Namíbia: dicas práticas para sua viagem

A Namíbia foi, desde o início, o país que mais tínhamos vontade de conhecer em nossa viagem de volta ao mundo. Porém, sempre soubemos que viajar por aqui seria um grande desafio, já que a Namíbia possui um território enorme e é um dos países menos densamente povoados do mundo, o que torna o transporte público um problema.

Depois de muita pesquisa, alguns erros e acertos, nós resolvemos escrever esse post com informações práticas para lhe ajudar a planejar sua viagem.

Deadvlei, uma das principais atrações da Namíbia

Como Chegar

O principal aeroporto da Namíbia, o Hosea Kutako International Airport (WDH), fica na capital Windhoek. E é por aqui que a maioria dos viajantes entra no país. Não há voos diretos vindos do Brasil, a maioria faz escala na África do Sul. Por isso muita gente planeja a viagem incluindo esses dois países no roteiro.

Brasileiros recentemente puderam aproveitar uma promoção de passagens aéreas através da companhia angolana TAAG. Os tickets custaram USD 350,00 na promoção. Mas em média custam USD 800,00.

➡️  Clique aqui para ver todos os nossos posts sobre a África do Sul.

Nós chegamos na Namíbia depois de uma longa viagem de ônibus desde Cape Town até a capital Windhoek. A passagem custou ZAR 680, ou USD 52,00 e durou cerca de 24 horas 😳

O que fazer na Namíbia

São muitas as opções do que fazer na Namíbia. Desde explorar a capital Windhoek, passando pela parte sul do país com seu famoso cânion, o Fish River. Conhecer uma cidade fantasma perto de Luderitz, ver milhares de focas em Cape Cross, curtir o litoral e ver os flamingos de Walvis Bay. Vivenciar a vida selvagem de pertinho no Etosha e até visualizar uma paisagem digna de outro planeta no deserto de Sossusvlei.

➡️  Veja nesse post as principais atrações da Namíbia.

Moeda da Namíbia

A moeda da Namíbia é o Dólar Namibiano, o NAD. A cotação acompanha a cotação do Rand da África do Sul, o ZAR. Em Outubro de 2017 1,00 USD = 13,00 NAD.

Dólares Namibianos

Onde trocar Dinheiro

Um dos melhores lugares para trocar dinheiro em Windhoek é no Chameleon Backpackers. Dólares americanos são trocados por dólares namibianos a uma taxa de 1 USD = 13,00 NAD (cotação de outubro de 2017).

Endereço: 5-7 Voight St North – Windhoek Central. Telefone: +264 61244347

Visto para a Namíbia

Brasileiros não precisam de visto para viajar pela Namíbia. Basta apresentar um passaporte com data de vencimento igual ou superior a 6 meses.

Normalmente uma autorização de permanência de 90 dias é concedida nas fronteiras mediante o preenchimento do formulário abaixo.

Formulário para obtenção da autorização de entrada para a Namíbia

Vacinas Necessárias

Embora ninguém nos tenha solicitado na fronteira terrestre, é importante trazer o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Especialmente porque este também é exigido na África do Sul.

Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela

Como Viajar pela Namíbia

O transporte público na Namíbia é bastante complicado, especialmente para se chegar a determinadas regiões, como o deserto de Sossusvlei.

Nós sempre procuramos viajar utilizando transporte público, mas aqui não teve jeito. E esse foi nosso grande desafio nessa viagem. Tínhamos duas opções: contratar um tour com alguma agência ou alugar um carro. Também existe a opção de viajar com um voo fretado entre os destinos de interesse, mas a brincadeira sairia cara e definitivamente nós não tínhamos orçamento para isso…hahaha. 😜

No intuito de ajudar outros viajantes nós fizemos esse post completo contendo todas as opções sobre os meios de transporte no país.

Nosso “Uva”, um Peugeot 107 que alugamos para viajar pela Namíbia

Combustível

Se você optar por alugar um veículo, anote essa dica importante: como o território do país é imenso e pouco povoado, assim que avistar um posto de combustível trate de abastecer! Especialmente porque você poderá viajar por alguns bons quilômetros sem avistar qualquer sinal de vida.

💰  O custo médio do litro de gasolina é de NAD 12,00 ou USD 0,90.

Habilitação para dirigir pela Namíbia

Nós conhecemos diversas pessoas que dirigiram pela Namíbia com a habilitação brasileira e não tiveram problema algum.

Como nós moramos em Moçambique nós temos uma habilitação moçambicana, que tem uma parte traduzida para o inglês. Embora ninguém nos tenha solicitado, se possível, viaje com a habilitação internacional.

Cuidados na Estrada

Além do fato de dirigir na mão inglesa (do lado esquerdo) e por estradas de terra, você ainda terá que ficar sempre atento aos animais que cruzam a pista.

Nós vimos de tudo, desde uma família imensa de babuínos até cavalos selvagens, javalis, veados, vacas e cabritos atravessando a estrada.

Fotos com Pessoas

Na Namíbia você poderá entrar em contato com pessoas de algumas tribos, como os Himbas e os Hereros. Muitos ainda vivem e se vestem de maneira muito tradicional, o que nos deixa bastante curiosos e dá aquela vontade de sair tirando várias fotos.

Parece uma dica boba, mas mesmo vamos dizer: seja educado! Não é nada bacana sair apontando a câmera no rosto das pessoas, como vimos alguns turistas fazendo diversas vezes 😒

Além da questão da invasão de privacidade, algumas pessoas pedem dinheiro para posar para a foto. Na dúvida sempre sorria, seja gentil, puxe conversa e pergunte se a pessoa te autoriza a tirar uma foto.

Credito para a foto: nosso amigo Marthon do blog www.queromochilar.com.br

Média de Custos Básicos na Namíbia

  • Um pacote de pão de forma custa em média NAD 10,00 ou USD 0,75
  • Um litro de leite custa em média NAD 16,00 ou USD 1,20
  • Preço médio de uma refeição em um restaurante NAD 70,00 ou USD 5,30
  • Preço médio de um combo no KFC ZAR 40,00 ou USD 3,00
  • Preço médio de uma cerveja long neck no supermercado NAD 10,00 ou USD 0,75
Preço da cerveja em Windhoek

Preço da cerveja em Windhoek

Segurança na Namíbia

No geral nós achamos o país bastante seguro. Na capital Windhoek recebemos os avisos básicos para tomarmos cuidado com os batedores de carteiras, para evitarmos sair sozinhos a noite, e se o fizéssemos, que seria melhor pegarmos um táxi, etc. Aquele guia de sobrevivência normal cujo qual nós brasileiros já estamos acostumados, infelizmente. 😞

Comida Típica da Namíbia

Carne de caça, basicamente. Inclusive nos supermercados é comum encontrar pacotinhos de carne moída de zebra, gnus e etc., assim como cortes mais nobres também.

Nós adoramos provar a culinária local dos lugares que visitamos. Não somente aquela que atrai os turistas, mas os lugares onde a população local faz suas refeições. E foi assim que fomos até o Oshetu Community Market no subúrbio de Windhoek e provamos o Kapana. Que nada mais é do que um churrasquinho com um corte de carne que lembra (leia bem: LEMBRA! rs) a nossa picanha. E este é um dos pratos típicos da Namíbia. Veja o vídeo que nós fizemos por lá:

Idioma

O idioma oficial da Namíbia é o inglês. Mas o africâner e o alemão também são falados pelo país, além de diversos outros dialetos locais, como o herero.

Água

Nós só tomamos água da torneira durante nossa passagem pela Namíbia. Não tivemos nenhum problema mais grave e também nenhuma dor de barriga, nadinha.

Onde se Hospedar na Namíbia

A maioria das opções de hospedagem nas regiões mais remotas, especialmente os campings, ainda não estão cobertas por sites de busca por hospedagem, como o Booking por exemplo.

Mas não se desespere! Dá uma olhada nesse site: https://www.wheretostay.na. Nele você encontrará informações sobre campings e hotéis por todo o país 😉

O Povo

Assim como em todo o continente africano, na Namíbia as pessoas são muito simpáticas e muito acolhedoras. Desde que começamos nossa viagem por aqui, sempre nos sentimos em casa. Assim que chegar no país você já vai perceber!

Obs.: quer dizer, mais ou menos… tinha um oficial na fronteira entre a África do Sul e a Namíbia que estava implicando com todo mundo. Mas preferimos pensar que ele estava em um dia ruim.

Tomadas na Namíbia

O padrão de tomada da Namíbia é do Tipo D, como este da foto abaixo e a voltagem por aqui é de 220V. É muito comum encontrar adaptadores nos hotéis e albergues, mas se precisar comprar fique tranquilo, eles custam bem baratinho e você poderá encontrá-los em qualquer lojinha.

Tomadas Namíbia

Tomadas Namíbia

Melhor época para Visitar a Namíbia

A melhor época para visitar a Namíbia é entre os meses de Abril e Outubro, que são os meses com temperaturas mais amenas e sem chuva.

O clima da Namíbia é semi-desértico, ou seja, bastante quente durante o dia e mais frio a noite.

Existem duas estações de chuva, uma menos intensa, entre os meses de Outubro e Dezembro, e outra mais intensa, entre os meses de Janeiro e Abril.

Veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual na capital Windhoek:

Roupas

Mediante o calor dos meses de verão, considere trazer somente roupas bem confortáveis. E nos meses de inverno, especialmente no litoral, as temperaturas podem ficar mais baixas, mas nada que uma jaquetinha não resolva.

Telefone e Internet

Quando chegamos em Windhoek nós compramos um chip da operadora MTC. Colocamos crédito (que aqui eles chamam de “air time“) somente para usar o WhatsApp, quando necessário. Gastamos muito pouco desta maneira. Para outras redes sociais tentamos usar o Wi-Fi de restaurantes e dos locais onde nos hospedamos.

💰  Custo do chip NAD 7,00 ou USD 0,50.

➡️  Dica importante! Guarde a embalagem do chip pois toda vez que você desligar o celular, ao ligá-lo novamente ele vai pedir o PIN (senha) do chip.

telefone e internet Namibia MTC

Telefone e internet Namibia – Chip da operadora MTC

Malária

Uma doença perigosa e que pode levar à morte! A malária é endêmica em algumas regiões do continente africano. Então pesquise bastante sobre as regiões que pretende visitar e previna-se!

Existem alguns remédios que podem ser tomados para prevenção contra a malária, mas os efeitos colaterais costumam ser severos. Se quiser saber mais, veja aqui esse post caprichado que nossos amigos do blog Em Algum Lugar do Mundo fizeram.

Uma das melhores maneiras de se prevenir contra a malária é abusar do repelente. E depois de morarmos por 3 anos em Moçambique nós aprendemos que um dos melhores repelentes para proteção contra a malária é o Exposis, esse aí da foto. Ele não custa muito barato mas é um investimento super válido!

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Namíbia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código: CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Faça já sua cotação clicando no link abaixo:

Clique aqui para acessar o site de turismo oficial da Namíbia.

Ainda hoje poucas informações sobre Namíbia estão disponíveis na internet. Por isso escrevemos essa sequência de posts sobre as nossas andanças pelo país. Esperamos que nossos relatos possam ajudar outros viajantes 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe um comentário