O que fazer em Rotorua, na Nova Zelândia

Rotorua é um paraíso termal fascinante! Com piscinas de lama borbulhante, de cores absolutamente incríveis, gêiseres em plena atividade, fontes geotérmicas e um cheirinho de ovo podre que paira no ar….rsrsrs 😜

Mas calma, o cheiro de “pum” não atrapalha em nada se considerarmos as paisagens absurdamente LINDAS! Mesmo porque, depois de alguns minutos nosso nariz acostuma-se a ele devido a um evento maravilhoso chamado fadiga nasal…rs.

O cheiro ruim deve-se a alta concentração de enxofre que exala por todas as piscinas, crateras, gêiseres e etc.

Rotorua

A Champagne Pool

Onde se Hospedar em Rotorua

Nós nos hospedamos no Novotel Rotorua Lakeside. O hotel fica a apenas 10 minutos a pé do centro da cidade e o café da manhã era delicioso 😋

Mas em Rotorua você encontrará uma quantidade enorme de hotéis. Clique aqui para ver a seleção que nós preparamos. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Rotorua e sua localização

Rotorua está localizada no Anel de Fogo do Pacífico – que é nada mais nada menos que a área responsável por cerca de 90% dos terremotos no mundo! No Anel de Fogo estão localizados 50% dos vulcões existentes em todo o planeta. E a área ainda interfere na incidência dos tsunamis, incluindo aquele que ocorreu no Japão em 2011 e atingiu a usina nuclear de Fukushima.

Em outras palavras, Rotorua está em um dos campos de atividade geotérmica mais ativos do mundo!

Como chegar em Rotorua

Nós fomos de carro a partir de Auckland. São 237 km de distância pela rodovia interestadual. Nem precisamos dizer que a estrada é “um tapete”, né? Super boa! Além disso aproveitamos para conhecer Hobbiton, que fica bem no caminho.

Há um aeroporto em Rotorua. Ele fica a 11 km do Centro. Por lá chegam voos vindos de Auckland, Wellington, Christchurch, Queenstown e Sydney, na Austrália, todos feitos pela Air New Zealand.

Outra opção são as companhias de ônibus Intercity e Naked Bus. Partindo de Auckland a viagem dura 4 horas e valor médio da passagem (ida e volta) custará USD 39.00.

O que fazer em Rotorua?

Paisagens incríveis, basicamente! Mas dentre as diversas atrações vamos listar aqui aquelas que visitamos quando estivemos em Rotorua em 2014. Vamos lá:

Wai-O-Tapu

A 27 km de Rotorua está aquela que, na nossa humilde opinião, é a atração mais surreal, mais colorida, mais fedida e mais incrível de todas: Wai-o-Tapu.

Ao todo são três circuitos diferentes onde é possível visitar cerca de 25 atrações distintas. As trilhas são bem tranquilas e fáceis. Logo na entrada você recebe um folder com os nomes e direções de tudo que há para ver no parque. A maior distância a percorrer são 3 km.

Mapa Wai o Tapu

Mapa do parque

  • Champagne Pool

A “Piscina de Champanhe” é uma das principais atrações turísticas de Wai-o-Tapu. Em uma cratera com 65 metros de largura, a piscina de águas quentes é conhecida assim pelas bolhas produzidas pelo dióxido de carbono, que faz lembrar as borbulhas de uma taça de champanhe.

O lago foi formado há 700 anos em decorrência de uma erupção vulcânica. A cor exuberante das margens (esse alaranjado fluorescente aí da foto) deve-se a presença de bactérias e minerais tais como ouro, prata, mercúrio, enxofre (também responsável pelo cheirinho podre…hahaha), arsênio e etc., dissolvidos na água.

Wai-o-Tapu

Nomeado pelo Trip Advisor como “Um dos 20 lugares mais surreais do mundo”, assim que chegamos lá foi bem fácil entender o porquê…

Waiotapu New Zealand

Os gases que exalam são basicamente dióxido de carbono (CO2) mas também contém uma mistura, em menor grau, de:  azoto (N2), metano (CH4), hidrogênio (H2), sulfeto de hidrogênio (H2S) e vestígios de oxigênio (O2).

Waiotapu

Absurdamente lindo:

Wai o TapuNão sabemos de casos em Rotorua, mas em Yellowstone nos Estados Unidos acidentes com turistas que caem nas águas escaldantes dos lagos vulcânicos não são incomuns. A água é tão quente que sequer os restos mortais poderão ser encontrados em caso de queda. Medoooo!

  • Devil’s Bath

Ou Banheira do Diabo, em Português. Aqui palavras não são necessárias para descrever o verde mais verde que já vimos até hoje. Se bem que a sua cor pode variar de acordo com a época do ano. Quanto mais verde, mais arsênico tem ali.

Devil's BathDevil's Bath Rotorua

  • Artist’s Pallette

Ou Paleta do Artista, em Português. Do ladinho da Champagne Pool as cores desta atração vão mudando conforme o avançar das águas que transbordam da piscina.

Artists Pallette

  • Panoramic View

A Vista Panorâmica ao final da trilha, onde é possível, como o nome já diz, ter uma visão ampla de boa parte do parque.Panoramic View Wai o Tapu

Endereço: Thermal Wonderland, 201 Waiotapu Loop Rd, RD3, Rotorua Central, Rotorua, 3073, New Zealand.

Os valores dos tickets são: Adultos USD 24.00. Crianças USD 8.00. Ainda há a opção do ingresso família por USD 58.00 – valor para dois adultos e até três crianças.

Te Puia

A 5 minutos do centro de Rotorua está o Te Puia. O lar do Instituto de Arte Maori da Nova Zelândia. Um lugar onde você pode ver um Kiwi ao vivo (não a fruta, o animalzinho símbolo do país), e onde fica o mundialmente famoso Pohutu Geyser, o maior gêiser ativo do hemisfério sul. Uma das atrações mais fotografadas de Rotorua!

Te Puia

O lendário Gêiser Pohutu foi recentemente classificado entre os “TOP 5 Geysers” do mundo pela Lonely Planet. Entrando em erupção a uma altura de 30 metros até 20 vezes por dia. As erupções podem durar de alguns minutos a vários dias. Em um caso raro entre 2000 e 2001, o Pohutu ficou em erupção durante 250 dias.

Te Puia Rotorua

O processo de erupção de um gêiser se inicia quando a água da chuva começa a ferver e criar vapor, devido ao calor intenso do subsolo de rocha fundida. A pressão aumenta dentro da câmara subterrânea até que finalmente essa pressão força o caminho para cima, lançando através do gêiser jatos de água e vapor que chegam a 30 metros de altura.

Geyser Te Puia

O local possui ainda diversas atrações, inclusive números de dança que mostram a cultura Maori. Os valores oscilam de acordo com as atrações que você pode optar por conhecer. O valor do day pass é de USD 36.00 para adultos. Crianças pagam USD 18.50 e o ingresso para família custa USD 100.00.

Maori

Para maiores informações sobre o Te Puia clique aqui. Tem muita coisa bacana para ver por lá, especialmente para aprender mais sobre a cultura Maori. Os Maoris são o povo indígena da Nova Zelândia, eles são Polinésios e compreendem cerca de 14 por cento da população do País. Acredita-se que os Maoris migraram da Polinésia em canoas por volta do século 9 ao século 13 dC.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para Nova Zelândia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque!  Faça já sua cotação clicando aqui.

Então: Ka kite anō! – Que na linguagem Maori significa: Até logo!  😉

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja nossas dicas sobre outros países Africanos e também do Oriente Médio:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

26 Comentários

  1. oi Camila… esse texto precisa ser degustado lentamente, pois acho que nunca vi tanta paisagem diferente junta. Tenho, que concordar com o termo utilizado pelo Trip Advisor – surreal – para explicar tantas cores e nuances e aspectos, com todos aqueles gases…

    Ao vivo as cores são tão intensas quanto nas imagens?! Ou mais ainda?

    Acho que bonito seria pouco para descrever esses lugares que você apresentou: intrigante? inspirador? interessante? Não sei, vou tentar definir melhor quando visitar, porque Nova Zelândia acaba de entrar em minha lista de lugares que quero conhecer antes de morrer. Ou depois, se for o caso! 🙂

    No Atacama, nos geysers del Tatio ficamos sabendo que pessoas haviam morrido nas águas borbulhantes e ferventes, por isso alguns lugares tinham uma barreira. É louco imaginar que nem os restos mortais são encontrados né?!

    beijocas

    • Nossa Analuiza, que delícia de comentário! MUITO obrigada! De fato faltam palavras para descrever esse lugar. Foi o mais surreal que vimos até agora. E acredite: ao vivo consegue ser mais incrível ainda.
      Estamos planejando uma viagem para o Atacama, no segundo semestre. Vou pegar umas dicas no seu blog! Beijos!

  2. Caraca, que bizarra essa Banheira do Diabo! Parece colorido com uma caneta marca texto! hahahhaa Ótimo post! Muito completo e com muuuuita coisa que eu não fazia ideia!

  3. Caramba, que lugar fantástico! E ainda por cima com águas termais?? Quanta coisa que eh não fazia nem ideia que podia encontrar na Nova Zelândia! Morro de vontade de visitá-la

  4. Otimo post!
    Sou tao fã de paisagens coloridas que foi impossìvel não amar esse local! Nunca tinha ouvido falar e certamente estarà na minha lista se um dia eu for para esse outro lado do mundo!
    Confesso que vc citou tanto o enxofre e outros elementos quìmicos que cà fico pensando como deve ser o cheiro deste local… hehehehehe