, diminuindo o impacto em um ambiente tão frágil. E no nosso caso inibiu mesmo, já que este foi outro passeio que deixamos de fazer devido ao alto custo envolvido. 😒

7 – Lake Victoria, na Tanzânia

O Lago Victoria é o maior lago da África e o 2º maior lago de água doce do mundo. Possui um ecossistema único onde diferentes tipos de animais podem ser vistos. E a boa notícia para aqueles que visitam a Tanzânia é que a região do Lago Victoria não é apenas acessível através de Uganda, dá para visitar o lago por aqui também.

Nós temos um amor enorme pelos países do continente africano. Já estamos há mais de 7 meses viajando por aqui. Caso queira ver nossas demais postagens, basta clicar nos links abaixo:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta