Como comprar o bilhete de trem de Nairóbi para Mombaça, ou vice-versa

Se você estiver fazendo um safári pelo Quênia e quiser aproveitar para conhecer a maravilhosa cidade histórica de Mombaça, com suas belíssimas praias, ou Nairóbi, saiba que fazer o trajeto entre as duas cidades de trem é uma experiência à parte.

Esta viagem já era muito famosa por possibilitar ver animais selvagens na chegada/saída de Nairóbi. Para quem ainda não sabe, Nairóbi é a única cidade no mundo que tem um parque com animais selvagens, incluindo leões e leopardos, literalmente dentro de suas fronteiras. Mas não fique com medo, o lado em que o parque faz fronteira com a cidade é cercado 😀

Contudo, o tempo de viagem de 15 horas para um percurso de aproximadamente 480 km era o lado negativo desta aventura. E era um dos motivos para que o trem fosse conhecido como o “Lunatic Train”. Entretanto, para o bem de todos e felicidade geral da nação, em maio de 2017 foi inaugurada uma linha completamente nova e moderna. Reduzindo assim o tempo de viagem e proporcionando o mesmo visual dos bichinhos que a antiga.

viagem de trem de Mombaça à Nairóbi

O trem que liga Mombaça a Nairóbi

Nós fizemos este trajeto em novembro de 2017 e vamos contar aqui neste post como que foi essa experiência. E também faremos um passo a passo sobre como comprar o bilhete. Segue com a gente.

As estações e o trem

O Madaraka Express, como é conhecido o novo trem, é super moderno, com ar condicionado e chega até 120 km/h durante o percurso. Além de ser super novo, a nova linha foi inaugurada no dia 31 de maio de 2017. A construção das novas estações, trilhos e fornecimento do trem ficou por conta de empresas chinesas e eles capricharam no serviço.

A moderna estação de trem de Mombaça

Há ainda um sistema de segurança super rigoroso, com o uso de cães farejadores, scanners e vistoria de todos os passageiros.

O trem possui duas classes, a convencional/econômica e a primeira classe. A primeira classe conta com duas poltronas, confortáveis e reclináveis, de cada lado do corredor. Sendo que todas as poltronas estão viradas para frente.

➡️  Veja aqui nosso relato sobre a viagem de trem entre Mombaça e Nairóbi.

A classe econômica conta com um lado com 3 assentos e outro com dois. Contudo, ao contrário da primeira classe, os assentos aqui estão arranjados no sistema “olha para mim que eu olho pra você”, um de frente pro outro com uma pequena mesa no meio. Mas fique tranquilo que há espaço suficiente para as pernas.

Foto de dentro de um dos vagões da segunda classe

O trem ainda conta com um vagão restaurante, mas este está acessível somente para primeira classe. E o banheiro é no estilo ocidental, com privadas. Um Alívio para aqueles que não estão tão acostumados com os buracos no chão, os famosos banheiros turcos.

Preços e horários

Os preços são super convidativos se comparados aos de passagens de avião. E até mesmo são mais interessantes que os de ônibus, que ainda são mais demorados.

O valor do ticket para a primeira classe era de KES 3.000,00 ou USD 29,00 e de KES 900,00 ou USD 9,00 para a econômica. A classe econômica ainda estava com um preço promocional de KES 700,00 ou USD 7,00 quando viajamos.

Há dois horários disponíveis por dia saindo de Nairóbi para Mombaça e de Mombaça para Nairóbi. O trem que sai pela manhã em ambos os lados é o Inter-County Train, que para em diversas estações no caminho, e o da tarde é o Express Train que somente para no destino, Nairóbi ou Mombaça. O Inter-County demora aproximadamente 6 horas e o Express 5 horas para fazer todo o percurso.

Horários do trem. Veja mais aqui: http://krc.co.ke/madaraka-express-rates/

Bagagem permitida na viagem de trem

É permitido levar uma mala de até 30 kg por passageiro. Desde que não exceda 1,6 em altura, largura ou comprimento.

