Casal Wanderlust

Como ir de Joanesburgo até a Suazilândia

Para ir de Joanesburgo até a Suazilândia não tem ônibus. A solução é ir de avião (opção mais cara) ou fazer uma viagem nas minivans, que na África do Sul são chamadas de táxis – como esta da foto abaixo.

Aliás, em nossos posts pelo continente africano você vai perceber que as minivans possuem diferentes nomes de acordo com o país. Então nós as chamaremos pelos nomes de cada lugar, neste caso, de TÁXIS ☺️

Algumas agências de turismo também oferecem o serviço de transporte direto do aeroporto de Joanesburgo para a Suazilândia, mas o serviço não é oferecido todos os dias e o valor é mais que o dobro do que o cobrado pelos táxis que saem da Park Station.

Park Station

A Park Station é uma estação central, como a Tietê, estação do metrô de São Paulo.

Assim que chegamos na cidade nós fomos até lá para saber qual era a melhor maneira de irmos de Joanesburgo até a Suazilândia, país que estávamos ansiosos para conhecer.

Vista da Park Station do lado de dentro

Logo que chegamos na Park Station nós já descobrimos que não existem ônibus indo para Suazi. Perguntamos para a moça do centro de informações como as pessoas costumavam fazer neste caso e ela nos disse que tínhamos que pegar os táxis que saiam dali mesmo. Porém, ela também nos disse que o local não era seguro e nos desaconselhou a irmos sozinhos até lá.

Se ela disse, né?

Vista da Park Station do lado de fora, de onde saem os táxis

Pagamos uma gorjeta para um brother camarada que estava por ali para que ele nos levasse até o ponto de saída dos táxis. Mas também poderia ter sido um dos carregadores (porters) que ficam ali pela Park Station tentando ajudar as pessoas com as suas inúmeras e pesadas malas.

O lugar é realmente meio bagunçado. Gente pra lá e pra cá vendendo todo tipo de coisas, desde cordões de ouro até sanduíches de salsicha e ovo cozido e táxis partindo para todo canto.

Localização 

A Park Station é praticamente ao lado de uma das atrações de Joanesburgo, o Constitucional Hill – veja aqui o relato completo que fizemos sobre essa prisão onde Mandela e Gandhi ficaram presos.

No dia de nossa viagem, como já tínhamos passado alguns dias na cidade, estávamos menos medrosos, digamos assim. Fomos até a Park Station e seguimos até o local de onde sairia o nosso táxi para a Suazilândia – dessa vez sem pagar gorjeta para ninguém nos guiar.

Achamos tudo bem mais tranquilo. Nos sentimos mais seguros até mesmo na hora de deixar nossos passaportes nessas mesinhas aí, olha:

E também na hora de colocar nossas mochilas (que contém nossas vidas) nessas carretinhas que vão presas aos táxis (minivans). Só depois percebemos que as bichinhas não são cobertas! Ainda bem que não choveu…hahaha.

Como Chegar na Park Station

Até a Park Station é possível chegar de ônibus, Gautrain (metrô), táxis (minivans) e Uber.

Nós fomos com o Gautrain e pagamos USD 2,00 da estação Rosebank até a Park Station.

Obs.: no primeiro dia que você for utilizar o metrô, será preciso comprar o cartão do Gautrain (assim como o do metrô de SP). O cartão custa USD 1,22 e pode ser recarregado depois.

Parte do sistema de ônibus (o Raya Vaya) é integrado com o metrô, assim como em algumas cidades do Brasil.

Quanto custa a viagem de Joanesburgo até a Suazilândia

Os táxis partem somente quando lotam. Ou seja, você vai ter que ficar aguardando a lotação.

Nós chegamos as 9h30m e saímos as 10h30m – uma espera de uma hora – que até que foi bem razoável.

Nossa viagem de Joanesburgo até a Suazilândia (Mbabane), custou USD 16,90  por pessoa.

E como é a viagem?

Prepare-se! A viagem de Joanesburgo até a Suazilândia é apertada pra cacete…hahahaha 😜

Olha nossas pernas espremidas aí:

Quanto tempo de viagem?

A viagem de Joanesburgo até a Suazilândia (Mbabane) durou 4h30m.

Não há nenhuma parada pelo caminho, somente na fronteira, depois de 4 horas de viagem.

Obs.: lembre-se disso quando o motorista parar para abastecer na saída de Joanesburgo e vá ao banheiro!

O táxi vai até Mbabane e Manzini, as duas principais cidades do Reino da Suazilândia.

Quer saber como foram nossos dias por lá? Então dá uma olhada nesse post!

A fronteira entre os países

Como ir de Joanesburgo até a SuazilândiaParamos na fronteira do lado sul-africano e todos desceram do táxi. A mulher que estava com o motorista pegou todos os passaportes e nós a seguimos até o guichê onde ela entregou o pacotão com 12 passaportes verdinhos e somente os nossos azuis.

As pessoas eram chamadas pelo nome para pegar o passaporte de volta e seguiam até o lado da Suazilândia, onde o apresentavam novamente para ganhar o carimbo de entrada no país. 

Não fizeram nenhuma pergunta, imagino que seja pelo motivo de brasileiros não precisarem de visto.

Saímos com os passaportes carimbados e trocamos de táxi, já que o nosso não iria para Mbabane.

 

O visto para a Suazilândia

Como dissemos acima, brasileiros não precisam de visto para a Suazilândia. Aliás, eles amam o nosso futebol! Muitos nos disseram que não deixaram de amar a nossa seleção nem depois dos vergonhosos 7 x 1 que tomamos da Alemanha na última copa.

Fizemos amizade com um cara no táxi, pois tínhamos perguntado a ele sobre lugares para nos hospedar em Mbabane. Na fronteira, ele gentilmente nos deu um jornal que continha diversas informações sobre a cidade e também sobre o país.

Vejam só! Ainda há gentileza espalhada por esse mundo ❤️

Acompanhe nossa aventura pelo continente africano:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

7 comentários sobre “Como ir de Joanesburgo até a Suazilândia

  1. rayaneaz

    Ótimas informações. Estou achando que vou copiar o Roteiro de vocês, hein? Vai que resolvo dar uma volta ao mundo também? Amei, queridos!

Deixe uma resposta