Como ir da Namíbia até Botswana, de ônibus

Viajar de transporte público é nosso lema nessa viagem de volta ao mundo. Além de nos possibilitar certa economia, viajando desta maneira nós conseguimos vivenciar melhor os destinos e ainda temos um contato mais de perto com a população local. Veja nesse post como nós fizemos para ir da Namíbia até Botswana. Partindo de Windhoek, passando por Katima Mulilo e seguindo até Kasane, utilizando apenas o transporte público local.

Como ir da Namíbia até Botswana de ônibus

Um dos ônibus que faz o trajeto de Kasane até Maun

Como ir da Namíbia até Botswana 

Próximo ao shopping Wernhil Park em Windhoek fica o bus station, uma das estações de ônibus da cidade. O lugar não lembra em nada uma rodoviária, como nós conhecemos no Brasil. Os ônibus simplesmente ficam estacionados em uma grande área a céu aberto e você compra seu ticket com o próprio motorista ou com seu ajudante.

A empresa com a qual nós viajamos da Namíbia até Botswana foi a Oasis Desert – não encontramos site na internet. O ônibus era super bom, da marca Marcopollo (bem famosa por aqui aliás), com ar condicionado e tudo.

Quanto tempo dura a viagem até Katima Mulilo

A viagem de Windhoek até Katima Mulilo durou 15 horas. Katima Mulilo é uma cidade da Namíbia que fica próxima às fronteiras do país com Angola, Zâmbia, Zimbábue e Botswana. Paramos inúmeras vezes pelo caminho mas a viagem foi super tranquila.

Quanto Custa a viagem de Windhoek até Katima Mulilo

O bilhete custou NAD 350,00 ou USD 27,00 por pessoa.

A fronteira da Namíbia com a Botswana

Assim que chegamos em Katima Mulilo, novamente em um lugar aleatório que nada se parece com uma rodoviária, nós pegamos um táxi até o bus station, de onde partem as minivans que seguem até a fronteira. Essas minivans também são chamadas de táxis, o que pode deixar as coisas um pouco confusas. Mas não se assuste! Tudo tende a dar certo 😉

Ao chegar no ponto final do ônibus é só pedir a qualquer taxista (sempre terá um monte deles por ali) para te levar até o local de onde partem as minivans para a fronteira. Diga para onde deseja ir e eles estarão aptos a lhe ajudar.

Bus Rank em Katima Mulilo – encontre a Camila na foto…rs

A corrida dentro da cidade custa em média NAD 10,00 ou USD 0,75 por pessoa. E, ao contrário de alguns lugares, eles não tentaram cobrar mais caro da gente somente pelo fato de sermos turistas.

O bus station das minivans que seguem para a fronteira com a Botswana fica próximo ao supermercado Kamunu. E, no mesmo esquema do Lesotho e África do Sul, aqui as minivans só partem quanto lotam. Ou seja, você terá que aguardar completar a lotação para seguir viagem.

Nós aproveitamos a oportunidade para tomar um gordo café da manhã com o “fat cake” que algumas senhoras estavam vendendo no local.

O fat cake são esses bolinhos de chuva gigantes que devem ter umas 500 calorias cada um e que vem “higienicamente” enrolados em um jornal 😋

Fat Cake

Quanto tempo dura a viagem até a fronteira

De Katima Mulilo até a fronteira com Botswana são 40 minutos percorridos em uma estrada super boa.

Quanto Custa

O bilhete da minivan até a fronteira custou NAD 100,00 ou USD 7,50 por pessoa.

Procedimento nas fronteiras

Para dar seguimento ao processo de saída da Namíbia é necessário preencher um formulário. Tudo é muito simples e rápido.

Fronteira para saída da Namíbia

Para entrar em Botswana os oficiais da fronteira normalmente perguntam qual será seu(s) destino(s) no país, quantos dias você irá permanecer e onde ficará hospedado. Portanto é interessante saber o nome do hotel ou lodge onde pretende se hospedar. Porém, nós não sabíamos o nome do nosso hotel e eles não criaram caso.

Dissemos que gostaríamos de ficar 15 dias no país mas eles carimbaram nossos passaportes concedendo uma autorização de permanência de 20 dias. Depois tivemos que passar por uma espécie de bacia de água rasa onde tivemos que limpar os nossos pés. Até o chinelo velho do Lázaro que estava na mochila teve de ser limpo…hehe. Só tínhamos visto procedimentos do tipo, até agora, na Austrália.

Fronteira para entrada em Botswana

Visto para Botswana

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Botswana. Inclusive a agente da fronteira foi muito simpática conosco.

Assim que cruzamos a fronteira nós entramos oficialmente na região do Chobe. E depois de 300 metros já demos de cara com uma girafa. Meu Deus, como nós amamos esse continente!!!

Autorização de entrada para Botswana

Chegamos em Kasane e compramos tickets para outra viagem de 7 horas em um ônibus Mercedes Benz bem velhinho e sem ar condicionado até Maun. Mas isso é tema para outro post. Clique aqui para ver nosso roteiro de 5 dias pelo país.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o continente africano. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Essa foi nossa viagem da Namíbia até Botswana. Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

18 Comentários

  1. Bom dia. Sou amigo do Guilherme, de Curitiba. Gostei muito do post. Pretendo fazer este trecho em agosto/18. Esta viagem durou a noite toda? Pois são 15 horas de Windhoek até Katima Mulilo, depois até a fronteira, e depois até Kasane. Abraços e boa viagem!!!

    • Oláaaa! O Guilherme me falou sobre você. Caso precise pode me mandar msg no whatsApp tb (11) 99903-2063. Muitas vezes fico sem internet, mas por lá sempre dou um jeito de responder.
      Sim, em Windhoek nós pegamos um ônibus até Katima, a viagem durou 15 horas e nós passamos a noite no busão. Mas o ônibus tinha AC e era bem OK. Depois, já de manhã no dia seguinte, seguimos de minivan até a fronteira com a Botswana e depois até Kasane.
      A empresa Intercape tem ônibus fazendo esse mesmo trajeto. A viagem custa um pouco mais caro mas os ônibus são mais confortáveis.
      Abraços,
      Camila

  2. Camila!

    Preciso de socorro! rsrsr
    Vou à Namíbia 25 de junho, 20 dias de viagem. Mas gostaria de incluir Victoria Falls e Delta do Okavango no meu trajeto.
    Tudo isso de carro… Ou a opção de melhor custo-benefício, mas não to conseguindo muita informação!!!!
    Pode me dar uma luz?
    Obrigada!

      • Ei Camila!!!!!
        Eu vi o post de vocês sobre o ônibus de windhoek até a fronteira com a Botsuana, 15-16 horas de viagem.
        Estamos na dúvida pois pensei em duas opções: 1 – fazer o trajeto da Namíbia, partindo de windhoek, atravessar a fronteira com a Zâmbia (ir a Victoria falls) e de lá descer até o delta okavango (Botsuana), fechando o ciclo e retornando para windhoek ao fim dos 20 dias. Isso tudo de carro alugado.
        2 – realizar o percurso da Namíbia a partir de windhoek com retorno para essa mesma cidade, pegar o bus que vocês pegaram na capital (15-16horas) e então ir até o delta okavango (aí nessa parte não entendi se daria para ir a victoria falls).
        A opção 1 me chama mais atenção pois economiza tempo de deslocamento. Mas não consegui encontrar informação sobre andar de carro alugado em mais de um país….
        O que acha?
        Obrigada!!!!
        Beijos

        • Se vc quiser atravessar fronteiras com o carro alugado vc terá que pedir uma autorização específica para a locadora. É meio caro, mas não me lembro o valor exato porque a locadora que escolhemos na Namíbia não emitia o documento (e nosso carrinho alugado nem aguentaria a aventura tb…hahaha). Alugamos o nosso carro com a Spes Bona. Vc precisa ver com as locadoras maiores quanto custaria essa autorização. A mais famosa locadora de veículos por lá é a Britz (embora tenha a Hertz, Budget e etc. tb). Vc pode já tentar entrar em contato com eles para verificar 🙂
          Ir com o carro alugado será mais cômodo e pode te ajudar a ganhar tempo. Pq os ônibus demoram mais e nem sempre as minivans tem horários específicos, sabe?

          Fomos de Windhoek para Botswana, conhecemos Kasane e Maun e de Maun pegamos um ônibus noturno para a fronteira com a Zâmbia. Cruzamos a fronteira de balsa, já que a ponte ainda não está pronta e pegamos um táxi compartilhado + ônibus até Livingstone.
          É possível fazer tudo de ônibus e voltar para Windhoek sim!

          Mas como vcs tem apenas 20 dias, acho que o odeiam seria otimizar o transporte ne? Vc já chegou a olhar voos de Windhoek para Livingstone? Pode ser uma opção tb!

          3 dias em Botswana, 2 para Vic Falls (entre chegar e sair) e mais uns 2 de transporte. Pode considerar mais ou menos esse tempo para vc ter uma ideia.

          Acho que é isso 🙂

          Anota meu WhatsApp. Por lá vc me encontra mais fácil (11) 99903 2063.

          Bjao e que sua viagem seja linda! Nós amamos a África ❤️

  3. Ola, amei, amei tudooo é isso mesmo que quero…na verdade queria fazer trabalho voluntario em algum programa, mas desisti, turismo voluntario é um comercio turístico caríssimo.
    Eu vou sozinha, adoraria a orientação de vocês, pretendo inclui mais alguns lugares ao roteiro.
    mas Namibia e botsawna é certeza, Estou pensando em começar por Botsawana e finalizar em Suazilandia.
    abraços.

    • Olá Diana,
      Pois é… trabalho voluntário no exterior é mais uma forma de gastar rios de $$, de encher o ego e os bolsos de pessoas que nem sempre estão interessadas em ajudar quem realmente precisa. Muitos atravessadores vendem o programa de voluntariado a preços exorbitantes, e eu tenho lá minhas dúvidas se de fato algumas semanas em um lar para crianças abandonadas de fato traz benefícios. É uma questão delicada…
      Nós amamos a Namíbia! Com certeza é um pais que vale a pena incluir no roteiro.
      Abração

  4. Olá, tudo bem com vocês?

    Parabéns pelos posts. O Blog está muito organizado. Gostaria de uma dica de vocês sobre o trajeto Windhoek – Katima. Eu já fiz Windhoek – Maun – Kasane, porém na época (2013) não tinha transporte e foi tudo bem improvisado. Agora pretendo fazer Windhoek – Katima e gostaria de saber se esse ônibus da Oasis sai todo os dias e quais os horários. O ônibus da Intercape não faz mais essa rota. Desde já agradeço pela atenção! Muita luz no caminho de vocês.

    • Oi Allysson, tudo bem?
      Vou ficar te devendo, amigo. Tem bastante tempo que passamos por lá e já não me lembro muito bem os horários e a frequência dos ônibus.
      Abração e faça uma linda viagem por esse continente que a gente tanto ama!
      AbraÇão!