O que fazer em Kathmandu, no Nepal – Incluindo dicas de locomoção e custos!

Planejando uma viagem pelo Nepal? Veja neste post o que fazer em Kathmandu, incluindo dicas de como se locomover, onde se hospedar e todos os custos de nossa passagem por esta incrível cidade do Himalaias.

O que fazer em Kathmandu
Boudhanath

O que fazer em Kathmandu

Todos os filmes famosos que contam as trajetórias daqueles que vão até o Nepal para escalar o Everest começam em Kathmandu. Já percebeu? E já que estamos falando de bons filmes, foi em Kathmandu que o Doutor Estranho desenvolveu suas habilidades. Quem aí também é fã dos filmes da Marvel levanta a mão 🙋🏼‍♀️ Mas quem não é, não tem problema. Porque o post nem é mesmo sobre filmes…hahaha.

Mas deixando os blockbusters de lado, como comentei mais acima, todos aqueles que chegam ao Nepal para escalar o Everest passam primeiro por Kathmandu. Entretanto, se você, assim como eu, também não tem USD 40.000 para escalar o famoso monte (sim, escalar o Everest custa TUDO isso ou até mais), veja as demais atrações de Kathmandu neste post.

O que fazer em Kathmandu
O que fazer em Kathmandu

Onde se hospedar em Kathmandu

Nós nos hospedamos nos hotéis Zen Bed & Breakfast e no Mitra Garden Inn. Pagamos em média USD 7 por um quarto duplo com banheiro privativo. Ambos são hotéis simples e baratinhos, mas super bem localizados.

Entretanto, caso você queira ver outras opções de hotéis em Kathmandu veja as opções que nós separamos para você, basta clicar AQUI neste link.

o que fazer em Kathmandu
Olha que quarto mais fofinho!?

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente?

Boudhanath

Distante 11 km do centro está a Stupa Boudhanath, um dos monumentos budistas mais importantes de Kathmandu e que desde 1979 pertence a lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

Além disso, Boudhanath é o templo budista tibetano mais sagrado do mundo fora do Tibet e também uma das maiores stupas semi-esféricas do mundo.

Por isso é importante saber que Stupa (ou Estupa) é um dos símbolos mais importantes do Budismo, já que ela muitas vezes abriga relíquias sagradas em seu interior, como restos mortais (cinzas) de pessoas importantes para o budismo. Além disso, quando uma Stupa é construída, diz-se que ela tem um forte impacto nos arredores, já que ela diminui as forças negativas e encoraja a harmonia entre os seres.

O que fazer em Kathmandu
O que fazer em Kathmandu – Boudhanath Estupa

Confesso que fui visitar Boudhanath com o coração apertado, pois não sabia o que encontraria depois do terremoto. Mas o trabalho de restauração do templo já havia sido feito e ela estava lá, linda, gigante e imponente.

O que fazer em Kathmandu
O que fazer em Kathmandu – Boudhanath Estupa

Como Chegar: Basta pegar um micro-ônibus na rua Jamal Sadak – Em frente ao Vishwajyoti Mall. O bilhete custa NPR 20,00 por pessoa, ou USD 0,20.

Quanto Custa: A entrada para Boudhanath custa NPR 400,00 por pessoa, ou USD 3,50.

Amideva Buddha Park

Quem me conhece sabe que quanto mais colorido for, mais eu amo! Então nem preciso falar muito sobre o Amideva Buddha Park, esse lugar incrível que fica aos pés da colina onde está situado o Swayambhunath, o Templo dos Macacos.

São três estátuas de Buda gigantes, todas lindas e COLORIDAS! Além disso, a do meio é a maior estátua de Buda de todo o Nepal. Mas o melhor de tudo é que a entrada para o parque é livre. E de lá é só seguir ladeira acima para a próxima atração da lista:

O que fazer em Kathmandu
Amideva Buddha Park

Como Chegar: Basta pegar um micro-ônibus no Sorhakhutte. O bilhete custa NPR 15,00 por pessoa, ou USD 0,15.

Quanto Custa: É de graça.

Swayambhunath (Monkey Temple)

Swayambhunath, ou Templo dos Macacos, é um complexo religioso budista e hindu a noroeste de Kathmandu. O Templo fica no topo de uma colina e rende uma vista panorâmica maravilhosa do vale.

Mas considerando a subida íngrime para se chegar até lá, considere um dia inteiro para explorar o local com calma.

O que fazer em Kathmandu
Swayambhunath

Além disso, a Stupa que podemos ver neste templo (foto abaixo) é a mais antiga do gênero em todo o Nepal. E além dela você também poderá visitar um mosteiro tibetano, um museu e até uma biblioteca no complexo de Swayambhunath.

Swayambhunath Stupa

Ademais, registros históricos evidenciam que a Stupa Swayambhunath já era um importante destino de peregrinação budista no século 5 d.C. Mas suas origens, no entanto, datam de muito antes.

O que fazer em Kathmandu
O que fazer em Kathmandu

Mas também existe uma coleção de lendas sobre o local, uma delas fala sobre um lótus milagroso plantado por um antigo Buda. Este lótus floresceu no lago e cobriu o Vale de Kathmandu. O lótus irradiava misteriosamente uma luz brilhante, por isso o nome do lugar passou a ser Swayambhu, que significa “auto-criado ou auto-existente”.

O que fazer em Kathmandu

Santos, sábios e divindades viajavam para o lago para venerar essa luz milagrosa por seu poder em conceder a iluminação. E esta é a teoria mais aceita para explicar o início da peregrinação à Swayambhunath.

Monges também fazem selfies, ué!?

Por que Templo dos Macacos?

A história é bacana e tal. Mas você ficou curioso para saber o porquê do nome Templo dos Macacos. Por que, afinal, Templo dos Macacos?

Certamente é por conta desses caras aí, que são tão bonitinhos, né? E são mesmo. Super fofos! Só não dê bobeira com sua comida perto deles. Porque eles roubam! 😜

São fofos! Mas roubam sua comida!
Lá se foi meu suco…

Como Chegar: Basta pegar um micro-ônibus no Sorhakhutte. O bilhete custa NPR 15,00 por pessoa, ou USD 0,15.

Quanto Custa: A entrada para2Swayambhunath custa NPR 400,00 por pessoa, ou USD 1,80.

Kathmandu Durbar Square

Ademais, é importante que você saiba que antes da unificação do Nepal o país era formado por pequenos reinos. Por isso 3 reis da época travaram uma espécie de competição para ver quem construía a maior e mais bonita praça, as chamadas Durbar Square (Praças Durbar), que hoje representam o que restou desses reinos antigos.

Durbar Square é o nome usado para descrever tanto as praças quanto as áreas dos antigos palácios reais do Nepal. Todavia, existem três Praças Durbar no Vale de Katmandu: a Kathmandu Durbar Square, a Patan Durbar Square e a Bhaktapur Durbar Square, todas incluídas na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Entretanto, todas as praças foram bastante afetadas pelo terremoto ocorrido em 2015. Esta da foto abaixo é a Durbar Square, que fica no centro da cidade de Kathmandu. E assim como as demais, vem recebendo um intenso trabalho de restauração pós terremoto.

Kathmandu Durbar Square
Kathmandu Durbar Square antes do terremoto
Kathmandu Durbar Square depois do terremoto

Como Chegar: Dá para ir a pé até a Kathmandu Durbar Square, especialmente se você estiver hospedado na região da Thamel.

Quanto Custa: A entrada para a Kathmandu Durbar Square custa NPR 1.000,00 por pessoa, ou USD 10,00.

Patan Durbar Square

Localizada na cidade de Lalitpur, a terceira maior cidade do Nepal, está a Patan Durbar Square.

Uma manhã inteira é bem suficiente para andar por toda a praça. E se você quiser comprar mochilas (cópias ou originais), ou mesmo souvenirs e roupas, saiba que o mercado nas redondezas da praça é um dos lugares onde encontramos os melhores preços.

Durbar Square
Patan Durbar Square antes do terremoto
O que fazer em Kathmandu
Patan Durbar Square depois do terremoto

Como Chegar: Basta pegar o ônibus circular de cor verde no ponto bem em frente ao Tundikhel Park, próximo ao Ratna Park. O bilhete custa NPR 15,00 por pessoa, ou USD 0,15. Obs.: esses nomes todos você encontra facilmente no Google Maps ou no Maps.Me.

Quanto Custa: A entrada para Patan Durbar Square custa NPR 1.000,00 por pessoa, ou USD 10,00.

Bhaktapur Durbar Square

A uma distância de 13 km de Kathmandu está a Bhaktapur Durbar Square, a mais bonita de todas em minha humilde opinião.

Além disso, o complexo é bem grande e composto por quatro praças distintas: Durbar Square, Taumadhi Square, Dattatreya Square e Pottery Square, sendo que mais afetada pelo terremoto foi a Durbar Square.

Bhaktapur Durbar Square
Bhaktapur Durbar Square antes do terremoto
Bhaktapur Durbar Square depois do terremoto
Pottery Square
Pottery Square
Dattatreya Square depois do terremoto
Kama Sutra
Imagens do Kama Sutra nas paredes do Templo
Bhairavnath Temple e Taumadhi Square – vista do alto do Nyatapola Temple

Como Chegar: Basta pegar o micro-ônibus no Bhaktapur Bus Park. O bilhete custa NPR 25,00 por pessoa, ou USD 0,25.

Quanto Custa: A entrada para Bhaktapur Durbar Square é a mais cara de todas, custa NPR 1.500,00 por pessoa, ou USD 14,00.

O que fazer em Kathmandu – Nagarkot

Na volta de Bhaktapur vale a pena passar em Nagarkot para apreciar o pôr do sol com vista para os Himalaias:

O que fazer em Kathmandu
Nagarkot

Pashupatinath

O Templo de Pashupatinath, dedicado ao deus Shiva, é um dos quatro locais religiosos mais importantes da Ásia para os devotos deste deus hindu.

Além disso, construído no século 5, Pashupatinath é o maior complexo de templos do Nepal, visto que estende-se pelos dois lados do rio Bagmati, rio este considerado sagrado pelos hindus.

Por isso, acompanhar uma cerimônia de cremação neste templo é uma das experiências mais incríveis, diferentes e, porque não, chocantes, que você pode ter no Nepal.

Eu achei tão marcante e tão incrível que fiz um post específico sobre a cerimônia, clique AQUI para ver o relato completo.

Pashupatinath

O que fazer em Kathmandu – Thamel

O centro da doidera, dos mochileiros e dos turistas do mundo todo. A Thamel é uma rua e um centro comercial no coração de Kathmandu.

Além disso, é na Thamel onde você encontra a maioria dos albergues, bares, restaurantes e agências de turismo que vendem os mais variados passeios. Mas por lá também há inúmeras lojas de material de trekking, roupas, sapatos, lembrancinhas e milhões de outras coisas que você pode ou não precisar.

Quem não se perder pela Thamel não pode dizer que visitou Kathmandu…rs.

Nepal Handicraft
Thamel

O Everest

Como comento mais acima, escalar o Everest custa no mínimo USD 40.000. É muito dinheiro para o meu pobre bolso.

Mas se você quiser ter a experiência de sobrevoar o Monte para vê-lo de mais pertinho, saiba que nem é necessário vender um rim 😅

Eu sobrevoei o Everest em um voo da Buddha Air e conto como foi a experiência neste outro post super caprichado. Basta clicar AQUI para ver.

O Everest

A maconha no Nepal

Até a 1973 a maconha (assim como o ópio) era legalizada no Nepal. O país era o destino mais descolado para os apreciadores da erva, especialmente durante a era Hippie.

Já esteve em Amsterdã? Podemos dizer que até 73 os viajantes encontravam no Nepal as mesmas maravilhas encontradas na famosa cidade holandesa. Entretanto, a alegria e felicidade de muitos chegou ao fim em 1973m quando o consumo de maconha passou a ser considerado ilegal no Nepal.

Herb

Mas o fato mais curioso é que ainda hoje, caminhando pela periferia, você encontra um monte de pés de maconha crescendo por todo lado, feito capim. Mas o consumo é ilegal podendo gerar desde multas e repreensões até anos de cadeia.

O consumo só é liberado para os Sadhus (esses aí da foto mais abaixo), sendo permitido a eles o uso em rituais religiosos. Pois reza a lenda que os Sadhus fumam maconha pois estariam simplesmente imitando o deus Shiva, que também fumou a erva durante sua passagem por Kathmandu. Será?

Visto para o Nepal

Brasileiros precisam de visto para visitar o Nepal. Veja neste outro post como obter o visto na chegada no aeroporto de Kathmandu.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Além de ser obrigatório em muitos países e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Espero que este post possa lhe ajudar. E pode ser que você queira ver também também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Gostou deste post? Passe o mouse e salve-o no Pinterest para ler mais tarde:

6 Comentários

  1. Muito legal ser post sobre o Nepal…adoro conhecer lugares assim! Mas minha dúvida é….vc acha que é tranquilo viajar com uma criança de 2 anos? É provável que a gente precise usar o carrinho para bebe em alguns locais pois ela n aguenta longas caminhadas.

    • Oi Eveline, tudo bem?
      Usar o carrinho de bebê pode ser meio complicado em algumas áreas. As ruas não são bem conservadas e calçadas nem sempre existem. Nós vimos muitas famílias viajando com crianças por lá. Mas muitas utilizavam aquele “sling”, sabe?
      Talvez vocês tenham certa dificuldade para utilizar o carrinho sim. Mas não é uma impossível com um bebê não, só é um pouco mais difícil.
      Bjos

  2. Camila, amei o blog. Seu relato é perfeito para uma mochileira não tão rutz como eu. Sua escrita é clara e dá dicas preciosas de como economizar sem perder a festa! Parabéns, fiquei fã. (Ainda não encontrei meu par wanderlust, mas sua história me deu esperança haha).