Como comprar o bilhete para o trem que liga Mombaça à Nairóbi, ou vice-versa (o Madaraka Express)

Atualmente só há um pequeno inconveniente para a utilização do trem. E este foi o principal motivo para escrevermos esse post. Como comprar o bilhete para o Madaraka Express?

⚠️  Ainda não é possível fazer a compra do bilhete on-line.

Os bilhetes somente são vendidos nas novas estações de trem, SGR Stations, que ficam fora das cidades e via M-Pesa. Veja:

Comprar na estação

Tanto em Nairóbi quanto em Mombaça tem um transporte conectando as estações antigas às novas. Para que as pessoas possam comprar os bilhetes. Porém são poucas opções de horário, já que o objetivo primordial destes transportes é levar os passageiros para pegar o trem. Outra maneira de se chegar até as estações é indo de táxi ou tuk-tuk. Mas neste caso o valor do transporte até a estação sairá mais caro do que o custo do bilhete de trem em si.

Comprar via M-Pesa

A outra opção é usar o serviço M-Pesa. M-Pesa (termo que significa dinheiro móvel em swahili) é um serviço de transferência e empréstimo de dinheiro baseado no uso de celulares. O número de sua conta é o número do seu celular.

O serviço foi lançado em 2007 na Tanzânia pela Safaricom. Existem vários agentes autorizados espalhados por todo o país. Entretanto, estrangeiros somente podem abrir a conta nas próprias lojas da Safaricom. Apesar do processo parecer muito trabalhoso para somente ser usado para comprar um bilhete de trem, para nós ele valeu muito a pena. Como sou um pouco ansioso, prefiro comprar o ticket com antecedência do que tentar comprá-lo no mesmo dia da viagem.

SIM Card (chip) da empresa Safaricom

Segue aqui o passo a passo para compra do bilhete utilizando o M-Pesa:

1 – Compre um chip (SIM card) da Safaricom;

2 – De posse do seu passaporte, dirija-se à uma loja da própria Safaricom. Como dito, apesar de existir vários agentes autorizados espalhados por todo o país, somente as lojas da Safaricom estão autorizadas a abrir a conta para estrangeiros;

3 – Uma vez que sua conta foi aberta, você já poderá fazer o depósito do valor de seu bilhete na sua conta. Este depósito pode ser feito na própria loja da Safaricom, já que você estará lá pra abrir a conta, ou em qualquer outro agente autorizado. Não é cobrada nenhuma taxa para se fazer o depósito. Mas há uma taxa para fazer transferências/pagamentos. Fomos cobrados KES 48,00 ou USD 0,50 para comprar os tickets. Então lembre-se de verificar o valor da taxa para pagamentos e transferências, pois você precisará ter esse valor disponível na sua conta junto com o valor a ser usado para comprar os tickets;

Calma, estamos quase lá…

4 – Com o dinheiro do ticket mais a taxa de serviço na sua conta, basta discar no seu celular o código *639# e clicar em discar.

5 – Escolha a opção de reserva, escolha a estação de origem e destino (Nairóbi ou Mombaça neste caso), data da viagem, classe e número de passageiros. Você pode comprar até 5 bilhetes na mesma operação. Após isso será requisitado que informe os nomes dos passageiros e números de passaportes;

6 – Após que informar os dados dos passageiros e clicar em prosseguir abrirá uma nova área onde você deverá confirmar o valor a ser pago, somente pelos tickets, e informar a sua senha M-Pesa. A senha foi criada por você no momento da abertura da conta M-Pesa;

7 – Após a confirmação da sua senha, você receberá uma mensagem confirmando o pagamento e uma segunda com as informações de estação de origem e destino, dia da viagem, classe, lugares e vagão;

SMS enviado para seu número de telefone

8 – Você deverá imprimir o ticket nas máquinas de autoatendimento nas estações SGR ou usar o guichê específico para compras M-Pesa na própria estação no dia da viagem.

Número do bilhete mostrado na tela do celular após a compra

Esperamos que tenha gostado. Aproveite e veja também:

Veja todos os posts sobre outros países africanos:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário