Como ir da Tanzânia até o Quênia, de ônibus

Veja nesse post como ir da Tanzânia até o Quênia em uma viagem de ônibus partindo da cidade de Tanga rumo à Mombaça.

Aqui você encontrará informações sobre a viagem, visto, fronteiras e todos os custos envolvidos.

Tanzânia até o Quênia

Ônibus da empresa Tahmeed

Depois de passarmos uma semana em Zanzibar, o paraíso da Tanzânia, nós seguimos até a cidade de Tanga, onde pegamos um ônibus em direção à Mombaça, no Quênia.

A princípio nós seguiríamos até a cidade de Moshi, para ver o Kilimanjaro de pertinho. Porém, como nós não iríamos subir a montanha, e como o tempo ficou nublado para vê-la de longe, nós decidimos ir até a cidade de Tanga.

O que fazer em Tanga, na Tanzânia

Tanga foi nosso ponto de parada e a cidade escolhida para fazermos a travessia da Tanzânia até o Quênia. A cidade não tem muitos atrativos nem muitos turistas. E foi exatamente por isso que nós gostamos bastante de lá.

Assim que chegamos nós fomos até a Raskazoni Beach. Aproveitamos e almoçamos no Razkazoni Beach Club, que falando assim até parece ser um lugar chique, mas não é não. Está até meio abandonado. Mas para quem quiser nadar, o local é bem bacana!

Comemos um frango apimentado, arroz e fritas, mais um litro de cerveja bem gelada por TZS 13.500,00, ou USD 6,00 por pessoa.

Razkazoni Beach Club

No dia seguinte nós fomos conhecer a praia de Ushongo, em Pangani. Para chegar até lá nós pegamos um daladala (como as minivans são chamadas por aqui) de Tanga até Pangani. A viagem levou 2 horas e custou TZS 2.500,00, ou USD 1,10 por pessoa.

Assim que desembarcamos em Pangani já apareceram uma série de taxistas e até um agente de viagens oferecendo tours até Ushongo. Mas nós resolvemos ir por conta.

Fomos a pé até a pequena balsa que faz a travessia entre as duas margens, visto que tem um rio cortando Pangani ao meio.

A balsa que faz a travessia entre as margens

Do outro lado da margem os motoqueiros estavam pedindo TZS 10.000,00 por pessoa para ir até Ushongo. Mas nós negociamos e fomos nós dois (mais o motorista) em uma única moto, pela metade do preço. Pagamos cerca de USD 4,50 pelo transporte.

A estrada estava péssima pois tinha chovido muito nos dias anteriores. A praia não nos surpreendeu, mas encontramos um lodge bacaninha e ficamos por lá bebendo cerveja.

Ushongo

Onde se hospedar em Tanga

Na primeira noite nós dormimos no Dolphin Hotel, pagamos USD 30,00 por um quarto duplo. Porém, o hotel estava sendo reformado e nós achamos o custo x benefício bem ruim.

Nos mudamos no dia seguinte para o Mtendele Hotel. Pagamos TZS 40.000,00, ou USD 17,00, por um quarto com ar condicionado, banheiro privativo e café da manhã.

Como ir da Tanzânia até o Quênia de ônibus

Viajar de ônibus entre cidades e até atravessar fronteiras entre países é nossa maneira preferida de viajar. E para irmos da Tanzânia até o Quênia não foi diferente, fomos de ônibus.

No Bus Rank de Tanga nós compramos bilhetes com a empresa Tahmeed Coach para seguirmos até a cidade de Mombaça, no Quênia. Entretanto existem diversas outras empresas que fazem o trajeto entre cidades da Tanzânia até o Quênia de ônibus ou mesmo de daladala.

Bus Rank em Tanga

Quanto Custa

A viagem de ônibus da Tanzânia até o Quênia (partindo de Tanga até Mombaça) custou TZS 10.000,00 ou USD 4,50 por pessoa.

Como é a viagem

O ônibus da empresa Tahmeed era bom, com ar condicionado e tudo. Mas tenha em mente que estamos viajando pela África há 6 meses e nosso padrão de qualidade mudou muito nesse tempo 😂

Fronteira do lado da Tanzânia

Para sair da Tanzânia tivemos apenas que apresentar nossos passaportes. Sem maiores burocracias, como de praxe. O oficial apenas nos perguntou sobre os locais que havíamos visitado no país e nos liberou logo em seguida.

Fronteira do lado da Tanzânia

Fronteira do lado do Quênia

Tivemos que retirar nossas mochilas do ônibus e seguimos por alguns metros até o lado da fronteira com o Quênia.

Apresentamos nosso certificado de vacinação contra febre amarela no guichê de inspeção de saúde e seguimos para a obtenção do visto.

Fronteira do lado do Quênia

Visto para o Quênia

Apresentamos nossos passaportes e seguimos até uma salinha para preencher os formulários necessários e também para efetuarmos o pagamento do valor referente ao visto.

Obtivemos o visto para o Quênia sem maiores complicações. Bastou preencher a papelada e pagar a taxa no valor de USD 50,00.

Formulários para a obtenção do visto para o Quênia

Após a obtenção do visto passamos pelo controle de bagagem. Todos tiveram de colocar as malas sobre uma mesa e abrir a mesma, expondo assim os seus pertences.

É um processo meio constrangedor porque todo mundo fica de olho no que tem dentro da sua mala. Mas nós já estávamos acostumados pois quando moramos em Tete, Moçambique, passávamos sempre pelo mesmo procedimento na chegada no aeroporto da cidade.

Visto obtido, malas checadas, voltamos para o ônibus e seguimos rumo à Mombaça.

Quanto tempo dura a viagem

A viagem de Tanga até Mombaça durou cerca de 4 horas. E há uma ponto da viagem onde todos precisam descer do ônibus, retirar sua bagagem de mão e entrar na balsa que faz a travessia até a ilha a pé. É uma confusão danada, mas a gente bem que adora. Tanto que fizemos um vídeo para mostrar como é a travessia. Aperta o play aí:

Câmbio para troca de dinheiro

Nós trocamos dinheiro em Tanga. Mas na fronteira encontramos diversas pessoas fazendo câmbio. A taxa estava em 1,00 USD = 103,09 KES (Xelins Quenianos).

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário