Casal Wanderlust

Como ir da Namíbia até Botswana, de ônibus

Viajar de transporte público é nosso lema nessa viagem de volta ao mundo. Além de nos possibilitar certa economia, viajando desta maneira nós conseguimos vivenciar melhor os destinos e ainda temos um contato mais de perto com a população local. Veja nesse post como nós fizemos para ir da Namíbia até Botswana. Partindo de Windhoek, passando por Katima Mulilo e seguindo até Kasane, utilizando apenas o transporte público local.

Como ir da Namíbia até Botswana de ônibus

Um dos ônibus que faz o trajeto de Kasane até Maun

Como ir da Namíbia até Botswana 

Próximo ao shopping Wernhil Park em Windhoek fica o bus station, uma das estações de ônibus da cidade. O lugar não lembra em nada uma rodoviária, como nós conhecemos no Brasil. Os ônibus simplesmente ficam estacionados em uma grande área a céu aberto e você compra seu ticket com o próprio motorista ou com seu ajudante.

A empresa com a qual nós viajamos da Namíbia até Botswana foi a Oasis Desert – não encontramos site na internet. O ônibus era super bom, da marca Marcopollo (bem famosa por aqui aliás), com ar condicionado e tudo.

Quanto tempo dura a viagem até Katima Mulilo

A viagem de Windhoek até Katima Mulilo durou 15 horas. Katima Mulilo é uma cidade da Namíbia que fica próxima às fronteiras do país com Angola, Zâmbia, Zimbábue e Botswana. Paramos inúmeras vezes pelo caminho mas a viagem foi super tranquila.

Quanto Custa a viagem de Windhoek até Katima Mulilo

O bilhete custou NAD 350,00 ou USD 27,00 por pessoa.

A fronteira da Namíbia com a Botswana

Assim que chegamos em Katima Mulilo, novamente em um lugar aleatório que nada se parece com uma rodoviária, nós pegamos um táxi até o bus station, de onde partem as minivans que seguem até a fronteira. Essas minivans também são chamadas de táxis, o que pode deixar as coisas um pouco confusas. Mas não se assuste! Tudo tende a dar certo 😉

Ao chegar no ponto final do ônibus é só pedir a qualquer taxista (sempre terá um monte deles por ali) para te levar até o local de onde partem as minivans para a fronteira. Diga para onde deseja ir e eles estarão aptos a lhe ajudar.

Bus Rank em Katima Mulilo – encontre a Camila na foto…rs

A corrida dentro da cidade custa em média NAD 10,00 ou USD 0,75 por pessoa. E, ao contrário de alguns lugares, eles não tentaram cobrar mais caro da gente somente pelo fato de sermos turistas.

O bus station das minivans que seguem para a fronteira com a Botswana fica próximo ao supermercado Kamunu. E, no mesmo esquema do Lesotho e África do Sul, aqui as minivans só partem quanto lotam. Ou seja, você terá que aguardar completar a lotação para seguir viagem.

Nós aproveitamos a oportunidade para tomar um gordo café da manhã com o “fat cake” que algumas senhoras estavam vendendo no local.

O fat cake são esses bolinhos de chuva gigantes que devem ter umas 500 calorias cada um e que vem “higienicamente” enrolados em um jornal 😋

Fat Cake

Quanto tempo dura a viagem até a fronteira

De Katima Mulilo até a fronteira com Botswana são 40 minutos percorridos em uma estrada super boa.

Quanto Custa

O bilhete da minivan até a fronteira custou NAD 100,00 ou USD 7,50 por pessoa.

Procedimento nas fronteiras

Para dar seguimento ao processo de saída da Namíbia é necessário preencher um formulário. Tudo é muito simples e rápido.

Fronteira para saída da Namíbia

Para entrar em Botswana os oficiais da fronteira normalmente perguntam qual será seu(s) destino(s) no país, quantos dias você irá permanecer e onde ficará hospedado. Portanto é interessante saber o nome do hotel ou lodge onde pretende se hospedar. Porém, nós não sabíamos o nome do nosso hotel e eles não criaram caso.

Dissemos que gostaríamos de ficar 15 dias no país mas eles carimbaram nossos passaportes concedendo uma autorização de permanência de 20 dias. Depois tivemos que passar por uma espécie de bacia de água rasa onde tivemos que limpar os nossos pés. Até o chinelo velho do Lázaro que estava na mochila teve de ser limpo…hehe. Só tínhamos visto procedimentos do tipo, até agora, na Austrália.

Fronteira para entrada em Botswana

Visto para Botswana

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Botswana. Inclusive a agente da fronteira foi muito simpática conosco.

Assim que cruzamos a fronteira nós entramos oficialmente na região do Chobe. E depois de 300 metros já demos de cara com uma girafa. Meu Deus, como nós amamos esse continente!!!

Autorização de entrada para Botswana

Chegamos em Kasane e compramos tickets para outra viagem de 7 horas em um ônibus Mercedes Benz bem velhinho e sem ar condicionado até Maun. Mas isso é tema para outro post. Clique aqui para ver nosso roteiro de 5 dias pelo país.

Essa foi nossa viagem da Namíbia até Botswana. Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta